Tristão e Isolda

Tristão e Isolda Helena Gomes

Resenhas - Tristão e Isolda

Marcela 18/10/2018

Uma lenda de amor medieval estilo YA
A primeira vez que tive contato com a história de Tristão e Isolda foi durante a minha pré-adolescência, quando assisti ao filme de 2006, estrelado por James Franco. Lembro que desde aquela época, eu já havia ficado fascinada pelo conto do amor impossível que resultou numa guerra entre reinos. A história dos amantes proibidos pertence a uma tradição de lendas celtas, cujas origens se perdem no tempo, tendo sida contada verbalmente durante séculos e sofrido diversas modificações até finalmente ser escrita. Uma das versões mais famosas dessa lenda foi escrita durante o século XII pelo trovador Béroul Thomas, tendo como principal característica a linguagem rebuscada e demorada, que dão a impressão que os acontecimentos se arrastavam, e o olhar típico do homem medieval. Já na adaptação da autora brasileira Helena Gomes, de 2010, o que vemos é totalmente o oposto.

Apesar de ser baseada nos diversos escritos originais, a versão de Helena Gomes aposta numa linguagem mais dinâmica e jovial, que é capaz de atingir o mesmo público YA consumidor de romances dramáticos como 'A Culpa é das Estrelas', 'Se Eu Ficar' e 'Tudo e Todas as Coisas'. Narrado em terceira pessoa, o livro se propõe a manter a tradição de contar uma história de outras pessoas, tendo por consequência também a imparcialidade em relação aos acontecimentos perante o leitor, que deve tecer suas próprias considerações.

O relato se passa numa Bretanha medieval, num período de constante guerra com a Irlanda. Tristão é um príncipe bretão de 18 anos que vive como plebeu, desempenhando papel de menestrel nas terras de seu tio Mark, para não levantar suspeitas de que é o legítimo herdeiro das terras de seu pai, que fora assassinado por um traidor associado ao reino da Irlanda. O rapaz, forte e corajoso, é conhecido também como o maior guerreiro da Cornualha, alcunha esta que o leva a três momentos cruciais que determinarão o seu destino. Após uma série de eventos típicos de uma jornada de aventura (que vão desde enfrentar gigantes e dragões, a ser dado como morto, ocultar sua identidade e retornar para o seu lar), Tristão é incumbido de levar a linda princesa irlandesa Isolda para casar com seu tio Mark e assim selar a paz entre a Irlanda e a Bretanha. No entanto, o que era para ser um acordo comum entre reinos acaba por se tornar um desafio épico devido à paixão existente entre Tristão e Isolda, intensificada por uma poção do amor que não pode ser dissolvida.

Apesar de ser uma história que se passa num período medieval, onde são famosos os contos de romance e aventura, a presença de elementos como um amor impossível, gigantes, dragões, fadas e poções fazem a narrativa ter um apelo consistente também como obra de romance com fantasia. A narrativa é ágil e objetiva, buscando mostrar mais as consequências das ações dos personagens que o desenvolvimento do amor juvenil em si. No entanto, consegue apresentar também o sofrimento dos protagonistas. O livro traz ainda ilustrações delicadas, que nos fazem conectar mais com o universo da narrativa. Sem dúvidas, uma leitura indispensável para fãs de romance histórico.

Tisy 19/05/2017

Tristão...
Tristão recebera esse nome porque nasceu em uma época triste para sua mãe, logo após o falecimento de seu pai. A fim de sobrevivesse a sede de poder de seu tio, foi dado como morto ao nascer e enviado para viver com um servo leal de seu pai, que o cria como o filho. Porém, apesar dos medos de seu pai de criação, o destino faz com que Tristão envolva-se em várias aventuras e desventuras, incluindo o amor.
A história se desenvolve de forma dinâmica, com cenas rapidas, envolventes, e resultafos surpreendentes. Não muito detalhada, acaba por se tornar rápida demais, mas seu enredo faz com que o leitor deseje permanecer lendo até o fim.

Sathy 30/03/2017

Maravilhoso
Muito Romântico, ilustrações lindas e coloridas e uma história medieval incrível.

euamandastabile 09/01/2017

Sensacional
Com uma leitura extremamente agradável, o livro nos faz devorá-lo. Realmente uma das mais belas histórias de amor. Tristão e Isolda prova que nem todo romance tem seu "Feliz para sempre" em vida, mas que o amor tudo supera e rompe a eternidade.

Ysa 22/06/2020

Maravilhoso!!!
Eu me apaixonei por esse livro. Romântico e intenso, uma história que faz a gente ler a primeira página e não consegue mais parar.

Henrico.Rodrigues 04/09/2016

Meu romance preferido.
Um romance medieval, uns dos melhores livros que já li e releio todo ano.
Pra quem gosta de romance medieval é im ótimo livro, você vai encontrar um mundo de fantasia. Vai se apaixonar igual a mim.

Viih 02/09/2016

o amor de Tristão e Isolda
A história é muito boa, pois faz com que nós apesar de enfrentarmos as dificuldades, nunca desistirmos dos nossos sonhos e sempre correr atrás até o último minuto de nossas vidas .O livro trata-se de um amor que poderia ter dado certo, mas, essa história, mostra que o amor verdadeiro por mais difícil e impossível que seja, no final tem uma probabilidade de se dar certo, sendo nessa vida, ou em outras vidas.

Rayane.Araujo 26/08/2016

Tristão e Isolda
Muito bom!

Joao.Gabriel 31/07/2016

Recomendação +8000
Livro bom pra caralho,leiam é foda da pagina 1 a ultima. Muito fodaaaaaaaa

Vanessa Vieira 26/05/2016

Tristão e Isolda - Helena Gomes
O livro Tristão e Isolda, de Helena Gomes, nos traz uma história mágica e especial sobre os amantes que povoam inúmeras lendas celtas. Tecido com maestria e exímio cuidado, o enredo encanta por nos trazer um romance soberbo e sobretudo, por retratá-lo com afinco, fazendo jus a todos os costumes do período em que a trama se passa.

Tristão e Isolda é uma das mais belas e astuciosas histórias de amor e mesmo tendo uma origem imprecisa, seu enredo de amor proibido e sacrifícios vem encantando inúmeras pessoas ao longo de séculos. A lenda foi escrita em formato de poesia no século XII e retratada por autores como Béroul, Bédier, Gottfried de Estrasburgo, dentre outros, além de ser tema de peças de teatro e filmes apaixonantes. Nesta nova roupagem de Helena Gomes, a história é dotada de magia e romance, além de ser bem escrita e ter um toque contemporâneo exótico.

Tanto Isolda quanto Tristão pertencem a realeza. Porém, o pai do rapaz faleceu antes do seu nascimento e para protegê-lo, o bebê foi dado como morto. Criado longe dos olhos da corte, o menino se tornou um exímio e corajoso guerreiro e, durante uma de suas batalhas contra um gigante, é ferido perigosamente por um potente veneno. Encontrado semimorto por Isolda em meio ao mar, ele é salvo por uma poção mágica, já que a princesa possui descendência de fadas. O amor entre os dois acontece de forma quase que instantânea, mas devido aos percalços do destino, a trajetória dos amantes não é nada fácil...

Depois de Romeu e Julieta, um dos meus romances favoritos é justamente o de Tristão e Isolda. Além de ser apaixonada pela cultura celta e por toda a magia que povoou este período, os amantes de Tintagel possuem uma bela e trágica história de amor que vem se eternizando século após século, gravando uma valiosa lição de sacrifício, resiliência e resignação no seio da humanidade. Narrado em terceira pessoa, o enredo de Helena Gomes é primoroso e foi minuciosamente escrito, tendo como base os textos originais da lenda medieval e nos trazendo uma trama instigante e apaixonante.

Este é o terceiro livro que leio da Helena Gomes e aprecio muito a escrita da autora, que nesta obra ficou ainda mais em evidência, além de ter ganho novas cores. Ela não só soube retratar uma lenda medieval difundida mundialmente, como envolvê-la com magia e nos apresentar um romance soberbo e cativante com capricho e cuidado.

Em síntese, Tristão e Isolda foi um livro que me cativou do início ao fim e que conseguiu apresentar um romance atemporal com brilho, dinamismo e requinte. A escrita de Helena Gomes é primorosa e dotada de uma beleza ímpar, tornando a história ainda mais encantadora. A capa é muito bonita e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho, páginas confeccionadas em material especial, revisão de qualidade e lindas ilustrações de Renato Alarcão. Recomendo.

site: http://www.newsnessa.com/2016/05/resenha-tristao-e-isolda-helena-gomes.html

Julio.Cesar 19/11/2015

Uma boa adaptação.
O drama de Tritão e Isolda é fascinante por si mesmo, a autora fez um excelente trabalho nessa adaptação, é importante lembrar que é um livro adaptado para literatura infanto-juvenil, por isso possui uma linguagem simples, idéias ingênuas e uma temática um tanto adolescente, mas de qualquer forma é um livro imperdível para qualquer idade, fico fascinado como a eficiência da autora em manter o equilíbrio entre a proposta desse livro como um clássico e também como infantil, recomendo a todos.

PS.: Com certeza esse é um livro que gostaria de ver escrito em uma escrita mais clássica e mais detalhada, imagino o que seria essa obra reescrita por Alexandre Dumas!

Matheus 15/09/2014

Tristão e Isolda De Matheus Gonçalves
Tristão e Isolda, de Helena Gomes
A história de Tristão e Isolda já foi contada e recontada muitas vezes. A autoria da história é desconhecida, sabe-se apenas que foi recontadas por muitos, muitas vezes.
E agora a lenda é recontada pela brasileira Helena Gomes.
Tristão não conheceu os pais. O pai havia sido morto por um usurpador do trono, e a mãe morreu logo após conceber o menino. Para protegê-lo, um dos antigos súditos de seu pai, tomou como filho e colocou outra criança morte em seu lugar.
Mas o sangue real está nas veias do menino, que ao crescer vai se tornando um excelente guerreiro e um magistral menestrel. Até que um dia, ele resolve ir às terras da Cornualha, onde mora Mark, irmão de sua mãe. Lá, ele começa a demonstrar quem realmente é.
E quando um meio gigante da Irlanda vem ameaçar o povo de sua terra, Tristão não pensa duas vezes antes de atacá-lo.
E com toda sua coragem, ele consegue vencê-lo. Mas antes de morrer, o gigante feriu Tristão e, na lança que trespassou o ombro do guerreiro, havia um veneno mortal feito pelas Fadas.
Dias se passam sem que Tristão consiga se curar. Até que ele resolve ir até as névoas - o último recanto da magia - que sempre clamam por ele. É lá que ele irá conhecerr Isolda, a mulher pela qual ele irá se apaixonar perdidamente e que também será responsável por curá-lo.

O que eu achei do livro:
O livro é maravilhoso - a história de um amor ao mesmo tempo impossível, verdadeiro, ingênuo e inocente. Acompanhar a trajetória de Tristão e Isolda é uma delícia! Helena Gomes contou a história trágica desse casal apaixonado de maneira magistral.
No início do livro, a própria autora diz que em muitas versões, os personagens são incoerentes nos diversos capítulos. Isso não acontece nessa versão: Tristão é sempre o mesmo guerreiro corajoso, mas que é tímido em muitos momentos e que carrega muitas dúvidas consigo e Isolda é uma mulher de bom coração e de fortes convicções.
Os personagens são muito bem retratados, embora, principalmente no caso dos dois protagonistas, sejam um pouco "irreais", devido aos poucos defeitos. Mas como é uma história de amor, uma lenda medieval, isso torna a história ainda mais romântica.
A presença da magia no livro é um bônus, além das descrições das terras e dos costumes britânicos. Ler esse livro é realmente uma viagem ao passado. Apesar de algumas diferenças, ele retrata a época de uma maneira muito parecida com a qual eu já havia lido em outros livros, o que deixou a leitura ainda mais especial! O tempo todo eu fiquei lembrando do livro "As Brumas de Avalon", de Marion Zimmer Bradley, por exemplo. Principalmente porque também cita que a magia estava deixando a bretanha e que seu último refúgio era na névoa.
Entretanto, o livro não é só de amor, também traz muitas aventuras, lutas, intrigas... Em um estilo leve e gostoso de escrever, Helena Gomes traz essa história recontada de uma maneira que instiga a leitura!
A edição é primorosa, em uma folha especial (do tipo que é usada em livros de artes, que é meio plastificada) e com muitas ilustrações. Leitura super recomendada!

site: resenhas

Rose_Asano 18/06/2014

Uma linda e triste história de amor
Uma leitura agradável, fácil...
Bom para tomar gosto pela leitura.