A Sala de Espera da Europa

A Sala de Espera da Europa Aimée de Jongh

Resenhas - A Sala de Espera da Europa

Biafort.Meireles 02/06/2023

Situação de refugiados em Lesbos
É uma HQ, porque não se tira fotos nesse alojamento. Fiquei chocada com o estado emocional das crianças, das poucas coisas que as pessoas tem e como não se tem nada para fazer. Não é liberdade. Não é felicidade. Tão contrastante com a beleza do seu entorno?

kaarine 07/04/2023

Lindo e informativo
é uma hq pequena que conta uma breve história sobre os refugiados do Kara tepe, está disponível no Kindle de graça, pois é um projeto da Conrad que chama projeto para todos, que disponibiliza hq, quadrinhos pra todo mundo poder ler, achei tudo
kaarine 07/04/2023minha estante
gente e é lindo os desenhos, a história é triste ??

Cesar Garcia 08/06/2023

Impactante
Uma história curta mas muito impactante sobre a situação dos refugiados nas ilhas gregas.
Mostra um pouco da situação de pessoas que ficam sem lar e sem reconhecimento, aguardando uma oportunidade de recomeçar a vida.

Gessyka.Loyola 07/02/2023

Sensível ?
É um quadrinho bem curtinho mas muito emocionante.
Fiquei com uma sensação de nó na garganta em certos momentos.
A gente ouve a palavra refugiados só que muitas vezes não temos dimensão do que realmente isso significa.

Lucas Muzel 25/10/2023

Tipo de aperitivo jornalístico
História bem curta, e isso já é compreensível, dado que foram poucos dias passados no acampamento. A situação dos refugiados, mesmo em 2017, já indicava o beco sem saída em que a Europa está localizada até hoje. Tudo se trata sobre incentivos de cada governo e os consequentes resultados, tanto previstos quanto inesperados.

Oscaraujo 21/04/2023

Por mais que seja um HQ super pequeno, esperei mais sensibilidade na forma como a história seria contada. Não me trouxe nenhum sentimento tão significante, infelizmente. (Mas é fofinho, apesar do tema)

Rolain.y 26/10/2023

Emocionante.
É tocante e sensível. Excelente quadrinho documentário sobre um campo de refugiados e seus funcionamentos. Realidade dolorosa.

Arlindo.Ramos 20/09/2023

A Sala de Espera da Europa
Este também está sendo o ano de leituras de HQs, leitura que normalmente não faço. Mais essa história muito me emocionou. Recomendo.

Rayfobic 28/06/2023

Refugiados
Não vou mentir, quase chorei lendo.
A situação dos refugiados em todo o mundo é bem precária, a gente pode ver isso na fronteira entre EUA e do México, onde agentes estadunidenses tiram os filhos, de refugiados, de suas mães.
Eu não sabia que a Grécia era um dos países que ajudavam refugiados. Mas como todos lugares de refugiados tem muitos problemas.

Tathi (@Doidosporserieselivros) 12/04/2023

Olá queridos amigos leitores! Vocês costumam ler HQS? Esse ano estou fortemente influenciada pelo @hqspages e tenho lido mais quadrinhos e confesso que estou amando!

Hoje venho falar para vocês de A Sala de Espera Da Europa de @aimeedejongh publicado pela @conrad_editora que conta a experiência da própria quadrinista que em 2017 viajou para um centro de refugiados em Lesbos, e construiu essa obra de arte tocante que nos conta como são as condições em que vivem as pessoas por lá.

Aimee nos conta com suas ilustrações sobre as condições psicológicas de adultos e crianças, os altos índices de suicídio e como os refugiados ficam até 1 ano e 6 meses ou mais esperando por uma resposta para poder entrar nos outros países da Europa.
O quadrinho também mostra que existem outros lugares semelhantes em situações ainda piores que nem um ser humano deveria passar.

A autora também nos fala dos motivos políticos, religiosos e até de sexualidade que fazem essas pessoas saírem de seus países temendo suas vidas, e temendo pelos parentes, muitas vezes perdendo filhos e entes queridos na fuga.

A Sala de Espera da Europa é uma leitura triste e emocionante, principalmente para nós que vivemos em um país pobre porém livre, que não cerceia nossos desejos nem proíbe nossas formas de adorar a Deus.

A HQ está gratuita em formato digital, mas afirmo com toda certeza que é uma obra pra se ter na estante.

Inácio 22/01/2024

Uma obra extramente necessária
Pra mim essa obra mostra a importância da arte no jornalismo, somente os relatos falados e escritos não têm o mesmo impacto dos quadrinhos, mostra a realidade dos refugiados, mostra a árdua realidade desse grupo, mesmo sendo melhor do que está no próprio país.

Carla.Ligia 19/08/2023

Uma reportagem diferente
Quando peguei esse quadrinho não sei o que estava esperando. Claramente não esperava a sutileza de vários comentários da autora, nem que os desenhos escondessem tanta dor sobre seu colorido.
É um relato de 2017 e muita coisa mudou, especialmente após a pandemia, mas vale a pena ler para se perceber como, muitas vezes, esses campos de refugiados parecem mais com campos de concentração.
Recomendo

Estela Fernandes 06/09/2023

Uma hq sensível e realista.
Peguei essa hq em janeiro e o conhecimento que tinha sobre ela era apenas o que se fala no título. É bem rapidinha, acho até que eu deveria ter prestado mais atenção em tudo.. depois de ter lido no Kindle fui dar uma olhadinha pelo celular para ver as ilustrações e são belíssimas.
É uma hq simples (se tratando de história) mas mostra como é a vida dos refugiados na ilha de Lesbos que estão aguardando sua aprovação para ir à Europa? de fato a autora não se aprofundou nos assuntos, apenas relatou o que viu, mas para quem se interessa por assuntos assim é bem interessante pesquisar a fundo.

Beatriz0804 07/06/2023

!!
Por mais que seja um livro rápido, ele abre os nossos olhos para um acontecimento real. Sabemos que a vida dos refugiados são difíceis mas esse livro mostra que nós podemos ajudar eles, não importa como.

Giovani 11/12/2023

Mesmo curta, a reportagem em quadrinho é extremamente eficaz em mostrar um pouco a situação de refugiados, as moradas temporárias e o estado mental dessas pessoas. É difícil ler algo assim e não ficar reflexivo.