A Sala de Espera da Europa

A Sala de Espera da Europa Aimée de Jongh

Resenhas - A Sala de Espera da Europa

Cleyton.TristAo 23/12/2023

Surpreso
Uma triste realidade escondida e a mídia não relata. Livro que traz uma triste realidade de um campo de refugiados na Grécia. Recomendo a todos a conhecer essa realidade escondida.

Lis 22/12/2023

A sala de espera
Apesar de breve o quadrinho é capaz de transmitir a gravidade da situação e é uma ferramenta essencial como material jornalístico em um ambiente em que câmeras não são permitidas.
É de fato chocante ver a realidade daquelas pessoas que após enfrentar o inferno atravessando o mar ainda tem de lidar com o frio, a fome, a falta de suprimentos, além da insegurança de não saber o que o futuro reserva para eles. As pessoas na sala de espera da Europa estão abandonadas, retirada da visão dos habitantes, escondidas para serem julgadas como criminosas, e assim tendo o seu destino definido por outros.

Jon 17/12/2023

Comovente e impactante.
Um relato carregado de emoção e tristeza sobre a realidade das verdadeiras vítimas não só da guerra mas de nosso modo estúpido de acumular riqueza e de brigar por ela. Refugiados são na verdade a parte da humanidade que paga o preço integral para manter os demais confortáveis. Um belíssimo trabalho.

Albino 15/12/2023

Tocante
Um curto, triste, sensível, recorte do Mar Mediterrâneo sobre a imigração na ilha de Lesbos e onde ficam retidos nos campos de refugiados (em sua "liberadade"). A autora/desenhista que serviu como voluntária.
Sua expressão nos traços é a representação mais que intima, já que não ser era possível entrar nos campos de refúgiados com equipamentos fotográficos e eletrônicos. Essa HQ entra em uma das mais sensíves sobre a temática e da vida real que nos assosla, e que muitas vezes nos são invisíveis pelos mais diversos motivos midiáticos.

mpettrus 13/12/2023

O Mar Mediterrâneo é Um Cemitério de Refugiados
Aimée de Jongh é uma quadrinista e ilustradora holandesa que viajou até a ilha grega de Lesbos para fazer uma reportagem sobre a situação de vida dos refugiados que vivem nesse campo de refugiados. Sem a possibilidade de usar câmeras fotográficas ou filmadoras, a cartunista usou papel e lápis para registrar tudo o que vivenciou por lá.

? O drama de refugiados na Europa tornou-se uma realidade incontornável e premente a partir dos primeiros meses do ano de 2015. Uma sucessão de acontecimentos transportou para o quotidiano europeu a contingência das vidas de milhares de pessoas em fuga, por terra e por mar, em busca de refúgio.

Todas fugindo da guerra e da violência nos países de origem, da prepotência dos seus governantes, bem como da fome e da miséria.

?Esta realidade, pela espessura humana que comporta, passou a ser designada por ?crise dos refugiados?, mas rapidamente se revelou uma crise das instituições europeias, designadamente quanto à sua incapacidade e incoerência para resolverem, política e humanitariamente, a situação.

? De 2015 em diante, lembrando que o mundo enfrentou uma pandemia em 2020, a situação econômica de muitos países piorou, acarretando um número cada vez maior de pessoas chegando pelo mar nas costas de países como Grécia, Portugal, França, Espanha e Itália.

? Os refugiados que saem de países em conflito como Iêmem e Líbia chegam pela Grécia, que possuem alguns campos (o nome do campo de refugiados retratado na hq é ?Kara Tep?) onde os imigrantes são obrigados a esperar uma autorização para que possa de fato entrar na Europa. Por isso, a Grécia ficou conhecida a partir de então como ?a sala de espera da Europa?.

? Essa Hq foi como uma forte bofetada na minha cara pois, me dei conta de que não pensava sobre esse assunto tanto quanto eu deveria. Algo muito positivo que essa hq fez na minha vida foi me incentivar a ler mais sobre o assunto.

A entender quem são esses refugiados, o porquê dessa crise, como se dão as fugas, as travessias naquele Mar Mediterrâneo que é como um verdadeiro cemitério de refugiados, as autorizações, que podem vir ou não a ser concedidas.

? A sala de espera da Europa é na realidade o último vislumbre do ser humano refugiado, quase um apátrida na terra, de usufruir da sua existência dignamente em outro inferno travestido de paraíso.

? Eu gostei muito dos breves momentos dessa HQ usados para resumir os sentimentos dos refugiados em um campo de contenção na ilha grega de Lesbos. É uma hq curta, mas que consegue captar a essência do que os refugiados estão vivendo.

Alguns diálogos são bem fortes e nos fazem refletir. Considero essa hq como um verdadeiro relatório visual retratando o quotidiano dessas pessoas, o meio ambiente no qual estão inseridas, nos dando uma ideia minimamente aproximada das suas reais condições de vida.

? Aimée retrata em seus quadrinhos as pessoas, suas casas, seus banheiros e cafés, os contêineres, as regras que lá existem para que haja uma boa convivência entre tantas diferenças.

A quadrinista foi tão mestra na sua arte, que tive a sensação, enquanto lia a hq, de estar eu mesmo caminhando por esse campo e vendo com os meus próprios olhos as dificuldades que os refugiados passam todos os dias.

? Aimée nos entregou uma obra-prima da hq moderna. Em uma narrativa sensível, por vezes, profundamente triste, nos envolve sobre uma questão atualíssima com material riquíssimo, repletos de informações nos revelando a realidade crua de homens e mulheres, crianças e idosos, amplamente ignorados pela grande mídia, pela própria Europa e pelo restante do mundo.

?????????
CPF1964 13/12/2023minha estante
Que resenha MARAVILHOSA !! ????

@tigloko 13/12/2023minha estante
Excelente resenha ?, fiquei bastante curioso para conferir essa história

mpettrus 13/12/2023minha estante
Obrigado pelo Feedback, Cassius!!!

Gratidão ??????

mpettrus 13/12/2023minha estante
Obrigado pelo Feedback, Tiago ???

Está barato no Amazon e disponível gratuito em e-book.

Eu super incentivo a leitura dessa hq. É breve, super curta porém, de uma preciosidade de informações valiosíssimas sobre uma questão atualíssima dos nossos tempos.

Regis 14/12/2023minha estante
Não conhecia essa HQ, mpettrus. Obrigada por apresentá-la com essa maravilhosa resenha. Parabéns! ???

mpettrus 14/12/2023minha estante
Óh, obrigado pelo Feedback, Régis!!!

????

Super recomendo a leitura dessa hq, Poder. É triste e cruel, mas é muito real ??

CPF1964 14/12/2023minha estante
Mpettrus, Regis e Fábio... As melhores resenhas do Skoob......????

Giovani 11/12/2023

Mesmo curta, a reportagem em quadrinho é extremamente eficaz em mostrar um pouco a situação de refugiados, as moradas temporárias e o estado mental dessas pessoas. É difícil ler algo assim e não ficar reflexivo.

Lillian 08/12/2023

Um tema importantíssimo, mas fiquei com sede de quero mais. É curtinho, você consegue ler em 1h ou menos, vale a pena pra ficar por dentro de um assunto que é pouquíssimo comentado.

Lis 08/12/2023

É uma leitura curta mas muito pesada ao mesmo momento. Eu senti a cada segundo a cada quadro a dor dessas pessoas que ainda estão sofrendo com essa situação.

lauravpalermo 07/12/2023

Livro muito bom, estava na minha biblioteca kindle há um tempo e só agora tive a oportunidade de ler. muito triste pensar em como os migrantes em situação de refúgio vivem, em como são vistos pela parte da sociedade que não se importa com Direitos Humanos. mesmo que seja um livro relativamente antigo, sei que essa ainda é a realidade em muitos lugares e gostei tb que possui uma atualização, ótimo retrato e bem atual.

Karol507 07/12/2023

- um livro muito humano.
Esse livro pega toda a brutalidade humana é a coloca em uma HQ inspirada em acontecimentos reais, que prejudicaram pessoas, as deixando-as com medos, traumas, injustiças e também nos fazem ver uma tamanha crueldade.

Uma HQ que retrata a sociedade humana de uma forma indescritível e chocante para quem estiver lendo, mas não deixa de ser muito humana.

Foi uma experiência muito diferente, ler sabendo a história desta época.

Com apenas um lápis e um caderno a quadrinista, não apenas nos entregou uma história real, mais também tocante e que pode ser muito cruel.

A obra em si é linda, mas cruel com uma pitada de humanismo e sensibilidade.

Recomendo se você gosta de obras assim.

Carolina do Norte 05/12/2023

10/10
História muito importante e comovente, os gráficos são lindos e traz uma consciência do mundo ao nosso redor.

stephsviana 01/12/2023

Conheça a "sala de espera" da Europa
Livro curtinho mas que desperta inúmeros sentimentos em poucas páginas: revolta, tristeza, empatia, surpresa... Nem dá para nomear tudo rs

Aimée de Jongh é uma quadrinista que junto de outros profissionais realizou uma expedição para Kara Tepe, um acampamento que fica na divisa entre Grécia e Turquia e recebe diariamente MILHARES de refugiados que tentam sair de seus países e enxergam na Grécia uma porta de entrada para a Europa.

Mas até chegarem aí precisam atravessar mares impiedosos e condições precárias nos acampamentos, famílias inteiras morando em contêineres, comida racionada... E muitas vezes têm sua entrada negada, após meses ou anos de espera.

O que torna esse livro interessante é que no acampamento são proibidos celulares, câmeras e gravadores, e por isso a quadrinista utiliza de todas as suas habilidades para registrar tudo em desenhos.

Recomendo a leitura para dar aquele "choque de realidade" e, claro, para quem curte um formato diferenciado de narrativa ??

Priscyla.Silva 29/11/2023

Necessário
Uma HQ (ou um relato/documentário) super necessária onde mostra a realidade de refugiados na ilha de Lesbos. Fiquei com o coração apertado lendo mesmo que a autora não tenha se aprofudando na história.

ClaudiaRWagner 15/11/2023

A sala de espera da Europa
Difícil descrever, dói. Se não está bem, não leia. Super curto e preciso. Desesperador não saber o que fazer
Becca_Martins 15/11/2023minha estante
Queria ler mas tenho medo de nunca me recuperar do baque