A Sala de Espera da Europa

A Sala de Espera da Europa Aimée de Jongh

Resenhas - A Sala de Espera da Europa

Carla.Ligia 19/08/2023

Uma reportagem diferente
Quando peguei esse quadrinho não sei o que estava esperando. Claramente não esperava a sutileza de vários comentários da autora, nem que os desenhos escondessem tanta dor sobre seu colorido.
É um relato de 2017 e muita coisa mudou, especialmente após a pandemia, mas vale a pena ler para se perceber como, muitas vezes, esses campos de refugiados parecem mais com campos de concentração.
Recomendo

Geovanna382 28/06/2023

Necessário
?? A mensagem desse quadrinho, tão curto mas com um potencial informativo tão grande, precisa ser conhecida. A autora holandesa, Aimée Jongh, é ilustradora ativista que em visita a um abrigo para refugiados chamado Kara Tepe faz uma reportagem em quadrinhos por não ser permitido o uso de câmeras. Isso, inclusive, me lembra aquela frase da Malala ?Uma criança, um professor, um livro, uma caneta podem mudar o mundo.?, evidenciando, nesse sentido, que a memória e o registro manuscrito-visual são ferramentas poderosas na representação da realidade de um povo.

?? E outra coisa bonita também é que esse livro faz parte de uma coleção do projeto "Quadrinhos para todos" que oferta essa experiência literária por um preço mais acessível, promovendo a leitura para todos os públicos de qualquer nível social. Isso me motiva muito a ler e a acreditar na humanidade!! ???

?? SPOILER

Não influencia na sua perspectiva da narrativa, mas uma coisa interessante que me pegou de surpresa ao final foi saber que esse abrigo (Kara Tepe) acabou sendo dissipado e já não existe mais. O livro comenta que existia um outro abrigo mas que as condições eram péssimas, extremamente desumanas, e esse surgiu para acolher de uma forma melhor os refugiados. Muito triste ?

Elvis 06/02/2023

Emocionante
Nesse quadrinho breve mas extremamente sensível, nos dá um pequeno panoramas das diversas famílias que necessitam e buscam uma vida melhor, até mesmo arriscando a própria vida na imigração.

Marco 12/01/2023

um retrato singelo e um olhar caloroso sobre uma realidade velada
Há muito tempo n conhecia uma artista com um talento como Aimee de Jongh. Sua arte delicada e econômica consegue transmitir muito com pouco. Nesse relato onde ela visita uma ilha de refugiados, ela consegue transportar o leitor de uma forma única. Sem levantar bandeiras ou fazer panfletagem desnecessária, a leitora nos mostra uma realidade nua e crua de pessoas q esperam o melhor pra eles e vivem cada dia de uma vez sem nunca desanimar.
Os contrapontos que ela faz, a passagem de um quadro para o outro, as entrelinhas e algumas viradas de página são tocantes e geniais, só lendo para saber. 40 páginas que podem ser lidas rapidamente e que tocarão seu coração de uma forma bastante profunda.
A arte é um charme à parte, n tem oq falar: basta olhar e saber q é digno dos maiores elogios.
O final é simples e belíssimo, um fechamento perfeito para oq tinha sido construído até então
Super recomendo a todos que querem uma boa história, seja para refletir, matar tempo ou, quem sabe, garantir uma nova leitura favorita em seus corações.

Leticia.Paula 01/07/2023

Interessante
Leitura super curta e válida, nem objetiva sobre como funciona as imigrações. Acho que todos deveriam realizar a leitura!

Bielgbj 20/02/2023

Só tem a sala de espera
O que acontece quando tu sai do teu país de origem, fugindo de uma guerra e se encontra perdido no mar e quando sai, parece que ficou dentro de uma sala, a espera de ser livre novamente...
Me doi o coração ler esse tipo de historia, e me faz acreditar que quero ve a mudança no ser humano...
Sera que conseguiriamos passar por isso? E ter forças para lutar como fizeram?...
Termino esse livro com lagrimas nos olhos.

Mari 05/04/2023

Espera
É uma história em quadrinhos, um resumo rápido. Mas a história fica o sofrimento É real.
Como o título mesmo diz, as pessoas no acampamento estão na espera de continuar a própria vida

Gaby 11/07/2023

História real
Aimée visita Lesbos, na Grécia, onde refugiados aguardam sobre seu futuro na Europa.
Com recursos mínimos e precários, se apegam a esperança de voltar a viver suas vidas com dignidade, enquanto esperam cheios de esperança.

SpaceCowboy142 26/02/2023

História curtinha, mas extremamente tocante e necessária sobre a situação dos refugiados na Europa, todo mundo devia ler.

Julia_ 25/02/2023

Todos deveriam ler!
A história é super curta, tem 25 páginas, as quais você lê rapidamente. O livro deveria ser lido por todos aqueles que não conhecem a situação dos refugiados na Europa, uma ótima forma de despertar para as dificuldades enfrentadas por esses grupos.

stephsviana 01/12/2023

Conheça a "sala de espera" da Europa
Livro curtinho mas que desperta inúmeros sentimentos em poucas páginas: revolta, tristeza, empatia, surpresa... Nem dá para nomear tudo rs

Aimée de Jongh é uma quadrinista que junto de outros profissionais realizou uma expedição para Kara Tepe, um acampamento que fica na divisa entre Grécia e Turquia e recebe diariamente MILHARES de refugiados que tentam sair de seus países e enxergam na Grécia uma porta de entrada para a Europa.

Mas até chegarem aí precisam atravessar mares impiedosos e condições precárias nos acampamentos, famílias inteiras morando em contêineres, comida racionada... E muitas vezes têm sua entrada negada, após meses ou anos de espera.

O que torna esse livro interessante é que no acampamento são proibidos celulares, câmeras e gravadores, e por isso a quadrinista utiliza de todas as suas habilidades para registrar tudo em desenhos.

Recomendo a leitura para dar aquele "choque de realidade" e, claro, para quem curte um formato diferenciado de narrativa ??

Bruna 24/02/2023

Pensei se colocaria essa hq nos meus lidos de 2023, por ser muito curta, mas o tema dela é extremamente importante. Ouvi/li poucas vezes falando sobre o local que os refugiados ficam quando chegam na Grécia, e vale a pena gastar alguns minutos para entender um pouco.

Obs: ela está de graça na loja da Amazon.

Geo 19/01/2023

Quadrinho muito sensível sobre a situação dos refugiados que buscam entrar na Europa. História leve, mas bem séria, além do traço ser maravilhoso. Conrad está de parabéns

Gih 23/02/2023

A eterna espera e suas condições
Normalmente as pessoas ouvem falar dos refugiados sempre de uma perspectiva de "os outros". Ler esse quadrinho, ver a realidade dessas pessoas e a angústia pela qual elas passam, vivendo até um ano sem saber se vão poder ficar no país para o qual querem ir ou se vão ser deportadas para o lugar de onde fugiram, foi de extrema importância pra mim.

Para todos que desejam poder ver pelo menos um pouco mais a realidade dos refugiados e as condições nas quais eles vivem, é com certeza uma leitura interessante.

Daiana 20/02/2023

Curto
Bem curto
Fala da dificuldade das vidas dos refugiados.
Sobre como não sao bem vindos nos países.
E como muitas das vezes fazemos só um mínimo por essas pessoas .