Tristão e Isolda

Tristão e Isolda Helena Gomes

Resenhas - Tristão e Isolda

kessy 17/11/2012

uma emocionante história de amor que por muitas vezes leva a pensar em como um final feliz é possível... te colocando nas mais radicais situações vividas por Tristão e Isolda, que na minha opinião é o casal mas desventurado de todos os tempos...

Rayane.Araujo 26/08/2016

Tristão e Isolda
Muito bom!

Simonne 03/12/2012

Tristão e Isolda - Helena Gomes
Resumo:

Esta é uma das mais belas histórias de amor e aventura de todos os tempos. Suas origens se perdem no tempo e remontam às narrativas orais dos povos celtas. A história desse amor intenso e proibido entrou definitivamente para a literatura quando, no século XII, foi escrita em forma de poesia. Diversos autores a trataram: Thomas, Béroul, Gottfried de Estrasburgo, Bédier, entre outros. Helena Gomes nos apresenta aqui sua versão criteriosa, contemporânea e instigante, feita a partir dos textos originais.

A nossa primeira dica de leitura, já começando os trabalhos em 2012, é a adaptação de Helena Gomes (com ilustrações de Renato Alarcão) do romance Tristão e Isolda. Mantendo-se fiel ao texto original, encontramos dois jovens de reinos inimigos que se apaixonam, por ironia do destino, após a doce princesa Isolda salvar o príncipe Tristão dos braços da morte, pensando ser ele apenas um menestrel, e não o grande inimigo do seu reino. Por segurança, pelo fato de ter usado magia sem autorização de sua mãe - a temível feiticeira Isolda - preferiu escondê-lo na floresta, criando a oportunidade de uma convivência livre das conveniências do reino. E, a partir daí, os laços foram nascendo, dando início a uma das mais belas histórias de amor já conhecida. Mas, o que a diferencia das outras versões?

Logo em sua apresentação, a escritora faz um apanhado histórico sobre as origens da narrativa dos dois amantes, bem como a origem dos contos celtas, a cultura daquele povo (mesmo que breve e sem pretensão de ser fiel aos fatos históricos, nos dá uma ideia sobre como as coisas se davam) e nos garante um bom estudo acerca do que envolve não só a teoria literária, mas também a todo um repertório de conhecimentos que envolve qualquer criação.

Todo o projeto é muito bem elaborado. Desde as ilustrações, o papel utilizado, a forma como a história foi dividida, os resgates e cortes, e mesmo as explicações dadas na apresentação, nos deixam cientes de todo o cuidado que envolveu a obra.

Alguns trechos, extremamente importantes para a compreensão do estudo realizado, apontam o trovadorismo como explicação para as várias versões adquiridas ao longo do tempo: "... Tristão e Isolda vem de uma tradição de se contar histórias oralmente, através de poetas e músicos, como os trovadores, numa época em que eram raras as pessoas que sabiam ler e escrever. Isto explica porque se encontram tantas versões da história".

A partir do conhecimento sobre a cultura dos celtas, as guerras, as invasões e tudo que aparece na narrativa, é possível perceber a intertextualidade com a lenda do Rei Arthur e seus cavaleiros da Távola Redonda, até mesmo porque Tristão foi colocado como um deles.

Ponto bastante interessante é que a autora deixa bem claro as modificações apresentadas na sua adaptação, apontando as inserções necessárias e todas as informações que precisaram ser mantidas para a apresentação do enredo e as personalidades dos personagens (apontado como grande diferencial). Sempre com uma linguagem envolvente, prática, e repleta de aventuras - o que confirma o direcionamento ao público juvenil - o leitor é instigado a seguir adiante, a fim de tentar descobrir o que está por vir.

Envolvente e com uma leitura que flui facilmente, a obra nos leva por caminhos de aventuras e romance de maneira muito suave. E, embora a linguagem esteja voltada ao público infanto-juvenil, com certeza encanta e envolve até mesmo os mais rigorosos, justamente por trazer elementos que remontam a estudos mais apurados.

Abaixo, o link de uma entrevista com a autora, que nos ajuda a compreender um pouco mais o processo de criação/produção.

Entrevista com Helena Gomes

Boa leitura!
À bientôt.

Resenha também publicada em:
www.lilianpoesiablogs.blogspot.com

Publicada anteriormente em outro perfil meu, cujo e-mail foi desativado.

Marcelo Jr 06/01/2013

A fragilidade de se amar.
Adorei este livro, ganhei da escola, quando comecei a ler, entrei no clima épico da historia, vivendo junto ao personagem e suas as aventuras. Um romance que seu veio do nada, construindo se cade vez mais por cada proibição ou cada desafio que os interrompe de viver este grande amor, um herói tão Forte, esperto e grandioso como o jovem Tristão foi tão frágil em relação ao seu grande amor Isolda, adorei como esta historia foi construída, com cada detalhes, com a essência que tem de contos de fadas, se ver um grande amor que enfrentou muitos obstáculos e enfrentou tragedias.e terminou num grande é feliz final , possível somente num mundo realizado por contos de fadas. Amei de verdade.

Maggie 06/02/2013

Uma boa adaptação
Muitas são as adaptações dos clássicos para o público juvenil que matam a história, este não é o caso deste livro. Gostei muito do texto apresentado por Helena Gomes! Vale a leitura para os adolescentes ou quase adolescentes ávidos por uma boa história de amor...

Gustavo 24/04/2013

Triste.

A autora conta-nos esta história fácil e resumidamente. Isso poderia ser tido como positivo, porém não é a maneira como penso.
Helena Gomes nos entrega a história "de mão beijada" e, assim, cria um texto bastante escasso de detalhes. O mito de Tristão e Isolda é bom, mas não gostei do modo como a autora o desenvolveu. O final 'quase' salva a obra.
É também inegável que a trama é atraente, fácil e rápida de ler, o que ajuda um pouco na opinião que poderíamos ter do livro.
Diversos autores, como Bernard Cornwell, já fizeram adaptações melhores de mitos da Idade das Trevas, portanto não recomendo a leitura desta obra em especial; "foi mal".
Obs: sim, 'triste' refere-se ao modo como a história é desenvolvida e ao desfecho em si.

Mariana 06/06/2013

Um menestrel e uma rainha
Nada mais que Romeu e Julieta na Irlanda! Realmente encantador. Esse conto nos proporciona voltar no tempo, reviver as batalhas e as guerras da época medieval, nos encantar com as místicas/reais criaturas como gigantes, fadas,dragões,reis, princesas,etc, sem citar o puro e verdadeiro amor da loura Isolda e Tam! E apesar de ser uma lenda irlandesa, não passar de um folclore, eu realmente acredito que isso aconteceu, e Tristão e Isolda, nos mostra naquela época, o que deveríamos valorizar hoje, o amor verdadeiro, puro e ingênuo nascido de repente, que em meio a luta de reis em busca do maior poder, de uma forma, conseguem se libertar e ficar juntos em um lugar onde um menestrel e uma rainha poderão ser eternamente livres e felizes. Me emocionei do começo ao fim! Boa Leitura.

Thalía ! 10/02/2014

Perfeito ..
Um amor verdadeiro que sobreviveu além do último suspiro e que mesmo com todo sofrimento continuou forte.
E um final muito triste para uma história tão sofrida de amor. Esse Livro é a prova de que um amor verdadeiro NUNCA ACABA.
Esse vai ser o livro que com certeza esse será um dos que eu vou ter sempre em mente e quando estiver triste , vou lembrar do amor deles , qe me tocou profundamente. ♥

Vanessa 25/02/2014

O verdadeiro amor,
O verdadeiro amor é aquele que em meio a tantas dificuldades não abre mão do seu grande amor. Enfrenta a família, a morte, o perigo, a desconfiança... O grande amor sobrevive a todas as dificuldades que aparecem em seu caminho. Gigantes, rivais, os inimigos e até o sobrenatural, mas em meio a tudo isso, sobrevive, pois o que carrega em seu peito é maior que tudo.
O amor.
É por isso e outros motivos que esse livro se tornou um dos meus favoritos. Tristão, um cavalheiro, que em meio a tantas aventuras, sabe como enfrentar o seu destino de forma conformada mais ao mesmo tempo de forma batalhadora em busca de sua felicidade.
Isolda, uma jovem encantadora, cheia de qualidades, muito cobiçada, sabe como conquistar qualquer homem.
Um livro maravilhoso, que recomendo demais. Você ri, chora, fica aflito, sente o gosto do suspense e da aventura, consegue ver os personagens, sentir o que eles sentem e passar pelo o que eles passam. Esse livro te prende à todo instante (li em menos de dois dias), e você se vê dentro de uma história medieval, cheia de guerras e aventuras. Um ótimo romance, um dos meus favoritos. Verdadeiro, encantador, apaixonante; está integralmente baseado em como o grande amor pode passar por qualquer prova espontaneamente.

Rose_Asano 18/06/2014

Uma linda e triste história de amor
Uma leitura agradável, fácil...
Bom para tomar gosto pela leitura.

Matheus 15/09/2014

Tristão e Isolda De Matheus Gonçalves
Tristão e Isolda, de Helena Gomes
A história de Tristão e Isolda já foi contada e recontada muitas vezes. A autoria da história é desconhecida, sabe-se apenas que foi recontadas por muitos, muitas vezes.
E agora a lenda é recontada pela brasileira Helena Gomes.
Tristão não conheceu os pais. O pai havia sido morto por um usurpador do trono, e a mãe morreu logo após conceber o menino. Para protegê-lo, um dos antigos súditos de seu pai, tomou como filho e colocou outra criança morte em seu lugar.
Mas o sangue real está nas veias do menino, que ao crescer vai se tornando um excelente guerreiro e um magistral menestrel. Até que um dia, ele resolve ir às terras da Cornualha, onde mora Mark, irmão de sua mãe. Lá, ele começa a demonstrar quem realmente é.
E quando um meio gigante da Irlanda vem ameaçar o povo de sua terra, Tristão não pensa duas vezes antes de atacá-lo.
E com toda sua coragem, ele consegue vencê-lo. Mas antes de morrer, o gigante feriu Tristão e, na lança que trespassou o ombro do guerreiro, havia um veneno mortal feito pelas Fadas.
Dias se passam sem que Tristão consiga se curar. Até que ele resolve ir até as névoas - o último recanto da magia - que sempre clamam por ele. É lá que ele irá conhecerr Isolda, a mulher pela qual ele irá se apaixonar perdidamente e que também será responsável por curá-lo.

O que eu achei do livro:
O livro é maravilhoso - a história de um amor ao mesmo tempo impossível, verdadeiro, ingênuo e inocente. Acompanhar a trajetória de Tristão e Isolda é uma delícia! Helena Gomes contou a história trágica desse casal apaixonado de maneira magistral.
No início do livro, a própria autora diz que em muitas versões, os personagens são incoerentes nos diversos capítulos. Isso não acontece nessa versão: Tristão é sempre o mesmo guerreiro corajoso, mas que é tímido em muitos momentos e que carrega muitas dúvidas consigo e Isolda é uma mulher de bom coração e de fortes convicções.
Os personagens são muito bem retratados, embora, principalmente no caso dos dois protagonistas, sejam um pouco "irreais", devido aos poucos defeitos. Mas como é uma história de amor, uma lenda medieval, isso torna a história ainda mais romântica.
A presença da magia no livro é um bônus, além das descrições das terras e dos costumes britânicos. Ler esse livro é realmente uma viagem ao passado. Apesar de algumas diferenças, ele retrata a época de uma maneira muito parecida com a qual eu já havia lido em outros livros, o que deixou a leitura ainda mais especial! O tempo todo eu fiquei lembrando do livro "As Brumas de Avalon", de Marion Zimmer Bradley, por exemplo. Principalmente porque também cita que a magia estava deixando a bretanha e que seu último refúgio era na névoa.
Entretanto, o livro não é só de amor, também traz muitas aventuras, lutas, intrigas... Em um estilo leve e gostoso de escrever, Helena Gomes traz essa história recontada de uma maneira que instiga a leitura!
A edição é primorosa, em uma folha especial (do tipo que é usada em livros de artes, que é meio plastificada) e com muitas ilustrações. Leitura super recomendada!

site: resenhas

Psychobooks 30/10/2010

Muitos de vocês devem conhecer essa história ou já ter ouvido falar dela.
Não se sabe ao certo onde surgiu nem se realmente aconteceu, por se passar numa época em que poucos sabia ler e escrever, a história era sempre recontada através de músicos/trovadores etc e, justamente por isso existem tantas versões da história.
Por exemplo: no filme, no final, Tristão morre e Isolda foge e desaparece e, nessa adaptação da Helena Gomes…
Vocês realmente acharam que eu ia contar o final do livro?! Oo’
Gosto de spoiler, mas não exagerem, rs
Nessa versão, Tristão era um princípe sem ser. Depois de um tirano matar o pai de Tristão e tomar o poder, sua mãe morreu de tristeza pela morte do marido, e o jovem princípe, dado como morto, para não chamar a atenção.
Mas ele não morreu, foi criado por um lorde como seu próprio filho, mesmo sabendo quem ele realmente era.
Mas nosso jovem cresce e muita coisa acontece, inclusive ele se torna princípe, mas não de sua terra por direito, mas sim como descendente do Rei Mark, irmão de sua mãe que ate então nunca soube da existência do sobrinho.
Tristão se mete em pouca e boas, enfrenta um gigante, irmão de uma feiticeira, mata um dragão e vive um amor impossível.
Mesmo sendo apaixonado por Isolda, para salvar seu reino e sua vida, Tristão ‘oferece’ Isolda para seu tio, o Rei Mark.
Mas muitos não estão felizes com essa união, pricipalmente o pai de Isolda, o temido Rei da Irlanda.
Com a ajuda de Frodin, um anão (?) extremamente fiel ao seu rei e muito interesseiro, fara de tudo para acabar com o Rei Mark e seu sobrinho que, de quebra descobre que sobrinho e Rainha são amantes.
Uma história trágica e de amor impossível capaz de conquistar qualquer um, seja pelas batalhas memoráveis, seja pelo amor puro e impossível de Tristão e Isolda.

Gostou? Quer ler mais? Acesse:

Vanessa Vieira 26/05/2016

Tristão e Isolda - Helena Gomes
O livro Tristão e Isolda, de Helena Gomes, nos traz uma história mágica e especial sobre os amantes que povoam inúmeras lendas celtas. Tecido com maestria e exímio cuidado, o enredo encanta por nos trazer um romance soberbo e sobretudo, por retratá-lo com afinco, fazendo jus a todos os costumes do período em que a trama se passa.

Tristão e Isolda é uma das mais belas e astuciosas histórias de amor e mesmo tendo uma origem imprecisa, seu enredo de amor proibido e sacrifícios vem encantando inúmeras pessoas ao longo de séculos. A lenda foi escrita em formato de poesia no século XII e retratada por autores como Béroul, Bédier, Gottfried de Estrasburgo, dentre outros, além de ser tema de peças de teatro e filmes apaixonantes. Nesta nova roupagem de Helena Gomes, a história é dotada de magia e romance, além de ser bem escrita e ter um toque contemporâneo exótico.

Tanto Isolda quanto Tristão pertencem a realeza. Porém, o pai do rapaz faleceu antes do seu nascimento e para protegê-lo, o bebê foi dado como morto. Criado longe dos olhos da corte, o menino se tornou um exímio e corajoso guerreiro e, durante uma de suas batalhas contra um gigante, é ferido perigosamente por um potente veneno. Encontrado semimorto por Isolda em meio ao mar, ele é salvo por uma poção mágica, já que a princesa possui descendência de fadas. O amor entre os dois acontece de forma quase que instantânea, mas devido aos percalços do destino, a trajetória dos amantes não é nada fácil...

Depois de Romeu e Julieta, um dos meus romances favoritos é justamente o de Tristão e Isolda. Além de ser apaixonada pela cultura celta e por toda a magia que povoou este período, os amantes de Tintagel possuem uma bela e trágica história de amor que vem se eternizando século após século, gravando uma valiosa lição de sacrifício, resiliência e resignação no seio da humanidade. Narrado em terceira pessoa, o enredo de Helena Gomes é primoroso e foi minuciosamente escrito, tendo como base os textos originais da lenda medieval e nos trazendo uma trama instigante e apaixonante.

Este é o terceiro livro que leio da Helena Gomes e aprecio muito a escrita da autora, que nesta obra ficou ainda mais em evidência, além de ter ganho novas cores. Ela não só soube retratar uma lenda medieval difundida mundialmente, como envolvê-la com magia e nos apresentar um romance soberbo e cativante com capricho e cuidado.

Em síntese, Tristão e Isolda foi um livro que me cativou do início ao fim e que conseguiu apresentar um romance atemporal com brilho, dinamismo e requinte. A escrita de Helena Gomes é primorosa e dotada de uma beleza ímpar, tornando a história ainda mais encantadora. A capa é muito bonita e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho, páginas confeccionadas em material especial, revisão de qualidade e lindas ilustrações de Renato Alarcão. Recomendo.

site: http://www.newsnessa.com/2016/05/resenha-tristao-e-isolda-helena-gomes.html