Pheby

Pheby Sadeqa Johnson

Resenhas - PHEBY

Sanchez 02/01/2023

Emocionante
Fechei o ano com chave de ouro lendo essa preciosidade. Aquela leitura de ficção mas em que nós sabemos que as histórias são reais. Sofrido mas sempre necessário relembrar. Não consegui parar de ler e ao mesmo tempo sentia necessidade de dar um tempo, de respirar, sufocante pensar no que essas pessoas passaram. Brutal!

Adriana.Aquino 30/12/2022

Pheby é filha de uma escrava com o dono da fazenda onde vive. Sonha com o dia que completará 18 anos e será finalmente livre. Por uma reviravolta da vida isso não acontece. Pheby é obrigada a viver com um comerciante de escravos. A vida sofrida vai moldar uma pessoa forte, determinada e empática. Simplesmente fantástico.

Carol 30/12/2022

Me emocionei demais com a trajetória de Pheby, é uma história difícil de ser lida, é cruel e tão realista, e ao mesmo tempo temos uma protagonista forte, que faz o que precisa para proteger quem ama.

Sil 29/12/2022

Ficção inspirada na história real
Pheby Delores Brown é filha de uma escrava (Ruth) com seu mestre (Jacob Bell). Ela tem a promessa de liberdade perdida depois da morte dos pais, pois é vendida pela esposa do pai.
Pheby é comprada pelo mercador de escravos Rubin Lapier. Ela se torna sua companheira e senhora da cadeia Lapier. A partir de então, para sobreviver, ela presencia o sofrimento dos escravos castigados e vendidos.
Ficção inspirada na história real da ex-escrava Mary Lumpkin e do Mercador Maligno Robert Lumpkin, é uma leitura forte, emocionante, por vezes arrebatadora.

Debora.Oliveira 28/12/2022

Devastador!
Li esse livro pela Tag e me emocionei demais ao longo da leitura! Uma história forte com uma protagonista muito resiliente!

?Você é uma escrava no nome, mas nunca na cabeça.?

Fabiene.Barbosa 27/12/2022

Até que ponto uma mulher precisa abrir mão de seus interesses a fim de proteger aqueles que ama? Pheby é o tipo de livro que fascina, que fala de mulheres fortes e determinadas. Mas que também machuca, que dilacera ao mostrar o quão terríveis algumas pessoas podem ser simplesmente por se julgarem de uma raça superior.

Barbara.Teodoro 20/12/2022

Cruel porém necessário
A leitura desse livro é simplesmente obrigatória. O que a gente sabe sobre escravidão é apenas a ponta do iceberg comparada a realidade inimaginável da época. A pesquisa da autora nos resultou numa história impressionantemente dolorosa e cruel mas que fico feliz de ter tido acesso e de perceber que esse livro mexeu comigo de uma forma avassaladora, pois se uma leitura como essa não te atravessa e não desperta nenhuma comoção, é porque tem algo errado com você.

Sobre a história em si, em muitos momentos me questionei sobre Pheby em relação ao que eu sentia por ela. Ela podia ter sido melhor em MUITOS momentos da história, mas com a nota final da autora, deu para ver que era exatamente isso que ela queria passar, visto que Pheby foi inspirada numa senhora da cadeia chamada Mary, que tinha uma relação conflituosa entre a superioridade e suas raízes.

No fim, o final foi satisfatório e a escrita da autora excelente do começo ao fim. Recomendo esse livro MUITO, MUITO, MUITO.

Lestat da Ursal 15/12/2022

Pheby
Por se tratar de um livro baseado em uma história real, não tem muito como desejar um final diferente. Esse livro me deixou bem dividida, ele é muito real, os personagens e suas motivações são muito realistas e isso foi ótimo, mas de certa forma eu me peguei desejando por algo diferente nem que fosse fantasioso de mais, por muitas vezes tive um pouco de raiva das decisões tomadas, mas no geral o livro não é ruim.

Jeejca 11/12/2022

#01
Esse livro é ficcional, porém sua inspiração vem de uma história real: a história de Mary Lumpkin e da cadeia dos Lumpkin.

Em síntese Robert Lumpkin era um homem branco, dono de um centro de detenção por onde passaram milhares de escravos ao longo de 20 anos, o que deu a Robert a fama de maior traficante de escravos. Ele era conhecido como o "mercador maligno" e vivia com a família no mesmo lugar onde as pessoas escravizadas eram presas, punidas e comercializadas.

Naquela época os casamentos interraciais eram proibidos, e mesmo assim Lumpkin se casou com Mary, uma mulher mestiça e ex-escrava. Na história real Mary presenteia secretamente Anthony Burns com um hinário. Anthony era o prisioneiro mais famoso do local, mantido preso em condições horrendassendo seu único alívio o hinário que havia ganhado de Mary.

Com esse fato a autora Sadeqa ficou intrigada: "Como Mary vivia na cadeia, testemunhando e auxiliando um negócio que lucrava a partir de outras pessoas escravizadas? Mary realmente se apaixonou por Robert e se adaptou ao trabalho de ser senhora da propriedade ou ela simplesmente transitava dentro de um espaço de sobrevivência?" Algumas respostas a autora não encontrou em suas pesquisas, por isso utilizou sua imaginação e criou Pheby.

Renata.Inacio 07/12/2022

Leitura devastadora
Esse livro me destruiu... Como é difícil olhar pro passado e ver tanto horror. A escritora explorou o tema de uma forma que achei bem surpreendente, pois aborda vários aspectos dos vários personagens. Também achei muito interessante a nota da autora, que conta quais foram as referências da obra. É um livro denso, que traz muita apreensão, angústia e também muita reflexão.

Rafa.Barros 07/12/2022

"A beleza é uma maldição para uma escrava."
Mais uma obra magnífica trazida pela TAG, ainda não lançada no Brasil.

Me apeguei a Pheby logo nas primeiras páginas e já senti que não seria uma leitura fácil. A dor e a crueldade vividas durante a escravidão no sul dos Estados Unidos nos faz sofrer a cada página acompanhando a luta pela sobrevivência e proteção por aqueles que Pheby ama, vivendo uma rotina angustiante, cheia de dor, horror e desespero.

Algumas cenas dóem na alma, e é realmente impossível imaginar como tantas pessoas passam por situações desumanas, cruéis e horrendas como as descrevidas nos livros. Cada vez a escravidão faz menos sentido, e ler sobre isso é extremamente doloroso.

Pheby, assim como tantas mulheres negras até hoje, deu tudo de si para a liberdade das pessoas que ela amava, mesmo que isso significasse que ela mesma seria "o cordeiro", como ela mesma menciona em sua história. Me apaixonei muito por ela e por sua força, chorei e me angustieo por ela! Poderia ter lido mais algumas páginas em sua companhia.

Rafa 04/12/2022

Doloroso de se ler e saber realmente que tudo isso já aconteceu com pessoas. Mas bom fazer essa leitura, para nunca esquecermos da história. E a História da Pheby é de amor e sobrevivência por ela e por aqueles que ela amou.