I Want to Die But I Want to Eat Tteokbokki

I Want to Die But I Want to Eat Tteokbokki Baek Sehee
Baek Sehee

Resenhas - I Want to Die But I Want to Eat Tteokbokki

beIIedejour 26/05/2023

Quero morrer (só pra não ter que ler esse livro)
Vamos começar com honestidade. A nota desse livro é tão alta assim só porque ele foi recomendado pelo Namjoon? Pra mim só pode ser, porque sinceramente fazia tempos que não lia um livro tão ruim. O livro é basicamente transcrição de áudios de várias sessões de psicoterapia que a autora fez. Poderia, quem sabe, ser um estudo de caso para alunos de psicologia (que, por acaso, eu sou). Poderia. Se tivesse algo minimamente interessante a ser estudado nessas mais de 200 páginas. As sessões são chatas, rasas, superficiais. Tá, eu entendo, são problemas comuns, a autora é só uma pessoa comum. Claro. Mas ser comum não quer dizer que um livro sobre isso vai ser bom. Sem contar que a escrita é pavorosa, não sei se o problema está na tradução, mas parece um texto do tumblr de 2012. A parte mais interessante é a parte que não foi escrita pela autora, mas pela psiquiatra dela. Os ensaios da segunda parte do livro são piegas, sem graça, parece até a Rupi Kaur escrevendo, se ela escrevesse em prosa e não poesia. Só não abandonei porque estava lendo para um desafio de 24 horas de leitura e queria concluir algo nas duas primeiras horas. Não recomendo.

Laissa 17/05/2023

Queria morrer mas no céu não tem tteokbokki
?Quando a vida se torna algo pelo qual só se atravessa,quando as exigências da sobrevivência tomam todo nosso tempo e esforço,não deixando nenhuma força para qualquer outra questão,e quando o tempo corre,secando e apodrecendo tudo o que tivemos de negligenciar,esperar que alguém continue a ser a mesma pessoa é verdadeiramente um fardo grande demais?

Yasmim 16/05/2023

Não tenho muito a dizer sobre esse livro pra ser honesta. achei bem mais ou menos, não tem nada de revolucionário e eu fiquei entretida até mais ou menos a metade, depois disso tive que me arrastar pra terminar, mas tem umas frases bacanas e eu tbm me identifiquei com a autora em relação a algumas coisas.

mas algumas falas dela me incomodaram bastante, mas eu relevo isso por questões culturais (no entanto não deixam de ser incômodas).

liv127 14/05/2023

"why are we so bad at being honest about our feelings?"
"You?re just one person, and you?re putting too much of the weight of the world on yourself."

Que livro sensacional, entrou para minha lista de favoritos. Fiz uma leitura bem devagar pois não queria que acabasse rápido. Cada capítulo, cada conversa que a autora tinha com o psiquiatra, fazia com que eu me indetificasse e refletisse sobre muita coisa (inclusive estou levando muitas passagens do livro pra minha terapia).

"Because being aware of something is a huge step in the right direction."

Pretendo comprar o livro físico e andar sempre com ele pois realmente me impactou. Trouxe muitas reflexões e ideias que eu nunca tinha parado para pensar sobre, o que tem me ajudado de alguma forma. Uma leitura muito fácil e delicada.

"If twenty-year-old me met me today, she would cry with joy. And that?s enough for me."

hellenandthebooks 02/05/2023

Uma surpresa necessária
"It would be strange if you never thought of them at all. Because you were happy with them for a time. I don't think it's strange for you to miss them."

Eu embarquei nessa leitura sem saber absolutamente nada sobre o livro. A capa e o título foram suficientes para que eu me interessasse e decidisse ler e caramba, que bom que fiz isso. Foi uma surpresa imensa descobrir que essa leitura por acaso era justamente o que eu precisava. Esse livro é um abraço quentinho depois de um dia ruim, é uma xícara de chá num dia chuvoso e cinzento, é uma fresta de sol entrando pela janela de manhã cedinho. Terminei a leitura querendo abraçar a autora e dizer: obrigada obrigada obrigada. Obrigada por me lembrar que alguns questionamentos não estão só na minha cabeça - muito pelo contrário, praticamente todo mundo pensa a mesma coisa (só que ninguém fala). Obrigada por mostrar que ser tão cruel e rígida comigo mesma é um comportamento que preciso lutar contra, que preciso ser mais gentil e amorosa comigo. Esse é um livro que entrou pra minha lista dos favoritos da vida e que inclusive indiquei até para a minha psicóloga (ansiosa pelo feedback dela kakaka). Enfim, essa resenha é 100% um elogio a autora e ao livro. Perfeito perfeito perfeito.

whoisgabrich 25/04/2023

Gostei bastante do formato do livro e das reflexões que ele traz. realmente é algo que apenas quem já sentou com um psicólogo ou psiquiatra entende. acabei refletindo bastante sobre como eu penso sobre as coisas, sobre os outros e sobre mim. achei apenas que o livro podia ter acabado na nota do psiquiatra pois o que veio depois acaba ficando um pouco desconexo e não faz muito sentido. é um livro que eu sugeriria pra minha psicóloga

Emanuelle 22/04/2023

Impactante
A autora trouxe debates super importantes por meio dos diálogos, a maior parte do livro se trata de um estágio menos avançado de depressão e uma constante necessidade de aprovação de outras pessoas, o que pessoalmente me fez simpatizar muito com a história

jjumping 15/04/2023

"My focus was on the coldness of others, and that left my life with no warmth at all."

Resolvi ler esse livro porque vi uma pessoa lendo no twitter e achei o nome interessante, não sabia muito bem o que esperar dele além do que o próprio nome já sugere. De primeira eu achei que não fosse gostar muito do estilo do livro, que é basicamente as sessões de terapia da autora transcritas, mas ao longo do livro fui me adaptando.
Me identifiquei com vários sentimentos e palavras da autora, mas ainda acho que o livro seria "melhor" (não dá pra falar que é bom ou ruim já que o livro fala basicamente sobre as experiências pessoais da autora) se fossem os comentários e reflexões da autora sobre o que era falado na terapia e como ela foi evoluindo com ela mesma ao longo do tempo do que as próprias sessões transcritas.

jjuniecode 14/04/2023

Acho que é a primeira vez que me apaixono por um livro logo na primeira página! tudo é tão sensível e único

May 13/04/2023

Depressivo
O livro é de uma escritora coreana, ela conta a experiência dela na terapia enquanto se tratava de uma depressão leve. Mas o livro serve só pra quem está numa situação parecida com ela, eu me identifiquei com algumas partes apenas. Mas o livro me deixou mais depressiva e vendo as coisas de uma forma tão negativa do q me ajudou em qualquer sentido, por isso não recomendo de forma alguma. E o final do livro foi beeem desnecessário, é só ela desabafando de umas coisas nada ver, não entendi muito pq esse livro fez tanto sucesso na Coreia, mas acho q as diferenças culturais se tornam gritantes justamente nesse sentido.

mariana 05/04/2023

I want to d!e but i don't wanna read this book
Tenho opiniões meio controvérsias sobre esse livro. no início, estava gostando mesmo, bem engajada e concentrada tanto nas transcrições como nas reflexões depois. do meio pro final, fui achando que alguns assuntos ficaram repetitivos e outros nem tão bem explorados.
entendo que é como a nossa mente funciona e, como alguém que lida com ansiedade, depressão e toc por mais de 5 anos, entendo que nem sempre seguimos uma linearidade, principalmente na terapia.
no entanto, fui sentindo as reflexões e até mesmo algumas consultas um pouco rasas demais. me conectei e me emocionei sim com algumas citações específicas mas não com o contexto geral por inteiro, apesar do meu ser muito semelhante ao da autora, ou com a escrita.
sinto que o desenvolvimento do livro só foi ficando meio "flat" e com soluções nas consultas um tanto problemáticas, além daquele conjunto de reflexões nas páginas finais que não tinham ligação nenhuma e foram jogadas quando podiam muito bem terem sido incorporadas ao longo do livro.

Lillyaaa333 02/04/2023

Are we too young for this? ?
Durante toda a leitura, me senti muito representada por a narradora, é um ensaio encantador que me fez refletir sobre questões e tomadas de decisão que são afetadas por coisas que finjo que não me importo ou coisas que me importo de mais, as falas da doutora foram fundamentais para o desenvolvimento de um olhar novo sobre o mundo, uma leitura necessária para o início da minha vida adulta...

ncamilafreitas 31/03/2023

Não tenho palavras para descrever
Esse com certeza foi o livro que mais sublinhei na minha vida inteira. foi a leitura necessária no momento certo. embora sempre tivesse mt vontade de ler por recomendação do Namjoon e do Hyunjin, fiquei com receio de pegar ele pois minhas leituras em inglês sempre são HQ ou poesia, nunca tinha pegado um livro direto assim.

foi uma leitura fácil e que me tocou bastante. coisas que eu achava que só eu pensava e pude ver que não sou a única, outras pessoas também passam por isso.

teve um capítulo que me fez chorar horrores.

mari 20/03/2023

Sem muita opinião criada para ser sincera, mas me identifiquei muito em muitos aspectos da trajetória

wooloo 15/03/2023

Eu entrei de cabeça em "I Want to Die but I Want to Eat Tteokbokki". O título de cara me chamou atenção e como gosto muito de "memoirs" pensei que seria a leitura perfeita. E realmente poderia ter sido.

Bom, para começar, já que já mencionei o título, existe apenas UMA menção a tteokbokki no livro todo. E não é a autora que menciona e sim sua psiquiatra na nota que ela escreve para o livro. Eu realmente não entendi o porquê do título então, poderia ser qualquer alimento já que a parte de querer morrer é mais explícita (não literalmente, mas num sentido extremamente figurado).

Segundo, maioria dos capítulos são literalmente transcrições das sessões da autora com sua psiquiatra. Até aí tudo bem, mas as reflexões que seguem em seguida são muito rasas e eu não consegui entender muito bem a resolução que essas sessões estavam trazendo a paciente. Óbvio que muitas das reflexões trouxeram reflexões para mim, algo que me fez conectar com a história, mas não por causa da autora e sim por causa do meu background. Além disso, achei a organização dos capítulos meio bagunçada? 12 capítulos, se não me engano, só transcrição e no final várias reflexões de tópicos completamente aleatórios.

Terceiro, as conversas entre a psiquiatra e a paciente não são muito saudáveis no meu ponto de vista? Talvez por ser de uma cultura diferente, a forma de tratamento se torna diferente também, mas se eu fosse a Baek Se-hee eu tinha parado de ir nessa psiquiatra a tempos. Está sofrendo com tendência alcóolatras? Pare de andar com seus amigos que bebem! Nem parece que você ganhou 5 quilos! Não pense no futuro, sua ansiedade pode ser um peso para outros! Gente... péssimo...

Apesar das reclamações, posso afirmar que esse é um dos livros que mais grifei citações. Me identifiquei com a forma direta e sem censuras que Baek Se-hee fala de seus problemas, como o mundo exterior a afeta, principalmente relações com outras pessoas. Me identifiquei com muitas coisas que ela contou, trazendo algumas reflexões até para comportamentos que tenho. Acredito que a discussão do livro é mais que válida, só o formato que poderia ser melhor.

Enfim, uma leitura que tinha tudo para se igualar a I'm Glad My Mom Died para mim, mas não chegou nem aos pés.