Proibidos de Esquecer

Proibidos de Esquecer Tayana Alvez

Resenhas - Proibidos de Esquecer

Poli 14/07/2022

O amor sempre vale a pena! ?
Quote:
"A coisa mais gostosa sobre memórias é isso: Você quase nunca volta até as infelizes. Quando precisa pensar em alguém, você só volta até a parte em que vocês foram felizes e, assim, o amor, o carinho e a saudade nunca morrem."

"E depois que a gente tem nossa alma partida, nunca é fácil sair do único lugar onde achamos conforto."
.........

Alguém viu meu lenço??? ?? perdi ele. ?? Tayana isso não se faz! ?

Quote:
"As coisas que não duram para sempre também dão certo. Só que no tempo delas."
.........

Bianca Lopes teve o seu "para sempre" levado embora sem ao menos esperar. Aos 17 anos casou com o homem da sua vida, viveu um casamento feliz, realizado, com companheirismo e amor. Tudo o que podia ter desejado. Mas agora seu amor não estava ao seu lado, ele foi embora e ela precisou seguir em frente. Mas como viver se ela só sabia existir? Então após dois longos anos ela precisava do verão e de toda a magia que ele lhe trazia. Foi com essa idéia em mente, que ela foi pra Búzios, onde o sorveteiro Tatuado que deveria ser simplesmente seu caso de verão, seu "momento de prazer" se tornou seu porto seguro. O homem que enxergava além do que ela mostrava, mas que entendia ela mesmo no silêncio das suas palavras não ditas.

Quote:
"É quase inacreditável que depois de três anos brincando de flertar a torto e a direito com clientes nessa loja, é logo pela forasteira quebrada que eu vou me encantar."
..........

Paulo viveu e amou intensamente sua família. Mas quando do nada tudo o que ele amava lhe foi tirado por um cr¥m£ (não vou usar o termo erro, porque não acho que foi um erro, mas sim um cr¥m£) ele simplesmente fugiu. Carregando por anos uma culpa que não era sua. Quando Bianca apareceu em seu ateliê de sorvete, ele sabia, que ali estava uma mulher tão machucada pela vida como ele. E foi nesse reconhecimento que pela primeira vez em anos, uma mulher chamou sua atenção para além do flerte desinteressado. Ela era como o sol entrando em sua vida, brilhando em seus recantos mas obscuros.

Quote:
"É engraçado como quando a gente está feliz, sente que tudo vai durar para sempre. Aí a gente cai em si, às vezes até sorri de canto consigo e se convence de que as coisas vão durar pelo tempo que precisarem durar. O que nunca acontece, no entanto, é percebermos que isso ainda é pouco."
.........

Depois de ler a estória de Oliver e Daniel, amigos de Paulo, posso afirmar com toda a certeza. A carga dramática desse não se compara a nenhuma outra dos livros anteriores.

Meu Deus como chorei ao descobrir o passado doloroso desse casal. Que teve tudo. Amor, família, felicidade e esperava o tão sonhado "felizes para sempre" mas de alguma forma eles não tiveram.

Quote:
"Bia chegou de mansinho e, despretensiosamente, se tornou uma visão muito bonita e, então, uma parceira de momentos ruins, e logo em seguida a garota que me fez voltar a desejar uma mulher, algo que eu já tinha me convencido de que não iria mais acontecer."
..........

Paulo pelo cr¥m£ dos outros, se culpou, fugiu e esqueceu o que era viver. Na verdade ele sobrevivia todos os dias. Pois a dor que carregava era um fardo muito grande para ele.

Mas ao conhecer Bia/Moranguinho, ele reconhecia nela, uma dor, uma culpa que ele enxerga nele ao se olhar todos os dias no espelho.

Bia quando perdeu tudo, perdeu sua alegria, seu motivo de viver. Por achar que tudo que amava, poderia lhe ser tirado novamente, ela se afasta das pessoas e por dois longos anos viveu no seu próprio mundo. Mas ao fazer uma viagem com as amigas, ela percebe que na verdade sua dor continuaria com ela, só precisava aprender a conviver com ela todos os dias. A seguir em frente mesmo com seu coração machucado pela vida.

Quote:
"Perceber que me sinto estranho por ela, que gosto dela, é bom. Mas também me traz algo parecido com esperança, e isso é um problema."
..........

Juntos eles descobriram que o amor nem sempre está acima da dor. Amor é muito mas do que um sentimento. É palavras, gesto, ações.

Amar também é entender que dói.
Que amar seja ela dá forma ou da intensidade que for, também dói.

O amor não é um sentimento que somente trás coisas positivas, ele é um processo. Onde a gente precisa passar por todas as suas fases, nuances para descobrir o quão lindo, maravilhoso e espetacular ele é. Mas aceitando que ele muitas vezes também pode não ser tão bonito e está tudo bem, só precisamos reaprender a viver, não somente existir na vida.

Na minha opinião a Tay fechou com chave de ouro essa Trilogia. Não estava esperando a carga dramática, mas também me foi uma grata surpresa. Pois me emocionou de várias formas.
E perceber que a dor também pode ser uma forma de amor, não quer dizer que amávamos mais ou menos. Que somos mas ou menos merecedor dele, só nos faz perceber que o amor é um sentimento que simplesmente chega sem avisar, podendo ou não nos machucar, e que dia após dia aprendemos a conviver com ele e com tudo o que a ele trás.

(Ahh, mas você está dizendo que devemos nos acostumar com a dor?? Não! Estou dizendo que da mesma forma que o amor chega, a dor também. Não é porque amamos uma vez, que deixamos de amar novamente. Não é porque a dor em algum momento da nossa vida chegou que devemos esquecer que ela existiu. A dor de certo modo faz o amor valer mas apenas.Faz valer a pena a luta diária em busca dele.)

PORQUE O AMOR SEMPRE VAI VALER APENA!!

Quote:
"a dor traz pelo menos a certeza de que as coisas foram reais."
.......

Thata 12/07/2022

Um livro maravilhoso
Tay entrega tudo
Desde traumas que sentimos nós mesmos a alegrias que compartilhamos

Priscila.Lopes 08/07/2022

Muitas reviravoltas!
O livro te prende do início ao fim.
Primeiro que você quer saber o que aconteceu com cada um dos personagens para deixa-los "traumatizados" e quando descobre o que é, é uma paulada só né?
Foi muito bom acompanhar a superação deles e também ter um pouquinho mais dos personagens dos outros livros da autora.
Gosto muito da escrita dela e recomendo a leitura

Karol @karolinereads 04/07/2022

Que reviravolta!
Eu não esperava. Essa é a frase que define meu sentimento ao chegar no fim desse livro. Que história incrível.
A escrita é maravilhosa como sempre, com personagens reais e muito romance. Mas, surpreendentemente, temos acontecimentos de cair o queixo e mega emocionantes.
Foi uma ótima experiência!
Se você procura um romance pra se surpreender, esse é uma boa opção! ?

Laura 01/07/2022

LEIAM
Acabei e meu Deus, eu amei tanto esse livros, ri, chorei, sofri e amei com os personagens, amei muito essa série e com certeza virou uma das séries favoritas da minha vida, quero guardar eles num potinho e proteger de todo o mal pra sempre.
NUNCA CHOREI TANTO COM UM LIVRO NA VIDA

Caroles 25/06/2022

Proibidos de Esquecer é o terceiro livro da série FOR.BID.DEN da autora. Ainda que seja uma série os livros são completamente independentes, compartilhando somente o mesmo universo.

No final do ano passado li os dois livros anteriores (mais o spin off do livro 1) e já sabia que era completamente apaixonada pela escrita da autora. E aqui não foi diferente.

Temos mais uma história de age gap, com um ponto bem importante que os personagens não chegam a exatamente se importar com isso. A diferença de idade existe, eles sabem, mas isso não se torna um problema pra eles. O problema aqui é tudo que eles viveram antes de se conhecerem. Nesse ponto temos uma história bem pesada, tanto com o passado da Bianca (que tem só 24 anos) como com o passado do Paulo (que já passou dos 40).

O livro tem um ritmo bem fluido, os personagens são bem envolventes e a conexão com eles é muito fácil por tomarem decisões muito próximas com a realidade então existe aquela sensação de "poderia ser alguém que eu conheço" (claro que carregado no drama e no romance).

Não consegui encontrar a informação se esse será o último livro dessa série mas amaria que continuasse afinal morro de amores por todos eles.

Geovana 18/06/2022

tudo se encaixou
esse livro tem uma pegada mais hard do que os dois anteriores, mas amei assim mesmo. Os assuntos são polêmicos e achei que a autora trabalhou bem isso, a abordagem sobre os traumas gente do céu que sofrimento!!! Eu já tava agoniada que nada dava certo. Mas veio aí!!!!

Ps: dei um berro quando os personagens dos outros livros apareceram, sempre vou cadelar por Oliver e Duda.

Ka @assanhandolivros 13/06/2022

Badboy sorveteiro
Um dia já fui preconceituosa com livros onde abordasse diferença de idade entre os personagens. (Ainda sou um pouco, não nego) Porém desde que comecei a ler a série Forbidden da Tayana fiquei obcecada e viciada. Eu amei essa conclusão, e apesar de toda a trilogia ter um pedacinho no meu coração, o segundo livro, Proibida de amar ocupa um espaço maior. Era só um Oliver na minha vida.

Proibidos de Esquecer, é um livro sofrido que a primeira vista não parece, ainda mais pela sinopse. Um relacionamento com diferença de idade, um amor de verão, um badboy sorveteiro, e trauma *chef kiss*

Paulo e Bianca são dois personagens completamente despirocados da cabeça que se atolaram numa rotina fingida para esquecerem a merda que suas vidas estão. Varreram os problemas para debaixo do tapete. Eles se conhecem em Búzios, Bianca numa viagem de férias conhece Paulo ao visitar sua sorveteria. A atração de ambos vai ser instantânea e juntando o útil e agradável viverão um amor de verão.

O que era para ser só "uma ficada" por alguns meses vai se tornando algo mais. E apesar de ambos desejarem ficar juntos eles têm tantos dilemas que só o sentimento não é o bastante.

Esse livro é cheio de ensinamentos, eu amei tanto! Sofri, foi realmente doloroso porque foram muitas partes em que me identifiquei com as lutas dos personagens e ao invés disso me trazer aconchego, só partiu meu coração. Mas assim como eles conseguirsm vencer desejo o mesmo pra mim.

Proibidos de Esquecer é um livro que entrega tudo! Um romance de tirar o fôlego, representatividade, um drama tratado com responsabilidade, momentos super fofos e engraçados, umas cenas sensuais que misericórdia, e por último além de aquecer seu coração te faz refletir.

Foi uma conclusão ótima para a série e amei demais ter tido leves aparições dos livros anteriores aqui e ver como todos os casais estão felizes.

Minha única ressalva a esse livro, é que nunca mais poderei tomar sorvete sem lembrar deles. Que ódio! Mais um padrão literário inatingível de amor.

Bárbara Azêdo 10/06/2022

O casal de milhões! A química e a construção deles é tudo... mas eu fico em dúvida se gosto do Paulo ou não.

sabrinasilva26 27/05/2022

Amor de Verão
Um romance com personagens reais, com dore e imperfeições que todos nós temos.

Bianca e Paulo foram uma boa surpresa pra mim. Eles são retratados de maneira realista, com relações familiares bem construídas.

É um livro maravilhoso, para rir, chorar e se emocionar.

Juliana 19/05/2022

vale a pena esperar por uma segunda chance no amor!!
MEU DEUS QUE LIVRO!!! acho q essa foi um dos livros mais intensos e fortes que eu já li. a carga emocional que rodeia os dois personagens principais é absurda.

aqui nós temos a bianca, uma jovem q não se considera tão jovem assim por conta de tudo que já passou e carrega com si uma dor e uma carga que só faz que ela fique presa ao passado e apesar de viver bem, do seu jeito, não é realmente tão bem assim. e do outro lado, temos o paulo, nosso sorveteiro gostoso e tatuado q tb carrega uma carga extremamente pesada mas q não é sua, ele carrega a dor e a culpa de algo q não foi responsável e isso fez com q ele simplesmente parasse de viver.

enfim, como a gente pode ver, os dois são super fudidos e quebrados e aos poucos começam a se envolver crentes q será só algo passageiro e de verão, porém ao decorrer da história os dois começam a perceber q tem muito mais coisa e sentimento envolvendo os dois, e para o paulo, isso era a única garantia de futuro. entretanto, os dois precisam se curar sozinhos, tirar essas bagagens das costas e seguir em frente, e meu deus, as conversas que eles possuem e as cenas em q realmente começam a perceber q aquela dor não faz parte deles é tão crua, sincera e forte.

eu chorei TANTO com esse livro q não dá pra descrever aqui mas eu AMEI!!! os dois são lindos juntos, o processo de ?cura? é tão intenso e o amor tão puro!!

enfim, com esse livro a trilogia ?proibidos? acaba e acompanhar todos eles foi uma jornada perfeita!! e já fiquei com saudade de cada casal q me marcou de uma forma diferente!! ?

Gabi 14/05/2022

Praia, sorteve, calor e o VERÃO
Bia e Paulo são personagens tão reais com sentimentos, medo e um passado complicado que é impossivel não sentir empatia por eles. Ambos sofrendo mas tentando seguir em frente.
Amei a construção do romance deles, de zero a cem muito rápido. Bia e Paulo me encataram, no momento em que o passado de ambos é revelado eu só conseguir chorar, chorar e sentir. Porque a dor é tão paupável que é impossivel não se colocar no lugar do outro.
O finalmente deles é na hora certa, despidos de medos e cobertos de certezas.
A sério For.bi.den termina de uma forma maravilhosa, Paulo e Bia ganharam meu coração e o livro virou favorito.

Bellagsouza 12/05/2022

Não foi o melhor livro que eu li.
Pra falar a verdade, não chegou nem perto.
É um livro meio chatinho, com romance e plot meio... é isso.
Isso significa que é ruim?
Não, jamais.
Mas ... sei lá, não me cativou.