Conto de fadas (eBook)

Conto de fadas (eBook) Stephen King

Resenhas - Conto de Fadas

Contando Páginas 05/06/2024

Não era o que eu esperava
E não é uma crítica. Fui ler esperando uma história de terror com um toque de fantasia mas o que eu tive foi um monte de conto de fadas misturados em um. E eu amei porque me voltou aos tempos em que eu só lia fantasia e livros sobre reinos, uma nostalgia sobre magia.

Não recomendo pra quem não tem paciência e pra quem não gosta de contos de fadas (obviamente)

Sanchez1 04/06/2024

Conto de fadas foi escrito pelo autor Stephen King e publicado pela editora Suma.

Charlie é um adolescente que perdeu a mãe quando mais jovem e teve que cuidar do pai que entrou em uma bebedeira sem fim após a morte de sua esposa. Anos depois quando o pai de Charlie está recuperado, ele atende um pedido de socorro de seu vizinho Sr. Howard Bowditch junto de sua Cadela Radar, ele então começa a auxilia-lo em seu dia-a-dia com tarefas domesticas e cuidando de Radar, o que ele não imaginava é que ao morrer o Sr. Howard deixou uma fita cassete informando sobre um portal para um outro mundo e como adentra-lo. Ao descer a escada em espiral Charlie não imaginava que teria que proteger não só o seu mundo.

Esse livro me deixou totalmente fascinada com a capacidade do King de passear por diversos gêneros literários. Muito descritivo e minucioso King nos apresenta um reino em ruinas isso me deixou um pouco agoniada pois parecia que a história não andava, apesar de estar interessante e eu muito curiosa, a coisa começou a andar mesmo depois dos 60% do livro. A amizade e força de vários personagens cada um há sua maneira me deixava animada e curiosa e quando descobrimos como o reino chegou ao estado deplorável que está e vamos descobrindo o que pode ser feito para salvar ambos os mundos é muito animador, sem contar as citações de outros autores e outros contos de fadas que deixa tudo mais mágico e familiar.

Indico a leitura, é uma aventura para um outro mundo cheio de mundos.
4/5 estrelas
27º livro de 2024

Me siga no instagram para acompanhar de perto meus surtos kkk @‌luasanchezbook (Link no outro campo)

Benicio 03/06/2024

Eu sinto que com esse livro King quis homenagear as grandes histórias de fantasia que ele lia e conseguiu.
É uma história incrível, com personagens fantásticos num universo único e tão singular.
E como é bom ler livros únicos de fantasia.

Renata 01/06/2024

Fantástico
Não é um dos meus favoritos do King mas é inegável que a imaginação desse homem não tem limites e que ele sempre faz um excelente trabalho escrevendo independente do tema que escolha destrinchar.

Aline 01/06/2024

Por incrível que pareça, o que eu mais gostei desse livro foi a parte da vida ordinária do Charlie Reede. Quando as coisas começam a esquentar muito em Empis eu fico incomodada. São tantos acontecimentos ao mesmo tempo e as vezes tantos personagens são incluídos que a gente perde até a noção exata do que está acontecendo.

De qualquer forma, eu gostei muito do Charlie desde o começo por ser um garoto bom mas não perfeito. Sente raiva, agressividade, vergonha, xinga, mas mesmo assim é uma pessoa com um grande coração que busca fazer o bem ao próximo.

No geral o livro é bom e eu gostei da história?

Vitor 30/05/2024

King, mestre!
Livro grande? Grande! História boa? Ótima! Um épico original do King com todos os elementos fantásticos que ele pode criar. Leiam!

Isis Maat 28/05/2024

O príncipe não é estilo Disney?
É uma leitura leve, bem descritiva, com muitos toques de contos de fadas, mas também alguns toques de terror antigo.

Luciano Otaciano 27/05/2024

Livro incrível!
Em suas obras mais recentes, King deixou um pouco de lado o terror que fez dele o mestre do gênero no mundo e se embrenhou em diferentes caminhos seja do suspense ou da fantasia. Mas seu vigor enquanto um bom contador de histórias, que sabe envolver os leitores em mínimas descrições e ambientações, permanece tão forte quanto em obras do início de sua carreira como A DANÇA DA MORTE ou O ILUMINADO, isso só para citar dois grandes calhamaços que têm no terror seu principal combustível.
CONTO DE FADAS é claramente uma fantasia que homenageia grandes obras do gênero e vamos encontrar referências a todo momento ao longo da narrativa. Algumas imperceptíveis, mas se vocês lerem com bastante atenção vão identificar pequenas passagens, detalhes de nomes ou cenários e, claro, ligações com outras obras de Stephen como já é costume em seus livros. E logo na abertura, a dedicatória é para um trio de peso: Robert E. Howard (autor de CONAN, o BÁRBARO), Edgar Rice Burroughs (autor de TARZAN), e H.P. Lovecraft (que dispensa apresentações). Amigo de Stephen, Ray Bradbury também aparece em citações e referências. Em resumo, e pra começo de conversa, CONTO DE FADAS é um livro que tem muito de homenagem e referência a pesos pesados da literatura fantástica e de aventura. É uma fantasia com boas pitadas de drama e romance. O livro se divide em duas partes bem distintas e que têm características totalmente opostas. Inicialmente, nos vemos diante de um grande drama contado de forma a aquecer os corações. A relação de Charlie, um garoto, com o misterioso e recluso idoso, Howard, e sua cadela, Radar. Aqui, há muito de amizade, respeito, construção de relações e a interação entre a juventude e a terceira idade. Fortes laços de amizade, aliás, são uma característica marcante em diversas obras de King e ele sabe muito bem construir e fortalecer esses laços através dos caminhos e descaminhos da vida. É tudo muito real e palpável. Num segundo momento, Charlie é levado para o mundo fantástico, através de um buraco que pode, ou não, lembrar Alice (quem sabe?) e o drama cede espaço para um reino em ruínas em que a tradicional batalha de bem versus mal vai se desenrolar. Aqui, a galeria de personagens é extensa e embarcamos em uma aventura na busca de retomar o controle do reino e derrotar as forças que o usurparam. A história fica mais detalhada e em vários momentos perde um pouco do seu vigor. A obra reúne uma miscelânea de elementos que já esbarramos em dezenas de outras obras de Stephen. Não é repetitivo, mas é bastante conhecido de seus leitores fiéis. Nada aqui passa muito longe de aventuras como O TALISMÃ, OS OLHOS DO DRAGÃO ou partes de A TORRE NEGRA. É familiar demais e ecoa alguns dos bons momentos de sua carreira. Mas há qualidade na construção de uma trama em que as relações de lealdade, sentimento familiar, honestidade, preocupação com o outro etc. se escondem tão bem por trás de um reino fantástico em que a ganância trouxe o cinza e escondeu o azul do céu. Em uma obra que foi escrita praticamente no período em que o mundo vivia o pesadelo da covid-19, CONTO DE FADAS pode ser visto, a partir de suas entrelinhas, como uma ode aos sentimentos mais humanos e fraternos que possam existir. Há muito de comovente nas atitudes, na postura e no crescimento do protagonista Charlie. Um garoto que está bem longe de ser o mocinho ideal. Pelo contrário, ele fica remoendo em vários momentos suas atitudes mais reprováveis, ele faz promessas de ser alguém melhor, ele desenvolve uma relação com seu pai que mexe com a gente. E quando Charlie encontra Howard. Quando há um choque de gerações e um idoso passa a ser entendido por um jovem. Tudo isso coroado por uma simpática e maravilhosa personagem canina, talvez estejamos diante de algumas dessas muitas entrelinhas que a obra esconde. Isso sem falar na diversidade de personagens das terras de Empis. A obra não inventa a roda nem traz nenhuma grande reviravolta narrativa que deixe leitores boquiabertos ou sem fôlego. Misto de fantasia com drama, é o tipo de livro que dá prazer em ler e reforça, em muitos de nós, o sentimento de porque gostamos tanto de boas histórias. É um conto de um garoto que ao conhecer um misterioso senhor ganha um passaporte para um reino de mistérios, sonhos e perigos. É uma fábula de amizade, respeito, crescimento e amor. É King aquecendo nossos corações com uma história que comove e traz nostalgia.

mochileira 26/05/2024

Não era o que esperava, amei!
Não dava nada por esse livro e me surpreendi! Não me lembra outras leituras do King e foi uma experiência muito viciante, um conto de fadas real. Amei todos personagens.

vivi.medeiro 20/05/2024

5 ??
Gente que livro gostosinho de ler! esse livro do Stephen King foi uma surpresa maravilhosa ? eu nem sabia que ele escrevia esse tipo de história, mas eu simplesmente amei? foi tão bom acompanhar a historia dos personagem que agora que terminei ja estou com saudades

Maria.Almeida 16/05/2024

Adorei as personagens
Adorei as personagens, mesmo!!
No entanto como é a primeira experiência com King achei muito descritivo
As peripécias do Charlie foram facilitadas.
O que me segurou foram mesmo os personagens ? o início é muito envolvente e cativante, a partir do meio é que desgasta

Lucas 16/05/2024

Um livro incrível com um universo muito cativante!
Não consigo afirmar o quanto gostei dessa história. King prepara bem o terreno, apresentando bastante a relação do protaggonista, Charlie, com o velho Boldwich, como também a relação de ambos com a cachorra Radar.

Essa história é linda, e, quando a parte da fantasia começa, já estamos muito afeiçoados ao protagonista. O mundo criado também é super interessante, gostei muito de tudo que li, a história me prendeu, em especial no final!

Uma leitura excelente, aconselho a todos!

Eduardo 15/05/2024

Sou suspeito para falar de qualquer coisa que o King escreve, por ser meu autor favorito, mas vamos lá.

Nesse romance, me deparei com um King um pouco diferente do que estou acostumado a ver. É uma história que, de fato, aposta muito mais numa fantasia (misturada entre baixa e alta) do que em situações mais sombrias de horror como é usual dele. Entretanto, claro, é o King, então algumas situações terão descrições mais pesadas, mais góticas e etc.
A trama possui um amontoado gigantesco de referências: de filmes, livros, shows de TV. Além disso, a própria história que nosso protagonista Charlie Reade passa, é como se fosse a fusão de vários contos de fadas mesmo (assim como sugere o título kk). Acredito que o livro se tratou da junção de vários clichês no geral numa mente "realista"; o que quero dizer é que basicamente poderia ser resumido em: Como um adolescente normal, do nosso mundo, reagiria caso se encontrasse em aventuras até então impossíveis que só ocorrem em contos de fadas.

Diria que minha parte favorita do livro foi o começo (até por volta de umas 200 páginas) e o final (último cap e epílogo - achei aquele acontecimento bem emotivo e o outro, uma escolha compreensível do Charlie). Achei que tanto a resolução do problema que a terra de Empis estava passando, quanto o desenvolvimento do meio da história, foram um pouco menos interessantes.

Me apeguei bastante a alguns personagens, e acho que, no final, o ponto que mais gostei dessa história toda é a relação do Charlie com toda a penca de personagens que ele se envolve. Os laços para mim foram muito bem construídos, principalmente com o Sr. Bowditch.
Além disso, claro, não poderia deixar de citar a Radar. Que cachorra incrível e como gostei da relação dela com o Charlie.

Algumas partes foram meio esquisitas, mas, embora pareçam mal desenvolvidas ou clichês, creio que o King esteve consciente de tudo que ele quis fazer. Não acho que tenha existido problemas de planejamento e etc; acho que foram todas escolhas intencionais do autor. Algumas delas talvez soassem meio estranhas, mas creio que se envolve com o que citei anteriormente: o fato de ser uma "junção" de várias narrativas de outros contos de fadas. Às vezes você pode se perguntar "mas por que isso aconteceu assim? / por que tal coisa reagiu de tal maneira? / qual o sentido disso ocorrer?", e acho que a resposta simplesmente é: porque é um conto de fadas, e isso acontece em contos de fadas.

Não é minha leitura favorita dele, mas, mesmo com pontos que eu não gostei tanto assim, foi uma experiência muito boa ler e, embora o livro se feche completamente nele mesmo no final, acho que talvez continuações interessantes pudessem ser construídas a partir deste.

No geral, recomendo para qualquer um; leitores ativos do King ou não. Mas, como um outro ponto positivo, pode ser uma das melhores escolhas para quem quer conhecer as histórias do King e nunca leu nada dele, ou então não quer ter contato com as obras de horror.

"Um homem corajoso ajuda. Um covarde só leva presentes."

Pedro Picoli 06/05/2024

Livro fantástico
Essa foi minha primeira leitura do autor e confesso que foi uma das melhores que já li. Fiquei completamente imerso no livro, devido à uma escrita completamente fluida. Livro fantástico em todos os aspectos (ha-ha). Com certeza no futuro farei uma releitura. Quanto a história, apenas eu mudaria o final, mas entendo perfeitamente a visão do Charles.