Check & Mate

Check & Mate Ali Hazelwood

Resenhas - Check & Mate

Elis 14/04/2024

Amei!!
Mais um bom livro da Ali ?
Eu adorei o tema de xadrez, o início do livro achei meio entediante, até eu entender e conhecer os personagens. Mas o desenrolar dele foi muito bom, me diverti bastante e torci muito pra Mal abrir os olhos pra certas situações da vida dela. O Nolan é muito fofo, adorei ele ??
Eu só fiquei um pouco decepcionada no final, acho que acabou meio do nada e na parte mais importante e esperada do livro?? Não entendi pq ela simpelsmente não continuou pelo menos mais um capítulo, acho que ficaria perfeito e bem redondinho. Por isso a falta da meia estrelinha.
Mas num geral me diverti muito lendo, recomendo!
Fiquei até com vontade de jogar xadrez ??

Clara2888 11/04/2024

Tenho muitas opiniões sobre esse livro. Até agora não sei dizer se realmente gostei, porque as expectativas que eu tinha pra ele e a realidade do que ele é são coisas bem diferentes; tanto pro bem quanto pro mal.

Esse é o segundo livro que eu leio da Ali por isso eu estava bem animada pra revisitar a escrita dela, que me agradou muito em Love Theoretically. Entretanto (pode ter sido um pouco por ler a versão traduzida dessa vez) o estilo dela não teve o mesmo efeito sobre mim, acredito que isso foi causado pela barreira geracional que eu encontrei em Xeque Mate. O livro é obviamente direcionado para tha' girlz and the gayz da geração Z mas ela tem essa escrita que é suuuper millenial e isso é algo que eu nem sei explicar apenas sentir. Parece que as referências que ela usa da geração Z são meio forçadas e acaba sendo engraçado ver ela tentar fazer a narrativa ser relatable (sério, tadinha kkkk). Mas assim, a história ainda é muito bem narrada e os personagens dela seguem sendo deliciosamente interessantes e complexos.

Passando desse ponto, preciso dizer que amo a delicadeza dela de não censurar as questões de gênero que são tão latentes em, literalmente, qualquer área. Amo que ela romantiza tudo menos o machismo presente na história, seja ele direto ou estrutural. E acho extremamente necessário como ela retrata essa realidade nessa história, fico imaginando as meninas que jogam xadrez se sentindo representadas e me dá muita alegria.

Outra coisa que me trouxe muita alegria foi descobrir que nossa prota, Mal, é bissexual! Juro, que surpresa maravilhosa encontrar personagens bi, me sinto representada e me dá uma identificação a mais com o livro. E gosto que isso não é tratado como uma "quirck" da personalidade dela, é algo natural e que simplesmente faz parte dela. Representação bi/queer 10/10, sem exagero apenas real.

E no que diz respeito o desenvolvimento da história eu gosto como a narrativa se desenrola, gostei de ver as dinâmicas entre diversas relações da Mallory e suas obrigações e desejos. Gostei dos personagens secundários (seja sentindo amor ou ódio por eles, todos foram importantes e bem escritos- menção honrosa aos meus favs: Oz, Tanu e Emil) e amei o Nolan ele é super cool. Mas acho que, levando em consideração que esse é um romance, eu queria mais tempo do desenvolvimento de Nollory. Eu entendo o gap de tempo entre os torneios e tudo mais, mas acho que me surpreenderia se me dissesem que em pelo menos um terço do livro há interação entre eles. Senti falta de clichês, queria que eles tivessem feito as pazes mais cedo na Itália (a gente não ganhou uma cena de date na Itália...simplesmente criminoso). Faltou aquela magiazinha bem específica que torna um romance naquele "romancezinho perfeito e fofo que eu estava precisando ler".

Enfim, é bom. Ri, passei raiva com o 🤬 #$%!& do Koch, fiquei com vontade de aprender a jogar xadrez de verdade, dei gritinhos internos. Mas não foi o melhor romance de todos, mas com certeza também está bem longe do pior. Só queria que tivesse tido um pouco mais de brilho ?? (ykwim?)

Taís 11/04/2024

Maravilhoso como sempre
Já falei anteriormente que sou simplesmente apaixonada pelos livros da Ali e hoje volto a repetir.

Adoro quando o protagonista masculino se apaixona primeiro. Além de amar as referências nerds. Por ser fã de Star Wars, é simplesmente maravilhoso pegar todas as referências. Isso me faz sentir mais próxima da escritora e do que ela imaginou quando estava escrevendo.

Esse livro, assim como todos os outros, é maravilhoso. Adorei essa temática do xadrez, principalmente por eu saber jogar e já ter parcipado de alguns campeonatos na escola.

Confesso que a protagonista em certos momentos me fez passar raiva com algumas atitudes dela mas perdoei ela no fim. Ela reconheceu os erros. Quem não erra não é mesmo? Kkkkk. Enfim, já quero ler mais um da escritora!

Duda 10/04/2024

Gostei muito da história, nunca li nada sobre xadrez e não entendo nada sobre o jogo, mas foi muito divertido ler sobre e ver a história se desenvolver.

larindrade 10/04/2024

Bem adolescente, razoável
Finalmente terminei esse? do meio para o final parece arrastado e enjoativo
só terminei porque já estava mais de 50% e me forcei a terminar, foi uma leitura ok, nada de extraordinário

Soso_biats 07/04/2024

Ameii
Eu gostei muito do livro, mais por adorar ler romance e jogar xadrez. Acredito que algumas pessoas ficariam confusas ao ler o livro se não souberem jogar xadrez. Me apaixonei pelos personagens e li em uma semana, é aquele tipo de livro que vc não quer parar de ler, cada vez fica mais interessante. Amei muito, foi o primeiro livro da autora que li, e já comprei outros dela.

Lucyyy 06/04/2024

Check & Mate
Acho que o problema foi colocar muitas expectativas. O tema é legal, gostaria de aprender xadrez só por causa disso KKKK, mas acho que não me prendeu muito, a protagonista era meio chatinha, e acho que faltou um pouquinho de cenas com o casal, o epílogo eu esperava ser ela ou ele falando mas foi outra pessoa contando ?.

Isabel<3 03/04/2024

??
Só sei que o Nolan Sawyer passou a ser oficialmente o meu bookboyfriend. Ele e o Edward Cullen. Agora tenho 2. Este livro é mesmo giro e comovente, melhor do que A Hipótese do Amor, eu diria. 4.9??

Alycia.Moreira 03/04/2024

Mallory é uma garota de 19 anos que sustenta as duas irmãs menores mais a mãe, que está em tratamento de câncer. A pedido da sua melhor amiga, ela participa de um torneio beneficente de xadrez e acaba vencendo o melhor jogador do mundo.

Ela acaba chamando a atenção para si, coisa que ela não esperava e não queria. Mallory tem uma história complicada com o xadrez, que envolve seu pai e outros dramas do passado. Mas quando recebe a proposta de atuar profissionalmente, ela vê uma possibilidade de continuar ajudando sua família. Mesmo que tenha que manter segredo.

Demorei um pouco para engatar na história, mas assim que as coisas começaram a acontecer e dar prosseguimento, fiquei presa (mesmo que eu tenha levado dois meses para terminar, por motivos externos à leitura).

Mallory é uma personagem que dá para simpatizar muito bem, e entender suas ações. Todos os personagens mais próximos dela tem carisma, e é impossível não dar uma risada ou outra.

A introdução desse mundo do xadrez é bem explicada e descrita. Sinceramente, é algo que eu sou bem leiga, mas deu para pegar muito bem o que acontecia nos jogos e torneios.

O romance demora bastante para acontecer, sério. A impressão que me deu é que é a história mais tocada nesse recomeço de Mallory do xadrez e a superação do seu passado e valores do que o relacionamento dela com o Nolan. Para mim, super funcionou (apesar de que mais um pouquinho de cenas com os dois não seria nada a mal), mas pode ser um fator negativo para quem espera algo como A Hipótese do Amor ou a A Razão do Amor, dois outros livros da autora.

No geral, é uma leitura que amei do início ao fim e que recomendo para quem gosta de romances com temáticas diferentes.

astrid 01/04/2024

O MELHOR DA ALI
QUE LIVRO PERFEITO!!!! De longe o melhor dos livros da autora. Ela acertou TANTO nesse livro. Eu amei os personagens. Mallory me conquistou pq foi nítida a evolução dela, e todas as suas escolhas e seu jeitinho de sempre colocar os outros acima dela msm foi bem construído. Nolan eu nao preciso nem falar. A autora sempre consegue criar personagens masculinos que são realmente saídos de livros. O jeito que ele ficava genuinamente feliz com coisas simples relacionadas a ela (como sempre ficar feliz com a chance de jogar com ela ou dela ultrapassá-lo). Era como se ela fosse alguém que ele nem sabia que estava esperando e que poderia existir e ter o significado até ela aparecer. Além disso, amei os personagens secundários (hiiii tanil!) e amei o universo construído e todo o ambiente de competição do xadrez. Em resumo: Queria mais deles.

Beatriz3395 31/03/2024

Essa mulher nunca erra
Juro, eu sou apaixonada pela escrita da ali e amo todos os livros que ela escreve, mas esse em si meu deus. Amo xadrez, por mais que não saiba jogar direito, esse era o livro que eu ia ficar obcecada e eu fiquei muito.
A dinâmica dos dois é perfeita, tem uma coisa que me incomoda ao longo dos livros da ali que é a personalidade ferrada das personagens femininas, todas tem um arco de redenção, mas incomoda a longo prazo, mas os dois são perfeitos. O jeito que o Nolan fica quando conhece a Mallory e o desenvolvimento da relação dois foi incrível, eu fiquei maluca, amei demais.

duardax 29/03/2024

State of grace - taylor swift

devorei em menos de 24h, não é o melhor que eu li da ali hazelwood, mas é mt bom! gostei das conclusões, mesmo achando que a gente merecia a última partida!
fiquei muito extasiada com as partidas, de vdd