Pheby

Pheby Sadeqa Johnson

Resenhas - PHEBY

Mimi Macedo 27/04/2023

Impressionante
Sabia que ao ler esse livro não iria encontrar um romance clichê, nele você viaja por um período triste da humanidade, a escritora faz relatos reais do período de escravidão, com uma riqueza de detalhes cruéis e impossível não sentir na pele o sofrimento.

Luiza 24/04/2023

Pesado é necessário
Pheby é filha de mãe escrava e pai dono dos escravos.

Após várias intempéries em sua vida, Pheby se vê vendida para um mercado de escravos. Lá, lutando por um futuro para seu filho que ainda não nasceu, se relaciona com o dono do lugar, com o temido Mestre Lupier.

Pheby é uma mulher forte, que nunca se deixou abater. Que sempre lutou pela liberdade e bem estar de seus filhos.

Um livro necessário, de rápida leitura, com um conteúdo pesado, porém necessário. Nos vemos torcendo arduamente por Pheby, por sua história de amor com Essex e por Abbie, July, Monroe, Tommy e todos os outros.

É a linda a forma de escrita da autora, a forma como cada personagem tem suas características individuais.

Mesmo tendo muita raiva pela forma que Lupier trata os escravos, ele tratava Pheby muito bem e sempre dava tudo que ela precisava.

Chega a ser revoltando ler livros sobre as barbáries que aconteciam na época da escravidão e pensar que isso realmente aconteceu, que não é somente uma história inventada por alguém, é a história do mundo.

Fernanda.CalhAo 22/04/2023

Esse livro é de dar nós no estômago, foi inspirada por uma história real na cadeia escravagista dos lumpkin nos EUA no século 19. A historia de Pheby implica em uma séries de sofrimentos, sacrifícios pra proteger a si mesma e aqueles que ela ama. É um livro que vale muito a pena ler.

Sah 18/04/2023

Belíssimo.
Narrativa linda e emocionante sobre uma garota que viveu sendo escravizada e teve uma vida extremamente difícil e angustiante.

Apesar das inúmeras situações ruins que a personagem principal precisa passar, toda sua jornada e trajetória é feita de forma linda e admirável. Sua mãe sempre lhe dissera "Você é escrava só no nome, não na sua cabeça e no seu coração". E ela conseguiu passar para seus filhos isso, e garantir um futuro em que não tivessem que passar metade das atrocidades que ela passou.

Ao longo do livro vemos cenários e situações simplismente aguniantes e sofridas. Que nos fazem pensar como o ser humano pode ser tão ruim assim? Embora seja uma história fictícia, não há dúvidas que isso de fato, aconteceu num passado não muito distante. E como deveríamos sermos gratos (principalmente afro descendentes) por tamanha fortuna em não viver em uma época como aquela.

Jéssica 15/04/2023

Uma escrava no nome, nunca na cabeça
É um livro muito pesado de ler. Ao mesmo tempo que vemos o amor, carinho e ternura nos relacionamentos desenrolados na história, também vemos os horrores e atrocidades da escravidão. É muito doloroso pensar que coisas assim e piores aconteceram com pessoas de verdade, gente como a gente.

A história de Pheby é muito forte. É um drama muito profundo e cheio de nuances. Em vários momentos me perguntei o que faria numa situação similar e cheguei à conclusão que é impossível julgar as escolhas de Pheby, porque não são realmente escolhas. Como ela mesma diz: "Ser feliz não é mais uma questão desde que eu saí da plantação. Isso aqui é sobrevivência".

Não dá pra dizer que foi uma leitura agradável. Tem coisas que são difíceis de ler. Mas, sem dúvidas, foi uma leitura memorável.

Kathleen28 27/03/2023

A dor da verdade
Baseado numa história real, Sadeqa nos transporta para a época da escravidão nos Estados Unidos. É um livro muito bom, apesar da leitura difícil. Mas não se engane, a escrita é ótima, mas conseguir seguir adiante tendo lido tantas atrocidades contra seres humanos fica difícil. Eu queria mais pra Pheby, mas a realidade é que ela infelizmente não teve. Queria que nada daquilo tivesse acontecido, mas ler faz lembrar e aprender a nunca repetir.

Bianca 22/03/2023

Pheby
"Você é escravo só no nome, nunca na sua cabeça" dizia a mãe de Pheby e ela repetia ao seu filho. Uma história bela e triste sobre uma mulher escravizada e vendida para um "dono" de uma prisão, tornando-se sua "companheira".
Gatilhos para violência física extrema e sexual.

Mari 13/03/2023

Intenso
Que livro forte! Escrita envolvente, emocionante e que te faz ter um misto de sentimentos, seja raiva, empatia, dor, tristeza, decepção, desespero, desesperança... E pensar que a história por mais que seja fictícia, ainda sim é baseada em fatos reais, me fez me sentir na pele da Pheby e de qualquer outro escravo. Senti raiva da Pheby em algumas partes pela sua burrice e ingenuidade em acreditar nos brancos, mesmo sua mãe tendo avisado inúmeras vezes que promessa de branco não vale nada, mas entendia ao mesmo tempo que eu não podia sentir essa raiva, pois na situação em que ela estava, sua vida era controlada pelos brancos e a vontade de proteger seus amados era mais forte que seu senso se sobrevivência individual. Recomendo demais esse livro!

Dani 25/02/2023

Livro MARAVILHOSO. Apesar de ser uma obra cheia de dor, é maravilhoso. Extremamente bem escrito, bem claro. A cada novo parágrafo uma movimentação que te deixa com aquela vontade de devorar o livro em poucos dias. Eu fiquei simplesmente apaixonada. Principalmente pelas reflexões que podemos fazer sobre a forma como nossa sociedade se comporta atualmente.

Luciana.Jurado 23/02/2023

Uma História de ficção baseada em alguns fatos reais,me prendeu do início ao fim .
Retrata o período da escravidão demonstrando a crueldade da época bestial em que se passou essa fase histórica ,mas também através dos personagens trás uma história de amor e persistência.
Amei o Livro é muito tocante.

Andresa16 23/02/2023

Pheby é uma narrativa cativante, repleta de dores e coragem e muita persistência. Um enredo fictício que foi inspirado na história real Mary Lumpkin, na prisão dos Lumpkin, em Richmond, Virgínia, Estados Unidos do século XIX. A leitura aborda o funcionamento da prisão escravagista da época, bem como as situações indecentes às quais os escravos eram submetidos para serem traficados ou comercializados. A leitura é sem dúvidas bem pesada, mas que se faz muito necessária com toda certeza. Uma leitura para refletir e perceber o valor que só a liberdade de ser quem somos, pode nos trazer.

Diliane1 12/02/2023

Uma história que não deveria existir
É muito chocante pensar nas atrocidades que ocorreram - e ainda ocorrem. Este livro é um mal necessário. Quem viveu jamais esquece. E tudo que eu queria é que fosse mentira.

Emanuelli.Poczapski 06/02/2023

Saber que esse livro é baseado em pessoas que existiram, assim como as homenageia, torna tudo ainda melhor. Pheby é uma protagonista incrível, partiu neu coração em dois em diversos momentos da obra. Torci horrores por ela! Essa história vai ficar marcada em mim para sempre.

Você é escrava apenas de nome, mas nunca na mente, Pheby Delores Brown.