As Cartas de Amelie

As Cartas de Amelie Julia Brusco

Resenhas - As Cartas de Amelie

Larissa.Ferrioli 20/09/2022

Te transporta
Uma das melhores coisas que eu posso dizer sobre a escrita de alguém é que ela tem o poder de nos transportar pra história.

E a Julia faz isso em As Cartas de Amelie: a ambientação, a história, a personagem principal, tudo.

Eu esperava que o conto fosse um pouco mais longo, com um pouco mais de história e de jogos, mas aí a expectativa já foi minha e eu que lute kkkk

Gostei muito.

Luly 22/09/2022

Eu achei a ideia dela bem interessante. O conto te prende do início ao fim. Eu honestamente imaginei que o final seria diferente mas achei mt bom. É um conto simples mas cheio de detalhes.

leituraslau 29/01/2023

Esse conto me surpreendeu demais. Não esperava nada e entregou tudo! A ambientação e a escrita são incríveis! Esperava mais do final mas amei demais.

Augusto 06/09/2022

FANTÁSTICO!
A forma como a autora nos trouxe uma geração de mulheres, uma geração presa a um objetivo, uma geração que continua com esperanças apesar de tudo, foi gigante. As bonequinhas que se encaixam uma dentro da outra (matrioska), mas mesmo assim são independentes reflete muito bem essa batalha árdua de querer vencer. Isso de querer vencer é algo bem perigoso, se tratando de um jogo MORTAL dentro de um CIRCO. Sentiu o impacto daí?

Amélie carrega um peso que não é dela, um desejo de sua família que ela está prestes a engolir goela abaixo. Mesmo carregando os seus próprios cacos, sua individualidade, ela quer satisfazer um ciclo que parece ser infinito. Porque nunca aprendeu algo diferente daquilo, nunca viu um novo objetivo a ser seguido, como se seus olhos fossem apenas dirigidos às cores da tenda do circo, onde mostraria que ela era capaz.

A narrativa brinca com o onírico e com nossa percepção visual de uma maneira incrível, como se qualquer piscada que a gente dê, seja um erro dos grandes, porque os detalhes carregados de importância estão para todos os lados. Uma das coisas que mais amei foi esse lado visual da história, foram as movimentações do próprio cenário, as transformações minuciosas nos personagens, o poder do mistério engrandecendo tudo e mais um pouco.

Alanis14 31/01/2023

Recomendo muito.
Caraca que orgulho da literatura brasileira.
O livro é lindo, está mais para um conto, mas é muito bem construído e super visual, a história é bem interessante e traz um desfecho muito bom.

JAlia 25/03/2023

Podia ser melhor
Aí gente não tem oq falar, eu pensava que era maior mas foi bem curtinho, oq acho que deu um aspecto batido pra ele, a escrita da autora é boa e a ideia do livro também, mas sla não foi aqlas coisas.
eu jurava que a Amélie ia arrasar, mas ela foi só uma mimadinha que percebeu que não é tão especial no fim de sua vida.

cnovais 11/02/2023

Acho que esse não é o tipo de história com a qual terei uma.boa experiência, mas a escrita da autora é relativamente boa e fluída.

Juuh 01/11/2022

"Você é um peão, e eu sou a dona do tabuleiro"
Esse foi um dos melhores contos que eu li! Apesar do espaço curto pra desenvolver, a autora foi precisa e colocou todos os detalhes que precisávamos saber pra história fluir.

Foi uma leitura muito rápida, com uma protagonista um tanto diferente do habitual, mas que me deixou completamente hipnotizada. Sei que o final da história serve como um tipo de "moral", mas torci demais pela Amelie KKKKKKKKKKK.

Enfim, no geral gostei muito!! Tem essa vibe de jogos sombrios, circo, manipulação... bem parecido com a proposta de caraval (amo)! Super recomendo ??
"Cuidado com as estrelas e as histórias que contam. Elas são ótimas mentirosas."

"O que parecia coincidência provou-se destino. Ela tinha o talento e o dom de olhar para o céu e ouvir os astros."

cauamendes 07/12/2022

sobre medo mascarado de soberba e expectativas
Nao é muito meu tipo de livro pois nao sou muito chegado à livros fantasiosos ou algo do tipo mas gostei como esse livro brinca com metáforas e tapas na cara!

Rafa,ela 11/02/2023

Uma carta, um circo e uma jogadora
As carta de Amélia e o melhor conto que eu li em muito tempo, a protagonistas e extremamente carismática é mesmo com uma personalidade duvidosa acaba ganhando o leitor.
A universo fantástico do livro e excelente a ideia do circo e muito boa, tao boa que acho que essa história não deveria ser um conto mas sim um livro bem maior, porque esse livro deixa o leitor com uma sensação de querer mais

raconteurr 27/09/2022

AMEI?
Gente, sério. O cuidado da autora com os detalhes não foi brincadeira. O homem preso na carta, as cartas de tarot dando apelidos aos personagens, a constelação nas costas da Amelie... incrível. Além de que toda história da família Étoile é muito intrigante. As infos foram dadas gradualmente (o que é muito importante) e me fez entender o contexto das coisas com calma, de pouco em pouco. Gostei muito do background das Étoile e da contradição da Amelie se achar TÃO boa e, no final não ser melhor que ninguém.
Só achei que algumas descrições fizeram minha cabeça girar, mas com o tempo eu fui entendendo. Talvez pudesse ter um final mais trabalhado? Sim, eu passei pro cap seguinte e, quando vi, já estava no epílogo, sem saber onde a Amelie foi parar. (Anyway, o epílogo foi a cereja do bolo)
Recomendo muito. Tem circo, tem magia, cenários incríveis e detalhes muito caprichados!!! Eu aprecio muito detalhes numa obra, principalemnte quando eles trazem muito mais conceito à história.

Maria1691 25/03/2023

? ?
Essa premissa de circo é muito interessante e muito envolvente, me lembrou um pouco caraval.
A ideia em si é fantástica, porém na minha opinião, poderia ter sido melhor aprofundada por se tratar de um conto pequeno acaba que os acontecimentos não são muito explorados.
Mesmo assim a história é viciante a leitura passa muito rápido e fica com um gostinho de quero mais .

Jenni 15/03/2023

Esperava mais
Eu tinha certeza que ia amar , conto dark , jogos onde o que está em risco é a sua vida, uma vibe bem round 6 e Caraval , mas achei que falta desenvolvimento. No começo é criado todo um suspense, a personagem parece forte e segura de si e do nada desanda, eu entendi que tudo acontece para o final ficar mais emocionante, o final é realmente bom , entretanto achei meio jogado e fraco demais para a premissa.
Acredito que se fosse um livro mais longo e tivesse o desenvolvimento da personagem e da história ( faltam muitas respostas ) , o final seria mais impactante, tudo faria sentido e aí sim seria uma leitura digna de cinco estrelas , porém, isso é tudo "e se " .
Quotes que compensam e até enganam ? :
?"Você é um peão, e eu sou a dona do tabuleiro. Ganhe, o tabuleiro é seu. Perca, você é minha."
?"? O impedimento que não a deixava voar? era você mesma. Era seu medo mascarado de ambição. Mas agora, eu te libertei."
?"Porque é isso que teme, não? Um medo tão enraizado em seu ser que mal sabia nomeá- lo."

emilly. 28/09/2022

Um conto com muito potencial mas com um final muito apressado, criei muito expectativa ao longo da leitura, estava muito bom e bem construído, uma protagonista forte, uma trama muito boa, muito bem construído mesmo, mas o final deixou muito a desejar.