O Desafio dos Semideuses

O Desafio dos Semideuses Aiden Thomas

Resenhas - O desafio dos semideuses

Sasori 22/03/2024

Começando pelos pontos positivos: não há como negar que é um universo muito criativo e bem construído fugindo dos padrões. A repetitividade Lgbt é incrível e é uma história com muito potencial. Entretanto, eu acho que todos os personagens(exceto Aurélio, Teo e Xio) foram mal trabalhados e extremamente desperdiçados. Auristela, Ocelo e Niya são personagens bem estereotipados e rasos. Atzi, Xochi, Marino e Dezi são praticamente figurantes com algumas falas a mais, o que é uma pena, já que têm muito potencial a ser explorado no próximo livro. Também acho que há algumas cenas que não tem finalidade alguma e poderiam ser retiradas ou substituídas por outras que poderiam agregar mais. O plot Twist no final é muito bom, só faltou um pouco de aprimoramento para ficar perfeito. Apesar dos muitos defeitos, planejo ler a continuação.

Aster_Velez 03/07/2023

Deuses, semideuses e cultura LGBT+ = fantasia caótica e mara
Aiden Thomas é ume dos meus autores preferides, ler ?Os garotos do cemitério? foi um dos motivos que me fez conhecer melhor a mim mesmo, então automaticamente ele já se tornou um dos meus Confort writer (assim como e Carsey Mcquiston e a C.S Pacat)
Então ler O desafio dos semideuses reacendeu a chama da nostalgia assim como acendeu uma chama nova de fascínio.
A escrita é ótima, fluida e imersiva, chegando ao ponto em que muitas vezes eu me via dentro da história me perdendo entre os limites do real e do imaginário. Eu me apaixonei pelos personagens que são bem explorados (e espero que não próximos livros muitos deles tenham um maior destaque na trama). A construção de mundo é fantástica, além que toda a inclusão que tem com a comunidade LGBT+ é um conforto muito grande para mim.
Eu me apaixonei pelo Theo assim como tinha me apaixonado pelo Yadriel, e espero que quem quer que leia esse livro também sinta o mesmo. Por isso para aqueles que gostam de uma fantasia um pouco distopia, intrigas, roubo de doces de madrugada e representatividade LGBT+ eu recomendo esse livro.

lana!¡ 03/01/2024

Ouros. Jades. Obdisiana.
Meu primeiro livro lido de 2024 e estou muito feliz por ter escolhido certo, nada melhor do que começar a jornada de leitura do ano que um infantojuvenil saboroso de Aiden Thomas. Amei a história e sim é de fato a junção de como seria bater no liquidificador Jogos Vorazes e Percy Jackson e O Desafio Dos Semideuses é o resultado perfeito, o livro tem MUITA representatividade aliás acho que foi o que eu li na vida que mais teve, por isso é importante ver que tantos autores queer's estão tendo espaço para criar histórias e isso é muito bom. Por exemplo, o protagonista é o Teo, um homem trans mas essa não é a tecla principal, nem de longe na verdade e eu também gostei disso, é tudo uma abordagem natural sem precisar de espetáculo. Amei conhecer esses personagens principalmente a Niya que foi muito diva, eu não sabia que teria mais livros, só soube literalmente no final quando acabou daquele jeito e apareceu os agradecimentos, confesso que eu não estava esperando aquilo... me surpreendeu de verdade tanto que tive que voltar e ler três vezes para entender se o que eu estava lendo estava acontecendo de verdade, eu achei um plot twist foda, talvez outras pessoas já desconfiem antes mas eu fui totalmente na fé e quebrei a cara, ahh bom demais.
With love, ivy 05/01/2024minha estante
Esse livro é muito perfeito eu amo d++ ??

lana!¡ 05/01/2024minha estante
sim ?? ansiosa pela continuação

suziey 22/04/2024

O Desafio dos Semideuses
Eu li O Desafio dos Semideuses justamente pela promessa de ser um livro com um toque de Percy Jackson ? uma saga que sou simplesmente apaixonada ?  e Jogos Vorazes, e eu até acho que conseguiu cumprir o que foi prometido, mas não se engane achando que ele vai ser um livro super dramático com membros sendo perfurados e tudo mais. Esse livro tem uma escrita e uma história bastante juvenil que pode não agradar muita gente, principalmente jovens adultos. Entretanto, isso não foi empecilho para que eu continuasse lendo, eu achei o universo super criativo e gostei de como ele foi criado e organizado. A leitura foi bastante divertida e nem um pouco monótona.

Todo o enredo do livro é bastante promissor, mas Aiden Thomas pecou muito na construção dos personagens, e isso acabou tornando a leitura um tanto.. previsível.

Muitos personagens são extremamente estereotipados e rasos. O principal exemplo que eu posso citar é a Niya. Ela é tão estereotipada, mas tão estereotipada que ela acaba ficando muito chata em determinados momentos. Ela é aquela típica garota extremamente alegre e feliz que parece um filhote de cachorrinho e é super sem filtro e tudo mais. Essa é a única personalidade da garota. (Além de ser super forte)

Outros personagens como Ocelo, Xio e Auristela também são super rasos e mal trabalhados. Auristela e Ocelo eu até entendo já que não eram os protagonistas, mas poderia ter uma construção melhor. Mas eu acredito que talvez eles sejam mais bem desenvolvidos no próximo livro.

Apesar disso ter me frustrado bastante enquanto eu estava lendo, eu gostei da diversidade que Aiden inseriu no livro. Principalmente o protagonismo trans, já que não é algo tão comum nos livros como a representatividade LGB, sobretudo em um livro com um universo tão fantasioso assim. Gostei bastante do Teo e simpatizei bastante com ele. Não é meu local de fala, mas eu gostei de como foi abordado todas as questões em relação a transexualidade.

Foi apenas no final do livro que percebi que havia caído em um esquema de pirâmide literária. Não fazia ideia de que não era um livro único e levei uma surpresa gigantesca. O final me deixou bastante curiosa com as futuras aventuras que nossos personagens vão enfrentar e com certeza pretendo ler a continuação. No aguardo do próximo livro.

camila1326 21/10/2023

Teo a passarinho e as provações mortíferas
Quando panfletaram para mim que este livro teria uma vibe meio Jogos Vorazes achei um absurdo porque só conseguia me lembrar de Percy Jackson, mas num é que tinha uma matança ali no fundo plantada pelos deuses?

O Desafio dos Semideuses foi uma surpresa, algo novo que juntou elementos clássicos de outras fantasias e distopias em algo totalmente novo e muito bem trabalhado. Posso não ter dado as cinco estrelas apenas pelo fato de não ter conseguido me apegar a quase nenhum personagem, com ressalva a incrível Nyah que já ganhou meu coração por ser louca por docinhos. A forma como a construção social foi feita com cautela merece palmas, explicações a rodo para qualquer leigo não estranhar os pronomes neutros que no fim sim fazem jus ao seu uso.

Teo, personagem principal da narrativa, é o típico protagonista que alcança o impossível aos olhos dos mais afortunados na sociedade e a trancos e barrancos começa a delinear sua história que está apenas começando. Vejo que um trio inseparável irá surgir e não espero menos que uns quatro livros com direito a merrecas se romance só para eu sofrer pelo Teo e Aurelio porque sim na minha cabeça eles são namoradinhos que não sabem que namoram e só isso importa. O surgimento da vilania foi a cereja no bolo mesmo que fosse absurdamente óbvio desde a primeira aparição do tal personagem, mas sigo na expectativa alta que tal pessoa ainda vai causar muito caos? ansiosa!!

Recomendo demais a quem ama PJO e sente falta de Jogos Vorazes. Um pequeno Diamante debutando ?

ANDER CELES 08/04/2024

Premissa boa, mas desenvolvimento raso
Ai, meu Deus! Não acredito que só no final percebi que era um livro com continuação. Que ódio! Kkkkkk

Bom, já tinha lido "Garotos do Cemitério", do mesme autore. Sim, não-binário. Tinha gostado daquele livro, nada extraordinário, mas daquelas histórias que são gostosas de ler, entretém e tem personagens cativantes. Então, por que não ler outra história do mesme autore?

A premissa dessa história é interessante, meio que já batida em outras obras. Aqui, não é uma cópia, claro, mas parece uma mistura de Jogos Vorazes com Harry Potter e o Cálice de Fogo com Percy Jackson. Pq vc tem uma competição entre adolescentes e... semideuses, não tem nada menos que Percy Jackson do que isso rsrs. Claro, aqui são usadas características especiais para funcionar com a história do livro. Mas vc entendeu, né? Nada novo.

Então, a fórmula já é batida, mas funciona em outros livros. As personagens também são boas, com personalidades distintas e carismáticas, assim como no outro livro da autore. Então, qual é o problema do livro? Todo o resto. Rsrs

O desenvolvimento da história é muito fraquinho, muito amador. Parece o desenvolvimento dos livros da série "O Desafio de Ferro", uma ótima premissa, mas um desenvolvimento fraco. Não há aprofundamento na história das personagens, vc deveria se importar mais com eles, gostar mais dele. Eles deveriam ter mais momentos de desenvolvimento, de interações. O livro já começa na ação, sem tempo pra gente conhecer com calma as personagens. Todas elas poderiam se desenvolver melhor, com calma.

Outra coisa que acho que o livro peça é nos desafios. Mais uma vez, eles até têm uma premissa interessante, mas é mal elaborado. Em alguns momentos vira uma bagunça que você não entende exatamente o que está acontecendo. E poderia ser muito melhor. Tem um autor que tem uma escrita excelente para essas cenas de ação, o Paolini. Se a escrita dele fosse usada aqui, essas cenas seriam incríveis.

E aí, claro, que a gente chega num final que definitivamente não precisava ser esse. Como eu disse, não sabia que era um livro de série, então enquanto lia conseguia conceber a história muito bem como algo fechado nesse livro mesmo. Aí vai pra um final muito fora do esperado, não havia nada indicando a volta dos Obsidianos. Aqui parece haver inspiração também em Percy Jackson e o Ladrão de Raios, tanto na volta do Cronos (aqui na volta dos três deuses do mal), quanto na traição do Luke (aqui na "traição do Xio). Só que no caso de PJ, havia algumas pistas, ao longo do livro, que indicavam isso, e quando aconteceu, vc fica: "aaah...entendi...". E aqui não. É só uma coisa jogada para chocar, para chamarem de plot-twist.

Enfim. A história entretém. Os personagens e acontecimentos até são legais. Mas sem aprofundamento nenhum das relações entre as personagens e nos acontecimentos.

Douglas | @estacaoimaginaria 31/12/2023

Esse é um dos melhores livros que li no ano! Sem dúvida, ele tem representatividade, ação, fantasia e amor. Aiden Thomas é um dos melhores em reunir esses elementos todos e tornar uma história maravilhosa de ler. Você se diverte, se emociona e fica arrepiado com todas as aventuras. E sim, a reunião de Jogos Vorazes e Percy Jackson é a melhor descrição possível pra esse livro.

Only the Gabi 02/07/2023

"? Pas-sa-ri-nho! Pas-sa-ri-nho!"
Eu achei esse livro muito bom no começo mas quando tava perto do final eu tava torcendo para acabar rápido, não sei se foi pq li tudo em um dia porém me cansei lendo, mesmo assim a história, a ideia, os personagens são muito bons apesar disso não estou hypada para o segundo livro

Pietra 04/10/2023

Saco de doces???
Quer um resumo da história? Ent toma.

Teo-> nosso protagonista preferido q tem fucking asas! Senso de justiça maravilhoso e ama ajudar os amigos. Mas o que acontece quando as coisas começam a ficar estranhas? O que ele vai fazer a respeito?
Niya-> a Ouro mais gente boa q eu conheço. Ama doces, e apesar de as vezes usar mais a força bruta do que a cabeça, continua sendo uma fofa ?
Aurelio e Auristela-> famosinhos, Ouros, super importantes, a mãe deles nn eh lá mto legal? mas como bons leitores, sabemos q nem tudo q vemos (ou lemos) é a verdade
Xio-> que coisinha mais preciosa ? vontade de guardar no potinho (ou ent de dar um amuleto da sorte?)
Outros semideuses-> são encrenqueiros, competidores e no fundo, só crianças
Deuses-> amam seus filhos (mesmo q uns demonstrem mais do q os outros)

Livro no geral:
Como já disse anteriormente, é uma soma entre Percy Jackson, Jogos Vorazes e coisas da atualidade. Achei muito bacana e me fez pensar na primeira vez que eu li Percy Jackson? ô tempo bom que não volta??

Ademais, tô empolgada pro próximo livro?

joaomjgs 29/11/2023

Que incrível!!!
Olha, eu já tinha grandes expectativas em cima desse livro! E do início ao fim fui impactado em vários momentos.
É uma mistura muitooo boa, levando ideias de jogos vorazes a Percy Jackson, entretanto a história não tem como base os deuses da mitologia grega, o que deixa a história ainda mais interessante, pelo fato de colocar novos deuses e semideuses sob perspectiva.
A cada desafio, a ansiedade para saber o que iria acontecer me atacava e não me deixava parar. A cada página ficava com cada vez mais vontade de ler e saber o final.
Os personagens, tanto principais quando secundários, são muito bem escritos e desenvolvidos. Obviamente, tenho um mega carinho por Teo, Niya, Xio (que desde o início do livro estava torcendo por eles) e Aurélio (que ganhou meu carinho e atenção conforme do livro ia seguindo).
O plot twist do final do livro ainda me deixou com vontade de mais e mais! Não vejo a hora do próximo livro da coleção ser lançado! ??

avantaebooks 01/01/2024

Sobre deuses metendo o boneco onde não deviam (de novo)
SAGA ? LIVROS DA BIENAL 8 (todas as resenhas com esse cabeçalho no início são dos livros que eu comprei na Bienal do Livro Rio 2023)

Creio que eu tive mais expectativas pra esse livro do que eu deveria ter tido. Não é que seja ruim, é só que? falta algo nele? Não sei dizer.

Assim, claro que há alguns elementos bons no livro. Por exemplo, a óbvia inspiração na cultura mexicana (já que o autore é latine), a representatividade ENORME e os elementos meio complicados como toda história de fantasia tem que ter no início, mas há algo que faz ele se destacar dos outros além disso?

Eu acho que sim e não ao mesmo tempo.

Porque, sim, a questão da representatividade importa, com o protagonista transmasc (com quem eu conseguia me identificar várias vezes) e a maior divindade do mundo deles ser não-binário. Mas, se a gente tirar os elementos que eu falei antes, vira só uma fantasia com uma batalha em que jovens lutam pela vitória maior como outra.

Eu já disse no título, tudo se originou na história porque deuses resolveram dar uma relaxada, se é que você me entende, com humanos, resultando em semideuses. E eu não vou julgar ninguém por isso, mas esse conceito já foi visto tantas outras vezes? tal qual a imaginação de um universo distópico em que adolescentes são convocados randomicamente para participar de jogos em que, mais cedo ou mais tarde, alguém vai morrer. Eu sei que você pensou tanto em Percy Jackson quanto em Jogos Vorazes, porque, sim, deve ter havido uma grande inspiração.

Inspiração grande até demais, eu diria.

Então, nesse quesito, o plot até que é pobre e previsível, com uns padrões claros nos acontecimentos. Isso torna a leitura um pouco mais chata, mas talvez só eu que já tava ficando de saco cheio.

Creio que uma das melhores partes/mais originais tenham sido os personagens. Os semideuses, num geral, eram bem diferentes uns dos outros, formando laços curiosos até de se ver. Como o do Teo com Xio, que obviamente resolveu o proteger por enxergar uma afinidade como ambos jade e transmasc. E, também, é impressão minha ou ser jade era meio que uma alegoria sobre ser trans? Enfim. Talvez seja coisa da minha cabeça.

De resto, não sei se tenho muito a comentar sobre este livro. Os dois principais pontos de virada dele, perto do final, são até que bem previsíveis, porém a deixa para o segundo livro dá mesmo um gostinho de quero mais. Creio que, se você for um desses fãs de Percy Jackson que já decorou a música do Grover no terceiro episódio da série OU daqueles que tem maior apego emocional nos *10* filmes de Jogos Vorazes do que com a própria família, tenho certeza que irá gostar mais desse livro do que eu?

Byfeferreira 22/09/2023

Um bom início!
'Os garotos do cemitério' foi um dos livros que eu mais amei de 2020, então estava bem ansiosa para ler esse aqui e isso acabou afetando um pouco a minha leitura, principalmente no início.

Esse início foi bem complicado para eu ler, não estava entendendo muito bem o mundo criado para esse livro, não estava me apegando a nenhum personagem e a história não estava me conquistando muito.

Mas quando começou o enredo central do livro, as coisas ficaram mais interessantes e chegou um ponto em que eu realmente estava ansiosa e curiosa para saber o que ia acontecer.

Gostei bastante do desenvolvimento do enredo e dos personagens e achei que foi um início promissor para essa série (Duologia? Trilogia? Não sei.) apresentando de forma orgânica o que precisava ser apresentado e deixando em aberto o que precisa para o próximo livro.

Inclusive gostei bastante do final e do leve plot twist que me deixou surpresa, apesar de ter achado o jeito que esse plot twist foi mostrado meio anticlimático.

De modo geral eu gostei do livro, é uma boa introdução para essa história e entretém bastante durante a leitura.

Adrielly 20/09/2023

Perfeito!
Um dos livros mais divertidos e envolventes que já li até o momento!
pra começar pelo fato de ter inclusão e diversidade de gêneros, e da forma de como tudo isso é tratado é incrível!!!

mais que ansiosa pra continuação dessa preciosidade!

Laura.Escaquete 10/11/2023

Perfeição
Que livro incrível estou simplesmente sem palavras; desde a criação dos personagens até o desenrolar da história. Esse livro me surpreendeu e me trouxe fortes emoções. Dei muita risada e chorei de desidratar acompanhando o Teo nesta lendária Aventura.

Leo Baggio 11/12/2023

Ainda em choque
Confesso que quando soube que parecia um filho de Percy Jackson com Jogos Vorazes, minhas esperanças subiram rapidinho. Porém, apesar de não ser tão parecido assim, a história ainda alcançou as expectativas certas.
Em resumo, Teo é um semideus menor, que acabar sendo selecionado entre os 10 melhores semideuses entre 13 e 18 anos para participar do Desafio dos Semideuses. Esse Desafio acontece a cada dez anos, e tem o objetivo de manter a ordem sobre o mundo, mantendo o mal confinado, mas para isso, o vencedor do Desafio há de espalhar o sangue do perdedor sacrificado.
No começo, o livro é bem bobinho. Tem umas briguinhas clássicas, Teo se ressentindo dos mais privilegiados, se recusando a enfrentar o Desafio e tentando ao menos sobreviver com seus amigos até o final. Apesar de bem clichêzinho o começo, ele também é bem elaborado. Mas depois vem a profundidade.
Durante a leitura, é possível ver o desenvolvimento de cada personagem, como sua visão sobre eles se altera ao entrar mais em suas vidas; o que eu acho uma das coisas mais importantes em uma história (nisso e Aiden se superou). O conto também é cheio de humor, o que me pegou de jeito. Além disso, a história é muito bem montada e densa, principalmente considerando que foi completamente criada do zero.
Um pouco depois da metade do livro, as coisas começam a ficar mais sérias. O ar pesa com as responsabilidades adiante, e as provações ficam mais difíceis. Como se o destino não esgotasse os semideuses o suficiente, há algo de errado, alguma informação que não se encaixa, e com esse pensamento você só fica mais e mais confuso, até que tudo faz sentido. E apesar de eu ter pensado nessa possibilidade antes, no momento eu me choquei com a revelação final.
Simplesmente muito bom. Mal posso esperar pra segunda parte lançar.