O Desafio dos Semideuses

O Desafio dos Semideuses Aiden Thomas

Resenhas - O desafio dos semideuses

Nah 16/05/2024

Jogos Vorazes encontra Percy Jackson?
A cada dez anos, os dez melhores Heróis são selecionados para participar do Desafio dos Semideuses, uma série de provações brutais cujo vencedor recebe a missão de levar a luz às cidades do Reino de Sol.

Filho da Deusa Quetzal, Teo é um jovem trans de 17 anos que não se preocupa muito com o Desafio, exceto por sua melhor amiga Niya, que por ser uma semideusa Ouro tem grandes chances de ser selecionada. Porém, durante a Seleção, ele se surpreende ao ver que pela primeira vez dois semideuses Jades são selecionados e que ele é um deles.

Por ser um Jade, considerado inferior em relação aos Ouros, Teo não tem treinamento suficiente para passar pelo Desafio e vê a disputa como uma sentença de morte. Porém, ele precisa abraçar o desafio e fazer de tudo para se manter vivo e longe do último lugar, mesmo que para isso tenha que aceitar partes de si que ele acha melhor reprimir.

Eu amei ler esse livro! E posso dizer que a experiência de ler com um amigo tornou a leitura ainda melhor. Amo a escrita de Aiden Thomas e amo a forma como elu aborda a cultura mexicana em suas obras.

Se eu pudesse definir o livro, acho que seria uma mistura de Jogos Vorazes e Percy Jackson. Isso tudo, claro, com muita representatividade trans e não-binárie (outro ponto que eu amo nas obras de autore).

A obra ainda traz um romance slow burn (mas é bem slow burn mesmo) que eu amei.

Eu fiquei completamente alucinado por esse universo maravilhoso e preciso ler a continuação e conclusão dessa duologia o mais rápido possível.

Cicy ã 04/05/2024

O desafio dos semideuses
Ser um semideus nunca foi fácil, e acho que nunca será. Se já era difícil ser um semideus, imagine ser uma jade. Ser um posto inferior para a humanidade. E como se ser um semideus de jade não fosse o suficiente, Teo ainda teria que sobreviver ao desafio dos semideuses. Afinal, o sol o escolheu, e ele não iria contra os princípios do cara que deu a vida pela humanidade. Por sorte, seus amigos tornaram tudo mais divertido, Alegre e doce.

thalita batista 01/05/2024

"Acho que vamos precisar de um saco de doces maior."
Uma leitura cheia de representatividade e lugares fantásticos! Perfeito para os fãs de Percy Jackson.

O Desafio dos Semideuses é um evento que ocorre a cada década para decidir um Portador do Sol e um sacrifício para manter o mundo protegido e ampliar o poder do Sol.

O protagonista, Teo, é um Jade, filho da deusa dos pássaros, e por isso não tem tanto poder ou influência quando os Ouros, filhos de deuses maiores e mais poderosos. O que surpreende todos quando ele é escolhido para participar do desafio.

O Desafio dos Semideuses consiste em 5 provações onde ao final de cada uma, Sol decidirá um ranking dos vendedores. O sistema de avaliação varia muito e por muitas vezes parece estranho a forma que é finalizada.

A ambientação do livro é maravilhosa! Nos apresentam muitos reinos fanáticos e cada um com suas características próprias, o que sempre é um ponto positivo em um livro de fantasia. Gostei muito da forma como cada provação acontecia em um lugar diferente e depois os personagens poderiam desfrutar das regalias do lugar por um tempo mostrando mais de cada cidade.

Os personagens foram algo que eu gostei bastante, todos super diversificados e até com um personagem deficiente auditivo.

O desenvolvimento do protagonista Teo foi o que mais gostei na história. Mesmo não sendo tão forte, ele demonstra uma força de vontade incrível e evolui muito com o decorrer do livro. Sua amiga Niya foi alguém que me tirou boas risadas sendo uma pessoa bem carismática e engraçada. Os gêmeos do fogo, Aurélio e Auristela, foram um desafio maior na vida de Teo durante esses dias. Auristela sendo egocêntrica e esnobe com todos, principalmente Teo, e Aurélio - o amigo de infância que Teo não fala mais, mas cobiça em segredo rsrs. Aurélio foi um dos meus favoritos com certeza. Tivemos também Xio, filho de Azar, e o Jade que assim como Teo acabou parando no mar de Ouros para o Desafio.

A história segue um ritmo super fluido com as provações e o medo do resultado final. Afinal, algum deles morreria ao seu término. Muitas situações estranhas acontecem durante o livro que te fazem criar muitas teorias, o que prende o leitor na história e te faz querer ficar lendo mais e mais. As últimas páginas do livro foram uma correria completa, mesmo eu já imaginando o que aconteceria ainda fiquei animada quando lia.

O desafio dos Semideuses foi uma ótima leitura e estou bem ansioso para a continuação dessa duologia e ver como nossos protagonistas lidaram com os desafios que estão por vir.

dudahope 25/04/2024

O desafio dos semideuses é uma mistura de jogos vorazes com percy jackson, uma combinação perfeita e bem feita! Personagens cativantes e bem escritos.

suziey 22/04/2024

O Desafio dos Semideuses
Eu li O Desafio dos Semideuses justamente pela promessa de ser um livro com um toque de Percy Jackson ? uma saga que sou simplesmente apaixonada ?  e Jogos Vorazes, e eu até acho que conseguiu cumprir o que foi prometido, mas não se engane achando que ele vai ser um livro super dramático com membros sendo perfurados e tudo mais. Esse livro tem uma escrita e uma história bastante juvenil que pode não agradar muita gente, principalmente jovens adultos. Entretanto, isso não foi empecilho para que eu continuasse lendo, eu achei o universo super criativo e gostei de como ele foi criado e organizado. A leitura foi bastante divertida e nem um pouco monótona.

Todo o enredo do livro é bastante promissor, mas Aiden Thomas pecou muito na construção dos personagens, e isso acabou tornando a leitura um tanto.. previsível.

Muitos personagens são extremamente estereotipados e rasos. O principal exemplo que eu posso citar é a Niya. Ela é tão estereotipada, mas tão estereotipada que ela acaba ficando muito chata em determinados momentos. Ela é aquela típica garota extremamente alegre e feliz que parece um filhote de cachorrinho e é super sem filtro e tudo mais. Essa é a única personalidade da garota. (Além de ser super forte)

Outros personagens como Ocelo, Xio e Auristela também são super rasos e mal trabalhados. Auristela e Ocelo eu até entendo já que não eram os protagonistas, mas poderia ter uma construção melhor. Mas eu acredito que talvez eles sejam mais bem desenvolvidos no próximo livro.

Apesar disso ter me frustrado bastante enquanto eu estava lendo, eu gostei da diversidade que Aiden inseriu no livro. Principalmente o protagonismo trans, já que não é algo tão comum nos livros como a representatividade LGB, sobretudo em um livro com um universo tão fantasioso assim. Gostei bastante do Teo e simpatizei bastante com ele. Não é meu local de fala, mas eu gostei de como foi abordado todas as questões em relação a transexualidade.

Foi apenas no final do livro que percebi que havia caído em um esquema de pirâmide literária. Não fazia ideia de que não era um livro único e levei uma surpresa gigantesca. O final me deixou bastante curiosa com as futuras aventuras que nossos personagens vão enfrentar e com certeza pretendo ler a continuação. No aguardo do próximo livro.

ANDER CELES 08/04/2024

Premissa boa, mas desenvolvimento raso
Ai, meu Deus! Não acredito que só no final percebi que era um livro com continuação. Que ódio! Kkkkkk

Bom, já tinha lido "Garotos do Cemitério", do mesme autore. Sim, não-binário. Tinha gostado daquele livro, nada extraordinário, mas daquelas histórias que são gostosas de ler, entretém e tem personagens cativantes. Então, por que não ler outra história do mesme autore?

A premissa dessa história é interessante, meio que já batida em outras obras. Aqui, não é uma cópia, claro, mas parece uma mistura de Jogos Vorazes com Harry Potter e o Cálice de Fogo com Percy Jackson. Pq vc tem uma competição entre adolescentes e... semideuses, não tem nada menos que Percy Jackson do que isso rsrs. Claro, aqui são usadas características especiais para funcionar com a história do livro. Mas vc entendeu, né? Nada novo.

Então, a fórmula já é batida, mas funciona em outros livros. As personagens também são boas, com personalidades distintas e carismáticas, assim como no outro livro da autore. Então, qual é o problema do livro? Todo o resto. Rsrs

O desenvolvimento da história é muito fraquinho, muito amador. Parece o desenvolvimento dos livros da série "O Desafio de Ferro", uma ótima premissa, mas um desenvolvimento fraco. Não há aprofundamento na história das personagens, vc deveria se importar mais com eles, gostar mais dele. Eles deveriam ter mais momentos de desenvolvimento, de interações. O livro já começa na ação, sem tempo pra gente conhecer com calma as personagens. Todas elas poderiam se desenvolver melhor, com calma.

Outra coisa que acho que o livro peça é nos desafios. Mais uma vez, eles até têm uma premissa interessante, mas é mal elaborado. Em alguns momentos vira uma bagunça que você não entende exatamente o que está acontecendo. E poderia ser muito melhor. Tem um autor que tem uma escrita excelente para essas cenas de ação, o Paolini. Se a escrita dele fosse usada aqui, essas cenas seriam incríveis.

E aí, claro, que a gente chega num final que definitivamente não precisava ser esse. Como eu disse, não sabia que era um livro de série, então enquanto lia conseguia conceber a história muito bem como algo fechado nesse livro mesmo. Aí vai pra um final muito fora do esperado, não havia nada indicando a volta dos Obsidianos. Aqui parece haver inspiração também em Percy Jackson e o Ladrão de Raios, tanto na volta do Cronos (aqui na volta dos três deuses do mal), quanto na traição do Luke (aqui na "traição do Xio). Só que no caso de PJ, havia algumas pistas, ao longo do livro, que indicavam isso, e quando aconteceu, vc fica: "aaah...entendi...". E aqui não. É só uma coisa jogada para chocar, para chamarem de plot-twist.

Enfim. A história entretém. Os personagens e acontecimentos até são legais. Mas sem aprofundamento nenhum das relações entre as personagens e nos acontecimentos.

Lemar1 04/04/2024

Esse livro foi uma grande surpresa.

Eu ganhei ele de presente, não sabia muito do que se tratava e nem tinha ouvido falar sobre. Só tinha visto que era tipo uma mistura de Percy Jackson e Jogos Vorazes, não tinha expectativas muito grandes.

Achei o começo meio confuso, era muita gente pra lembrar os nomes e eu não tava entendendo muito bem como funcionava o desafio, mas os personagens eram interessantes e as dinâmicas divertidas, então dava pra ignorar o fato de que eu não tinha muita noção do que tava rolando.

Lá pra o meio do livro eu comecei a me divertir bastante e não conseguia parar de ler. As coisas ficaram muito mais claras, e o relacionamento entre os personagens, principalmente Teo e Aurelio, foi se desenvolvendo de uma forma muito legal. Surtei demais com as interações que eles tiveram.

Quando o livro foi chegando no fim eu pensei que tudo ia se resolver tranquilamente e que seria uma experiência legalzinha, mas foi aí que tudo mudou. O clima do livro ficou muito mais tenso, e o que veio em seguida foram vários acontecimentos que me deixaram chocada, nisso as páginas iam acabando e eu percebia que ia ter que esperar ansiosamente o segundo livro, porque não era o fim.

Foi um livro divertido, engraçado e com muita aventura. Tenho muitas expectativas pra o segundo, que espero que seja tão bom quanto ou até melhor que o primeiro. Gostei bastante!!

(Queria reforçar o quanto eu gostei do Teo e do Aurelio sério muito fofos os queridos aff)

vitoriamfm 31/03/2024

?herói. até parece.?
A história é bem pensada e construída, de um jeito que me fez querer montar um quadro de cortiça pra organizar os eventos visualmente. toda a história de sol carrega sensibilidade e o worldbuilding que cresceu ao redor dela é criativo e MUITO bonito.
sobre os personagens, não tenho objeções. simplesmente espetaculares. Teo tem uma jornada de auto conhecimento linda acompanhado de Niya ? uma das personagens mais engraçadas de todas ? e Xio, um pequeno Jade de 13 anos. os diálogos e dinâmicos são fáceis de acompanhar, de modo que em poucas cenas com os personagens, você já saca qual é a de cada um e se apega.
quero MUITO ler a continuação que tá pra chegar no Brasil.

Rusbis 29/03/2024

Gente, para um livro de fantasia com taaaanta representatividade queer achei tão fraquinho.
Personagens unidirecionais, vários deles extremamente estereotipados demais e uma trama recheada de cenas que não levam a lugar nenhum a não ser rechear mais a história.
Uma pena, não vou continuar com a ser.
Acaui 26/04/2024minha estante
Eu estava lendo esse livro e concordo com tudo que você disse!
Eu tinha muito expectativa porque diziam que era parecido com Percy Jackson, mas me decepcionei muito.
Eu acabei abandonando o livro no final porque não estava aguentando mais.

Sasori 22/03/2024

Começando pelos pontos positivos: não há como negar que é um universo muito criativo e bem construído fugindo dos padrões. A repetitividade Lgbt é incrível e é uma história com muito potencial. Entretanto, eu acho que todos os personagens(exceto Aurélio, Teo e Xio) foram mal trabalhados e extremamente desperdiçados. Auristela, Ocelo e Niya são personagens bem estereotipados e rasos. Atzi, Xochi, Marino e Dezi são praticamente figurantes com algumas falas a mais, o que é uma pena, já que têm muito potencial a ser explorado no próximo livro. Também acho que há algumas cenas que não tem finalidade alguma e poderiam ser retiradas ou substituídas por outras que poderiam agregar mais. O plot Twist no final é muito bom, só faltou um pouco de aprimoramento para ficar perfeito. Apesar dos muitos defeitos, planejo ler a continuação.

Kinnie_hc 22/03/2024

Eu comprei o livro sem ler a sinopse, achava que era sobre os deuses gregos e ao decorrer do livro descobri que eram deuses criados (?) É muito interessante o plot mas o livro é cansativo, por ser muito detalhado as vezes a história se perde e fica pontas soltas. Sobre a linguagem não binária no livro é um pouco complicada, não tô dizendo que é ruim essa inclusão, mas como uma pessoa com tdah tive que ler as paginas o dobro de vezes que eu leria um livro que segue as normas da lingua portuguesa. O livro é bem inclusivo e eu amo o jeito que o autor relaciona as asas do personagem com sua transição. É impossível não se apaixonar pelos personagens, são bem escritos e suas histórias tem um toque único. Até alguns personagens mais ""questionáveis"" são bons como Ocelo e Aurélio que tem meu amor e a minha raiva. Estou ansiosa para o segundo livro.

roffernandes 11/03/2024

"Acho que vamos precisar de um saco de doces maior..."
Gostei do livro... mas sinceramente, eu não esperava a hora de acabar ele. No início a leitura é bem fluida, mas depois da metade do livro, fica bem demorado e lento. Eu encontrei vários erros de escrita no livro durante a leitura, mas nada que dificulte a compreensão da narrativa. O livro até é bom, mas não sei se vou ter vontade de comprar o 2° livro quando ele lançar.

Tiveram duas coisas que me agradaram e me fizeram não dar uma nota pior pro livro: O plot no final do livro (simplesmente genial e inesperado) e a ampla variedade tanto de gêneros quanto de sexualidades no livro, a inclusão de diversidades na obra é impressionante.

Di :) 28/02/2024

Quero já a parte 2
Pelo amor de Deus que livro incrível é maravilhoso,mitologia muito bem contada e desenvolvida...PELO AMOR DE DEUS QUERO PARTE 2, THOMAS SALVE SEUS GAYS.