O Desafio dos Semideuses

O Desafio dos Semideuses Aiden Thomas

Resenhas - O desafio dos semideuses

@bookss505 09/09/2023

Cultura latina, muita representatividade e uma competição perigosa.
A cada dez anos um novo Desafio dos Semideuses tem início. A competição une dez semideuses para competir entre si, onde o perdedor terá a honra de ser s4crific4do e o ganhador levará sua essência para abastecer as pedras solares que protegem todo Reino de Sol.

Teo é um semideus Jade, filho da Deusa Quetzal, que na hierarquia do Reino, ele é inferior aos semideuses Ouro. Em sua condição de semideus Jade, Teo está tranquilo quanto a ser convocado para o Desafio dos Semideuses, mas o impossível acontece: não apenas um, mas dois Jades são convocados para o Desafio, um acontecimento inédito na história de todo o Reino de Sol. Para piorar toda a situação, o ex-melhor amigo de Teo, Aurelio, charmoso porém irritante, é o favorito para ganhar o Desafio.

“Era verdade, ele não era um Herói. Mas não era como se alguém houvesse dado a ele a chance de ser”

Aiden Thomas fez um trabalho lindo com esse livro. Para começar queria dizer que esse livro não é sobre mitologia nórdica, mas sim cultura e mitologia LATINA. O cenário descrito é lindo, com uma riqueza de fauna e flora excepcional. A construção de todo o universo é maravilhosa, e nesse primeiro livro temos uma boa introdução de o que é e como funciona o Reino de Sol.

Outro ponto magnífico é a diversidade de sexualidade e gênero. Vemos personagens não-binaries existindo no seu dia-a-dia e o pronome neutro sendo utilizado corriqueiramente. Ê autore aborda, em alguns momentos, cenas que mostram a disforia que pessoas trans sentem quando não vêem naquele corpo sua verdadeira essência, e em como questões biológicas de um corpo podem causar disforia e desconforto.

Eu gostei muito desse primeiro volume, do que eu acredito ser uma trilogia ou série, e em muitos momentos percebi a semelhança com Jogos Vorazes e o Torneio Tribruxo de Harry Potter. Acredito que tenha muito potencial de ser uma história incrivel, mas ainda tem muito a se desenvolver. Em alguns momentos fiquei um pouco confusa com as descrições e senti a leitura um pouco arrastada, mas isso é uma questão muito pessoal. Apesar disso, estou animada para ver o desenrolar dessa história.

Gabriela 04/09/2023

SENSACIONAL
10 semideuses são escolhidos para competir em um desafio que determinará o próximo portador do sol. O ultimo colocado na classificação final será sacrificado para reabastecer as pedras que mantém o mundo seguro por mais dez anos.

Téo, como um semideus Jade nunca imaginou ser escolhido, mas acabou na competição e agora precisa dar um jeito de permanecer vivo e proteger os seus amigos.

Não sei nem por onde começar a elogiar essa perfeição. A escrita de Aiden é muito dinâmica e gostosa de ler, eu já amava desde os garotos do cemitério. O ritmo da história é ótimo, uma montanha russa de emoções que te prende do início ao fim.

A construção de mundo merece aplausos, muito interessante, bem introduzida e coerente, instiga a curiosidade. E o ponto alto desse livro que é a diversidade, tanto de raça, quanto de gênero e sexualidade. É maravilhoso ver tanta representatividade.

A forma que Aiden aborda a transexualidade nesse livro é muito bem feita, inclusive o não binarismo e o uso dos pronomes neutros. Eu realmente amei como essa questão do gênero era comum e natural nesse mundo e os pequenos detalhes do dia a dia de uma pessoa trans que elu incluiu de forma leve na narrativa.

Os personagens tem uma construção excelente, com personalidades diversas e marcantes, além de arcos bem trabalhados. Eu me apeguei muitooooo a eles, principalmente Téo, Niya, Xio e Aurélio. A relação entres os personagens também são bem desenvolvidas, tanto as de amizade que são fofissimas, quanto o possível casal principal que foi se desenrolando aos poucos e eu me apaixonei.

As provações foram legais, envolventes e intensas, alternando entre momentos mais leves e satisfatórios e outros MUITO tensos. Adorei os poderes e as pequenas lutas.

Agora o ápice desse livro foi o Plot Twist no final, eu fiquei tão sem palavras, comecei a tremer, acho que minha pressão até caiu. Aiden Thomas me fez de trouxa DE NOVO. Que final DO KRL.
Aiden e seus plots que dão até crise existencial. Sou fã demais.

Resumindo: leiam, porque esse livro merece mais reconhecimento e eu preciso de um fandom, edits, fanfics, fanarts e tudo que tem direito ?

Único defeito dele é que acaba, bora Aiden quero a continuação logo.

isis ! 04/09/2023

Sei la
Eu amei a escrita de aiden em os garotos do cemitério e pensei "vou amar esse também", mas não amei. achei a escrita um pouco arrastada, um pouco confusa e não me prendeu sabe, a ponto de só querer saber desse livro. contudo, a historia é ótima, achei o desenvolvimento do teo lindo, acho que podia ter explorado mais personagens também

Carol 01/09/2023

O desafio dos semideuses
É uma mistura de campeonato tribruxo e Percy Jackson deliciosa!
Eu sou apaixonada pela escrita de Aiden! Dá vontade de devorar seus livros, e de fato eu devoro!
Seus personagens são cativantes além da conta, são divertidos e tridimensionais, me apego a eles como se fossemos velhos amigos.
Sua construção de mundo é sempre única e cheia de personalidade com aquele toque latino que me arrebenta é encantador d+.
Eu só posso esperar pelo segundo livro para sanar minha sede, essa história ainda está aberta, sou incapaz de defini-la.
Ps: Sobre os pronomes neutros presentes no livro: É um pouco estranho para quem não está acostumado, porém não atrapalha em nada, são poucos personagens, e o protagonista não é um deles, se tiver resseio quanto a isso pode vir sem medo.

Mila 30/08/2023

Esse livro...
Apenas um aviso, ninguém tá preparado para o que acontece aqui! Ninguém, simplesmente.
Fiquei em choque por mais de 1 hora quando cheguei em determinada parte!!!

Venus 21/08/2023

Sem palavras! Apaixonado? Estou.
Este autor realmente virou um dos meus favs. Simplesmente com esta obra. Primeiramente é importante parabenizar pela elaboração de uma história envolvente, caótica, engraçada e tensa, que te prende do começo ao fim, sério, genial! E destrinchando melhor agora:

A história trás um universo único, digo que inspirado nas mitologias latinas, o que me surpreendeu positivamente! De inicio, e sem ter lido o resumo, eu imaginei que seria algo de mitologia grega e tals, sabe... por ser algo mais comum, porém, nossa! Amei ver que era algo completamente "diferente" do esperado!

Amei também ver uma história tão bem elaborada, onde tudo orna perfeitamente. Como a criação deste universo, tipo a história de Sol e o que levou a divisão dos deuses em ouro, jade e obsidiana. Outro ponto que me deixou confortável e abraçado ao ler, foi a presença de deuses não-binários, e muitas outras questões de gênero tão bem executadas e combinadas a mitologia.

Incrível a escrita fluída em todo o livro, um passeio entre momentos complicados e calmos, que sempre instigam o leitor a querer chegar mais longe!

Falando sobre alguns personagens, temos aqueles que são bem engraçados como Niya, mais complexos como Aurelio, que confesso me apaixonei, brincalhões e teimosos, cof cof Teo, outro que me apaixonei muito, entre outros tipos de personalidades cativantes e legais! Enfim, cada um com seu traço marcante.

Anseio muito pela continuação e poder ver o desfecho desta obra magnífica! Tudo muito incrível. Estou completamente maravilhado.

lahgnandt 16/08/2023

??
Livro demais, cada minuto e hora que passei lendo foi uma nova sensação

a linguagem neutra foi bem utilizada e amei a representatividade LGBTQIA+ abordada, sinceramente uma perfeição de 378 páginas

um dos melhores que li esse ano, com certeza

Luvale 12/08/2023

Uma vez a cada dez anos acontecem os desafios em homenagem ao sacrifício de Sol, uma deidade que se entregou para garantir a paz no mundo e que mantém as ameaças contidas. Os escolhidos para competir são os dez semideuses considerados mais dignos entre todos. Porém nessa competição o vencedor se tornará o Portador do Sol e o último colocado será sacrificado para manter as forças de Sol fluindo. Nesse momento conhecemos Teo, que é um semideus filho de uma deusa Jade (nesse universo existem deuses ouro e jade, sendo os mais fortes da categoria ouro), e contra todas as probabilidades é escolhido para o desafio, o que considera uma sentença de morte. Ele então, ao lado de alguns amigos escolhidos, terá que lutar para por sua sobrevivência.

Eu amei a ambientação desse livro e todas as lendas dos deuses desse universo, que têm muita influência das mitologias maia, inca e asteca. É cheio de magia e poderes, bem na vibe de Percy Jackson e a competição realmente tem um ar de Jogos Vorazes, com uma sensação de urgência, com um medo constante do resultado final do desafio e do sacrifício que vem com ele. Ninguém quer ser o último colocado (apesar de tudo ser considerado uma grande honra).

A cereja do bolo aqui é a inclusão LGBTQ+, onde todos podem ser o que quiserem e tem a liberdade de amar quem quiserem, como realmente deveria ser. Amei que dois dos personagens principais, Teo e Xio são meninos trans. Também fiquei maravilhado com todos os outros personagens, mesmo os mais chatinhos, me apeguei a maioria. (Teo e Xio, meus queridinhos acima de tudo).

Toda a construção do mundo é muito bem feita, com uma escrita muito imersiva e fluida, mesmo que tenha um início lento. O final vem com uma reviravolta que eu não estava esperando, preciso muito da sequência.

Báh 11/08/2023

Incrível!
Que livro BOM meu Deus!
A escrita é fantástica (mesmo eu estranhando no começo a utilização da linguagem não-binária), os personagens me cativaram do começo ao fim e as cenas são incríveis.
Tiveram momentos que até esqueci da vida real, mergulhando completamente nesse universo maravilhoso da cabeça de autore.
Recomendo para todos!!!

@emcadacapa 10/08/2023

Bem Bom!
A cada década, dez semideuses são escolhidos para competir em um desafio, o vencedor se torna o portador do sol e leva luz e vida para todos os templos, já o perdedor tem a maior honra de todas, ser sacrificado em nome de Sol.

Quando li que essa história era como se Percy Jackson e Jogos Vorazes se unissem eu duvidei um pouco, mas acho que essa é realmente a melhor forma de descrever O Desafio dos Semideuses.

Aiden Thomas sabe contar uma história, sabe usar bem alguns momentos leves e divertidos e também consegue criar bastante tensão, principalmente nas provas dos desafios e nas intrigas entre os participantes.

Outro ponto alto é a gama de diversidade presente aqui, o protagonista Teo é trans, assim como outros personagens da história. Os debates sobre transição, afirmação de gênero são muito importantes e muito bem colocadas dentro da narrativa. A linguagem usada no livro é não binária e a Galera Record preservou isso do original, um feito que não é tão fácil como no inglês, mais um ponto positivo.

Confesso que o livro me perdeu em alguns momentos, principalmente no inicio. É um bom livro, mas que pode melhorar, principalmente por se tratar de um começo de série, Aiden pode expandir mais e ousar um pouco mais também nos próximos.

?? ?????? ???? ????? ???? ????...
? Gosta de uma fantasia com mitologia.
? Adora histórias com desafios e aventuras.
? Gosta de livros com personagens divertidos.

Zerit 09/08/2023

Realmente divino
O livro não me causou tantas emoções intensas, características dos meus livros favoritos, mas trouxe um ar interessante para as histórias de fantasia, com bastante representatividade. aiden constrói uma mitologia linda, com uma história interessante e várias nuances prontas para serem aprofundadas, mas considerando o desenrolar da coisa, é tudo previsível mesmo que bem construído. espero que o próximo livro tenha um enredo mais arriscado e intenso, porém mantenha vários aspectos do primeiro livro que funcionam super bem. a obra é boa, mas pode ser ainda melhor

Bibliophibela 07/08/2023

Wow
Não tem muito o que falar sobre esse livro além de incrivel... a mitologia, a presença física dos deuses, a relação de cada deus com os seus filhos... o plot twist... só peço PELO AMOR DEUS AUTOR QUERO O PRÓXIMO

licateca 06/08/2023

História boa? porém um pouco mal escrita e nada aprofundada? personagens rasos mas fofos, bom plot twist no final.

guh48 05/08/2023

Uma aventura LGBTQIAP+ mitológica fascinantemente boa
Lembro até hoje de ter visto esse livro sendo anunciado pelo instagram da galera no começo do ano. Não conhecia e autore, não sabia a história, mas fiquei encantado pela arte da capa e decidi que ia comprar essa lindeza na estreia. Comprei e, mais ou menos uma semana depois de receber, estou colocando ele no meu top3 de livros preferidos.
O Desafio dos Semideuses pega os melhores pontos de diversas sagas literárias, a questão mitológica de Percy Jackson e Os Olimpianos, os desafios de Jogos Vorazes, essa quebra de expectativa do personagem mais fraco sair ganhando tudo como em Divergente, e cria uma obra encantadora e extremamente bem construída, cativante, emocionante e sentimental.
Acho que o ponto mais forte do livro são os personagens. Todos, os apresentados tem alguma relevância ou uso na história, e os do núcleo principal são construídos e evoluem com o passar das páginas. Nyia fica mais séria e focada, Aurelio se perdoa com Teo, Xio...não vou falar nada porque não quero dar spoiler, mas quem leu entende a evolução dele, e o Teo tem tantas camadas evolucionais que se eu citar tudo a resenha fica grande dmais.
Parabéns especiais pra equipe de tradução do livro. Todo mundo sabe que adaptar a linguagem neutra pro português é muito mais difícil do que no inglês, mas em O Desafio dos Semideuses a linguagem neutra é super bem colocada, naturalizada, de forma que o estranhamento some em coisa de 20 páginas.
Muito ansioso pro próximo livro da série. Recomendo muito.

Lorena Almeida 28/07/2023

É a primeira vez que vejo uma representatividade tão bem trabalhada, e mesmo um mundo mágico não resolveria e curaria deficiências e diferenças, foi muito bom ler algo assim. Eu me apaixonei pela complexidade dos personagens e como os relacionamentos foram bem construídos. Eu previ um pouco quem estava causando problemas no desafio, mas me peguei muito surpresa com o final, eu não estava esperando as coisas acontecerem como aconteceram. Eu não consigo esperar o próximo estou muito ansiosa pra saber como tudo termina