Caso eu não te veja

Caso eu não te veja Marobah

Resenhas - Caso eu não te veja

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Cássio Cipriano 16/06/2022

Fofo, sensível e potente <3
É o meu segundo contato com a escrita da Marobah e, meu Deus, que história linda! Fiz questão de começar a ler assim que recebi o livro (e o capricho já começa nos detalhes da Se Liga Editorial ao embalar o pacote, tudo com muito carinho, que dá até dó de desembrulhar).
Em "Caso Eu Não Te Veja", somos apresentados ao galanteador Felipe, o menino lindo de cabelos azuis que estampa a capa, que é simplesmente o garoto mais namorador e cobiçado do colégio. Ao longo da história, acompanhamos o encontro do Felipe com o Samuel (ou apenas Samu), um garoto introspectivo, leitor voraz e que nasceu com uma deficiência visual. O Samu desperta o interesse do Felipe, que nunca se viu atraído por um garoto antes e, ao longo da história, acompanhamos a jornada dele para entender sua bissexualidade e ficar ao lado do garoto por quem se apaixona.
O que eu mais achei legal nessa história é que ela é contada pelo ponto de vista de ambos os personagens. A primeira parte do livro é narrada pelo Felipe e, conforme as páginas vão avançando, às vezes a gente tem uma sensação de "talvez tenha ficado uma lacuna aqui" ou "isso aqui avançou muito rápido", mas, surpresa! Na parte dois, essas lacunas vão ser preenchidas pelo ponto de vista do Samu, que narra a mesma história, mas sob a sua perspectiva, e é bem legal para gente entender os sentimentos, as sensações e as motivações dos personagens diante dos mesmos acontecimentos.
Marobah é uma excelente contadora de histórias e o Se Liga Editorial está de parabéns por fazer com que esse livro lindo ganhasse uma edição física.

site: https://instagram.com/cassiocipriano
Alessandra Aguirre 22/12/2022minha estante
Também amei esse livrinho, tão lindooooo

thays.dream 31/12/2023

Muito amorzinho eles, não resisti
Que história fofa e sensível.
A escrita é bem fanfic de wattpad? Sim, inclusive a própria autora falou que publicou a história primeiramente no aplicativo para, só então, fazer o livro. Mas diferente de outros livros que eu falo mal pelo jeito da escrita wattpad, o desenvolvimento, os personagens e a trama como um todo é muito melhor!
A parte beem do final que eu achei mais chatinha, mas deve ser porque era o ponto de vista da mesma coisa que a gente já tinha lido antes e eu não sou lá muito fã disso.

Letticiaa 16/07/2023

Bolinho
Cara, esse livro é muito lindinho. Bem leve e curtinho. Com personagens ótimos e perfeitos.

Fê e Samuca são uns amores, os amigos deles tbm são bem divertidos (menos o Jonas, não curti ele tanto assi eheh).

Gostei bastante de ter mostrado o lado do Samuel tbm. Os dois mostrando ter diferentes tipos de insegurança foi bem real e algo que gostei de ter lido.

É isso, recomendo, kisses!

Leiaaguria 20/11/2022

Romance de deixar com o coração quentinho
É um livro nacional com romance de deixar o coração quentinho, afinal um bad boy que fica todo bobo com um garoto mais tímido e cdf, como não gostar desse clichê?
Apesar de achar muito fofinho, com muita representatividade, q é sempre bem-vinda, a escrita é muito veloz e por isso não abre espaço para um desenvolvimento maior dos personagens e da história.
As coisas acontecem rápido demais e no final, não existe uma GRANDE história com reviravoltas e algo assim.
Ele cumpre o que promete, um romance fofinho, leve e gostoso de ler.

Ewerton 18/03/2023

Caso eu não te veja
Quando eu não gosto de um livro, eu tento ser justo e escrever os pontos que não gosto em vez de simplesmente dar uma nota ruim pra obra. Então aqui vai.

Eu achei o enredo chato, nada original e bem fraco. Não senti emoção alguma lendo. E o livro tendia a ser de romance. Ou melhor, até senti, mas não foram sentimentos bons. Senti tanto cansaço lendo, que tinha momentos que só empurrei com a barriga pra terminar logo. E detesto quando um livro faz isso comigo. O livro parece não ter vida nenhuma, é frio e mecânico. E olha que foi um sofrimento ler apenas 168 páginas. Tem muita coisa mal resolvida, coisas resolvidas de forma fácil demais. Tem homofobia não sendo confrontada. Tem comentários capacitistas, inclusive do próprio protagonista.

Os personagens não tem muito carisma. Mas a autora também não deu profundidade a eles, então nem tem como comentar. É tudo muito superficial.

Tem uma coisa que me incomodou no final, na parte do Samuel. No começo da sua narrativa, ele fala que a história dele não é de superação, que ele não é esse tipo de mocinho etc. Mas daí que a parte dele toda é ele se sentindo "errado" por ter deficiência e fica questionando se o Felipe vai gostar dele por causa disso e tal. Mas se ele é uma pessoa segura, ou disse isso no começo, não entendi porque de repente sua deficiência virou uma questão.

Nao sei se passou por revisão, mas têm alguns problemas de concordância de tempo verbal difícil de escapar aos olhos na leitura. Exemplo: " como DESCOBRIA que o menino de quem estava a fim também queria me beijar?". Pag 25. Acredito que devesse ser "descobrir".

Outra coisa estranha pra quem tá lendo é a sequência de ideias nas mesmas frases. Tem vários trechos que uma ideia nem leva exatamente a outra, mas fazem parte da mesma frase e daí fica parecendo aquelas pessoas que escrevem sem ponto final, e usa vírgula pra isso. Exemplo: "Estava colocando o carro na frente dos bois, a mais plausível de todas essas análises era que Samuel não gostava de mim", pag 26.

O livro tem erros significativos de português. Exemplo: "talvez eu devesse namorar com Ângela" pag. 26. Não há preposição pra namorar. Você namorar alguém, não com alguém.

Achei esquisito ele dizer logo no começo do livro pro Samuel que ainda não tinha terminado de ler O grande Gatsby quando na pag 13 ele mesmo afirma que ficou em casa e leu o livro todo. "À noite, peguei o livro e, por incrível que pareça, além de prender a atenção, também consegui terminá-lo".

Uma coisa que achei estranha é que eles são adolescentes, mas vivem em bares tomando cerveja. Não sei onde a história se passa, mas sei que é proibido vender bebida pra menor de idade e o enredo parece não ligar pra isso.

Enfim, não gostei nada dessa leitura.

Alyson.Fagner 15/07/2022

[SELO DE GLS APROVADO]
eu tava precisando tanto disso: um romance fofinho e bem desenvolvido.

não me senti tão conectado com a primeira parte do livro. mas foi o suficiente pra bater o terreno pra mim e me arrebatar na segunda parte. eu fui CADELIZADO. me conectei mais e entendi o porquê do livro ser escrito exatamente daquele jeitinho.

e o capítulo extra... foi a cereja do bolo hahaha!

muito bem encaixadinho, história muito fofa e personagens muito reais. apenas leiam!!!

Adrielly 16/06/2023

Tudo de bom
Esse livro me arrancou da ressaca literária, terminei ele em algumas poucas horas, e chorei e rir nesse meio tempo.
Samu e Fê me deixaram sorrindo toda boba como a tempos não fazia.

amei demais!

lavinão 29/01/2023

caso eu não te veja
tinha tudo pra ser uma história maravilhosa, com muita representatividade e muito romance.

a história foi extremamente superficial. não teve desenvolvimento de nenhum personagem, eles só aparecem e ponto.

o romance é tão apressado que dá agonia de ler. em questão de duas semanas já foi resolvido todo o caso amoroso deles, sendo que eles não conseguem sentar e conversar, que dirá resolver e lidar com os problemas pessoais.

a representatividade LGBTQIAPN+ é muito mal feita. o personagem se declara ?gay? para as pessoas, sendo que ele mesmo afirma gostar de meninos e meninas. aliás, ele nem lida com o fato de estar se descobrindo e só aceita que o joguem para fora do armário.

quanto ao personagem com deficiência visual, eu achei que seria tão legal ver essa representatividade no livro, mas foi tão ruim.
a impressão que eu tive era que ele estava vulnerável o tempo todo.
em várias partes do livro têm frases que trazem a tona - de uma forma não acolhedora - que ele é cego e falas do outro personagem dizendo coisas como ?esqueci que ele não pode enxergar?. achei péssimo.

péssimo, também, foi a homofobia escancarada e como isso não é lidado e resolvido no livro. existem muitos comentários homofóbicos e ninguém faz nada quanto a isso. os personagens deixam que esses comportamentos/comentários simplesmente sumam com o tempo.

outra coisa que para mim não fez sentido nenhum foi o livro ser dividido em duas partes e a história ser recontada na segunda parte, sendo que se fosse com capítulos intercalados, a experiência teria sido muito mais dinâmica.

por fim, a última coisa que me irritou foi a escrita. o tempo é muito corrido; não tem emoção onde deveria ter; as palavras estão jogadas e as frases não se conectam com a história; as descrições das situações não são boas; a separação dos pontos de vista com a recontagem da história; timeline ruim; etc.
por alguns momentos pensei que estava lendo uma fanfic de 2012, de tão ruim que achei a forma como a história foi escrita. (não que a autora escreva mal, é só que o jeito que ela escreveu e organizou as ideias neste livro aqui foram beeeem ruins).

bom, é isso kk
dei uma estrela e meia por causa da representatividade.

carolina 03/10/2022

Fofinho e leve, muito bom pra tirar minha ressaca literária e amei a representação pcd. Um pouco melado demais pra mim, mas pra quem gosta mto de romance vai se derreter

EmyyWriter0 27/05/2023

Fofo...
História bem levinha e clichê, gostosa de ler, mas pra mim senti falta de detalhes nas cenas entre eles ainda assim teve um final bom.

Alessandra Aguirre 22/12/2022

Um dos livros mas gostosinho que já li, tão fofinho ? ótimo pra curar resaca literária. Super indico.? Fofo fácil de ler, não é cansativo é perfeita ? e nada de drama e tristeza ???

Máx 01/08/2022

Caso eu não te veja - Marobah
Fofo, apaixonante, leve... Foi tudo q eu precisava nesse momento!! Terminar o livro com aquele gostinho de apesar de tudo a vida vale a pena!

Marobah que escritora maravilhosa! Esse é meu primeiro contato com sua escrita, e ela flui muito bem, como uma conversa numa roda de amigos... Amei! Quero mais, d preferência do mesmo universo do Felipe e do Samuca, só pra ter aquele leve vislumbre deles d novo!

purplesab 27/06/2023

Achei que seria um zero
No começo, pensei seriamente em abandonar a história porque tava achando muito ruim.

Continuei achando, mas fiquei curiosa sobre o que ia rolar.

É uma história de qualidade totalmente duvidosa, mas também é um pouco divertida, boa pra passar o tempo e ajudar a bater meta.

A segunda parte, narrada pelo Samuel, eu achei bem melhor, então foi rapidinho pra acabar.

E foi isso.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6