Proibidos de Esquecer

Proibidos de Esquecer Tayana Alvez

Resenhas - Proibidos de Esquecer

_trizb 25/04/2022

Que livro bom!!
Eu amei a construção do romance e da amizade entre o casal, a leitura n ficou cansativa em hora nenhuma e eu leria mais páginas deles fácil?????. Não só o romance entre eles é bem construído como a relação deles com os personagens secundários, meu casal favorito da autora até agora ????

Tati Iegoroff (Blog das Tatianices) 24/01/2023

“Vamos sarar feridas nesse verão”
Se você já viveu uma história de amor — talvez A história de amor da sua vida — e jurou que aquela seria a última após seu doloroso término, atenção para este livro.

A história de Paulo e Bianca é bem peculiar: Bianca casou-se aos 17 anos, com seu primeiro (e único) namorado; Paulo também logo constituiu família, mas um acontecimento — que vai sendo revelado aos poucos, como todos os detalhes que nos prendem a essa narrativa — nos mostra como ela ruiu de maneira irreparável. Assim como a de Bianca.

Dois corações que, mesmo após anos, ainda estão em frangalhos e que se encontram. Duas histórias bem diferentes, mas também muito parecidas.

Aliás, é preciso dizer uma coisa: ao longo dessa história você vai sentir um nó na garganta inúmeras vezes. E vai chorar outras tantas. Provavelmente você vai se identificar em diversos pontos. Mas ao final, talvez você pense que jamais viveu algo tão forte quanto esses protagonistas. E isso é algo que torna esta história ainda mais incrível: mesmo ela estando longe de ser a sua história (ainda bem?), você vai acabar se identificando em alguma medida.

É difícil falar de Proibidos de esquecer. A narrativa já começa intensa, nos deixando claro que tem muito por vir mas, como eu disse, as peças desse quebra-cabeça vão sendo reveladas aos poucos, na medida certa.

A leitura é catártica. Ao final, percebemos que há muita maturidade e, principalmente, muito amadurecimento. As falas e os acontecimentos impactam e é difícil não ficar com esta narrativa impressa na alma.

Proibidos de esquecer se passa — majoritariamente — em Búzios e o verão tem um papel muito importante na história: é a estação que permite a reconexão, tanto de Bianca, quanto, no final das contas, de Paulo.

A história é narrada, alternadamente, pelos dois personagens, mas Bianca certamente domina a narrativa.

Ela, que perdeu a mãe quando ainda era jovem; que perdeu o amor da sua vida aos 20 e poucos anos; que está tentando provar — para os outros, mas também para si — que está bem, que está seguindo a vida.

Ela, que decide viver um verão inesquecível. Mas que não imaginava o quanto ele seria transformador e revelador.

Bianca passa o verão em Búzios porque é ali que sua família tem uma casa. A casa na qual ela passava o verão na infância, mas que, com a morte da mãe, acabou sendo deixada de lado, mesmo que, contraditoriamente, seu pai finalmente a tenha deixado como a mãe sempre sonhara.

Claro que é em Búzios que Bianca conhece Paulo, o dono da sorveteria cujos sabores têm nomes bem… Exóticos (e adoráveis).

Mas quando Paulo oferece protetor solar para Bianca, na praia, ela não imaginava que ele era dono de uma sorveteria. Nem que era tão solitário. Menos ainda que carregava um fardo tão pesado e triste.

Tentei colocar em palavras a intensidade de Proibidos de esquecer e talvez eu tenha feito parecer que essa é uma história só de tristeza, mas a verdade é que a Tayana sempre sabe equilibrar passagens mais leves e até momentos que nos arrancam no mínimo um sorrisinho de lado e nesta narrativa não seria diferente.

Falei, falei e falei, mas no final das contas, não sei se consegui apresentar esta obra à altura e, infelizmente, a Tay a retirou da Amazon, por estar reestruturando a sua carreira. Ou seja, quem leu, deu sorte. E quem não leu… É torcer para ela relançar em algum momento!

site: https://blogdastatianices.com/2023/01/24/proibidos-de-esquecer-tayana-alvez/

Fernanda.Zanon 10/02/2023

Esse foi meu primeiro contato com a escrita da Tayana e posso dizer que, no geral, gostei.
A forma como a história é conduzida e escrita me agradou, porém não gostei tanto do casal. E não tenho certeza se gosto do Paulo kkk
Posso dizer que a leitura me surpreendeu. Achei que seria um clichê levinho, mas a história tem algumas partes bem dramáticas.

Jaque 14/10/2022

Ela conseguiu!
A Tayana conseguiu finalizar essa série com maestria.
Suspirei do início ao fim desse livro. E já estou com saudades do Paulo e da Bianca.
É aquele tipo de livro que dá vontade de esquecer para ler de novo e sentir as mesmas emoções.

Thata 12/07/2022

Um livro maravilhoso
Tay entrega tudo
Desde traumas que sentimos nós mesmos a alegrias que compartilhamos

Priscilalopesfr 08/07/2022

Muitas reviravoltas!
O livro te prende do início ao fim.
Primeiro que você quer saber o que aconteceu com cada um dos personagens para deixa-los "traumatizados" e quando descobre o que é, é uma paulada só né?
Foi muito bom acompanhar a superação deles e também ter um pouquinho mais dos personagens dos outros livros da autora.
Gosto muito da escrita dela e recomendo a leitura

Juliana 19/05/2022

vale a pena esperar por uma segunda chance no amor!!
MEU DEUS QUE LIVRO!!! acho q essa foi um dos livros mais intensos e fortes que eu já li. a carga emocional que rodeia os dois personagens principais é absurda.

aqui nós temos a bianca, uma jovem q não se considera tão jovem assim por conta de tudo que já passou e carrega com si uma dor e uma carga que só faz que ela fique presa ao passado e apesar de viver bem, do seu jeito, não é realmente tão bem assim. e do outro lado, temos o paulo, nosso sorveteiro gostoso e tatuado q tb carrega uma carga extremamente pesada mas q não é sua, ele carrega a dor e a culpa de algo q não foi responsável e isso fez com q ele simplesmente parasse de viver.

enfim, como a gente pode ver, os dois são super fudidos e quebrados e aos poucos começam a se envolver crentes q será só algo passageiro e de verão, porém ao decorrer da história os dois começam a perceber q tem muito mais coisa e sentimento envolvendo os dois, e para o paulo, isso era a única garantia de futuro. entretanto, os dois precisam se curar sozinhos, tirar essas bagagens das costas e seguir em frente, e meu deus, as conversas que eles possuem e as cenas em q realmente começam a perceber q aquela dor não faz parte deles é tão crua, sincera e forte.

eu chorei TANTO com esse livro q não dá pra descrever aqui mas eu AMEI!!! os dois são lindos juntos, o processo de ?cura? é tão intenso e o amor tão puro!!

enfim, com esse livro a trilogia ?proibidos? acaba e acompanhar todos eles foi uma jornada perfeita!! e já fiquei com saudade de cada casal q me marcou de uma forma diferente!! ?