O primeiro dia da primavera

O primeiro dia da primavera Nancy Tucker

Resenhas - O primeiro dia da primavera

Dani Ferreira SS 03/10/2022

Mto bom!!!!
Gente, q livro perturbador. Tive vários sentimentos lendo, fiquei com dó da Chrissie em várias partes, principalmente com a mãe negligente q ela tinha, com um pai q tava nem aí pra ela, desde pequena ela teve q sobreviver do jeito q dava. Não q isso justifique o q ela fez, pq nada justifica, mas acho q a sensação de abandono ajudou bastante.
As partes dela criança são um pouco pesada pq ela narra as partes em q tá passando fome, as negligências, e as partes em q ela matou tbm, e essa é horrível!!!
Fiquei feliz por ela ter crescido, entendido o q fez, ter se arrependido, e estar se tornando cada dia uma pessoa melhor e uma mãe boa para a pequena Molly.
Eu recomendo, é pesado, perturbador, mas um ótimo livro!!!

Be 01/10/2022

Melhor leitura de 2022
Que livro! Sem palavras para descrever a montanha russa de sentimentos que tive em cada página. Raiva, pena, vergonha, esperança, alegria, ? recomendo de olhos fechados!

gvnnrs 24/09/2022

"Eu queria perguntar para a mulher bonita se ela tinha escolhido Ruthie e não eu porque Ruthie era bonita e eu feia, ou se foi porque ela tinha três anos e eu oito, e em que momento entre os três e os oito anos uma criança fica grande demais para amar."

"Toma, é tudo o que eu tenho, vai lá comprar alguma coisa para comer.
Quando ele cambaleou de volta para dentro do pub, ouvi ele ir até o balcão e pedir para Ronnie mais uma bebida. Então não era tudo o que ele tinha. Era tudo o que tinha sobrado depois de pagar pelo que era iimportante de verdade para ele."

:')

Michele 21/09/2022

Maravilhosamente triste
Amo quando pego leituras despretensiosas, quando simplesmente vejo uma capa uma resenha e embarco, volta e meia recebo presentes como esse livro.
Uma leitura triste, muito envolvente, não queria parar de ler e ao mesmo tempo tinha medo do que estava por vir.
Me lembrou muito o caso do livro por que as crianças matam. Enfim amei.

Alexandra 21/09/2022

Chrissie e Júlia
"Você tem que se preocupar com as coisas pra querer mantê-las seguras."

Acompanhamos Chrissie, uma menina de 8 anos que matou um garotinho.

E vemos Júlia, tentando o seu melhor para cuidar de sua filha Molly.

Leitura um pouco perturbadora mas monótona também.
É o tipo de livro para refletir sobre as problemáticas apresentadas pela autora, não espere por plot ou grandes reviravoltas.

"Essa era a regra que eu tinha feito quando ela nasceu: eu daria tudo a ela é não pediria nada em troca."

Emília 13/09/2022

Triste e emocionante
Eu não sabia o q me dominava mais. Sentia raiva e compreensão pela menina e mulher. A autora escreveu de uma forma q me tocou bastante e me fez questionar a minha capacidade para o mal quando criança e como o meio externo pode ou não alimentar sentimentos e desejos obscuros.
Tive empatia pela criança e raiva dela também. Foi confuso.

elizanerin 26/08/2022

Intrigante e fascinante
Decidi sair da minha zona de conforto ? que é, basicamente, fantasia e romance ? essa semana e li ?O primeiro dia da primavera? que pela sinopse, pensei ser apenas mais um livro sobre uma criança psicopata.
Encontrei uma história que pode ser difícil de digerir, mas que deixa uma reflexão enorme sobre a importância do amor e do afeto.
Conforme os capítulos vão se desenrolando, você começa a entender tudo que existe por trás dos comportamentos da Chrissie e como é uma caminhada árdua tentar viver normalmente depois de tanto.
Eu amei.

Bell 26/08/2022

Senhoras e senhores, que livro!!

O livro começa assim: "eu matei um menininho hoje"
E quem está falando é uma menininha de 8 anos.
A narrativa intercala as vozes de Chrissie e Julia, e suas palavras entram na nossa alma, viscerais, impactantes, cruéis, tristes e também emocionantes e incrivelmente belas.

Foi a estreia da autora e ela já ganhou meu coração. A escrita de Nancy é sensível, envolvente e marcante. Ela abordou temas muito pesados de uma forma quase poética.
O livro é tenso, perturbador e é triste, triste de partir o coração, do início ao fim.
Me emocionei muito, eu consegui enxergar algumas "amiguinhas" da minha infância em Chrissie. E isso me doeu na alma.
Eu estou totalmente entregue à esse livro, de verdade, leitores entendem o sentimento rsrsrs
Que livro!!
Fãs de thrillers: leiam!
Fãs de drama: leiam!
Simpatizantes de psicologia: leiam!
Leitores de qualquer tipo: leiam!

Entrou pra lista de favoritos da vida.

Termino com coração partido e com saudades dessa leitura!! Aguardando ansiosa o próximo livro de Nancy ?
Claudia Cordeiro 30/08/2022minha estante
Faz sentido uma criança q parece psicopata se tornar uma mulher com sentimentos?

Beatriz3345 24/08/2022

Terminei o livro em prantos
Poucos livros me trouxeram um caminhão de emoções como esse. A história de uma garotinha em um lar disfuncional, carente de afeto e de amor que fizeram com que cometesse um crime horrível. Acompanhamos as lembranças de uma mulher atormentada por seus erros e lidando com seu papel de ser mãe.

jaquelinecrzs 22/08/2022

eu gostaria de fazer uma resenha a altura do que esse livro merece, mas eu não vou conseguir. estou devastada e lágrimas não param de sair, 🤬 #$%!& . eu queria pegar a chrissie pra mim, alimentá-la com tudo do bom e do melhor, lavar as roupas dela, decorar um quarto lindo, encher de brinquedos e abraçá-la até ela não aguentar, dar tanto beijo que iria me achar grudenta e chata. é assim que ela merecia ser tratada, é isso que toda criança merece. não consigo parar de chorar porque me apavora pensar que não é só um livro, que neste exato momento deve existir diversas crianças desamparadas desses jeitos, implorando por afeto, carinho e atenção. a negligência dos pais me deu nojo, revolta, ânsia de vômito, que raiva indescritível desses filhos da puta. me emocionei com o final, com a volta que a julia conseguiu dar acima de tudo e me fez pensar na importância de segundas chances, de recomeços, de uma nova vida. não sei mais o que dizer, é tenso, triste, tocante e perturbador na mesma medida.

13 à 21 de agosto!

Maah 20/08/2022

O primeiro dia da primavera
Nossa pensa num livro bom, pqp.
O primeiro dia da primavera vai te prender já na primeira frase do livro, e a melhor parte é saber como são os pensamentos perturbados da protagonista e as comparações maravilhosas que ela faz.
Super recomendo, li escutando a dark piano music.

Geisa Kauana 19/08/2022

Realmente esse livro é tudo que falam (tenso, de tirar o fôlego, fascinante, perturbador, impressionante, envolvente, triste, cruel?) e mais!

Impossível explicar a mistura de sentimentos e emoções que senti durante essa leitura. Enquanto sentia empatia e compaixão, também sentia raiva, horror, angústia e tristeza. Ao mesmo tempo que a personagem me divertia com sua narrativa única, eu também ficava com o coração partido de ver tudo o que ela precisou passar nessa vida, e o quanto tudo isso fez ela ser quem é, fez ela ter as atitudes que teve.

A cada capítulo tudo se torna mais intenso e fica impossível largar o livro.

Algumas partes foram difíceis de ler, e eu só queria pegar a Chrissie pra mim, abraçar e dar todo o amor que ela nunca teve. E foram emoções difíceis, porque ao mesmo tempo que eu tinha empatia, que eu entendia o porquê de algumas atitudes dela, em seguida eu ficava horrorizada pela forma como tudo acontecia.

A narrativa da Chrissie, como criança, foi tão assertiva, tão incrível, tão emocionante que me faltam palavras.

E o final? não esperava algo tão bonito, leve e emocionante apesar de tudo. Deixou meu coração quentinho com a certeza de que todo mundo merece uma segunda chance na vida, e que todo mundo pode recomeçar, se realmente quiser.

A autora fez uma obra impecável, da qual se você tiver estômago para enfrentar os gatilhos, cada página vai valer a pena.
Lucia.Ferreira 30/09/2022minha estante
Não sei explicar o que senti com essa leitura. Foi um misto de amor e ódio. Ao mesmo tempo que sentia vontade de abraçar a criança, sentia vontade dar uns tapas. Achei ela mais cruel que traumatizada. Ainda não cheguei num consenso comigo mesma.