Practice Makes Perfect

Practice Makes Perfect Sarah Adams

Resenhas - Practice Makes Perfect

_julliemarrie 25/12/2023

Protagonista entra em um arco de autoconhecimento para provar que um date que chamou ela de entediante estava errado. Spoiler: ele estava certo.
Pra não ficar parecendo que eu odiei o livro (não odiei) vou começar pelo que eu gostei, ir para o que eu não gostei e resumir com o "para quem eu recomendaria".

Practice Makes Perfect propõe um romance leve do tipo opostos se atraem e consegue entregar isso em um livro curto e fácil de ler.
Como eu estava buscando um livro que me arrancasse dos braços da preguiça literária, esse livro atendeu a minha necessidade.
Pela primeira metade eu corri pelo livro pois o diálogo era fácil e o romance estava me entretendo, mas pela segunda metade eu corri para terminar logo pois não aguentava mais.
A começar pela escrita da autora, que desde a 2ª ou 3ª página já me incomodou com suas descrições extensas e desnecessárias da roupa de cada personagem que entrava em cena; com seus monólogos internos bobos e com suas "interrupções mentais" que pareciam ter saído direto de um cartoon da nikelodeon... eu já tinha certeza que esse livro não conseguiria passar de 3 estrelas.
Um outro detalhe que me chamou a atenção logo de cara foram as "entrevistas de emprego" que ambos os personagens fizeram em suas cabeças nos capítulos iniciais, certamente uma tentativa da autora de nos introduzir a eles (quem são e o que fazem), mas uma escolha péssima de abordagem.
Sabendo que o leitor seria gradualmente apresentado a cada um ao passo que eles mesmos se conheciam, todas vez que eles tinham que repetir algo sobre sua vida para o outros eu revirava meus olhos me perguntando "porque diabos fazer aquela introdução, se o leitor teria que ler ela novamente aqui?".
Daí vemos a importância de saber mostrar ao invés de falar!
E o que falar dos personagens principais? O único com um pouco mais de personalidade e profundidade é o Will, mas isso se deve apenas ao fato de que, sendo um romance voltado para o público feminino cis-hétero, ele precisava ser "interessante" e nós leitoras precisávamos nos apaixonar pelo menos um pouco por ele, mas a autora não tomou o mesmo esforço para desenvolver a Annie.
Ou melhor, ela até o fez — precariamente, mas fez — em um diálogo de 10 páginas completamente apressado e fora de hora lá pelos 75% do livro com uma personagem que eu teria adorado conhecer melhor e ter sentido mais sua importância para a protagonista, mas, novamente, se nem os protagonistas foram bem escritos imagine então os secundários.
E por falar neles, eu preciso falar sobre a cidade em que se passa o livro porque eu amo livros em cidades pequenas, mas a representação de cidade pequena em Practice Makes Perfect é uma verdadeira tristeza de se ler.
Eu achei engraçado, senão triste, a forma como a cidade pequena onde eles moram tenta passar um ar de a grande família em que todos se amam e vivem num constante estado de tapas e beijos, mas ela mais me pareceu os cenários de papelão de novela das 7 em que as casas só tem um cômodo, em que os moradores falam as mesmas 3 frases com palavras diferentes e em que tudo se orquestra de maneira a beneficiar o andar do enredo do livro. Ou seja, nada que os secundários fazem são em função de suas próprias histórias no plano de fundo, mas uma contribuição ativa para que algo aconteça na história da protagonista e seu interesse romântico.
Dizer que os personagens secundários são bidimensionais seria até gentil, quando eu nem sei se ele são muito mais do que "vizinho mecânico", "vizinha fofoqueira", "vizinha barraqueira", "vizinho caipira", "irmã chata 1", "irmã chata 2 cozinheira" e assim por diante. Isso para mim é muito triste, pois em um livro focado em romance construir bons personagens secundários e dar uma atmosfera mais imersiva ao ambiente que a personagem vive contribui muito para o aproveitamento da leitura.
E pra terminar essa parte: o tão odiado conflito de 3/4 do livro — que é uma clássica ferramenta dos livros de romance para evitar que o livro caia na monotonia após o casal finalmente ficar junto — aqui não serviu nem para fazer raiva ao leitor, pois o "problema" é tão facilmente resolvido e...
dura por tão poucas páginas e...
você já tá tão cheio de tanto clichê reciclado sem nenhuma subversão, nenhum toque de originalidade, nada para temperar, nada pra inovar...
que sinceramente eu me peguei torcendo para que o problema realmente se concretizasse e só assim algo de interessante realmente acontecesse nesse livro.

Por fim, eu recomendaria esse livro (pois mais uma vez eu não odiei, só achei ruim) para:
quem precisa de uma leitura rápida e fácil, com bastante diálogo e pouca coisa para entender;
quem quiser muito estar na cabeça de uma protagonista que sabe que está sendo lida e precisa o tempo todo quebrar a 4ª parede para fazer uma piadinha autodepreciativa ou um comentário "????" das ideias;
fãs de romance estilo rom-com da netflix (os que não são bons);
quem não se importa em ler personagens mal escritos e pouco desenvolvidos e só quer ler pegação, porém uma pegação adequada para -18, é claro.
...
até porque o arco da protagonista em busca de autoconhecimento e de ser vista como uma mulher adulta pela família e pela cidade não seria beneficiado de maneira alguma por uma cena de sexo levemente mais explícita em que ela finalmente se entende como a mulher que é e alcança a liberação sexual que ela mesma faz referência inúmeras vezes ao longo do livro como algo que ela gostaria de viver. (contém ironia).
Flavia_Lo 25/12/2023minha estante
Meu Deus, que título maravilhoso KKKKKKKKKK

ingrid1013 25/12/2023minha estante
KKKKKKKKKKKKKKKKK macetou o livro (com razão)
o meu maior problema com o livro foi que eu não consegui sentir que o casal realmente se gostava, o livro é horroroso mas eu leio qualquer coisa ruim se eu consegui ver q tem de fato o romance no livro e isso eu achei muito raso. O livro fala que eles tem sentimentos um pelo outro, mas esse sentimento vem de que?? pq não vi momentos em que eles realmente se conhecem para esse sentimento poder surgir

_julliemarrie 26/12/2023minha estante
Concordo, Ingrid. Você se pega pensando "pq eles se apaixonaram?".
O romance nesse livro foi "amor" à primeira vista e só se baseou em atração física mesmo...

Ariane 21/11/2023

Melação e clichêzasso!
Não sei porque fui cometer o erro de ler esse livro na sequência do primeiro, foi melação e clichê demais pra mim. Se eu tivesse dado um tempo entre um e outro, acho que teria gostado mais da história, mas o estilo da autora é "demais" pra ler dois livros de uma vez sabe? Amorzinho demais, clichê demais, fofura demais, até eu que sou romântica enjoei. Fora isso, sei que gostei demais dos personagens e amei a profundida e a evolução dos protagonistas!

Ana Silva 12/12/2023

Practive makes perfect
Esse foi o meu livro favorito da Sarah!
A história da Annie e do Will me encantou tanto. Ela querendo se casar e ter uma família e ele sem querer ter um relacionamento devido aos traumas da infância. E ele se torna seu professor pra praticar encontros. Mas é claro que ele não resistirá a doce Annie e ela não resistirá ao sexy e tatuado guarda costas .
Leiam e se apaixone por eles também ?

eva 16/07/2023

"This one is for the softies.
The tenderhearted sweeties.
The introverts who are afraid to shine." ?

Lucy 19/06/2023

Capa linda para um livro água de salsicha
Gostei dos dois livros que li da Sarah Adams, mas este foi muito ruim. Ele foi o completo oposto do que encontrei em minha última leitura (que tinha sido incrível).

Annie é uma mulher da minha idade, beirando os 30. Porém, loira, angelical e virginal. Quanto mais se lê sobre ela, mais parece que lemos sobre uma menininha entrando na adolescência. Ela não tem qualquer traço de personalidade além de vestir pijamas e calcinhas de banana (??), ter dificuldade em encontros e reclamar por ser tratada como uma criança. Sendo eu uma pessoa com ansiedade social, poderia acabar me identificando com o problema com encontros, mas não foi o caso. Toda a trama é dolorosamente rasa e mal escrita. Tudo gira em torno de estereótipos exagerados, infantis e redundantes. O casal fica obcecado pelo outro no primeiro capítulo (o que é ultra broxante) e não há uma justificativa realmente plausível para não estarem juntos, já que tudo soa como uma simples desculpinha esfarrapada. Assim como não há porquê estarem juntos, além da atração. Annie reclama o livro inteiro que é tratada como criança enquanto continua se comportando como uma até o fim. Ela é tão peculiar com seus overalls, sua personalidade sunshine, sua incapacidade de conversar com homens ou falar palavrões, sua ideia retrógrada de que o casamento vai resolver todos os seus problemas e seu vício secreto em romances com piratas ZZZZzzzz Will... É o gostoso tatuado. Para um cara mais velho, ele não se comporta de forma muito madura. Em um capítulo, ele vê que não gosta da ideia de desistir de Annie, para logo depois sumir por vários dias e evitá-la. Inclusive, ambos passam a se esconder um do outro (literalmente) ao invés de conversarem. Certeza que isso foi escrito por uma adulta?

A trama anda em círculos intermináveis com a profundeza de um pires. O casal não dialoga e vive em um "chove não molha". A cidade de desocupados me tirava do sério! Toda uma população surtando por um homem estar correndo sem camisa? E toda uma comunidade fazer uma assembleia para decidir se um casal deve ou não ficar junto? Vão se lascar! E qual o propósito do tal encontro com o novato da cidade, além de encher mais páginas e deixar tudo mais longo?

A capa linda me chamou muito a atenção, e essa autora vinha se mostrando uma escolha segura para um livro divertido e leve de se ler. Mas, no fim, acabou sendo muito decepcionante. Nada funcionou e nada me cativou. Acabei arrastando a leitura pela força do ódio. Uma pena.

LetAcia134 07/12/2023

Prática makes perfeict
O primeiro livro que li da autora,foi umas das leituras mais rápidas que já tive, eu já li outros dois livros da autora depois desse livro (os que eu achei em português, trás os outros livros da Sarah Adams ,intrínseca).
Autora usa referências dos filmes da Audrey Hepburn.é um livro bem clichê.

A protagonista é apaixonada por livros, calma, um pouco religiosa , é dona de uma floricultura e tá a procura de um noivo, alguém pra ter um romance como seus pais tiveram.

O protagonista ficou famoso pela sua aparência enquanto trabalhava como um segurança de famosos. Ele nunca teve um relacionamento por conta da relação complicada do seus pais que acabou se o traumatizado. Isso foi um ponto incomodou alguns leitores, mas sinceramente, eu acho que ele superou rápido até,porque se fosse na vida real ia acabar machucado a protagonista, não só ele, como a protagonista evoluem bastante juntos. Eles tem uma relação respeitosa um com outro.

Leiam!!

Whos.ana 23/11/2023

Practice Makes Perfect (When In Rome 2)
Quotes:

?Messages:
Will: The town still holding up while I've been away?
Annie: Everything is holding up. But the scenery is oddly a lot less hot.
Will: Annie Walker. Are you... Flirting with me??
Page 196

"She's cute. Like in that wholesome, blindingly happy sort of way-but she has so much grit under the surface that it makes her almost dangerous. She's kind and empathetic, and so damn passionate and exciting in a way I've never really known before... and she's way too good for me."
He laughs. "So you love her?"
"That's why I called you, Mr. Hannah.?
Page 268

?Just for tonight. And just for you. I?ll be your pirate, Annie?
Page: 324
thaybooks⤠05/01/2024minha estante
Mds, suas resenhas são muito perfeitas

Whos.ana 05/01/2024minha estante
obgggg?

luiza 25/03/2024

Annie e will
Eu nunca em toda a minha vida tinha lido um livro maia lindo do que esse.
eu estou totalmente apaixonada, rendida, fascinada e morrendo de amores por annie e will.

o romance deles é a coisa mais pura, mágica e sexy que eu já li.

eu não saberia falar sobre eles nem se quisesse, pq nada nesse mundo vai medir a emoção de ler (sentir) esse livro.

leiam e se apaixonem
Maria19169 01/04/2024minha estante
Eles são lindos

luiza 01/04/2024minha estante
muito, virei cadelinha

jucrduarte 11/03/2024

Ler livros de pessoas se apaixonado >>>
Começando a resenha pelo fato que fui ler esse livro sem saber que ele tinha um tipo de ligação com outro livro dessa autora, Amor em Roma! Eu amei demais rever os personagens, estou viciada em ler esses romances clichês. Recomendo demais esse livro pra quem quer algo leve e divertido de ler, você vai se apaixonar com esse casal que ama uma provocação! ?3

emillyy  12/04/2024

Phofo ?
Achei o willfred(willson) meio emocionado mas ok, é fofo igual amor em roma, bem Sarah Adams mesmo ? (mas eu poderia dar 5 estrelas só por essa capa incrível

marstermind 16/07/2023

Ruim ruim ruim ruim
Vendo as reviews eu estou certamente do outro lado do espectro, mas eu odiei esse livrokkkk nem vou me estender muito: não gostei de NENHUM personagem, tudo passava extremamente rápido, não tinha um porque pra esse livro existir.

a protagonista (annie) é uma chata, trinta anos nas costas e fica se fazendo de doce anjinho coitadinha, nunca demonstra nada ao contrário e depois fica ?ai porque ninguém me vê pelo que eu sou! odeio que me chamem de anjinho!? MEU BEM, VOCÊ SÓ MOSTRA ESSE LADO BOBO!!!!! NINGUÉM TEM BOLA DE CRISTAL NÃO!!!! a gata tem um livro onde anota palavrões que os outros falam e usa ?h e double hockey sticks? pra escrever hell?. se eu pudesse socar ela eu socava
o john (cara que ela saiu no começo do livro que fugiu dela porque ela era um TÉDIO) foi o único que me entendeu
e o will é o bad boy que é doce por dentro tem trauma familiar que só se resolveria com muita terapia mesmo mas ? chato chato chato

único ponto positivo pra mim foi que, como é um romance que se passa em cidade pequena, por horas parecia gilmore girls e eu gostava das pequenas referências (como o town meeting pra ver se a relação dos dois era boa ou ruim)

Fernanda Palhari 17/10/2023

Para deixar o coração quentinho
Que livro gostoso de ler! Os protagonistas são fortes e fofos ao mesmo tempo, gostei de acompanhar cada um deles reconhecendo suas várias facetas, entendendo melhor a si mesmos e construindo a vida que de fato querem. E foi ótimo estar de volta em Roma, ver as dinâmicas familiares melhorando e testemunhar momentos importantes do casal do livro anterior (When in Rome).

santos 19/09/2023

Fofos!!!!
Confesso que coloquei esse livro na lista porque amei a capa e vi muitos comentários positivos. Não tinha muitas expectativas, mas me surpreendeu muito, de uma forma positiva. É um livro pra sair de uma ressaca, passar o tempo, do jeito que só a Sarah Adams sabe escrever (leitura fluida demais), os personagens são muito fofos e curti bastante o desenvolvimento dos dois. Adorei a química dos dois e o epílogo foi muito bom hahahaha! ??

natinhabr 09/04/2024

Me consagrei fã da Sarah Adams
Que livro gostosinho! devorei em 1 dia e queria mais

o plot não é muito inovador, mas a autora trouxe originalidade e criatividade e combinou muito bem o humor com a trama

a personagem principal de começo me pareceu ser meio chatinha, meio "não sou como as outras garotas", mas a medida que ela vai se desenvolvendo a gente vai entendendo certos traumas e aspectos da personalidade dela e vai se apegando a ela

o moço é super engraçado desde o começo e supera o clichê do playboy misterioso tatuado e agressivo. me conectei com ele logo de cara

a relação deles é super bem desenvolvida, eles criam um vínculo de amizade muito gostosinho e a química romântica é perfeita

AMO como a Sarah escreve cenas carregadas de tensão e química sem precisar escrever nada explícito

o cenário e os personagens secundários da cidade acrescentam muito e passam muito a vibe de stars hollow de gilmore girls

eu adorei esse livro, recomendo muito!!

clara guimarães 10/05/2023

Eu amo a sarah adams!
Mais um livro dela e eu só posso dizer que: a sarah sabe exatamente pra quem ela está escrevendo. se vc procura um livro de romance fofo, sem muitas complicações e que te deixem sorrindo que nem uma boba, os livros dela são pra vc. eu adorei essa história e me senti representada muitas vezes pela annie. fiquei lendo rindo que nem uma besta com ela e com o will. adoraria um livro menor sobre as novas aventuras deles dois, como as viagens. foi só por isso que eu não dei 5 estrelas, queria ter mais um tempinho vendo a relação oficial deles crescendo??. termino esse livro com meu coração quentinho e com a esperança de que o amor ainda vai me encontrar, igual encontrou a annie. sarah adams se tornou minha escritora comfort???
e como ela mesmo disse: ?This one is for the softies.
The tenderhearted sweeties.
The introverts who are afraid to shine.?