I Want to Die But I Want to Eat Tteokbokki

Baek Sehee

Resenhas - I Want to Die But I Want to Eat Tteokbokki

Lorena Almeida 03/01/2024

Me identifiquei bastante
O livro me lembrou muito do meu eu mais jovem e minhas angústias e sessões de terapia, me identifiquei muito com a autora. Gostei muito da leitura, recomendo.

Karina 31/12/2023

I want to die de desconforto
As pessoas sempre falam sobre as obras que não deveriam ser engolidas, mas saborearas, consumidas em pequenas mordidas por vez.

Pra mim, esse livro traduz exatamente isso. Por ser uma obra curtinha, um desavisado pode terminar em um, dois dias. Que erro!

Essa jornada é primorosa e desconfortável e real demais pra ser consumida sem a devida calma. Pela primeira vez, exerci a paciência. Ainda bem!!

Esse livro me deixou tão desconfortável em tantos momentos que me identifiquei, tantas situações que nunca ousaria exprimir em voz alta e descubro que um alguém teve a coragem de não só falar em voz alta, mas de embrulhar em um pacote bonito e disseminar ao mundo inteiro.

Tem-se que admirar a coragem da autora e se apreciar a beleza do que ela produziu aqui! Magnífico.

Sara 28/12/2023

Esse é um livrinho não ficção sobre saúde mental,aqui acompanhamos a baek explicar o que sente na sua vida insegurança,ansiedade e sua relação com as pessoas na sua vida.Comeca a consulta com um psiquiatra e essas conversas são gravadas em áudios onde depois é transcrita na primeira parte do livro com algumas reflexões. Acho que foi um livro bem legal de ler essas reflexões desses momentos que passamos na vida e como é bom ter essa conversa com um especialista mas confesso que o livro n foi eu que eu achava e estás transcrições talvez foram mais rápidas e mais superficial e não muito aprofundada o que me fez não conectar muito com o livro.

sinalla 24/12/2023

Primeiro livro que leio no formato direto, a autora falando direto com o leitor sem muito estudo estruturado, apenas uma "conversa" entre "amigos".

Não achei um livro fabuloso e de muito aprendizado. Se a intenção era ser um auto ajuda, falhou. Mas se era para ser algo reconfortante e acolhedor, funcionou. O livro tem várias camadas psicológicas que são mostradas ao decorrer das páginas, mas que facilmente se tornam desinteressantes pela repetição exagerada dos problemas. Sim, sabemos que você tem um problema e está sofrendo com isso, mas você consegue mudar algo? Ou consegue tirar alguma conclusão disso? São respostas que não temos e é por isso que se torna acolhedor e frustrante.

Acho que é um livro que vale o debate e as discussões em volta dele, principalmente pelos sentimentos confusos que adquirimos com a autora, essa coisa de querer ajudar, mas ao mesmo tempo mandar um "você é o problema, mude."

Também achei interessante como a autora conseguiu familiarizar os problemas dela com as dos leitores, criando uma identificação muito boa.

Por fim, não é um livro que eu leria novamente, mas ele criou vários pensamentos que vão ficar comigo por um bom tempo. É isso :)

jmpearl 22/12/2023

Fiquei tentada a dar menos que 4 estrelas, é bem monótono e os livros coreanos sempre parecem meio sem alma em algum nível porque a tradução não contempla o significado completo das palavras na língua original. mas no fim merece 4 estrelas mesmo. primeiro porque é autobiográfico, segundo porque a autora foi muito corajosa de publicar esse livro num país que preza tanto pela aparência e desmerece a saúde mental. a abordagem da psiquiatra não é a melhor e a atitude da autora-protagonista também não, mas levem em consideração que na coreia do sul muitas pautas sociais comuns de serem discutidas no brasil não são eram sequer comentadas até menos de 10 anos atrás e a área da psicologia lá é relativamente atrasada

nana10 21/12/2023

Controverso
Demorei meses pra ler esse livro todo. Quando peguei a recomendação dele, achei que ia encontrar alguma coisa meio Ottessa Moshfegh. Encontrei, na verdade, transcrições de sessões de terapia com um psiquiatra que me ensinaram muito sobre o que não fazer. Teve muitos momentos que eu fiquei espantada com o tipo de relação que ia se estabelecendo ali entre aqueles dois. Por muitas vezes, as reflexões que ela fazia de si era reflexo do que o psiquiatra falava dela. Era uma relação que se estabelecia muito horizontalmente e se baseava na ideia que aquele profissional sabia dizer mais sobre ela do que ela mesma. Custei muito a ler esse livro por causa disso porque vai contra o que eu acredito em uma relação de ajuda. Certamente não leria de novo e nem recomendaria que lessem esse livro.

Ps.: Era só um apavoro da Patricia pra cima desse psiquiatra que ele virava gente rapidinho.

cliandra 20/12/2023

Nada é tão singular nesse mundo.
Esse livro conseguiu me abraçar, me senti compreendida em alguns momentos. As sessões de terapia descritas de forma crua, que facilmente vi minha psicóloga falando as mesmas coisas! Um ótimo livro pra quem gosta da pauta ou pra quem tem interesse em entender melhor :)

Paula 16/12/2023

Leitura de meio
Livro de leitura fluida, pra se ler entre um denso e outro. Apesar de tratar de temas delicados, faz isso com muita empatia e traz uma sensação de compreenssão

Feh 14/12/2023

Até que enfim acabou
Eu já não aguentava mais! Li boa parte do livro girando os olhos porque nossa, existe autoconhecimento e existe puro preconceito, a mulher falando que se vê uma pessoa de tipo X ela atravessa a rua ou que se a pessoa for Y ela nem sequer dá uma chance caso a pessoa queira falar com ela, que isso... Não é possível que ninguém tenha reparado essas coisas, não é atoa que esse livro divide opiniões.
Muita coragem trazer os registros de conversa com a terapeuta e as próprias reflexões mas em alguns momentos realmente perdeu a chance de ficar calada.
A terapeuta é um tema a parte, tá certo que o livro é de outra cultura mas em que mundo o paciente chega falando que leu x,y,z na internet e que gostaria de tentar tal medicamento (ou pior, mistura de medicamentos) e a médica simplesmente aceita???? Muitas vezes senti que a terapeuta até influenciava certos pedidos sem contar as partes a terapeuta meio que "força" os sentimentos da paciente e a mulher só aceita e acredita porque está vulnerável, horrível.
Essa livro pra mim só foi pior porque tiveram duas reflexões extremamente foras da curva no último capítulo. No demais, achei horrível. Um dos piores que li durante o ano (só não foi pior que "Meu ano de descanso e relaxamento"), meu único sentimento é: ainda bem que acabou!

whoishellen? 11/12/2023

O livro no momento certo que vou levar para a vida inteira
Esse livro me proporcionou uma leitura super fluída e, ao mesmo tempo, muito profunda aí ponto de sair com várias marcações pra quando o físico estiver nas minhas mãos e reflexões que vou levar comigo por um bom tempo.

definitivamente, eu recomendaria esse livro usando a seguinte frase:
"Livros nunca se cansam de mim. E no tempo certo, silenciosamente, eles apresentam uma solução, esperando até que eu seja curada por completo."

leiam, apenas leiam!

analeet 06/12/2023

?I am someone who is completely unique in this world, someone I need to take care of for the rest of my life, and therefore someone I need to help take each step forward, warmly and patiently, to allow to rest on some days and to encourage on others?I believe that the more I look into this strange being, myself, the more routes I will find to happiness.?

fiquei bem feliz lendo esse livro percebendo que a maioria das coisas que a psiquiatra falava eu já tinha aprendido a aplicar na minha vida ???????

Liadelilah 05/12/2023

Esse livro me deixou muito pensativa e ao mesmo tempo num estado pra baixo, acho que digo isso porque me identifiquei muito com algumas coisas ditas pela autora, anda mais porque não é um livro com um manual de como fazer tudo ficar melhor, e sim uma identificação, perceber que várias pessoas se sentem da mesma forma do jeito delas.
Gostei muito também da perspectiva do terapeuta em relembrar que também é humano, vai sentir coisas, vai achar que errou, vai ter pensamentos que podem ser até iguais o da paciente dele, gostei dessa visão de dualidade e de que no final todo mundo é ser humano né, ninguém é um robô que não sente nada ou não faz nada.
Enfim gostei bastante do livro!!

caloregfs 03/12/2023

Um dos únicos não ficção que já li, e amei demais além de me identificar com a autora. Gostei que até a psicóloga é insegura

Nikita.Lopes 29/11/2023

Ok
Entendo que o livro retrata a experiência da autora, mas infelizmente achei meio chato e repetitivo.