Caminhando com os mortos

Caminhando com os mortos Micheliny Verunschk

Resenhas - Caminhando com os mortos

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Mariana 07/04/2024

Existem histórias que precisam ser contadas!
Impactadíssima com esse livro! Talvez porque não tinha nenhuma expectativa sobre a história e não li comentários prévios sobre a qualidade da obra. Confiei na curadoria da editora e a chancela que o Prêmio Jabuti concedeu à autora.

Inclusive, uma digressão, eu raramente leio sinopses. Baseio minhas escolhas, basicamente, em recomendações de pessoas que confio na opinião e premiações literárias.

Mas, voltando, eu adorei o livro! Não queria parar de ler! Achei o texto muito bonito, bem escrito e a história muito intrigante!

O tema central da obra é intolerância e doutrinação religiosa, com um quê de pessimismo e decadência que me lembrou de Saramago - não pelo estilo narrativo, mas pela falta de esperança na humanidade.

Aqui, uma mulher foi queimada viva sob o pretexto de ser salva pela expulsão dos demônios que a aprisionavam. Uma aniquilação motivada por uma fé cega que tomou conta dos assassinos.

Até que ponto podemos relativizar a intrusão da religião na vida das pessoas? Até que ponto líderes religiosos podem ditar como devemos viver, nos vestir, nos relacionarmos uns com os outros ou até mesmo votar?

É corajoso e delicado escrever sobre crença e religião, é como se mover num terreno escorregadio e vertigionoso, mas que bom existem os corajosos! Existem histórias que precisam ser contadas!

Falo sobre minhas outras leituras no @55paginas

arqueofarias 05/04/2024

Que história angustiante e ao mesmo tempo maravilhosa de acompanhar. Temas fortes. O pano de fundo são as relações estabelecidas entre as igrejas neopentecostais com populações em vulnerabilidade em contexto rural do país e me impressionei, pois não esperava que fosse esse o fio condutor da narrativa.

Gostei bem mais do que o Som do Rugido da Onça. Só não gostei muito de, perto do final, ter saído um pouco da centralidade da narrativa para dar ênfase a outra personagem , mesmo que ligada à história.
A escrita meio abstrata, metafórica, poetiza me pegou muito. Adorei.
Super indico.

Mia 29/03/2024

Tá? eai?
A história em si é muito intrigante, uma família que mata a própria filha por seguir cegamente os mandamentos do pastor.

O livro é contado em tempos diferentes, então temos o antes do crime com a contextualização da família, a história da perita presente na investigação e algumas outras narrativas de personagens secundários (como o pastor).

Acontece que o livro enrola DEMAIS, ele tem 140 páginas onde a história não se aprofunda. As metáforas são distantes e complexas em um nível desnecessário que acaba nos tirando da imersão.

Além disso, senti que nenhum dos temas tiveram espaço para ganhar o aprofundamento que precisavam, ela fala sobre fanatismo religioso, tortura policial, misoginia e várias outras coisas que não recebem o devido desenvolvimento e o livro acaba virando uma colcha de retalhos.

De novo, a história é intrigante e nos toca de várias maneiras (principalmente quem tem um passado dentro da igreja evangélica) mas acaba se perdendo porque é redundante e cansativa.

Recomendo a leitura, mas saiba que é um livro onde a estética sobrepõe a narrativa.

Gustavo Rafhael 25/03/2024

Achei a leitura difícil, vários recortes de histórias diferentes, isso me deixou perdido em alguns momentos. Talvez se fizer uma nova leitura pode ser que mude o meu entendimento, mas por hora achei bem chato.

Kelly Sartre 24/03/2024

Ate onde deus está?
Em nome de deus se pode queimar a própria filha
Em nome da religião a morte não é nada, já que os céus são das criancinhas
Em nome do pastor se pode destruir rádios, plantas, se submeter a ausência de luz
E ai daquele que não enquadrar nesses padrões
Botar a culpa no diabo pra encobrir suas próprias atrocidades.

emicê 21/03/2024

Um livro muito denso de linguagem muito bonita. Muitas metáforas e que desaguam em dores e problemas atuais: misoginia, extremismo religioso, hipocrisia, política... a história se dá de maneira um pouco confusa, não linear, mas que retrata muito bem o que a autora quer retratar: nem tudo está em linha reta.

Thiago.Moreira 17/03/2024

Fé cega, faca amolada
Um livro que fala das consequências do extremismo religioso na vida das pessoas mais humildes. A obra tem muitos paralelos com a realidade brasileira em que pequenas igrejas são grandes negócios e onde se prega que praticamente tudo é coisa do demo e precisa ser purificado. Caminhando com os mortos é o segundo livro que leio da autora e sigo recomendando suas obras.

romulorocha 13/03/2024

Caminhando com os mortos, de Micheliny Verunschk
Gênero: Romance
País: Brasil
Editora: Companhia das letras
Ano: 2023
Páginas: 144

O livro tem um pano de fundo e muita profundidade para discussão sobre sincretismo religioso, racismo e desigualdade social no Brasil, mas se você espera algo parecido com ?o som do rugido da onça? (livro anterior da autora e vencedor do prêmio Jabuti), pode se decepcionar.

Caminhando com os mortos parte de um cenário macabro no qual no interior do Brasil uma criança é morta queimada viva em um ritual religioso. Ao longo da trama, a autora vai nos aproximando deste cenário, não mais como um leitor de noticiário, mas como alguém que chega na comunidade e passa a conviver e se conectar com a realidade daquele lugar. É sob esta perspectiva mais ampla, que vamos compreendendo as questões identitárias da comunidade, as violências passadas ao longo de gerações e o desespero por esperança de dias melhores. Aos poucos vamos juntando as peças do crime e descortinando crimes maiores e mais profundos, muitos deles sem mídia, sem voz e sem história para contar.

Eu gosto da escrita da autora, me prende sempre. Talvez foi a temática ou a expectativa por algo a mais, mas o livro me deixou ao final com um gostinho de que ainda faltava mais.

Minha avaliação (1 a 5)*: 3
1: Ruim: quase abandonei, não me prendeu.
2: Razoável: algumas partes interessantes.
3: Bom: agradável de ler.
4: Ótimo: leitura envolvente.
5: Excelente: contagiante, vontade de indicar pra todo mundo.

#resenhasdoromulo
#literaturabrasileira
#caminhandocomosmortos
#MichelinyVerunschk

Giany.Alves 10/03/2024

Um livro interessante, a escrita da autora é bem fluida, gostei do enredo, apesar de bem triste, baseado na ignorância religiosa, naquela ?interpretação? errada dos desejos de Deus para as pessoas que culminaram num ato atroz, a estória contada sob o ponto de vista dos personagens foi muito bom, porém no final parece que a autora se perdeu na estória e começou a falar de outra temática que não fez sentido para mim.

Cris Marques 06/03/2024

Que livro bom! Como é prazeroso ler um livro bem escrito e que não usa o apelo do palavreado baixo, e sim usa com excelência a nossa rica língua portuguesa e ainda com uma certa poesia.
O ruim de ler um livro assim, é que aqueles hots, bem populares, se tornam meio sem graça por ser uma escrita mais direta e comum, mas eu gosto deles tbm, então o importante é olhar e constatar o valor de cada um de forma distinta.

@tayrequiao 04/03/2024

Daqueles livros que te fisgam logo no começo?
O centro não cai se a periferia não for conquistada.

É esse o pensamento por trás do movimento religioso (e também estratégico) de conquista e domínio pelos templos / igrejas das pequenas cidades e vilarejos do Brasil.

O objetivo é claro: aproveitar a ausência do Estado, que deixa grande parte da população desamparada e sem perspectivas, para, apresentar uma salvação ou, ao menos, uma justificativa divina para todo o sofrimento passado, ganhando com isso confiança e poder.

Mas, quais as consequências desse movimento? A resposta a essa pergunta é justamente o que vai conduzir a história de "Caminhando com os mortos", livro da Micheliny Verunschk, ganhadora do Prêmio Jabuti em 2022.

Se você está procurando ler mais autores nacionais, adicione esse livro a sua lista!

Esse é daqueles livros que te fisgam logo no começo e que você simplesmente não quer parar de ler até descobrir tudo o que está por trás dessa história. E, acredite, tem muita coisa!

Verunschk vai, com essa história curtinha, te fazer pensar:
? até que ponto o fanatismo religioso e a intolerância com o diverso são capazes de destruir e machucar
? como as religiões possuem um papel central na história de conquista e destruição de povos, suas crenças, seus costumes e rituais
? sobretudo como esquecemos que os líderes religiosos são, assim como nós, falhos e, portanto, humanos

Se você gosta dessa temática, não posso deixar de indicar também o "Eu, Tituba, Bruxa negra de Salem", obra da Maryse Condé e um dos meus livros favoritos de 2020.

Lourença, Celeste e Tituba têm muito a contar.
Espero que você esteja disposto(a) a ouvi-las.

Fabiene.Barbosa 01/03/2024

Uma mulher é queimada com a justificativa que seria para sua purificação. A história se passa em um lugar carente, que vê na chegada da igreja a sua salvação e até mesmo o seu sentido na vida. No decorrer da história, encontramos a narração o ocorrido por diversos olhares.

De maneira intensa e carregada de poesia, a autora trata de assuntos atemporais, como a doutrinação e intolerância religiosa, dramas familiares e a dura vida das mulheres em nosso país.

JAssica.Leituras 29/02/2024

Gostei da escrita da leitora. O início me envolveu bastante, e achei a história muito triste.
Porém no final, achei que se perdeu um pouco. Mas foi uma ótima leitura.

Biblioteca Álvaro Guerra 27/02/2024

''As ovelhas tresmalhadas se não andam no caminho de Deus , o diabo leva'' . Até onde você iria para salvar um filho ? Uma filha ? Uma Mãe ? Uma pessoa qualquer? Na zona do tapuio andam acontecendo mortes estúpidas .

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786559214044

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6