As Foices Neal Shusterman

Resenhas - Gleanings

Alessandra @euamolivrosnovos 08/01/2024

Instagram @euamolivrosnovos
"A consequência da coleta deveria ser chocante. Se parasse de ser, era sinal de que havia algo errado."
Depois que o mundo passou a ser governado por uma inteligência artificial chamada Nimbo-Cúmulo, o fim da vida deu espaço à imortalidade. Entretanto, a necessidade de manter a humanidade sustentável fez nascer a Ceifa, entidade responsável por "coletar" aqueles destinados a encerrarem seu ciclo na Terra.
Mas, como tudo aquilo que o homem toca, alguns dos ceifadores ficaram embebidos com tal poder, gerando uma corrupção irrefreável que contaminou a entidade de dentro para fora, tornando seu desfecho inevitável.
"Em um mundo em que a Nimbo-Cúmulo sabia praticamente tudo que havia para saber, a morte era uma das poucas incógnitas remanescentes."
Para quem estava com saudade desse universo, Neal Shusterman presenteia os fãs com histórias de antes e depois da trilogia original, sem perder a essência da escrita que encontramos nos outros volumes.
Aqui, podemos acompanhar os desdobramentos da vida do ceifador Goddard, antes de se tornar tão terrível e colérico. Também, encontrei diversas discussões interessantes sobre como a ausência da morte afeta a arte e outras coisas mundanas, alterando as perspectivas e incitando novas culturas.
O autor elaborou ainda alguns contos com uma pitada de humor e ironia, que serviram para cimentar ainda mais meu amor por essa série.
Vale a pena explorar mais um pouquinho alguns personagens instigantes que pudemos ver nos outros livros e tantos outros que me cativaram nessa nova leitura.
"- Dizem que a morte é a prima do sono."

site: https://www.instagram.com/euamolivrosnovos

Rocha 01/10/2023

As Foices
Último livro da série da saga dos ceifadores, e como estava com saudades desse universo.
Esse livro é feito de contos, que fazem referências aos livros anteriores à eles, e achei muito interessante, principalmente que teve capítulos que explicou muito sobre a história de uma das minhas personagens favoritas: ceifadora Curie.
Meus contos favoritos foram:
Formidável;
Uma morte de muitas cores;
Um minuto marciano (meu conto preferido)
A tela mortal;
A sombra de Anastássia.
Super indico o livro.

Lucas.Domingos 10/09/2023

Esperava mais
Achei os contos legais, uns melhores que os outros.
Destaque para os contos da Marie Curie e Goddard que trouxeram uma relevância significativa para o enredo.
Para tristeza, não houve um conto envolvendo os protagonistas da trilogia, ambos aparecem em alguns contos.
Enfim, recomendo, mas não é uma leitura que vá trazer informações altamente reveladoras para a história, mas que vão agregar peso às informações já existentes.

Clara Azevedo 31/01/2024

As Foices
É um livro de contos eles acontecem dentro do universo de O Ceifador. Não gostei de 2 contos ele na minha opinião não fariam diferença estando ou não no livro. Mas o outros eu gostei demais. Os contos se passam antes, durante e depois dos acontecimentos dos três livros de O Ceifador.

LaryShelf 28/11/2023

Por trás da Ceifa
Nesse livro de contos extras no universo da saga Schythe temos uma visão mais amplas de personagens secundários da trilogia original além de história novas onde Neal mantém aquela atmosfera incrível de drama, suspense e humor que tornou a trilogia uma das minhas favoritas!

Um dos melhores contos é o da última obra de arte mortal! É incrível ver como os humanos que não tem mais medo da morte também perderam a sensibilidade que torna as obras de artes mais profundas e impactantes e nesse conto isso é trazido a tona. Também gostei muito do conto sobre o irmão da Ceifadora Anastássia! E o conto sobre o Goddard e a colônia em Marte, caramba fez tudo sobre ele fazer ainda mais sentido!

Foi incrível ver os "bastidores" do universo maravilhoso que Neal criou, as nuances que ele conseguiu atingir e quão grande ele é. Há muito que pode ser explorado e ele dá um gostinho disso nos contos! Amei matar a saudade e pretendo reler a trilogia com certeza depois desse livro espetacular!

Grecia.Regis 14/05/2024

Meh!
Sem dúvidas este não foi o meu favorito do universo de Scythe. Talvez por expectativas minhas, talvez por opção do autor e dos co-autores. Alguns contos foram legais de ler, fez sentido com a trilogia. Porém a maioria me pareceu textos perdidos que foram adicionados para dar volume. Além disso senti uma pegada mais juvenil que também não me agradou. Pela experiência com "O Ceifador" e "A Nuvem" buscarei outras obras do Neal Shurterman com certeza

Vitorin 22/10/2023

Bom? sim mas esperava mais
Gostei bastante até mas o brilho que foi ler o universo em 2021 passou já então esperava um pouco mais? continuo tendo boas memórias mas não brilhou igual os outros!!!

Laura.xhz 29/10/2023

A mortalidade do imortal
Vou direto ao ponto, Scythe é a minha saga de livros favorita, eu amo muito cada livro, e esse aqui me decepcionou um pouco. Tem algumas reflexões interessantes sobre a morte de forma fictícia, e tem 3 contos incríveis, mas de resto? É totalmente inútil pro resto da saga.
Eu imaginava ter pelo menos uma interação entre o Rowan e a Citra, levando em consideração os livros em si, que houve um romance inesistente. Mas não, o Rowan apareceu em um conto. E a Citra? Nada ainda?
Eu acho que o autor poderia ter explorado melhor o seu próprio universo, ao invés de uma pintora aleatória, porque não o ceifador Faraday?
Mas eu tive meus contos favoritos, eu gostei dos contos dos ceifadores Dalí, Curie e Goddart.
Vale a pena ler para se reconectar com esse universo maravilhoso, mas acho que podia ter sido um 5 estrelas. Eu gostei, mas não é pra qualquer um que recomendo, apenas digo para ter em mente que é mais reflexão do que história. Mais personagens aleatórios do que os queridinhos do livro. Mas foi bom.

Nukes 20/05/2024

Recomendo
Gostei da maioria dos contos desse livro.
Pra quem acompanhou a trilogia , vale muito a pena ler esse último respiro dessa distopia. Alguns contos dão um final primordial às pontas soltas que ficaram para trás.
Vou sentir muita falta dessa saga. Foram 4 livros lidos seguidamente. Vai deixar um vazio no meu coração.
Recomendo a leitura!!!

JL Marcal 27/03/2024

É bom voltar ao universo de Scythe
É muito bom voltar ao universo de uma das mais, na minha opinião, incríveis trilogias já escritas. Amei cada conto e queria muitos mais para ler. Recomendo demais!!!

Rauecker 22/09/2023

As foices
Eu não sou o maior entusiasta de livros de contos, até porque me sinto incomodando quando tem um conto muito bom seguido de um não tão bom assim, e isso tende acontecer sempre, é inevitável, e acontece aqui neste livro.

A minha admiração pelo universo Scythe, o favoritismo pela escrita de Neal e a grandiosa filosofia presente nesse mundo pós-morte, me fizeram deixar essa aversão por contos e correr para ler logo a obra.

Destaque para a honorável ceifadora Marie Curie, são dois contos são simplesmente fenomenais e já abrimos o livro com um conto dela, rápido, simples e mortal. Da forma que ela era em ofício.

Tivemos Goddard, o que deu uma profundidade imensa na história e nos fez compreender um pouco do porquê ele se movimentou daquele jeito, sua trajetória para ser ceifador e o que levou a ser aquele genocida maluco.

Alguns outros contos sobre ceifadores aleatórios e desconhecidos, que permitiu conhecer melhor o universo e a ceifa como um todo.

Temos páginas de diários de ceifadores, ceifadores péssimos como seres, ceifadores excepcionais e os diálogos das queridas IAs Nimbo e Cirro que sempre nos afogam em pensamentos.

No mais, foi ótimo matar a saudade desse mundo, só gostaria de saber mais de nossos queridos protagonistas, mas acredito que deixar pontos abertos é importante, as vezes temos que permanecer intrigados.

Citação preferida:

?Consciência. Uma coisa curiosa e intangível. Em um momento, nada e, no seguinte, tudo. O Big Bang em escala pessoal.l

Marina 25/02/2024

Saga fantástica!!!! Amei a trilogia ? Citra, Rowan, Faraday,Marie entre outros deixarão saudades. Uma história que me cativou demais!!!!

Caroline 18/11/2023

É um livro bom
É um livro com contos que explicam muitas histórias que aparecem na triologia o que é sempre bom. Quanto mais aprofundada a história melhor.
Lucas 19/11/2023minha estante
Está na minha lista kkk... Sou fã !