A Sala de Espera da Europa Aimée de Jongh

Resenhas - A Sala de Espera da Europa

carol_lp 02/11/2023

A Sala de Espera da Europa
Muito impactante e emocionante. São poucas páginas, mas elas mexem muito com você. Os quadrinhos são super bem desenhados e são muito expressivos, você consegue ser transportado para o campo. Um livro necessário e muito bom!

David_Salustiano 31/10/2023

A sala de espera da europa
Esse é um gênero que não conhecia, um texto jornalístico e documental em formato de quadrinhos. Fiquei fascinado com a ideia e querendo consumir outras obras como essa.

A quadrinista Aimée de Jongh descobriu que em um campo de refugiados em Lesbos, os jornalistas não podiam entrar com câmeras somente com blocos de anotações. Então ela decidiu fazer isso, dando origem ao quadrinho-reportagem.

É uma realidade e que só tem piorado em várias regiões do mundo. O trabalho dela e de muitos outros, é de extrema importância para que não sejam esquecidos os erros da humanidade.

Recomendo muito a leitura, até porquê é um livro bem curto e com ilustrações muito bonitas, além de existir o ebook gratuito.

Eloheinuh 30/10/2023

Necessário
Todo e qualquer livro sobre campos de refugiados e imigrantes, pra mim, são considerados extremamente necessários.

O choque de realidade, o tapa na cara q levamos quando lemos tudo isso...mas principalmente quando se é HQ, com representações gráficas da realidade, nossa...pega demais

San 27/10/2023

Triste realidade
A leitura fluiu.
A autora conseguiu retratar em quadrinhos a triste realidade de um campo de refugiados.

Rolain.y 26/10/2023

Emocionante.
É tocante e sensível. Excelente quadrinho documentário sobre um campo de refugiados e seus funcionamentos. Realidade dolorosa.

Lucas Muzel 25/10/2023

Tipo de aperitivo jornalístico
História bem curta, e isso já é compreensível, dado que foram poucos dias passados no acampamento. A situação dos refugiados, mesmo em 2017, já indicava o beco sem saída em que a Europa está localizada até hoje. Tudo se trata sobre incentivos de cada governo e os consequentes resultados, tanto previstos quanto inesperados.

Mari Accioly 22/10/2023

A Sala de Espera da Europa
A HQ retrata o drama vivido por muitos refugiados que esperam o aval de países europeus para a entrada no território. Durante essa espera, alguns vivem em comunidades organizadas para refugiados, pois não têm para onde ir. A obra aborda os efeitos desse cenário completos no psicológico desses refugiados de maneira objetiva, mas também com muita sensibilidade. A leitura é rápida, vale muito a pena. Entender o mundo que nos cerca, sobretudo em questões tão humanitárias, nos torna menos ignorantes. Boa leitura

@jana450 19/10/2023

Ótimo artigo
Não traz quentinho para o coração, mas sim indignação com a situação tão sofrida e triste, chega a ser desesperadora

Lima2004 17/10/2023

Realista
Um livro fantástico e extremamente triste mostrando a realidade que muitos de nós não sabemos sobre nosso mundo e as situações que alguns pessoas passam.

Guinna 16/10/2023

A Sala de Espera da Europa é um artigo em quadrinhos da autora holandesa Aimée de Jongh, que conta em breves páginas como funciona um campo de refugiados na ilha grega de Lesbos, com uma narrativa tocante e sensível.

Joelson Santos 11/10/2023

Um documentário em forma de quadrinho, ou seria o contrário?
Esse foi meu primeiro contato com a obra da Aimée de Jongh, e que baita surpresa. Iniciei a leitura sem saber do que se tratava a obra, ou seja sem nenhuma expectativa e isso me rendeu uma grata surpresa. A autora conseguiu em poucas páginas narrar em um formato documental interessantíssimo a vida dos refugiados que chegavam a Europa, mais especificamente os que viviam no acampamento de Kara Tepe, na Ilha de Lesbos.
Em alguns momentos há um sentimento de que as histórias poderiam ter sido mais aprofundadas mas vejo que não havia a intenção, a autora queria uma história breve, um relato introdutório que conseguisse atenção, assim o fez. Ainda mais é preciso se falar das belas ilustrações da autora, me deixou curioso pela suas demais obras.

Lice 09/10/2023

A leitura é rápida, mas impacta de uma forma muito forte, ja que para muitos, é uma realidade totalmente oposta.
Confesso que estou com o coração apertado, pois como não é uma situação que eu pesquise, veja ou consuma, me dar conta do cenário desesperador que outras pessoas vivem, é surreal, horrível e desesperador.
Espero que num futuro não tão distante, as pessoas evoluam, e ao inves de procurar fazer o mal, elas se dediquem a fazer o bem?.

Gabriel Dummer 07/10/2023

Um lugar...
Conhecer essa história é perceber um mundo injusto em seus modelos políticos, onde as pessoas parecem não ter um lugar para viver. Os lugares que elas encontram são precários, repletos de medo, incertezas e cercas. E saber que, inclusive, crianças se encontram nessas situações, inunda nosso coração de tristeza. Existe uma dor na alma da humanidade, uma dor que realça um egoísmo pátrio insano. A sala de espera do planeta está cheia, e as portas estão fechadas. Onde estão as janelas de esperança para iluminar esse sombrio cenário humano?
Uma HQ essencial, com uma arte incrível e emocionante.

Alline 06/10/2023

Não adianta fechar os olhos
A autora traz, através de imagens e reflexões, a situação das pessoas refugiadas em Lesbos, na Grécia, suas dificuldades, desafios e recortes de suas histórias, de maneira sensível e bem pontual.
Considero um bom material complementar para trabalhar o tema em sala de aula com crianças e jovens, já que gênero prende mais a atenção e pode desencadear boas rodas de conversa.