Morre aqui

Morre aqui Abigail Haas

Resenhas - Morre aqui

Pollyana 14/07/2023

O pior e melhor lado do ser humano. Uma verdadeira caça às bruxas!
Anna Chevalier é transferida (a contragosto) no meio do ano para a famosa escola de Hillcrest. Tentando não atrair a atenção de ninguém para si mesma, Anna se mantém isolada, sem ter nenhum amigo por perto. Seus planos era se manter solitária até terminar o colegial, afinal, o mundo dos populares, das líderes de torcida, jogadores de futebol e competições para ver quem era o melhor aluno não importava tanto quanto aparentava. Tudo não passava de uma pequena parcela na vida de todos. Havia mais coisas acontecendo fora dos portões do colégio.
Um dia, porém, Elise, uma das garotas populares, se aproxima inesperadamente de Anna. Criando uma forte amizade logo a princípio, as duas começaram a viver plenamente juntas, aproveitando ao máximo o agora, se divertindo, indo a baladas, vivendo novas experiências e principalmente: não se preocupando com o futuro.

"O Capelão da Cadeia adora falar sobre o momento da virada. Aquele em que escolhemos o caminho errado, o ponto a partir de onde não há mais volta. Isso deveria, supostamente, nos fazer refletir sobre quando tudo começou. Temos que nos conscientizar do que aconteceu, entender o erro em nossas atitudes. Assim sendo, revemos nosso passado, buscando os crimes e a consequências no decorrer de nossas curtas vidas até descobrirmos o momento crucial. A decisão que pode ter mudado tudo. Esse foi o meu. Se eu tivesse dito não, tudo teria terminado ali. Elise teria voltado a perambular silenciosamente com seu grupinho perfeito de amigas, e eu a almoçar sozinha na biblioteca, atormentada pela Lindsay até o último dia de aula. Nossos mundos provavelmente jamais se cruzariam de novo; continuaríamos apenas passando pela outra nos corredores e seguindo em direções opostas. Ela continuaria viva. E eu não estaria sendo acusada de matá-la."

"Morre Aqui " não possui uma linha do tempo linear. O livro vai alternando entre o passado e o presente, mostrando o que aconteceu não só antes do assassinato de Elise, quando os oito adolescentes já estavam na ilha, mas também nos apresenta a história dos personagens. A história de como eles viraram amigos.
A princípio Anna e Elise viviam num mundo só delas. Eram conhecidas por nunca interagirem com outras pessoas e por sempre compartilharem tudo entre elas, até mesmo as pequenas coisas, como: comprar dois colares iguais para que ambas tivessem o mesmo, usar a mesma fantasia no Halloween...

"— Você e a Elise não interagem com praticamente mais ninguém."

A amizade delas era algo invejável — a princípio — já que pareciam se preocupar verdadeiramente uma com a outra, agindo muitas vezes como irmãs. Contudo, há um lado um pouco doentio nesta história. Não quero dar spoilers, mas tenho que comentar sobre esta parte importante e crucial do enredo.
Anna e Elise eram melhores amigas e faziam tudo juntas. Essa frase sozinha não possui nenhum significado oculto ou sombrio, porém, se colocada no contexto da história como um todo, a situação muda. Isto porque as duas ficavam tanto tempo grudadas que pareciam depender demais uma da outra. Era como se não conseguissem viver sem a outra. E há vários trechos que elas comentam sobre isso.

"Sinto um calafrio de medo. Não posso perdê-la, nem mesmo um pouquinho. Tate me atraiu e me envolveu num tipo diferente de amor, mas eu sou dela também — e sempre serei. Se tiver que escolher..."

Mesmo após Anna começar a namorar o Tate, "O Menino de Ouro" como diz Elise, a situação não tem tantas mudanças. Claro que Anna tinha seus momentos a sós com seu namorado, mas sabe quando algo não se encaixa? Pois bem...

Com o surgimento dos demais personagens que viriam a compor o grupo de amigos: Chelsea, Max, Melanie, Lamar, AK, a história ganha um toque mais divertido, com um ar mais descontraído. Vislumbrar as memórias do passado, apesar de dolorosas — já que sabemos que no presente Elise está morta — há certo aconchego. O clima de festejo, de juventude, de descobertas sobre o primeiro amor, as primeiras festas, o entusiasmo, os dilemas familiares que são compartilhados entre amigos...Tudo é tão realista que acredito que até mesmo o leitor se recorde de suas próprias lembranças de quando frequentava o ensino médio e passava pelas mesmas situações.

"Vejo a noite em flashes, brilho versus escuridão. AK agarrado a uma Chapeuzinho Vermelho bêbada; Chelsea em êxtase nos braços do Lamar; Melanie olhando ao redor, ansiosa, quando nos perde de vista; Tate, totalmente alheio aos olhares de admiração das garotas à nossa volta; e Elise, com a cabeça jogada para trás e os olhos fechados, brandindo os braços no ar."

Narradora da história, Anna não só é carismática como também sedutora. Ela consegue atrair a atenção do leitor e fazê-lo sentir empatia por ela logo de cara. Nos solidarizamos com a situação complicada — e trágica — que ela se encontra e torcemos para que ela consiga provar sua inocência o mais rápido possível.
Anna é imprevisível. Confesso que houve momentos que duvidei de sua inocência, mas esses não duraram muito já que logo me pegava sendo fisgada novamente pelas suas palavras. No fim, tudo acabou fazendo sentido e fiquei bastante surpreendida com o desfecho da autora, afinal, devido as provas circunstanciais, ao promotor um tanto tendencioso e as inúmeras inconsistências do caso, todos pareciam suspeitos e poderiam ser o assassino.

Sem dúvidas, Abigail Haas soube mexer com nosso psicológico e sem perceber, somos influenciados pela forma como ela conduz a história. A expressão "nem tudo é o que parece" cabe bem em "Morre Aqui".

"Ainda sinto a falta dela, todos os dias. Eles estavam certos quando disseram que foi uma tragédia."

Acredito que esta história tenha conquistado fãs pelo mundo afora não só pela construção da trama em si e do encerramento, como também pelas abordagens trazidas. A obra fala de amizade na sua melhor e pior face. Mostra o quão ruim pode ser uma amizade movida a dependência emocional, ciúmes e possessão (mesmo que não intencional). Também aborda traições no mais puro realismo, como o caso de Tate, que ao descobrir que poderia ser incriminado juntamente com Anna, resolveu salvar sua própria pele e deixar a namorada sozinha, tendo que enfrentar a corte,a prisão, a solidão e os comentários ofensivos; a deixando à própria sorte para provar sua inocência.
"Morre Aqui" mostra o lado mais cruel do ser humano não só no sentido de tirar a vida de alguém, como também à caça às bruxas que a mídia faz em cima de uma pessoa, antes mesmo de ter certeza se ela é realmente culpada pelos crimes que cometeu.

"Era isso o que eles queriam, percebo, embora tarde demais. Eles não dão a mínima para a minha história, ou para apresentar uma nova versão dos fatos. Só querem me ver chorar e suplicar, desesperada. Eles querem um espetáculo."

No fim, não se trata da verdade. O sistema é falho, assim como nós, seres humanos. Somos movidos à vários sentimentos, inclusive a paixão, amor, ódio e vingança.

"Ela estava errada, todos estavam. Contar a verdade não faz a menor diferença, nem ser você mesmo."

Lembrando que "Morre Aqui " foi lançado em 2013, mas chegou no Brasil somente esse ano, sendo publicado pela primeira vez pela Editora Valentina!

site: https://www.instagram.com/thefawkes_/

Jessica.Franco 14/08/2023

Maravilhoso
Um suspense daqueles, te prende do começo ao fim. Uma história que vale muito a pena. Cada linha escrita vem com muito suspense.

Patricia.DOliveira 31/08/2023

Uffa
O que dizer sobre esse livro?
Qdo li a premissa fiquei doida para ler
Jovens em Aruba, um crime, a melhor amiga da vítima suspeita!
Opa, pensei! Que incrível né?

Pois bem! O livro tinha tudo para ser o mais eletrizante possível, no entanto o começo foi bom
O meio bem chato, enrolado, quase desisti, mas queria saber se a suspeita era mesmo culpada ou não!
Final, fiquei perplexa com o resultado! Amei isso,de verdade

Portanto, uma coisa apenas no veredito me deixou meio sem respostas.

De todo nota 3,5 de 5.

Mas vale a leitura

Tatiana Pessoa 15/10/2023

Repórter por um dia.
No ar em...

Três...dois...um.

Eu me chamo, Tatiana Pessoa. Hoje venho trazer a notícia que vêm perturbando os moradores e turistas de Aruba.

Um crime hediondo aconteceu recentemente onde Elise Warren, uma adolescente de 17 anos, que foi assassinada brutalmente enquanto passava um spring break com seus amigos nesta ilha paradisíaca.

Ainda não se sabe qual a causa desse assassinato brutal, porém, provas estão sendo apuradas e informações coletadas neste exato momento.

Até onde sabemos todos podem ser culpados. Entre os suspeitos estão os adolescentes e amigos da vítima. Chelsea, Max, Ak, Lamar, Mel, Tate e Anna. Todos eles podem ser o culpado, além é claro de mais dois nomes citados, dos quais ainda não tivemos nenhuma informação.

Seria possível que um dos amigos de Elise tenha á matado?

Eu não sei vocês, mas eu tenho grandes suspeitas em relação a Anna . Apesar dela alegar que eram melhores amigas, acho muito horripilante o modo como ela tem se portado diante de uma perda significativa. Em alguns momentos sinto um leve calafrio quando olho para ela. Parece que a Anna está sempre controlada demais, centrada demais e principalmente, calma demais.

Há rumores que Elise e Tate estavam tendo um caso, ainda não há nada que comprove tal suspeita. Mas, seria esse um motivo para Anna, matar sua melhor amiga?

O julgamento deverá acontecer nos próximos dias, até lá nenhum dos adolescentes tem o direito de sair da ilha por ordem judicial.

Encerro por aqui, ansiosa pelas próximas notícias. Realmente espero que possamos em breve ter justiça. Que o culpado(a) possa pagar por esse crime que vem tirando a paz dos moradores e dos turistas de Aruba.

Afinal quem teria matado a Elise?

lui 14/11/2023

Page turner
Eu li esse livro em um tempo recorde. Estava vindo de uma enorme ressaca literária (meses) e eu engoli esse livro. Realmente é uma narrativa que te prende do início ao final. Muito divertido, instigante e faz você querer chegar logo ao final.

No entanto, não dá pra chamar o plot twist de surpreendente. Eu já tinha pensado que o final poderia ser esse desde que eu li a sinopse. De qualquer forma, vale a pena a leitura! Livro muito bom e bem escrito.

Juan.Martins 27/11/2023

Livro bom
Boa leitura, com bons plotwist, recomendo muito.
Capítulos pequenos ótimo pra quem lê em partes. Bons personagens e bem contada a história

Mel 07/01/2024

Muito bom e leitura rápida
Apesar de ser um livro de investigação e assassinato achei a leitura leve e fluída. O tipo de livro que a curiosidade te consome e você lê em 1 dia. Muito bom para passar o tempo!

Hanna 12/01/2024

CARAMBA!!!!!!
Meu Deus, eu sou de fato muito trouxa.

Terminei esse livro e tô pasma, fiquei olhando pro nada um tempão, me sentindo tão enganada que mds.
Li ele em um dia

Realmente fui uma palhaça pq não duvidei da personagem em momento algum, jesus, muito dissimulada, em momento algum houve alguma dúvida.

Mas se for pra reclamar, gostaria de um final melhor desenhado e talvez explicações melhores da motivação, que achei um tanto fútil.

Mas talvez seja como falaram, pura obsessão

Mayara 13/01/2024

Gostei da trama, achei o plot twist meio previsível mas gostei, não é um suspense que vai explodir cabeças, mas entretém.

Rosangela313 19/01/2024

Me arrebatou!
Livro bem escrito, com personagens e cenários bem construídos.
Despertou em mim, ao longo da leitura afeição, pena, raiva por alguns personagens.
O amor entre Anna e Elise é puro, genuíno, perigoso. A história envolve o leitor e foi impossível parar nas 100 últimas páginas.
Consegui "matar a charada" com muita observação aos detalhes.
A autora escreve de uma forma que você se questiona o tempo todo se o que você está pensando é aquilo mesmo. E, no meu caso, foi.
Que grata surpresa "Morre aqui".
Adorei!

Ananda Faria 27/01/2024

Morre aqui
O livro me conquistou do início ao fim.

É sobre o assassinato de Elise, a melhor amiga da Anna. Que se tornará a principal suspeita do crime.

Jana.AvanAo 27/01/2024

Envolvente..
Recomendaria esse livro para quem gosta de suspense psicológico. É um livro bem escrito e envolvente, que vai prender a atenção do leitor do início ao fim.

Deise.Maria 17/02/2024

A verdade raramente é pura e nunca simples.Oscar Wilde...
O qur foi esse livro??
Inúmeras sensações me perpassam,indignação, revolta ,raiva sei lá.
Não sei nem como descrever qual minha sensação se gostei ou não kkk .só acho que de fato como foi citado em muitas resenhas ,o livro se torna enfadonho pela questão de esticar demais a história, talvez de forma desnecessária mas não tem como vc não embarcar e sentir na pele da Anna.
Vamos lá um breve resumo da história:
8 jovens de Boston decidem fazer uma viagem a uma pacifica praia de Rubra ,Eliseu Warren , Anna Chevalier,Tate Dempsey,Os irmãos gêmeos Max e Chelsea ,Melaine ,Lamar e Akshay sendo este último dono da casa de praia onde os jovens passaram as férias afim de aliviar a tensão de final acadêmico, o Jovens se entregam a diversão regada a alcool,drogas, bares e tudo mais típico de jovem americano .mas as férias deles acaba de forma abrupta quando a Elise é encostada morta esfaqueada até a morte em um dos quartos da casa.isso abala os jovens que são investigados e interrogados, mas as evidências acabam por apontar como culpada a única jovem frágil e talvez com menos poder aquisitivo a Anna.abandoanda pelos amigos a própria sorte ,inclusive pelo namorado tão dedicado e certinho Tate ,a Anna tem de lidar com a dor de perder a melhor amiga( até intima) e enfrentar uma serie de acusações feitas pelo inescrupoloso investigador Decker ,e a perseguição da mídia que a todo momento tenta traçar um perfil violento da Anna.
Sobre um enredo que varia entre a noite do crime, o julgamento e de como as relações dos jovens foram construídas, o leitor é levado a concluir várias teses possíveis e impossíveis,talvez tenha sido por isso que insisti em chegar ao fim mesmo com tantas partes desnecessárias ,pq a autora nos leva acompanhar o perfil dos jovens em seus laços de amizades . Anna é levada a julgamento, e durante isso se faz uma corrida contra o tempo dos seus advogados de defesa Lee e Gales para provarem sua inocência.
# "Não é melhor ser a tímida ou a que pega geral ou a junky ou a bully do que a sozinha"

#"Será que se alguém vasculhasse a fundo, todos nós não pareceríamos culpados?"

Durante a leitura eu ficava me perguntando até onde vai o preço de uma amizade ? O quanto nos influencia e nos distancia de quem somos? Esse livro me instigou muito ainda mais quando soube que seria produzido um documentário sobre a história. O final vai te surpreender leitor !!!!

Roberta.Delci 08/03/2024

A leitura me prendeu do começo ao fim. Gostei muito do final, porém achei que muitos detalhes ficaram em aberto. Cheguei até a pensar que o livro teria uma continuação.

Valen_Ptt_934 12/03/2024

Ududhdjjajjsjd
Jzjsjsuwuwuw snsjshshjwwjehehejejehejejjeeiwoiwqkqlkajshdiduwnrishwkhekatwbe8sgwmehdkdhwjwieuegenjrurft