Imogen, obviamente

Imogen, obviamente Becky Albertalli

Resenhas - Imogen, Obviously

Thaynara 09/03/2024

O que se passa na cabeça de uma gay
É simplesmente incrível como o livro aborda tantas paranóias que temos enquanto nos entendemos fora da cis-heteronormatividade. Dúvidas que perambulando minha cabeça até hoje, mesmo depois de assumida, e pensava só eu ter.

Eu poderia escrever linhas e mais linhas sobre como o romance é fofo e passa a sensação quentinha e confortável de manta nos dias frios. Ou como todos os personagens são divos ( Lili e Edith minhas rainhas) e como estão dispostos a serem a rede de apoio mais perfeita que existe? menos Gretchen, ela é uma vaca, não importa o quão problemática sua história foi, ainda é uma vaca por projetar tudo nos outros.
Mas o que eu quero enfatizar de vdd é a identificação que o livro traz. O acolhimento que senti enquanto lia. A validação que sempre quis não importava o quanto a parte racional do meu cérebro trabalhasse para anular essa necessidade.

Se vc é da comunidade e quer se sentir acolhido LEIA
Se vc é da comunidade e quer transmitir uma parcela do que vc sente e passa todo dia INDIQUE O LIVRO
Se vc apenas quer aprender um pouco sobre a comunidade em um ângulo diferente da militância popular LEIA O LIVRO E INDIQUE ALGUEM QUE FARÁ BOM PROVEITO COM A INFORMAÇÃO TBM

Juro que só fará bem. É leve, divertido e informativo, com uma boa dose de romance adolescente/jovem adulto.

Dilou 06/03/2024

Simples e rápido
O livro realmente pega a gente, tem uma escrita muito leve e bem simples, o que achei ótimo para um romance. A descoberta da imogen é realmente bem feita, acabei me vendo um pouco nela, em como esse processo é tão óbvio mas não notamos. De qualquer forma, é um livro muito bom, com um romance bem rápido, mas também bem escrito, sem nenhum drama muito relevante, o que é ótimo, já tem livros demais assim.

Sabrina 05/03/2024

Imogen do céu! Kkkkk
Esse livro é muito bom! Mas se você for uma pessoa ansiosa, saiba que vai ficar um pouco mais.

Imogen que sempre foi muito aliada da causa LGBT+ começa a se questionar ao visitar a Lili na faculdade. (Lili é maravilhosa e tem o bônus de ser brasileira).

A maneira como a Imogen vai desenvolvendo seu "crush" na Tessa, a gente vê a cabeça da coitada bagunçada e os questionamentos dela me deixou ansiosa em alguns momentos. Era sofrível em alguns momentos o tanto que ela questionava o que tava sentindo.

Gretchen sofreu coisas pesadas, e é triste por saber que coisas como aquelas acontece muito. Mas a maneira escrota que ela trata a Imogen em alguns momentos dá raiva. Mas a pior é na lanchonete. PÉSSIMA!!!!!

Os amigos da Lili são muito bons, a Edith é fofa com a irmã, e o que falar da Tessa?????? Terminei o livro apaixonada por ela. Perfeitinha!

Apaixonada! ??

mabsv 05/03/2024

Pathological People Pleaser
Entendi muito a Imogen querendo agradar todo mundo o tempo todo! As problemáticas desse livro são muito reais e acontecem mesmo. Me prendeu e li rapidinho, gostei.

jaxcques 05/03/2024

Imogen, é obviamente um livro incrível
Que livro gostoso de ler
o jeito como tratam sexualidade e suas descobertas é de uma maneira que eu gostei bastante
mostra que até quem é da comunidade, não está isento de cometer lgbtfobia
foi um livro que abriu meus olhos em várias questões e principalmente que podemos nós descobrir a hora que quisermos.
fala sobre ansiedade, a famosa síndrome de impostor e me fez chorar confesso
muito bom aaaah

Brenda.Santos. 03/03/2024

Descobrimento.
Eu amei o livro! Consegui sentir tudo o que a autora queria passar no processo de descobrimento da imogen como bissexual e acho que o fato da própria autora ter passado por esse processo tornou tudo mais real.

Eu também gostei muito do romance, não é o foco principal da história mas acho que a autora conseguiu intercalar muito bem com todo o resto da história e por isso não ficou negligenciado. É muito gostosinho de acompanhar as duas começando a se gostar e flertar uma com a outra. Fiquei muito feliz com o desfecho delas no final.

A amiga dela é insuportável mas acho que ela era necessária no livro pra mostrar como ainda existem muitas pessoas que invalidam o processo de se entender como lgbt de algumas pessoas. Não existe uma forma "certa" de fazer isso, não é algo linear e óbvio. Sabendo da história da autora e de como foi o processo dela pra se entender como bissexual e de como ela foi tão criticada por isso, entendo quem e o quê a Gretchen simboliza dentro da história.

No geral, é um ótimo livro! quem já passou pelo processo de aceitação, principalmente nos dias de hoje em que tudo é julgado sempre, vai se identificar demais.

tice 28/02/2024

MUITO BOM, ÓBVIO
Eu adorei esse livro, tava procurando tanto um romance leve dps de uma ressaca literária e esse foi perfeito.
Acho que é a primeira vez que eu me identifico tanto com uma personagem de um livro, a Imogen é um querida, todos os pensamentos dela já cruzaram na minha cabeça. Achei incrível. Apenas nós mulheres que pensamos demais entendem.
A Lili, é tão meu amor!!!! A amizade dela com a Imogen é a coisa mais linda. Acho que foi muito bem representada em todos os momentos delas, sempre uma estando ali pra outra e o fato da Lili conhecer a Imogen TÃO BEM, que sabe até quando ela tá pensando demais em tudo. Acho que elas são uma meta de amizade.
A irmã dela tbm muito fofa, a parceria das duas me deixou com o coração quentinho.
O núcleo de amigos da faculdade da Lili, gostei muito deles, por serem tão diferentes um do outro e engraçados kkkkkkkkk
TESSA: ela me deixou tão ???, como pode ser tão fofa, compreensiva, engraçada e igualzinha a immy! Combinam muito!!!!!! As trocas de mensagens entre elas me pegava muito, o jeito fofo de falar e ao mesmo tempo flertar sem parecer q era flerte >>>>>>>>>
Duas coisas que me irritaram no livro:
1) GRETCHEN. canalhaaaaaaaaaaa, nunca vi uma pessoa tão babaca. Tudo q eu lia dela parecia q tava vendo uma bolha do Twitter, nunca vi uma militante TÃO desnecessária. Graças a Deus a immy cansou das atitudes ridículas dela no final. Tóxica demais.
2) Achei que algumas partes estavam excessivas de demarcar dms sobre lgbtqia+, n sei se me entendem, mas quando lerem talvez tenham o mesmo pensamento (ou não).

ENFIM, gostei muito do livro, me agradou serem capítulos curtos, acho que o único adendo seria que, uns 2/3 capítulos pra acabar, achei que ficou muito rápido o final, mas não me incomodou.
E, queria mais um livro dela pra saber como vai ser a experiência na faculdade.

Mariana0402 13/03/2024minha estante
????????

Julia5684 28/02/2024

Uma palavra pra descrever esse livro: chato
a unica coisa no vocabulario da autora era lgbtqiap a cada hora q isso aparecia no livro era uma revirada de olho

llaurenfavaa 28/02/2024

Mt gostosinho de ler
Amei muito, por mais q no começo as várias citações ao tiktok e umas besteiras de gay me irritaram, ao decorrer do livro me acostumei e gostei bastante!

Biaaa 28/02/2024

Que livro bom
Eu nem tenho palavras para descrever como foi a experiência de ler esse livro.

Nesse livro a gente acompanha o ponto de vista da imogen, uma aliada das causas lgbts que tem uma melhor amiga bi é uma irmã lésbica. A imogen é uma pessoa um pouco mais reservada, que gosta de se moldar para ser os que as pessoas querem que ela seja.

Quando a imogen vai visitar sua melhor amiga Lili na sua futura casa (vulgo universidade de blackwell) e acaba conhecendo uma certa lésbica tomboy muito gata, ela começa a se questionar se ela é mesmo tão hétero quando os outros e ela mesma se rótula.

O fato da Gretchen ser uma insuportável, que invalida pessoas lgbts com bases nas vozes da cabeça dela, me irritou muito, pois já tive uma ?amiga? assim e era um porre, como se só quem passasse pelos mesmos sofrimentos e histórias de descoberta dela estivesse abito para ser lgbt de verdade, como se ter um rótulo bem definido e uma carteirinha lgbt fosse a única forma de ser lgbt do jeito certo (eu tenho um ódio mortal dela).

Enfim, eu amei o desenvolvimento da imogen e da Tessa, nunca surtei tanto com um casal de um livro antes. Recomendo muito esse livro, ele é perfeito e tem muitas discussões importantes.

thebruny 26/02/2024

Expectativa frustradíssima
Tava bem animada para esse livro quando vi o anúncio, porém é chatíssimo. Ao menos para mim, não consegui comprar o drama e a confusão da protagonista, não simpatizei com o drama e a dificuldade de alguém se entender quando o ambiente ao redor dela é tão gay friendly. Só foi me interessei mesmo pelo livro depois de 80% de leitura, o que não fez valer o tempo e o dinheiro que foi gasto.

jnkrai 25/02/2024

Não tenho palavras pra como esse livro é incrível. Sério, todo o processo de autodescoberta da Imogen é tão envolvente, em vários momentos eu queria chorar apenas por ler o quão angustiante pode ser você tentar entender quem você é quando todo mundo tá te dizendo o contrário do que sente. E o romance de pano de fundo consegue te prender ainda mais (quem não ama um bom clichê?). Enfim, sensacional demais, obviamente!