Efêmero

Efêmero Tay Ferreira

Resenhas - Efêmero

sthela3 14/01/2024

Você não foi efêmera,meu amor. vc foi dolorosamente perpétua
Uma das coisas mais lindas já feitas na história da literatura nacional!!!!

a escrita da tay segue sendo uma das coisas mais gostosas de se ler e os personagens possuem a mesma intensidade dos outros livros, só que em efêmero é impossível segurar as lágrimas. fiquei rendida desde o primeiro capítulo, talvez esse livro seja a coisa mais linda, intensa, tocante, realista e triste que você vá ler, mas também vai ser a melhor experiência da sua vida.

o mix de sentimentos é inexplicável. ao chegar ao final, minha única reação possível foi chorar e refletir alguns minutos sobre a história e tudo que eu tinha vivido com eles.

eu ri horrores na mesma proporção que chorei. é incrível como a tay escreveu com a alma. muitas vezes eu senti o vento da moto, ouvi a gargalhada deles, sorri com as piadas ridículas, dei gritinhos quando ambos estavam apaixonados, mas não admitiam, chorei quando não consegui aguentar e foi dos mais diversos tipos de choro.

sabe, como a tay disse: "essa não é uma história sobre a morte. essa não é uma história sobre luto. essa é uma história sobre a vida. sobre o amor." e foi isso que eu li em cada página.
efêmero foi dolorosamente perpétuo no meu coração.

ps: oi wade me leva numa road trip também por favor nunca te pedi nada.

Mih.Stef 10/01/2024

Magnífico
"? Regra número um: esqueça que eu tenho câncer. Número dois: me leve até o fim da estrada. Número três: não se atreva a se apaixonar por mim."

Que livro maravilhoso!
Favoritado pra vida

nathalia 09/01/2024

Por mais que a gente já saiba como termina eu não tava preparada e chorei compulsivamente como se eu não soubesse
que livro lindo

Isadora952 03/01/2024

Efêmero.
Eu não sou muito de escrever resenhas, nunca sinto essa vontade genuína de falar sobre um livro, mas em relação a esse eu me senti na obrigação de fazer.

A história de Wade e Maya foi uma das histórias mais lindas e dolorosas que eu já li. Cada momento deles possui uma intensidade única, e por mais que o enredo tenha aquela pitada de clichê, enquanto eu lia eu sentia estar vivenciando todas aquelas cenas como a primeira vez. Eu me senti eufórica lendo. Me senti arrebatada pelo amor profundo deles, pela sinceridade e lealdade sem igual que eles possuem um com o outro, é um amor de outra vidas. Simplesmente lindo, de te deixar com lágrimas nos olhos.

Será uma obra que te deixará sem fôlego, vai fazer você não querer largar o livro nunca até terminar para descobrir o final, e quando descobrir, você vai sentir um vazio no peito porque gostaria de ler mais, gostaria de ver mais desses dois personagens tão intensos e apaixonados.

Efêmero não é uma história sobre a morte ou luto, por mais que seja um assunto extremamente debatido no livro. É uma história sobre como o amor pode tornar até as situações mais trágicas em lindas e leves, em como aproveitar a viagem é muito mais importante do que chegar no destino final, e em como, mesmo após o fim, a vida continua.

É simplesmente um livro extraordinariamente doloroso do começo ao fim. Eu amei cada momento em que passei lendo ele, e vivendo a história de amor entre Wade e Maya. Se algum dia você tiver a oportunidade de ler Efêmero, não perca mais um segundo esperando, leia.

Dudu    03/01/2024

Um dia de cada vez
Caraca, que livro magnífico. Já começando o ano com um livro incrível como esse.
Bom, Wade e Maya provavelmente vão entrar na sua mente e te fazer desejar que pelas próximas páginas Tay seja boa demais e deixe eles terem seu "felizes para sempre". Talvez (apenas talvez) você sinta que na mesma proporção que seu coração foi pisoteado e destruído ele se encha de amor por esses dois, por essa nova Maya. Isso é uma pequena demonstração que esse livro realmente vale muito a pena, a escrita é incrível como a Tay consuma ser; quanto ao desenvolvimento e aos personagens, não há nada para se reclamar. A Tay consegue colocar tanta profundidade de sentimentos que a gente torce por eles a cada página.

Pois bem, "Efêmero" da Tay Ferreira é um livro do mesmo universo da duologia Nebulosos, mas que pode ser lido separadamente. No entanto, se você tiver interesse em ler esse livro, eu recomendaria que lesse a duologia antes, porque de alguma forma, essa história ganha ainda mais significado, se isso é possível.

Significado da palavra efêmero: que é passageiro, temporário, transitório;
que dura um dia.

Larissa3253 12/12/2023

Eu fiquei em negação durante toda a história
Comecei o livre sem expectativa nenhuma
Mas a história me prendeu
A parte das birras de enemies to love me irritou um pouco
Lucelia16 12/12/2023minha estante
Gente, o Skoob bugou de novo? Não faz histórico de leitura de jeito nenhum aqui

júlia 06/12/2023

Que seja eterno enquanto dure
Eu acabei tempestuosos e achei que terminava ali, não sabia que a maya e o wade tinham um livro, foi uma surpresa maravilhosa quando decidi ler essa história e vi que era deles, havia gostado muito dos dois em tempestuosos.

maya e wade começaram se estranhando, se implicando, mas sempre se preocupando e cuidando um do outro desde o começo.
maya descobre que seu estado de saúde não tem solução e decide embarcar em uma viagem com o wade para aproveitar seus dias restantes.
com o tempo tudo foi se transformando em um romance lindo, a forma como o wade nunca deixava ela pensar menos sobre si mesma quando ela ficava insegura, a maya sempre o apoiando e defendendo, tudo isso enquanto mantinham a implicância de sempre que deixava um clima leve... os dois tinham muita química e uma ótima dinâmica juntos.

mas no meio de tudo aquilo ainda tinha algo errado, maya não foi sincera sobre o seu real estado de saúde com o wade e em determinado momento tudo desabou. ele descobriu de uma forma horrível e já não havia mais esperança.
confesso que acreditei até a última página que haveria uma saída, que tudo daria certo, mas infelizmente não deu. maya realmente foi como uma borboleta.

o livro é lindo. a escrita da autora nunca me decepciona e sempre me prende a cada página. em alguns momentos senti certa vergonha alheia das diversas frases de efeito espelhadas pelo livro, mas entendo que faz parte da história.

Gi Santos 29/11/2023

Gosto da escrita da Tay, da leveza que ela coloca nas palavras, mesmo contando uma história triste e pesada. Gosto do toque pessoal que ela acrescenta aos personagens, de como a história vai se mostrando grandiosa página após página.

Nôra 28/11/2023minha estante
Sim, sim e sim. Chorei horrores é muito profundo

Laliza 26/11/2023

Que seja intenso enquanto dure
Esse livro foi o mais ?leve? da Tay e eu AMEI, quando acabei a duologia nebulosos não senti vontade alguma de saber o que seria da Maya, mas essa semana me deu muita vontade de ler esse livro e ele me surpreendeu!!! Suas lições de vida e ensinamentos vão além do que eu esperava. PERFEITO ?

Lorena1134 19/11/2023

PQPPPPP, TAY FERREIRA ?
QUE QUE FOI ISSO? ?
Favoritado com sucesso. Esse livro foi uma das, se não, a melhor leitura desse ano.
Que história, gostosa, apaixonante e que ódio, triste e frustrante. (Sim, querendo ou não, a gente sempre espera que mude tudo no final...)

Eu já gostei BASTANTE do Wade desde Nebulosos, mas nesse livro, PQP . Ele tem um espaço cravado no meu coração.

Ao contrário da Maya, que todas as leitoras de Nebulosos/Tempestuosos terminaram a odiando. Mas essa história... Essa história foi TUDO.
Eu amo esse enredo da garota escr*ta que no final, só queria ser aceita e amada.

A história deles dois é avassaladora.

Sigo sem psicológico. Chorei feito uma desgraçada.
Perfeitos! ?