Pheby

Pheby Sadeqa Johnson

Resenhas - PHEBY

Andrea 06/02/2023

Faces da escravidão
O ano é 1850. Pheby tem dezesseis anos, vive na plantação dos Bell no estado da Virgínia, é filha de Ruth - escrava da plantação - com o Mestre Jacob. Apaixonada por Essex, a menina foi educada pela tia Sally, irmã de Jacob, que ensinou a menina a ler, escrever e tocar piano.

Mas uma sequência de acontecimentos infelizes ocorre, e invés da liberdade, Pheby é enviada para uma prisão, onde para sobreviver precisa se sujeitar aos caprichos do seu comandante, um homem cruel, ao qual nunca se sabe como irá agir. E para isso, mais do que nunca, ela vai precisar das palavras da mãe, que lhe diziam que ela era escrava no nome, mas não na cabeça, pois não era mercadoria de ninguém.

A autora norte-americana Sadeqa Johnson utiliza a narrativa em primeira pessoa para dar voz a Pheby e assim acompanhar não só os percalços da personagem, como conhecer o funcionamento do sistema escravocrata na parte sul dos Estados Unidos, a liberdade que se encontrava na parte norte e naturalmente os acontecimentos históricos.

Um fato muito interessante do livro é que apesar de ser uma ficção, a inspiração veio de personagens reais. Ao percorrer a Trilha dos Escravos de Richmond a escritora tomou conhecimento da história da cadeia dos Lumpkin, que pertencia a Robert Lumpkin, um homem conhecido como o Mercador Maligno, que foi casado com uma ex-escrava chamada Mary.

Eu achei a escrita de Sadeqa Johnson muito envolvente, existe uma complexidade nas personagens que a tornam muito humanas. Mesmo os piores conseguem demonstrar em determinadas circunstâncias pequenos atos de amor, o que me levava a pensar no porque haver pessoas que preferem cultivar a crueldade, de se satisfazer mais com a dor do que com um sorriso, como que negando a si mesmo a ser feliz.

A personagem principal, Pheby, é muito bem construída. A resiliência em todas as situações para proteger os filhos, principalmente o primogênito, é ao mesmo tempo impressionante e dolorida.

Resenha completa no blog: http://literamandoliteraturando.blogspot.com/2023/01/pheby.html?m=1

Lais.Lagreca 23/01/2023

Para refletir e se envolver com uma boa história
"Você pode escolher virar o rosto, mas você nunca vai poder dizer que não sabia." William Wilberforce

Este é um dos livros com o qual aprendemos, refletimos, e temos nossas horas envolvidas pelo prazer da leitura.

Eu fui envolvida pela trama, fiquei encantada com as personagens e senti que meu tempo estava sendo muito bem destinado.

Leia!!

Sinopse:

NO SUL ESCRAVAGISTA DOS ESTADOS UNIDOS DO SÉCULO 19

Pheby Delores Brown é filha de uma mulher escravizada com o dono da fazenda onde vive. A ela é prometido que, ao completar dezoito anos, poderá ir para uma escola e viver a liberdade não reservada à mãe. Mas isso não acontece: enviada para a prisão dos Lapier - também conhecida como Terra do Diabo -, Pheby se torna a companheira do homem que comanda o local, uma posição que lhe dá aparente autoridade, mas também a obriga a se relacionar com o próprio diabo - e isso implica uma série de sacrifícios para proteger a si mesma e aqueles que ama.

Engels 22/01/2023

Perfeito
Ler esse livro desperta emoções muito fortes.
Que história triste, mas mesmo assim uma história de força.
São muitos gatilhos, principalmente para pessoas pretas, mas recomendo a leitura.
Força, garra e resiliência, Pheby é tudo isso e mais.
Aos brancos desse livro, ?donos? de escravos, nojo, muito nojo.

LilyaSantos 19/01/2023

Uma mulher filha do latifundiário com a escrava, pele clara, aprendeu ler, tocar piano!! Deram uma educação , por mais que prometendo a liberdade, contudo ela foi escravizada! no Sul dos Estados Unidos no século XIX!
O livro é tão bem escrito e envolvente que li em um dia só!!
Quanto a gente errou/erra enquanto sociedade por ter permitido e permitir que isso ainda aconteça!
Fatos estarrecedores!

Mandy 18/01/2023

O livro é simplesmente incrível! É uma obra extremamente necessária que aborda os males da escravidão.

Igor Azevedo 17/01/2023

Um dos melhores livros que já li na minha vida!
Recebi essa belezura em Julho/22 pela Tag Inéditos, uma edição comemorativa de aniversário do clube e só agora me dei a oportunidade de ler esse livro, que, para mim, é um clássico. A autora descreve com uma riqueza de detalhes cada um dos acontecimentos que permeiam o enredo. Você ter uma leitura que aborda um momento histórico em específico e que assolou todo o mundo é algo que exige muito conhecimento cultural e isso não falta na obra! Pheby, para mim, sempre será uma heroína, pois fez o que poderia para se ver livre das amarras da escuridão. Livro que emociona bastante o leitor, um misto de tristeza, ânsia, sufoco e nojo nos assola a ler esse livro e o que mais nos dói é que os fatos contados é de uma veracidade enorme. Esse sim, já é considerado um dos melhores livros que eu já li e com certeza uma das melhores leituras minhas de 2023!

Elaine 15/01/2023

Uma mulher forte e um período sombrio da História
Trata- se de uma ficção histórica baseada em uma história real e a autora fez uma pesquisa extensa para escreve-lo. A leitura e a história potente, embora muito difícil. Porque trata de um dos períodos mais sombrios da humanidade, a escravidão e toda a injustiça é maldade que ela traz consigo. O que torna tudo muito mais assustador do que qualquer livro de terror, o fato de sabermos que coisas assim realmente aconteceram. Por outro lado só ao contar a história sob o ponto de vista das pessoas escravizadas, mostrar sua resiliência e também seus afetos, a autora dá voz para quem durante muito tempo não a teve. Ela não nos poupa das cenas violentas, mas, o que interessa aqui é a força e a coragem dessa mulher que foi obrigada a ser forte e a tomar atitudes difíceis e contraditórias para proteger a si e aos que amava. A frase " você pode ser escrava no nome, mas, nunca na sua cabeça, você não é mercadoria" , que Pheby ouviu da mãe e levou pra vida vai se repetir várias vezes ao longo da história e dar o norte do romance. Não tem como ler esse livro sem ocasionalmente parar para respirar e se perguntar como é possível que a crueldade humana chegue a tal extremo. Ao mesmo tempo a violência não está lá só para chocar, não é gratuita. O livro proporciona muitas reflexões, tanto sobre colorismo como sobre escravidão e sobrevivência, ao mesmo tempo em que nos faz ter empatia pela protagonista, entender suas razões e temer pelo seu destino.

Sabrina.Almeidas 15/01/2023

Incrível esse livro escrito com recortes que a autora conseguiu do passado. E bem pesado em retratar a vida dos escravos mas infelizmente sabemos que essa foi a realidade da época. Eu amei a criatividade e a história.

gabriel_costasx 14/01/2023

Pheby
MEO DEUS, que livro bom, gente juro, esse livro me deixou sem palavras, a autora escreve de um jeito TAO minucioso que parecia q eu tava la com a pheby, vivendo tudo com ela, eu me senti no lugar dela sabe, juro, leiam, apenas leiam

Lara 14/01/2023

É um livro bem bom. Me deixou frustrada sim,mas não é culpa da autora, simplesmente é uma gosto baseada em fatos e a vdd é que não existiam finais realmente felizes pra pessoas escravizadas

Lais 11/01/2023

Livro emocionante e cheio de reviravoltas. É uma história pesada, densa, mas necessária. Recomendo...

Juliana 06/01/2023

Já comecei o ano com um favorito! Uma história impactante de uma mulher negra tentando sobreviver num EUA escravagista!

Léo 04/01/2023

Uma ficção realista
O romance "Pheby" de Sadeqa Johnson traz uma imersão a realidade da escrivão nos EUA do século 19

A protagonista Pheby Delores é uma mestiça, nascida da relação entre sua mãe - Ruth, uma negra escravizada - e o dono da plantação.

Ruth faz um acordo com o pai de Pheby para que ela receba uma carta de alforria ao completar seus 18 anos. Mas infelizmente nem tudo aconteceu como planejado e ela é vendida para a prisão de Lapier conhecida como terra do diabo pela tortura, desumanidade e atrocidades vistas ali.

O romance traz uma imersão a realidade da escravidão.
Quando aprendemos na escola, vemos que a escravidão foi algo cruel, mas de uma maneira "presenciar" isso através dessa história é algo que me fez perceber o quão assustador verdadeiramente é, o quão desumano e monstruosa foi essa época.

Poder acompanhar a história de Pheby, presenciar, de certa forma, o que ela presenciou durante a trama me fez perceber o quão assustador é isso ter sido real.

A objetificação dos negros é BIZARRO, os brancos se referem aos negros como meros objetos ou itens.
Pior, muitas vezes fazem questão de humilhar, mesmo sem motivo algum.
Tudo isso vindo de um desejo de se enxergar como superior.

Até mesmo objetos reais eram mais bem tratados do que os escravos.

Acho que o mais legal de Pheby é saber que grande parte dessa história é inspirada em fatos reais. A autora resgatou nomes de escravos daquela época encontrados em arquivos e fatos reais.

A protagonista Pheby é inspirada em Mary Lumpkin, uma mestiça que é concubina do dono da prisão.

A história toda é baseada nos fatos ocorridos em Richmond, Virgínia

Foi uma baita imersão em nosso passado e uma experiência que me fez entender melhor a monstruosidade humana.
Laninha :) 05/01/2023minha estante
Wow!! Que livro meus amigos, que livro?