I Want to Die But I Want to Eat Tteokbokki

I Want to Die But I Want to Eat Tteokbokki Baek Sehee
Baek Sehee

Resenhas - I Want to Die But I Want to Eat Tteokbokki

thais.pollo 15/03/2023

Conseguiu colocar meus sentimentos em palavras
Esse livro apesar de não ser focado no entretenimento e sim na profundidade do tema depressão e como a personagem lida com as suas emoções na terapia, me peguei bem ansiosa pra continuar lendo e ir me identificando com a protagonista. ao longo do livro fiz algumas marcações que expressam de maneira vívida como me sinto tendo sido diagnosticada com depressão a dois anos, e como o processo de tratamento e o dia a dia se tornam momentos difíceis, sempre marcados pela melancolia, cansaço e zona de conforto que de confortável não tem nada. recomendo essa leitura pra pessoas que queiram entender algum conhecido que esteja passando por um momento difícil ou caso você próprio passe por isso. a sensação de familiaridade e a sensação de não estar sozinho na jornada eh a melhor parte de finalizar essa leitura :)

Yeda 12/03/2023

Esse ?memoir? mostra as conversas da autora com seu psiquiatra, tentando lidar com o transtorno depressivo persistente e seus sentimentos conflitantes. Alguns questionamentos que ela levanta nas consultas são comuns e importantes para debater sentimentos comuns da existência humana que não são falados abertamente, como a falta de auto estima x julgar os outros constantemente. O psiquiatra traz perspectivas novas de enfrentamento ou análise dessas questões e foram muito bem pontuados. PORÉM? eu não quero parecer insensível ou tratar esse livro como ficção, mas a autora diz no começo sobre se expôr completamente, enquanto no livro os diálogos entre ela e o psiquiatra parecem muito polidos, como se ela tivesse formatado tudo para parecer ?palatável? e, mesmo a face ~mais feia~ de certos sentimentos, parecem editados para que ficassem ?mais bonitos? e menos suscetíveis a julgamentos. As análises que ela faz no começo são muito bem escritas, ainda assim tudo tem um ar polido demais, perdendo a essência do que era para ser o livro. Também, por causa dessa polidez, algumas coisas se tornam repetitivas e não passam daquele ponto. Todas as questões debatidas parecem acabar justo antes da questão se desenvolver além do superficial. Fora isso, é bem contraditório. Não digo na questão dos sentimentos e conflitos tratados, porque os sentimentos humanos são contraditórios; digo que ela atribui uma característica para si na narrativa e bate na tecla, mas os fatos que ela menciona não batem com isso?por exemplo, ela fala bastante do quanto é introvertida, enquanto sua vida social é considerada muito agitada para quem é introvertido, ou quando ela diz que é, de fato, uma pessoa sem relacionamentos ou apoio, sendo que ela tem parceiros que a compreendem, um relacionamento de confiança com a chefe, pessoas que a escutam e que ela pode ser totalmente honesta?, essas incoerências parecem?de propósito para preencher lacunas?
Por fim, as últimas análises dela são????? Não são nem análises??? Aqueles últimos ensaios??

Jobim 02/03/2023

Acho que o formato de transcrição deixou o depoimento da autora um pouco superficial, até por tratar de assuntos bem pessoais e vulneráveis.
Senti que no Postscript ela conseguiu demonstrar mais o que sentia, o formato de escrita me pareceu melhor e mais confortável. Talvez se ela tivesse seguido esse e intercalasse com as consultas seria melhor.
Mas de qualquer forma é interessante, ver como a sociedade coreana lida com certos problemas como o suicídio e a auto-imagem e no fim perceber que não somos tão diferentes.

Mima 02/03/2023

Leia quando quiser die but also eat tteokbokki
Esse livro não é pra ser lido em qualquer momento, mas sim quando tu estiver se sentindo meio mal, num momento (ou num conjunto grande de momentos) ruim. Era tudo que eu precisava ler ontem, e agradeço à autora por ter publicado seus sentimentos tão íntimos - e humanos.

juli4_daf 19/02/2023

Eu simplesmente amei esse livro. Era tudo o que eu esperava e mais.
Não é uma história emocionante de superação é só um livro sobre uma pessoa e a vivência real dela: as inseguranças, a inveja, o orgulho e tudo que escondemos.

Lianka 12/02/2023

Uma obra simples e sensível, vejo muitos falarem que pela tradução para o inglês perdeu muitos pontos ou que é muito razo.
Mas se trata de um ponto de vista da pessoa, que difere demais de como se olha em visão de cada um.
Um livro muito importante para se dar talvez um passo para procurar ajuda e se cuidar.

monomoon 10/02/2023

Obrigada Namjoon por recomendar esse livro ?
"What do I wish for? I want to love and be loved. Without suspicion, and with ease. That?s it. I don?t know how to love or be loved properly, and that?s what pains me."

No início, boa parte das sessões de terapia tiveram impacto em mim, isso porque acabei me identificando com algumas neuras da autora e talvez, só talvez, eu devesse procurar terapia.
Eu entendo por completo agora o porquê do Nam ter recomendado esse livro, as reflexões, sentimentos, evolução...
Livros que contam histórias reais sempre serão 5 estrelas pra mim e já como eu não sei o que escrever na resenha vou flodar de quotes.

"Psychiatrist: You keep obsessively holding yourself to these idealised standards, forcing yourself to fit them. It?s another way, among many, for you to keep punishing yourself."

"Things will get better with time. Or no, everything is dynamic, which means life will have jump-for-joy moments as well as bad ones, going back and forth like the tide. If I?m sad today I?ll be happy tomorrow, and if I?m happy today I?ll be sad tomorrow ? that?s fine. As long as I keep loving myself."

"Me: All right. I feel like I talk about the same problem every time. And you always give me the same answers. I don?t change myself, which is why the same problems keep coming up."

"The social gaze is so insidious, and despite any escape being impossible, I want to escape it. But I don?t want to deliberately become fat, either."

"It?s Okay, Those Who Don?t Face Darkness Can Never Appreciate the Light
I tended to discoun."

"This book, therefore, ends not with answers but with a wish. I want to love and be loved. I want to find a way where I don?t hurt myself. I want to live a life where I say things are good more than things are bad. I want to keep failing and discovering new and better directions. I want to enjoy the tides of feeling in me as the rhythms of life. I want to be the kind of person who can walk inside the vast darkness and find the one fragment of sunlight I can linger in for a long time.
Some day, I will."

"Because the human heart, even when it wants to die, quite often wants at the same time to eat some tteokbokki, too."

"Fencing myself inside myself, not meeting anyone, not sharing anyone, that?s just making a castle out of ice"

"This is why I like people who draw answers from me without even asking a question, or who seem to answer my questions before I even ask them. This connection gives me the warmest of feelings."

Gabi 31/01/2023

"Because the human heart, even when it wants to die, quite often wants at the same time to eat some tteokbokki"
Muito legal esse livro, ver que muitas das coisas que penso e passo não são exclusivamente minhas, outras pessoas já passaram por algo assim e ainda continuaram bem.

szhorsegurl 27/01/2023

Apenas sabia que seria incrível
Pelo fato do Namjoon ter lido, já imaginava a densidade do livro, entendendo seu contexto e sobre o que se tratava. Cada capítulo eram umas 6 a 9 marcações sobre comportamentos que eu me identificava, e alguns toques que o psiquiatra dava que eu precisava ouvir em diversos momentos da vida, incluindo o presente. A narrativa é crua, pelo fato de ser baseado nas gravações das conversas com o psiquiatra, mas bem realista, humana. Definitivamente o capítulo que mexeu comigo foi o 4º, mas cads capítulo tinha sua particularidade que nos faz entender as questões da autora e do universo em que ela vive. Recomendo 100%. Meu primeiro livro em inglês, li um pouco devagar, mas valeu a pena pela experiência.

Maju 25/01/2023

bom.
obras orientais sempre me instigam porque trazem perspectivas muito diferentes para tópicos comuns. isso que eu esperava desse livro que é basicamente a transcrição de sessões de terapia. no entanto, me surpreendi ao perceber que as sessões de terapia de uma mulher na Coreia do Sul, não são em nada diferentes das minhas aqui no norte de Minas Gerais. no geral o livro não se sobressai pra mim justamente por conseguir identificar tão bem temas e abordagens tratadas nas minhas próprias sessões com minhas psicóloga, da mesma forma, sem trazer muitas reflexões novas e diferentes das que já tenham sido feitas sobre o assunto. talvez isso tenha limitado minha experiência pessoal com o livro, que apesar disso ditar a maior parte, possui, sim, pontos e passagens muito especiais que me fizeram refletir e me trouxeram olhares novos sobre certos assuntos. é uma leitura que vale a pena.

Walesss 20/01/2023

Indicação do meu querido hyunjin hwang ??

?That's how it is with the people I love. I love the light in their eyes, their passion and their courage in leaping into love. I've never loved anyone with half of my heart thinking, this is enough for me.?

ana 15/01/2023

saiam da minha mente
é de uma genialidade assim !!!!!
descobri esse livro por acaso no instagram e vim correndo procurar, mas só tinha em inglês e decidi confiar em traduções malucas do google tradutor e não é que deu certo? eu adorei esse livro porque eu me sentia como a própria protagonista. meus momentos favoritos eram justamente as sessões e o que a psiquiatra falava e que pode encaixar muito bem na minha vida ou do personagem. foi uma leitura rápida e eu marquei bastante coisa, não esperava ler tudo em algumas horas, mas gostei muito e não podia parar enquanto não terminava.

acho que todo mundo precisa de terapia, inclusive eu.

Naylla 11/01/2023

Nada é tão triste quanto a vida real.
O livro retrata as sessões de terapia da autora, Baek Sehee, e é também um registro físico da saúde mental da autora, já que que os diálogos são transcritos dos áudios que ela gravava durante cada sessão.
Confesso que o livro onde só se tem diálogos com uma única pessoa não são meu forte, quando comecei a ler não sabia sobre o que se tratava o livro então foi uma completa surpresa. Por mais que não faça o meu gosto, a maneira como a Sehee descreve seus problemas e traumas de uma forma muito sincera e chocante me fez querer chegar no final e ver como ela iria progredir. É um livro muito humano, Sehee todo tempo tenta o seu melhor e todo tempo falha, mas nunca desiste.
O livro tem conversas muito longas, mas lá pelos 40% eu acabei me acostumando, é interessante que no final de cada capítulo a sehee faz comentários sobre ela mesma, todos sempre autênticos e diretos, e como ela se sentia sobre aquela conversa, mentalizando junto com o leitor como ela poderia melhorar. Esse detalhe também ajuda você a querer terminar logo o capítulo só pra ver qual a lição ela tirou dessa conversa e, de certa forma, até mesmo discutir com ela sobre aquelas situações.
Nos últimos capítulos temos devaneios e histórias da Sehee (dessa vez sem a psiquiatra envolvida), o que nos faz refletir ainda mais sobre a complexidade da vida.
Acho que  a grande palavra desse livro é Reflexão, a psiquiatra é uma grande ponte pro autoconhecimento da Sehee mas para o leitor também, já que, por tratar de registros cotidianos e comuns é muito fácil você acabar se imaginando na mesma situação e pensar sobre como agir nessa ocasião.

I want to die but I want to eat tteokbokki foi real e mostrou como a vida comum e pacífica também possuí sua melancolia e seu sofrimento.

Helo :) 10/01/2023

Recomendação do Namjoon.
Como uma boa army estou sempre pegando as recomendações dos meninos. Eu adorei esse livro, a autora trás muitos momentos de reflexões e situações que eu me identifiquei muito. Sentimentos que temos mas não conseguimos descrever tão bem quanto ela. Mas apesar te tudo isso, não consegui dar mais estrelas. O formato não foi o meu favorito e as últimas páginas foram difíceis pra ler, pois estava com tanto tédio. Tive que me forçar pra terminar.

moonsana99 10/01/2023

two of the main reasons I started this book was:
1. I'm trying to read more South Koreans literature/written.
2. Kim Namjoon have read this book and made me wonder what made his attention get caught.

First off is a easy going book to people that are readers but for those that read one a year I'd say would be hard to caught their attention:

1.it's hard to face fears and problems that you also consider yours.
2. the way it's written can be hard for some.

in particular I loved the book, I felt a lot of empathy for the author and wondered many times that I felt this way too. my favorite part is in the end when we get to know more about her, her family, the problems she face/faced and how she is slowing trying to have solution, even though it's not easy and feelings like: I wanna die, are still there. I think it's extremely important to show that even people that go to therapy have their lows, their downs. every path in life hard but it's become lighter with help.