A Guerra da Papoula

A Guerra da Papoula R.F. Kuang

Resenhas - A Guerra da Papoula

Amanda3913 07/11/2022

Pesado.
Minha primeira experiência com o gênero fantasia e estou simplesmente sem palavras com a desenvoltura dessa história. O paradoxo entre o bem e o mal, entre o remorso e a satisfação me mostraram (em menor grau, óbvio) o que uma guerra pode causar nas pessoas. Angustiada, mas esperando pelo segundo volume.

Agui 19/07/2022

Preciso de terapia depois dessa
Sem palavras para o que foi esse livro...
Simplesmente incrível, brutal, grotesco, tudo o que você possa imaginar nesse mundo ainda não vai ser o suficiente pra descrever a guerra da papoula.
Admito que me enrolei em algumas coisas e precisei me atentar muito aos saltos no tempo. Foram praticar duas semanas lendo esse livro, mas foi incrível.
Tiveram partes que eu precisei parar, respirar fundo e então continuar ou seria capaz de surtar. Tiveram partes que eu chorei de puro e senti tanto nojo, tanta raiva de tudo, as coisas que foram descritas me fizeram quase vomitar (por isso ler a lista de gatilhos é importante, galera!)
Eu poderia falar muito mais sobre o livro mas eu ainda não superei e ainda preciso de tempo pra absorver tudo. Mas é, muito bom!
Recomendo, mas por favor, verifiquem a lista de gatilhos e de conteúdo, ele pode não ser pra todo mundo mundo e tem um conteúdo bem pesado.

bia 31/08/2023

Genocide gatekeep girlboss ?
I support womens rights, but i also support womens wrongs
É um livro que engana: de início, um ambiente meio Harry Potter, que dá a entender que a história vai ser mais infantil. Porém você acaba sendo supreendido por uma fantasia extremamente densa, bem escrita, com reviravoltas, personagens complexos e muitos temas sensíveis. Ansiosa para ler o segundo!
mari 01/09/2023minha estante
Uhhh

mari 01/09/2023minha estante
Gostei

bia 01/09/2023minha estante
leia!!! agora

Bia 20/05/2023

É um dos melhores livros que eu já li.

A Guerra da Papoula é extremamente bem escrito: sem enrolação, o livro tem tantos acontecimentos que, no final, é até difícil lembrar como a pequena Rin do começo do livro se tornou sua versão do final. A trajetória é escrita de maneira que tudo é coerente, ou seja, por mais que tenham muitos episódios significativos, todos eles fazem sentido com a história.

No livro, é tratado de maneira implícita ou explícita questões sobre pobreza, racismo, feminismo, além das próprias questões envolvendo guerras. É interessante a reflexão que o livro traz ao final, em que Runin diz a Kitay que os Mugeneses são monstros e o rapaz diz que os mugeneses também pensavam isso deles. Essa passagem mostra como o inimigo é relativo, em que ninguém está verdadeiramente certo na guerra.

LirielDias 31/08/2022

Kitay Kitay Kitay
Comecei a ler esse livro junto com o início do meu estágio. Péssima escolha, chorava no horário de trabalho e fora dele kkkk. É um livro forte, com personagens fortes. Você começa e sofre junto com a protagonista naquela rotina doida de estudos, depois quando ela vai pro colégio militar, você pensa que está lendo divergente, porém não está.
Ver como os personagens de bem se mostraram ruins no final, ou melhor, suscetíveis a erros, por vezes é apavorante. Muita gente que eu não esperava morreu.
Meu personagem favorito é sem dúvida nenhuma o Kitay. Sua evolução foi crescente e manteve um padrão de pensamento bastante coerente.
Esse livro despertou minha curiosidade para a guerra sino japonesa e para cultura asiática militar em geral, vou recomendar pra todo mundo esse livro agora.

yaslira 09/08/2023

O despertar de uma guerreira
O livro é dividido em 3 partes. A primeira parte é destinada, principalmente, a acompanhar a trajetória da Rin, uma jovem órfã de guerra do Império Nikara, que se vê obrigada a casar com um homem mais velho. Decidida a mudar seu futuro, convence seu professor a ajudá-la estudar para o Keju (teste de admissão de Sinegard, escola para formação de Exército). Nesse momento inicial, acompanhamos toda essa saga, os anos iniciais do treinamento em Sinegard e o amadurecimento de Rin como guerreira. Muitos mistérios são plantados nesse início e surgem hipóteses sobre a ascendência da Rin.

Na segunda parte começa, finalmente, a emoção. Até então, nada de muito especial tinha acontecido, mas esse segundo momento já inicia com o desenrolar de uma guerra que vinha se formando há alguns capítulos. Aqui, temos mais descobertas sobre a Rin e o futuro de Nikara. Ela se junta aos Cike e conhecemos o meu grupo de personagens favorito, entre eles, somos apresentados mais intimamente a Altan, peça fundamental nessa história. Essa parte passou em um piscar de olhos, pois foi se formando uma confusão tão grande que quando vi já estava na última parte.

Na terceira seção do livro, os Cike mudam o rumo devido a uma revelação que Rin recebe no Panteão (local em que os deuses ficam), eu juro, que nesse momento eu já estava surtando. Não consigo explicar como o livro saiu de morno pra absurdamente frenético, cada página me deixava mais aflita e imersa nessa aventura. Essa parte três parece que durou uma eternidade de tanta coisa que aconteceu.

Uma das coisas mais incríveis foi ver o crescimento da Rin. É absurdo comparar a menina dos primeiros capítulos com a mulher que encerra esse livro. Além disso, eu achei maravilhoso a maneira que a autora retratou-a como uma pessoa humana acima de tudo, com medos, inseguranças, ciúmes, sede de vingança e tudo de bom e ruim que habita o ego humano.

O livro se encerrou de uma maneira tão inesperada que me deixou chocada. Eu já não sei dizer se nessa história existe herói ou vilão, só sei que existem pessoas muito complexas.

A escrita é simples e gostosa, não tive dificuldade em acompanhar. Apesar de ser um livro de fantasia, não achei que o início foi viajoso como a maioria das fantasias que já li. Eu confesso que até uns 40% tava tudo meio morno e eu fiquei me perguntando onde estava a emoção que me prometeram, até chegar nos últimos 30% e entender que tudo aquilo foi uma preparação pra bomba que estava a caminho.

A história é sólida, com uma boa base e muito bem escrita, não consegui me envolver tanto com a protagonista afetivamente, mas isso não prejudicou minha experiência nem aderência à leitura. Já está entre meus favoritos de 2023, recomendo demais essa leitura e preciso ler o próximo pra ontem!

anaelin 07/01/2023

meu deus.
Primeiro livro do ano e eu já tenho certeza que foi o melhor que eu poderia ler. Que saudade de pegar um livro e saber que tô segurando uma obra prima. Por favor, leiam, não sei nem mais o que dizer.
Gabriela3115 07/01/2023minha estante
56% e já sei q vou favoritar!

Sa Klabacher 25/10/2022

Nossa, que livro incrível! A construção do mundo, o desenvolvimento das personagens, as reviravoltas, revelações e as intrigas políticas, tudo muito bem escrito e formulado pela autora.
A descrição de todo o cenário da guerra é extremamente triste e infelizmente real, e ver como as pessoas vão perdendo sua humanidade nesse período é desesperador.
O que me fez dar 4,5/5 pra esse livro foi o fato de eu não ter me conectado tanto às personagens (com exceção, talvez, do Kitay), mas talvez esse tenha sido o propósito da autora também: mostrar que até mesmo os personagens principais cometem erros e acertos, e não estão dentro do espectro de "heróis ou vilões".
Quero muito ler logo os outros livros da série, e espero ver mais do Kitay e da Rin (espero que a Rin não surte mais tb KKKKKK)

Carina 16/10/2022

Sensacional
Tendo começado essa leitura completamente sem expectativas e já sabendo que o assunto, em geral, não me era muito atraente, não esperava gostar do livro. Mas, logo de início, fui surpreendida com uma história fascinante, que contempla uma cultura totalmente diferente e trata de um assunto tenso e pesado de forma magistral.
A escrita da autora é excelente e através das páginas, percebemos nitidamente o quão inteligente ela é.
Eu realmente não esperava gostar dessa história e terminei esse primeiro volume da trilogia completamente apaixonada!

YisraelC 16/01/2023

O livro é simplesmente INCRÍVEL. A forma como a autora conseguiu construir esse universo e o tanto que ela expandiu e conseguiu aprofundar é impressionante.

A coisa é tão grandiosa que teve vários momentos da leitura que eu me senti no continente de Nikara e que estava em guerra.

O livro é intenso, cruel, profundo. A autora não nos priva de nenhum detalhe, principalmente dos males da guerra. O que mais gostou foi que tudo me surpreendeu, nada foi previsível, mas sim muito espontâneo, vale a pena a leitura.

Wellington 18/08/2022

Bom mas não é pra qualquer um
A primeira coisa que tenho a dizer sobre este livro é: ele não é pra qualquer um!
É um livro com descrições extremamente pesadas e como é bem colocado logo no início, contém diversos gatilhos.

Agora entrando no livro, eu não achei que a primeira parte dele trouxe nada de novo no sentido de história de uma jovem que quer se rebelar contra um sistema que é imposto, inclusive acho a motivação dela muito podre porque nada do que ela poderia passar no casamento chegaria a 10% do que ela passa ao longo desse primeiro livro, não digo que ela não poderia ir pro exército, digo que a motivação é muito ????

Além disso achei muito genérico e bem YA ela ficar toda apaixonada/balançada pelos caras só porque são gatos, você não quer lutar fia, foca nisso. E nesses momentos no início eu pensei que a história não teria nada demais.

Um outro ponto negativo é que alguns momentos foram rápidos demais e outros sem devida explicação.

Porém devo dizer que depois de ignorar essa primeira parte nada inovadora e momentos constrangedores, a história engatou e começou a me prender de uma forma que eu não conseguia mais parar de ler, chegando a ler 120 páginas num dia só, isso incluindo tempo que conseguia no trabalho, e a escrita da autora por mais que muitos comentários digam que é difícil, pra mim ela super fluiu, os conceitos apresentados, a mitologia, tudo isso gostei muito mesmo.

Tem muitos momentos pesados, então reforço o aviso que é dado no início, mas pra mim eles super se encaixam na proposta da guerra que está sendo travada então não achei gratuito, e já sou acostumado com livros do George Martin.

Mas no geral eu gostei muito da leitura e estou pensando seriamente em comprar o segundo em inglês mesmo e tentar lê-lo porque não vou aguentar de curiosidade até o lançamento ptbr.

Ley 22/12/2022

Visceral
A Guerra da Papoula me deixou com grandes expectativas antes mesmo de chegar, mas eu não estava preparada para o quanto essa leitura foi difícil e intensa. O livro, apesar de ser uma ficção, é baseado na Segunda Guerra Sino-Japonesa, com detalhes que podem ser facilmente identificados nas descrições.

Esse é um livro que inicia-se com a história pacata de Rin, uma órfã de guerra, que ao se ver possivelmente presa em um casamento que não quer, encontra uma saída estudando para um difícil exame, levando-a para uma universidade na capital que poderá lhe apresentar muito mais do que imaginava, e abrir portas que não sabia que poderiam ser abertas.

Em sua trajetória, Rin tem difíceis adaptações, poucos amigos e decisões difíceis, mas encontra algo sobre si mesma na universidade, e uma ajuda que pode dar esclarecimentos. Muitas das primeiras páginas são de Rin como estudante, mas os desafios não deixam de ser decisivos, nem a narrativa perde o impacto chamativo. É possível que você se conecte com o livro exatamente pelas primeiras páginas mostrarem a personagem em sua luta por uma vida onde pode ter suas próprias escolhas, com uma determinação de ferro.

O cenário, em paralelo com o de Rin, mostra um país instável, recém saído da Segunda Guerra da Papoula com grandes consequências. Se há possibilidade ou não de novos conflitos, é algo desconhecido, mas esse é outro destaque interessante. A história dos conflitos ao longo dos anos é contada, atraindo bem a atenção do leitor para uma ótima construção de narrativa, e de um cenário sócio-político. É fascinante acompanhar como o país chegou ao que é atualmente, as escolhas difíceis que tiveram de fazer, também igualmente cruéis, foi o que me cativou para entender melhor os possíveis conflitos futuros.

A narrativa focada em Rin, inevitavelmente faz o leitor simpatizar com a personagem. Ela não é uma pessoa difícil de gostar, pelo contrário, com tudo e todos parecendo ir contra ela, torcer se torna fácil. Ela ainda é jovem quando o enredo se torna mais sombrio e suas escolhas também se tornam mais difíceis. Não há uma preparação para o que está por vir, e nem sei se poderíamos estar preparados para o impacto de acontecimentos.

A Guerra da Papoula é um livro visceral, por mais fascinante que seja, ele corrói o estômago de quem está lendo com descrições fortes e destinos impiedosos dos personagens. A trama possui um desespero ainda maior, uma espécie de apelo a cada página, algo que não resta nada para o leitor fazer a não ser se desesperar junto. Embora seja tudo isso, garanto que é um livro empolgante, que cativa do mesmo modo que choca.

Há uma variedade de personagens, e meu medo era que na medida que aparecesse mais deles para me apegar, mais provável seria meu sofrimento se tudo acabasse mal. Também temi por Rin, que teve escolhas nada prudentes, conflitantes, mas sem alternativas para outras opções. A trama força os personagens a agir impulsivamente, movidos pela raiva.

O conjunto de ações podem dar uma ideia do que acontece nas páginas finais, mas isso só corrobora que não há muita escapatória para as decisões desesperadas. Não tenho muitas esperanças de cenários diferentes para os próximos livros, nem sei como um enredo poderia ser mudado a ponto de transmitir algo menos denso do que vemos aqui, mas é certo que deixa muitas perguntas e um desejo de saber mais.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2022/09/resenha-guerra-da-papoula-livro-1.html

thai 07/09/2022

acredito que não sou capaz de escrever uma boa resenha sobre esse livro porque tudo que se passa na minha cabeça nesse momento é: arco de corrupção arco de corrupção arco de corrupção arco de corrupção arco de corrupção.
esse livro me fez pensar que as guerras que eu li em outros livros de fantasia são muito romantizadas e não retratadas de maneira brutal como realmente acontece.
achei a história muito cativante e os personagens interessantes e criei muitas teorias ao longo do livro!!