Morre aqui

Morre aqui Abigail Haas

Resenhas - Morre aqui

Laura 27/04/2023

Li várias críticas ruins ao livro e tentei ao máximo manter as expectativas baixas, e talvez por isso eu tenha me surpreendido e gostado tanto no final. Eu li super rápido pois queria logo saber como tudo iria se desenrolar. Passei o livro inteiro morrendo de ódio de todos... Me irritei com a polícia, com o investigador, com a cobertura da mídia sobre o caso, com os amigos e familiares dos personagens... Passei muita raiva com o desenrolar do caso e toda a manipulação aparente. Mas no fim, a única manipulada fui eu, pois nunca cogitei que acabaria dessa forma. Pra mim, é assim que todo livro que envolve crime e suspense deveria ser.

Estela 10/06/2023

Suspense água com açúcar
Com uma premissa incrível, mas a leitura me deixou entediada em grande parte do texto. No conjunto total o livro chega a ser muito bom, mas em partes ele peca em alguns pontos.
A história é fluida apesar de a narradora transitar em três tempos, o passado em que ela conhece Elise, um passado próximo do assassinato de Elise e o presente em quem está presa aguardando o julgamento, mas lá pro meio do livro esse vai e vem fica maçante e cheio das mesmas informações.
Os personagens são bem rasos e fúteis, provavelmente por serem adolescentes e mimados, mas é chegar a ter raiva das atitudes e o que deixa muito difícil de se conectar com a história, que no final vc só acaba lendo tudo para descobrir quem é o assassino.
Em uma leitura despretensiosa de fim de tarde o livro funciona muito bem e pode até surpreender com algumas reviravoltas, mas em uma leitura mais analítica e para olhos mais treinados no estilo suspense talvez o livro se torne um pouco água com açúcar.
Tem seus méritos, pois a autora conseguiu criar ligações entre os tempos contados como muita maestria o que me leva a dar 3,5 ?

Marvy 21/06/2023

Me enganei até quase a última página
Esse livro começa bem clichê: um grupo de adolescentes que vão para uma ilha nas férias e do nada um deles aparece morto. Fica aquela dúvida se alguém do grupo matou ou se foi alguém de fora.

A gente acompanha o enredo que é baseado em uma investigação, tem descrição de entrevistas, do julgamento e um pouco da rotina do grupo. Ele é um emaranhado de capítulos entre o passado e o presente.

Eu particularmente adorei essa organização dele, achei interessante a gente poder ver todos os fatos, desde antes do acontecido. Diversas vezes eu desconfiei de todos ali, menos de quem realmente era. O livro me enganou até quase a última página.

Esse livro fala também sobre obsessão e como ela pode ser bastante perigosa, além de nos mostrar que não conhecemos ninguém verdadeiramente. Foi um 5? e favoritado com sucesso!

Tathi (@Doidosporserieselivros) 28/06/2023

Olá queridos amigos leitores! Vocês gostam de suspenses que te enganam, narradores não confiáveis e um crime onde todos tem certeza de quem é o culpado?
Então essa dica de leitura é para você.

Neste thriller acompanhamos um grupo de adolescentes que foi passar uns dias em Aruba, que acabaram de uma forma trágica.
Elise foi assassinada, e o promotor do caso parece estar certo de que Anna, sua melhor amiga, é a culpada.

?? ? Será que se alguém vasculhar a fundo. Todos nós não pareceríamos culpados??

A primeira coisa que preciso dizer sobre esse thriller é : Fui Tapeada!
Tinha certeza que era uma das duas pessoas que desconfiei, e no final o ocorrido não tinha nada a ver com aquilo.

Além do suspense, temos assuntos como câncer, distúrbios mentais (tenho certeza que Elise era Borderline), sociopatia, e como a justiça pende para o lado mais fraco quando o crime envolve pessoas endinheiradas.

A narrativa alterna passado, e presente, sempre sob a ótica da acusada que levanta outros possíveis suspeitos de ter matado Elise a facadas.

Esse foi meu primeiro contato com a escrita da autora, mas pretendo ler outros em breve, já que ela tem mais de 30 livros publicados por outros pseudônimos.

Destaque para a edição caprichada da @edvalentina , com uma capa linda e diagramação muito confortável para a leitura.

#morreaqui #euamoler #amoler #editoravalentina #amigosdavalen2023

Anni | @dearmasen 30/06/2023

?Será que se alguém vasculhasse a fundo, todos nós não pareceríamos culpados??

Um grupo de amigos curtindo maravilhas numa praia. Festas, drinks, entrega e danem-se as regras. A curtição é interrompida por um crime brutal. Uma amiga é encontrada m0rta. Agora, eles precisam provar que não foram eles.

A autora tem uma escrita bem dinâmica. Os capítulos são curtos e o próprio nome deles já direciona e situa o leitor, seja no tempo passado e presente, seja numa situação em específico, o que foi primordial para entender previamente do que se tratava e fazer a leitura fluir.

Investigação, interrogatórios e julgamento. Amei o estilo de narrativa, permitiu que a gente acompanhasse cada passo do que realmente aconteceu, ficando na expectativa e fazendo acusações, assim como todos os outros.

Tudo parece conspirar contra Anna, melhor amiga de Elise, a vítima. ?Por que ela não chorou, assim como todos os outros?? ou ?Ela está tranquila demais.? Esses eram apenas alguns dos comentários que todos faziam, julgando-a até mesmo uma psicopata.

Mas qual era o detalhe que estava passando despercebido?

Entre tantos apontamentos da investigação, salientando que a narrativa geral é feita pela acusada, a Anna, a autora trouxe cenas nas quais o judiciário pende para o elo mais fraco, não sendo tão duro com quem possui mais influência e pode simplesmente pagar bem (e mais!). Tenso, né? Uma realidade.

A leitura prende, isso é fato. A forma como o enredo foi desenvolvido foi muita bem pensada. A explanação dos fatos nos envolve e é feita para nos confundir. Sensacional! Vemos pelo ponto de vista da Anna e facilmente podemos levantar a reflexão de que a gente não sabe do que o outro é capaz de fazer.

O quão confiável é aquela amizade que te rodeia?

Como uma simples leitora, saí acusando três pessoas, ainda pensando que estava muito na cara (e errei feio). E quando a gente erra, é porque o autor conseguiu cumprir sua missão. Como advogada, amei os interrogatórios e surtava com a falta de preparo da Anna.

Um suspense bem escrito e um desfecho de surpreender.

Ana Julia 05/07/2023

Tinha TUDO pra ser perfeito?
Ok, eu não odiei o final, achei bem legal até, diferente do que estamos tão acostumados, mas a autora fez tudo de maneira tão superficial que deixou o livro fraco.
A história em si é incrível e poderia ter ganhado 5 estrelas caso tivesse sido bem desenvolvida, infelizmente um desperdício?

Natalia1378 19/07/2023

? O que acontece em Aruba, m0rre em Aruba
?Nas férias, um grupo de jovens viaja para Aruba para se divertirem e fazerem o que a maioria dos jovens faz: eles beberam, dançaram, pegaram sol, riram e posaram para fotos. Porém, o que eles não imaginavam é que, dentro de tanta diversão, haveria um assassinat0; o assassinat0 de uma moça, amiga de todos que estão presentes.Mas será mesmo?

? Anna e Elise tornaram-se amigas há pouco tempo. Ambas eram simplesmente inseparáveis, sempre saíam juntas, iam para todos os lugares e faziam todo tipo de programação juntas. Mesmo depois de Anna ter começado a namorar com Tate, ainda assim saíam os três, assim como também saíam com a turminha maior.

? Dentro de todo esse caos, quando encontram o corpo de Elise, o promotor Dekker fica simplesmente obcecado pelo caso, apontando Anna como culpada. Pois, em Aruba, apesar de ter a prisão local, são crimes mais leves e nunca houve um caso de assassinat0 como o que ocorreu. Assim, Anna é levada junto ao namorado para aguardarem informações sobre qual procedimento será realizado com eles, até que Tate consegue ser afiançado e Anna, não.

? Pelos mais diversos fundamentos que Dekker tenta corroborar para atestar a culpa de Anna, esta enfrentará um julgamento. Ao longo da narrativa, acompanharemos o desenrolar dos eventos que antecedem a audiência, bem como alguns acontecimentos ocorridos desde o momento do primeiro encontro de Anna e Elise, até a chegada do grupo em Aruba e tudo o que se desenrolou posteriormente.

? Eu fui feita de besta rs (e adoro quando leio que crio inúmeras teorias e acabo por me surpreender) eu amei a narrativa, tanto que não conseguia parar de ler, criei diferentes teorias, porém não acertei na maioria, e o assassino também acabou por ser uma surpresa. Eu super leria mais livros da autora.

maria 19/07/2023

Adorei o livro, acho que o final poderia ser mais elaborado, pois não gosto de livros que dependem da interpretação.

VerAnica69 22/07/2023

Não achei o final tão óbvio como vi alguns comentários, o livro me prendeu muito, mas esperava um pouco mais de detalhes na parte final.

Müller 12/10/2023

Bom, mas poderia ser melhor.
Foi meu primeiro livro onde se passa somente em um tribunal e não ficamos olhando como realmente aconteceu o caso e essa nova experiência foi boa, só que eu acho que o final poderia ser melhor, fora isso um ótimo livro.

ManuelaMFernandes 13/10/2023

4 ??
Um grupo de amigos passa as férias da escola em Aruba, até que uma delas é encontrada morta, e assim começa o livro.

A história é bem interessante, me deixou até ansiosa em alguns momentos, mas o meio do livro é um pouco lento.

Tem muitos personagens, e acho que se 3 foram aprofundados é muito, apesar disso vemos bastante da protagonista, me comovi com ela em alguns momentos.

O livro chegou a me fazer sentir ódio em alguns momentos, tem situações que mostram como é a diferença de tratamento quando se tem mais condições financeiras.

A situação da relação da mídia também é um ponto forte do livro, como eles sempre vão atrás de procurar um culpado e tiram situações de contexto.

O final me surpreendeu bastante. Não sei se eu que sou burro, já que vi algumas resenhas falando que desde o início tava óbvio, mas pra mim, não estava nem um pouco. Eu até teorizei na minha cabeça esse final, mas tipo como se fosse algo inusitado. Gostei bastante do final.

É uma obra prima? Não. Mas da pra passar o tempo, é um livro curto, de leitura rápida, com um final legal. Recomendo.

Kaue Garcia 21/03/2023

Bom mas que ódio
O livro é bom, muito bom! Principalmente para os que gostam de um bom thriller, indico super a leitura mas que ódio desse final, queria tanto um desfecho diferente ? enfim, nem sempre as coisas acontecem como a gente espera enquanto está lendo!!!

Pollyana 14/07/2023

O pior e melhor lado do ser humano. Uma verdadeira caça às bruxas!
Anna Chevalier é transferida (a contragosto) no meio do ano para a famosa escola de Hillcrest. Tentando não atrair a atenção de ninguém para si mesma, Anna se mantém isolada, sem ter nenhum amigo por perto. Seus planos era se manter solitária até terminar o colegial, afinal, o mundo dos populares, das líderes de torcida, jogadores de futebol e competições para ver quem era o melhor aluno não importava tanto quanto aparentava. Tudo não passava de uma pequena parcela na vida de todos. Havia mais coisas acontecendo fora dos portões do colégio.
Um dia, porém, Elise, uma das garotas populares, se aproxima inesperadamente de Anna. Criando uma forte amizade logo a princípio, as duas começaram a viver plenamente juntas, aproveitando ao máximo o agora, se divertindo, indo a baladas, vivendo novas experiências e principalmente: não se preocupando com o futuro.

"O Capelão da Cadeia adora falar sobre o momento da virada. Aquele em que escolhemos o caminho errado, o ponto a partir de onde não há mais volta. Isso deveria, supostamente, nos fazer refletir sobre quando tudo começou. Temos que nos conscientizar do que aconteceu, entender o erro em nossas atitudes. Assim sendo, revemos nosso passado, buscando os crimes e a consequências no decorrer de nossas curtas vidas até descobrirmos o momento crucial. A decisão que pode ter mudado tudo. Esse foi o meu. Se eu tivesse dito não, tudo teria terminado ali. Elise teria voltado a perambular silenciosamente com seu grupinho perfeito de amigas, e eu a almoçar sozinha na biblioteca, atormentada pela Lindsay até o último dia de aula. Nossos mundos provavelmente jamais se cruzariam de novo; continuaríamos apenas passando pela outra nos corredores e seguindo em direções opostas. Ela continuaria viva. E eu não estaria sendo acusada de matá-la."

"Morre Aqui " não possui uma linha do tempo linear. O livro vai alternando entre o passado e o presente, mostrando o que aconteceu não só antes do assassinato de Elise, quando os oito adolescentes já estavam na ilha, mas também nos apresenta a história dos personagens. A história de como eles viraram amigos.
A princípio Anna e Elise viviam num mundo só delas. Eram conhecidas por nunca interagirem com outras pessoas e por sempre compartilharem tudo entre elas, até mesmo as pequenas coisas, como: comprar dois colares iguais para que ambas tivessem o mesmo, usar a mesma fantasia no Halloween...

"— Você e a Elise não interagem com praticamente mais ninguém."

A amizade delas era algo invejável — a princípio — já que pareciam se preocupar verdadeiramente uma com a outra, agindo muitas vezes como irmãs. Contudo, há um lado um pouco doentio nesta história. Não quero dar spoilers, mas tenho que comentar sobre esta parte importante e crucial do enredo.
Anna e Elise eram melhores amigas e faziam tudo juntas. Essa frase sozinha não possui nenhum significado oculto ou sombrio, porém, se colocada no contexto da história como um todo, a situação muda. Isto porque as duas ficavam tanto tempo grudadas que pareciam depender demais uma da outra. Era como se não conseguissem viver sem a outra. E há vários trechos que elas comentam sobre isso.

"Sinto um calafrio de medo. Não posso perdê-la, nem mesmo um pouquinho. Tate me atraiu e me envolveu num tipo diferente de amor, mas eu sou dela também — e sempre serei. Se tiver que escolher..."

Mesmo após Anna começar a namorar o Tate, "O Menino de Ouro" como diz Elise, a situação não tem tantas mudanças. Claro que Anna tinha seus momentos a sós com seu namorado, mas sabe quando algo não se encaixa? Pois bem...

Com o surgimento dos demais personagens que viriam a compor o grupo de amigos: Chelsea, Max, Melanie, Lamar, AK, a história ganha um toque mais divertido, com um ar mais descontraído. Vislumbrar as memórias do passado, apesar de dolorosas — já que sabemos que no presente Elise está morta — há certo aconchego. O clima de festejo, de juventude, de descobertas sobre o primeiro amor, as primeiras festas, o entusiasmo, os dilemas familiares que são compartilhados entre amigos...Tudo é tão realista que acredito que até mesmo o leitor se recorde de suas próprias lembranças de quando frequentava o ensino médio e passava pelas mesmas situações.

"Vejo a noite em flashes, brilho versus escuridão. AK agarrado a uma Chapeuzinho Vermelho bêbada; Chelsea em êxtase nos braços do Lamar; Melanie olhando ao redor, ansiosa, quando nos perde de vista; Tate, totalmente alheio aos olhares de admiração das garotas à nossa volta; e Elise, com a cabeça jogada para trás e os olhos fechados, brandindo os braços no ar."

Narradora da história, Anna não só é carismática como também sedutora. Ela consegue atrair a atenção do leitor e fazê-lo sentir empatia por ela logo de cara. Nos solidarizamos com a situação complicada — e trágica — que ela se encontra e torcemos para que ela consiga provar sua inocência o mais rápido possível.
Anna é imprevisível. Confesso que houve momentos que duvidei de sua inocência, mas esses não duraram muito já que logo me pegava sendo fisgada novamente pelas suas palavras. No fim, tudo acabou fazendo sentido e fiquei bastante surpreendida com o desfecho da autora, afinal, devido as provas circunstanciais, ao promotor um tanto tendencioso e as inúmeras inconsistências do caso, todos pareciam suspeitos e poderiam ser o assassino.

Sem dúvidas, Abigail Haas soube mexer com nosso psicológico e sem perceber, somos influenciados pela forma como ela conduz a história. A expressão "nem tudo é o que parece" cabe bem em "Morre Aqui".

"Ainda sinto a falta dela, todos os dias. Eles estavam certos quando disseram que foi uma tragédia."

Acredito que esta história tenha conquistado fãs pelo mundo afora não só pela construção da trama em si e do encerramento, como também pelas abordagens trazidas. A obra fala de amizade na sua melhor e pior face. Mostra o quão ruim pode ser uma amizade movida a dependência emocional, ciúmes e possessão (mesmo que não intencional). Também aborda traições no mais puro realismo, como o caso de Tate, que ao descobrir que poderia ser incriminado juntamente com Anna, resolveu salvar sua própria pele e deixar a namorada sozinha, tendo que enfrentar a corte,a prisão, a solidão e os comentários ofensivos; a deixando à própria sorte para provar sua inocência.
"Morre Aqui" mostra o lado mais cruel do ser humano não só no sentido de tirar a vida de alguém, como também à caça às bruxas que a mídia faz em cima de uma pessoa, antes mesmo de ter certeza se ela é realmente culpada pelos crimes que cometeu.

"Era isso o que eles queriam, percebo, embora tarde demais. Eles não dão a mínima para a minha história, ou para apresentar uma nova versão dos fatos. Só querem me ver chorar e suplicar, desesperada. Eles querem um espetáculo."

No fim, não se trata da verdade. O sistema é falho, assim como nós, seres humanos. Somos movidos à vários sentimentos, inclusive a paixão, amor, ódio e vingança.

"Ela estava errada, todos estavam. Contar a verdade não faz a menor diferença, nem ser você mesmo."

Lembrando que "Morre Aqui " foi lançado em 2013, mas chegou no Brasil somente esse ano, sendo publicado pela primeira vez pela Editora Valentina!

site: https://www.instagram.com/thefawkes_/

Jessica.Franco 14/08/2023

Maravilhoso
Um suspense daqueles, te prende do começo ao fim. Uma história que vale muito a pena. Cada linha escrita vem com muito suspense.