Anatomia

Anatomia Dana Schwartz

Resenhas - Anatomia: Uma história de amor

camila del rio 21/05/2023

Anatomia
?Anatomia? conta a história de Hazel Sinnett, uma jovem inglesa que sonha em se tornar uma renomada cirurgiã. Há apenas um problema: ela vive na Escócia do século XIX. Depois de seu plano para assistir às aulas de um médico renomado falhar, ela consegue fazer um acordo com ele que pode ser a chance de sua vida.

Esse livro me interessou assim que eu li a sinopse, já que eu AMO qualquer coisa com ?gótico? e ?mistério? na contracapa. Também me lembrou a série da Kerri Maniscalco com a protagonista Audrey Rose Wadsworth, publicada pela Darkside, que eu gostei bastante. Decidi dar uma chance, apesar de não ter o costume de pegar romances para ler.

Gostei MUITO da ambientação. A autora foi extremamente dedicada à pesquisa da sociedade escocesa no contexto do século XIX, e um ponto positivo foi a maneira como ela também conseguiu abordar o machismo ainda mais intenso da época ? algo que eu quase não percebi no livro da Kerri Maniscalco, por exemplo. Além disso, a história conseguiu me surpreender muito, apesar de eu ter imaginado que seria em muito parecida com a de Audrey Rose.

O que me incomodou quase ao longo do livro todo foi o ritmo da história e a escrita da autora, Dana Schwartz. Apesar de essa não ser sua estreia no mundo da escrita, certamente parece ser. O foco no mistério de ?Anatomia? só aparece nos últimos oito capítulos, e o romance entre os personagens se inicia quase que bruscamente ? depois de poucas conversas vazias entre eles. Além disso, a autora por vezes explica partes da história ou dos personagens que o leitor poderia muito bem compreender sozinho ou que não são necessárias para a leitura.

Mesmo assim, o livro conseguiu me prender durante a maior parte (tanto que eu estou escrevendo essa resenha às 2:47 da manhã, logo depois de ter terminado os outros 50% que faltavam). Eu certamente leria a continuação e espero que seja publicada no Brasil ? tanto por ter gostado da história e do casal principal como por esperar uma melhora no ritmo do próximo livro.

@tatysturnick 03/08/2023

Aiai meu cristalzinho
No começo a leitura foi bem difícil. Arrastada pelos primeiros 4 capítulos. Mas depois .. mas depois MINHA GENTE.

Gostei muito da profundidade dos personagens e como os capítulos ia falando um pouco da visão da Hazel e do Jack (meu cristalzinho).

O romance que possui aqui, é algo sereno o que deixou o livro ainda mais perfeitinho.

O final não me agradou muito, e plot me deixou meio "QUE DIACHO FOI ISSO AQUI" pq eu realmente não estava esperando. E me fez pensar se isso é o que caracteriza ele como "gótico". Enfim, não sei.

Só sei que você deveria ler. Vai lá ler agora. Beijos e te vejo depois.

Beatriz3345 23/12/2023

Fofissimo
Aff tanta gente falando mal desse livro mas eu simplesmente amei! tem umas coisa nada a ver? tem!!! mas idai????? eh muito legal, levinho, me manteve entretida desde a primeira pagina e eu AMEI ler esse estilo de escrita da autora, bem diferente de tudo que li nos ultimos tempos?. adorei os personagens principais (hazel e jack divos engracados e carismaticos), a trama e o final! nao eh revolucionario mas eh muito divertido?? ????
Gabbe 23/12/2023minha estante
Eu amei também

Juju 09/06/2023

Uma linda história sobre ciência e amor
Hazel Sinnett não é uma donzela comum. Ao contrário das outras garotas de sua idade e status social - afinal ela é filha de um oficial da Marinha -, Hazel não deseja fazer parte da alta sociedade e desfrutar de suas estranhas e exageradas riquezas egoístas, muito embora esteja prometida em casamento desde a infância. Não, seu amor pela ciência é incompreendido e rechaçado por conta de seu gênero, porém seu desejo intenso de salvar vidas e se tornar uma cirurgiã importante não pode ser domado. Para tanto, Hazel decide se infiltrar secretamente nas aulas de anatomia do famoso Dr. Beecham e aprender o quanto puder para ser capaz de prestar o famigerado Exame de Medicina que a possibilitaria exercer a profissão. É ocasionalmente que acaba conhecendo Jack, um ladrão de cadáveres astuto, alto e charmoso cuja vida não foi nada fácil. De suas interações nasce um sentimento potente e maravilhoso que não pode ser ignorado: amor. Ainda assim, Jack é o que é: pobre e marginalizado, enquanto Hazel já tem um futuro definido e um papel enfadonho a desempenhar. No entanto, ela nunca esteve disposta ou teve a intenção de desistir ou simplesmente aceitar um destino que não lhe pertence. Desafiando as convenções de sua própria época, Hazel e Jack tornam-se cúmplices em um crime perfeito e juntos irão desvendar os terríveis mistérios por trás de estranhas mortes em Edimburgo.

Eu não sabia exatamente o que esperar desse livro, mas comecei a ouvir muitos elogios. A capa também me chamou a atenção e então acabei finalmente comprando. Fiquei muito feliz com a minha experiência. Seguindo a mesma atmosfera da série Rastro de Sangue da autora Kerri Maniscalco (publicada pela editora Darkside Books), Anatomia tem uma protagonista forte que se recusa a ser pintada como uma frágil donzela. Hazel Sinnett é bondosa e destemida, abnegada e empática. Seu amor pela ciência é genuíno e seus motivos extremamente nobres, ela pode ter crescido com muitos privilégios, mas se recusa a fechar seus olhos e ignorar a situação precária dos mais pobres. Muito embora este seja um romance, eu gostei que não se tornou aquela coisa melecada e exagerada que acaba se desviando do foco principal da história, temos ótimas cenas de investigação e mistérios, cirurgias e aventuras. A aproximação de Hazel e Jack se dá forma natural, lenta, agradável e parece simplesmente fazer sentido, eles são um casal destoante, porém muito bonito. O livro tem apenas 315 páginas e não precisa de muito mais para entregar uma trama coesa, empolgante e repleta de emoções. Os personagens são bastante humanos e é muito fácil criar afeição por eles, o desfecho foi bastante tenso e entregou emoções até a última vírgula. Só não dei 5 estrelas, pois houveram momentos em que eu gostaria de um aprofundamento maior em alguns detalhes. De forma geral eu adorei, recomendo muito a leitura!

Nana Fuerback 12/01/2024

Desafio Da MLV 2024 do GF - Victor Almeida (não é uma resenha de fato)
Tava esperando o LIVRÃO, fui com muita expectativa, mas acho que foi muito erro meu
A história é bem boa, mas eu esperava mais, achei que demorou pra ter o romance e não foi tão abordado assim, o final achei que se resolveu rapido demais, além do mais que não entendi a compostura dela no final com o FULANO, depois do plot

Catarina 30/05/2024

Anatomia: Uma história de amor - Dana Schwartz ?
Hazel Sinnett sonha em se tornar uma cirurgiã renomada, mas em pleno século 19, é praticamente impossível para mulheres conseguirem seguir uma carreira.

Determinada em estudar na Sociedade Real de Anatomistas, Hazel se passa por um jovem, até que sua verdadeira identidade vêm à tona e ela é expulsa do curso.

Então seu professor e ídolo, Dr. Beecham, aceita o acordo proposto por Hazel. Se ela passar o exame de medicina, estudando por conta própria, então ela conseguirá realizar seu sonho.

Porém os estudos não podem depender só de teoria e livros e é ai que entra Jack Currer, que ganha a vida desenterrando corpos e os vendendo para estudos.

Hazel decide então contratar os serviços de Jack, mas eles acabam embarcando juntos em um grande mistério e começam a desvendar segredos profundos da Sociedade, além de lidar com os próprios sentimentos e dilemas?

Apesar de ser uma história interessante, achei um pouco vago em alguns momentos. Fiquei curiosa para ler a continuação, mas ao mesmo tempo acho que basta. Ainda estou na dúvida. ?

Nota: ??????

Você já leu? O que achou?

Um grande abraço! ?

Sigam meu IG literário: https://instagram.com/vinho.livros.cultura

8makes1team 14/05/2023

"Meu coração continua batendo... E ainda é seu..."
O livro todo teve uma história bacana e um desenvolvimento legal. Me prendeu do início ao fim. O final não foi bem o que eu imaginava e esperava um desfecho mais legal.

Hazel é uma jovem que sonha em ser uma cirurgiã, mas no século XIX, é quase impossível para uma mulher. Para isso, ela dicide participar disfarçada de homem nas aulas preparatórias para o exame, mas quando descobrem sua identidade ela é expulsa e faz um acordo com o Dr. Beechan, um renomado cirurgião. Nesse acordo, ela deve passae no exame de medicina e assim ela poderá realizar seu sonho, mas para isso ela precisará estudar muito mais que livros, e sim cadáveres.

Jack Currer é um rapaz pobre que tenta sobreviver a cidade onde a morte está em toda parte. Ele trabalha vendendo corpos para estudantes de medicina, mas seu trabalho para desenterrar corpos está cada vez mais difícil com o surgimento de homens misteriosos que tem levado ao desaparecimento de conhecidos de Jack.

Como Hazel precisa estudar corpos, ela contrata os seus serviço e assim ele embarcam em uma jornada onde eles tentam desvendar os mistérios de túmulos de morte não identificada e tentam lidar com os sentimentos que cresce entre os dois.

lady day 29/06/2023minha estante
O Bernard só agia de acordo com os homens da época e de acordo com o que o pai o mandava fazer... tanto que ele até "aceitou" a Hazel seguir com o sonho. O que pra epoca já é um avanço kkk

E tbm não gostei dela ter perdido o exame maaaas pelo menos no final vimos que ela acabou continuando com o hospital escola dentro da mansão em Hawthorn. Ou seja, exame pra que?? hehe

Alice1053 09/12/2023

AMEI

Cara que livro gostoso de ler, a trama trás um enredo muito verídico para a época que se passa e, apesar de coisas impossíveis misturadas a anatomia e fisiologia, é muito interessante de se ler e fluido (acabei em um dia?)

Não sei se vai ter continuação, o final ficou aberto, mas adoraria ler e saber do futuro da nossa cirurgiã Hazel. Lendo sobre as definições dos ?profissionais? da época, me lembrou bastante do nosso passado na medicina com boticarios e cirurgiões e suas diferenças e nuances até o que se tornou a medicina hoje em dia

Thaís @thanoslivros 12/07/2023

Instigante
Confesso que estava esperando que fosse mais angustiante, com cenas mais descritivas. Mas que bom que não foi. Tem sim, cenas que podem afligir, mas a maior parte do livro foi de como tentar mostrar para uma sociedade conservadora que mulheres também podem ir além do que imaginam.

gmrxle 15/01/2024

Esse livro mexeu demais comigo? toda a sua atmosfera. comprei aleatoriamente na bienal de 2023, literalmente, faltava alguns reais para ganhar um brinde no stand da intrínseca e foi aí que eu o comprei! decidi lê-lo logo em seguida por ter achado a sinopse beeem interessante e, caraca! esse livro tem tantas camadas: machismos estruturais, ensina a não desistir dos seus sonhos, mostra que o amor pode vir no momento mais inesperado e nos mostra como os homens não conseguiram amadurecer mesmo depois de séculos! toda essa mistura de mistério, amor e medicina me encantou demais!

?Meu coração é seu, Hazel Sinnett. Para sempre. Batendo ou não?

natalyluzzz 13/07/2023

Criei muita expectativa e meio que me decepcionei
O livro começa num ritmo bom, você vai se ambientando e gostando dos personagens, mas quando chega ate certo ponto e não aconteceu nada ainda, você começa a se perguntar se tem paginas suficientes pra tudo que falta, e claro NÃO TEM. A história começa a correr, e tudo vai se atropelando, inclusive o romance ? tudo começa a ficar extremamente conveniente pra a Hazel, ela faz absurdos nada escondido e ninguém parece descobrir kkkk e as ate as explicações pra todos os grande mistérios ficam meio boca, justamente por terem a profundidade de um pires.

Sei que tem o segundo livro, e talvez a autora amarre essas MUITAS pontas soltas, porque a história em si tem muito potencial, mas merece muito mais atenção.