Cinzas na boca

Cinzas na boca Brenda Navarro

Resenhas - Cinzas na Boca

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Cleber 19/04/2024

LC de abril no canal Bookster
O tema da LC de abril no canal bookster é tristeza e está é uma das palavras que podem resumir o livro.
Katia 23/04/2024minha estante
Terminei hoje e fui arrebatada.

Matheus656 26/06/2023

Ainda estou processando todas as informações apresentadas neste livro. concluí a leitura há alguns dias e, até agora, não consigo parar de refletir sobre ele.

?cinzas na boca? é o segundo romance da brenda navarro (escritora, socióloga e economista mexicana, que pesquisa e escreve sobre trabalho feminino, acesso das mulheres à cultura, direitos digitais e humanidades e migração) que leio, e posso apenas descrevê-lo como uma obra extremamente realista. o texto retrata de forma vívida e intrínseca a violência, a depressão e a migração.

ano passado realizei a leitura de ?casas vazias?, também da navarro, e, após finalizar ?cinzas na boca? decidi que lerei tudo o que a autora publicar. ela toca em temas difíceis e delicados de uma forma única, colocando os seus personagens nas situações mais diversas, e os fazendo reagir de forma completamente insólita (a autora retrata seus personagens com grande humanidade, expondo e revelando suas imperfeições nas ocasiões mais vulneráveis, trazendo à tona pensamentos e sentimentos extremamente reais e cruéis).

os romances da brenda navarro têm um poder singular de não deixar o leitor indiferente. eles são uma jornada emocional intensa, capaz de causar dor e agitar os sentimentos - o que aconteceu comigo. sua voz narrativa é como um ?soco na mesa?, um golpe direto na realidade, sem rodeios ou ambiguidades, transmitindo a verdade nua e crua, mesmo que esta seja extremamente desconfortável.

como pode 184 páginas serem tão complexas?! livro muito bem planejado e entrelaçado, texto fantástico e com uma escrita avassaladora.

um trabalho notável, que consegue abraçar com maestria e intensidade todos os temas que aborda. recomendadíssimo!

Vinicius 29/07/2023

Fraco
"Jimena dizia, por exemplo, que nós, os mexicanos, eramos pessoas barulhentas. Ai, mas como são chorões, nos dizia".

Quando buscamos uma leitura contemporânea o que queremos encontrar? Talvez temas relevantes nos debates sociais, representatividade, formas disruptivas de narrar histórias...
O fato de encontrarmos um desses fatores num livro não o torna necessariamente indispensável.

Cinzas na boca é um amontoado de tragédias, um dramalhão mexicano que erra na dose. Partindo de uma visão de mundo determinista, nada aqui pode ser evitado e os personagens se afundam cada vez mais na areia movediça do sistema.

Ainda que os efeitos do colonialismo, xenofobia, desigualdade e violência sejam inegáveis, Brenda Navarro despeja sua visão de mundo pessimista da primeira à última página, em que não existe uma alternativa possível. A leitura se torna um sacrifício interminável, um chororô que nos impede de criar qualquer empatia com a personagem. Para a autora, a única saída parece mesmo ser a morte.

Ao final da leitura, sou obrigado a concordar com Jimena.
edu basílio 29/07/2023minha estante
???? mesmo não tendo lido, achei a resenha hilária ? acho que você superou a autora na arte de descer o pau "literariamente" ????

edu basílio 29/07/2023minha estante
(mesmo não tendo lido O LIVRO...)

LeonardoGS89 15/09/2023

Este é o segundo livro que leio da autora, e assim como em Casas Vazias, aqui ela joga uma história forte, e novamente me senti tocado com toda trama.
Com uma linguagem crua e envolvente, Brenda Navarro nos faz testemunhas da violência, da depressão e da migração que afetam milhões de pessoas no mundo. O livro é uma denúncia da sociedade que é injusta com os imigrantes, e também uma reflexão sobre a família, a memória e a vida, Cinzas na boca é um livro que nos faz chorar, pensar e questionar o nosso papel no mundo.
A protagonista é uma jovem mexicana que vai para a Espanha com o irmão para reencontrar a mãe, que os abandonou na infância, porém, o que ela encontra é um cenário de discriminação, exploração e solidão, que culmina em uma tragédia em que não irei citar aqui, porém, isso é o estopim de toda trama.
Um livro que nos marca para sempre.

Thais 28/04/2024

Cinzas na Boca
Um livro muito real, mas muito triste de ler. É uma realidade dura, que muitas vezes você quer mudar, principalmente o desfecho, ao mesmo tempo que entende o percurso.

Ju Carvalho 05/05/2024

Parece história repetida. Conhecemos esse enredo de alguma lugar.
Sofrimento e solidão da mulher que precisa se estabelecer, cuidar e viver.
A família que segue padrões não enxerga como positivo alguma mudança, não questiona, não apoia.
A mãe que vê ?um futuro melhor? indo trabalhar fora.
Os avós que criam.
O desespero de um jovem que não se vê em nada, restando entregar a vida.
Como diz por aí: muitas camadas.

Icaro 28/04/2024

Pesado
"Cinzas na Boca", de Brenda Navarro, é uma obra que mergulha nas profundezas da experiência imigratória e da dor humana. Através de uma narrativa fragmentada e não linear, Navarro constrói um retrato íntimo e perturbador da vida de uma jovem mexicana que migra para a Espanha.

O livro começa com o suicídio de Diego, irmão da protagonista, que busca refúgio na arte e na música, mas acaba sucumbindo às pressões e violências de um mundo que parece demasiado grande e indiferente. A narradora, sua irmã, é deixada para lidar com as consequências dessa perda devastadora, enquanto tenta encontrar seu próprio caminho em um país estrangeiro.

Navarro habilmente entrelaça temas de identidade, pertencimento e a busca por significado em meio a uma existência marcada por contradições e lutas. A autora não se esquiva de explorar as realidades brutais da imigração, do trabalho doméstico e das dinâmicas de poder que moldam as vidas dos personagens.

A prosa de Navarro é ao mesmo tempo brutal e poética, capturando a essência das emoções humanas em sua forma mais crua. O estilo de escrita preserva marcas do espanhol mexicano, adicionando uma camada de autenticidade à voz da narradora. A estrutura do livro, com suas partes divididas e saltos temporais, reflete a natureza fragmentada da memória e da experiência humana.

"Cinzas na Boca" é uma leitura desafiadora, mas incrivelmente recompensadora. É um livro que fica com o leitor muito tempo após a última página ser virada, convidando à reflexão sobre as muitas formas de violência que permeiam nossas vidas e as maneiras pelas quais buscamos sentido em meio ao caos. É uma obra que fala sobre a resiliência do espírito humano e a capacidade de encontrar beleza, mesmo nas cinzas da perda e do desespero.

Aylane Nunes 02/04/2024

Bem denso e reflexivo
Cinzas na boca possui poucas páginas mas ainda assim são suficientes para serem lidas com calma, dada à densidade de como a autora desenvolve sua narrativa.
É um drama familiar e que tenta questionar a motivação de um trágico acontecimento.
Alguns temas são levantados e levam o leitor a refletir que é preciso estar atento aos sinais.
Os diálogos não possuem travessões ou aspas, aparecem no texto corrido, moldando um fluxo de consciência que permeia por todo o livro.

Recomendo a leitura!!

Pandora 03/09/2023

A história é narrada pela protagonista, uma jovem mexicana de idade incerta, que tem um irmão mais jovem. O livro começa com o suicídio desse irmão na Espanha, para onde os dois tinham migrado e onde sua mãe já vivia há muitos anos.

Numa escrita não linear, esta protagonista sem nome vai nos contar sua vida de mulher latina sem qualificação num país europeu, suas dificuldades como imigrante ilegal, o preconceito, a exploração no trabalho, a luta para conseguir regularizar sua situação e também a complicada relação familiar entre ela, o irmão e a mãe, já que no México, apesar de terem ficado com os avós maternos, ela era, de certa forma, a figura materna para esse irmão e na Espanha o irmão se distancia dela, ao mesmo tempo em que ele não aceita a autoridade dessa mãe que o deixou criança e nunca o criou. Também vai relatar um pouco da história anterior de sua família, o pai desconhecido, a relação com os avós, seu primeiro amor, sua vida no México não só antes da ida para a Espanha, mas depois, quando ela retorna com as cinzas do irmão.

Apesar da narrativa trazer o luto num primeiro momento, Navarro abre espaço para a discussão de vários temas pessoais e coletivos: as relações parentais, a violência intrínseca aos exemplos familiares, a dura realidade dos desvalidos, o racismo, a xenofobia, o preconceito, a violência de gênero, a depressão, a solidão, o não pertencimento. Claro que não há como aprofundar todos esses temas, mas eu acho que a autora construiu esta narrativa de forma que saímos da leitura refletindo sobre tudo isso.

Apesar de ser um livro triste, vemos que sempre há uma saída; porque, antes de tudo, somos indivíduos e nisso somos diferentes e nossa forma de reagir ao mundo é única. Diego decidiu ir-se. Mas você não precisa.
Jeffez 03/09/2023minha estante
Que bommmm, lembrou bem de tudinho um tempinho depois. Eu preciso avaliar o livro enquanto está quentinho no meu cérebro para eu não esquecer kkkkkkkkk #meta

Pandora 03/09/2023minha estante
Eu também sou assim, prefiro escrever assim que termino; mas como tivemos uma discussão em grupo, consegui manter a história na cabeça. Se eu não escrevo, esqueço tudo. ?

augusilveira 15/04/2024

Desamparo
Uma família completamente despedaçada, precisa lidar com difíceis acontecimentos. Narrado pela perspectiva da irmã/filha/neta, o livro retrata as vivências de uma jovem mexicana que precisa amadurecer muito cedo para cuidar do irmão pequeno.

O que foi determinante para que tudo terminasse em tristeza? A todo momento, as reflexões de infância e adolescência buscam uma explicação. Na adolescência os irmãos vão ao encontro da mãe na Espanha e vivenciam a xenofobia diariamente, seja na escola em que Diego frequenta ou nos diversos subempregos da irmã. Cinzas na boca traz relatos sobre preconceito, violência contra a mulher, exploração de imigrantes…

A leitura não me agradou, não consegui me conectar com os personagens, mesmo com uma história forte e perturbadora. Parte disso em razão da forma de escrita, que não delimita as falas entre os diferentes personagens, confundindo algumas vezes quem está falando/pensando e o vai e vem das reflexões que prejudicou bastante o ritmo de leitura.

DêlaMartins 13/05/2024

Triste, angustiante. Quem narra é a irmã de Diego, ambos mexicanos. A história é sobre pobreza, narcotráfico, violência, imigração, discriminação, contada com texto corrido que angustia bastante, que passa uma sensação de pressa e urgência. Fatos bons praticamente não existem.
Logo no início, o tema central da falta de perspectiva é escancarado com o suicídio de Diego, já detalhado pela irmã que não tem nome, assim como sua mãe. A negligência na infância com ausência da mãe que migra para a Espanha, medo e violência constantes enquanto viviam no México, dificuldades que encontram quando passam a viver na Espanha (sub-empregos, discriminação, falta de dinheiro)... O sofrimento constante da narradora que precisa seguir, precisa se encontrar, aliado à solidão que enfrenta, é presente em praticamente todo o livro. Enfim, tristeza desde o início.
Como pouco conheço a história do México, busquei informações sobre a presença de militares em zonas de narcotráfico e violência, sobre corrupção destes militares, perseguições. Encontrei algumas referência que me ajudaram a melhor entender a leitura. Viver em algumas regiões do México, dominadas pelo narcotráfico e pela violência, teoricamente protegidas pela presença do exército é bastante difícil e me fez entender a alta taxa de emigração do país. A diferença nesta leitura é que os mexicanos não vão para os EUA, mas para a Espanha.
Gostei, mas não amei, me angustiou um pouco tanta tristeza, tanta falta de perspectiva de todos os personagens envolvidos.

@eleeoslivros 06/06/2023

Um bom livro que trata de temas pesados, complicados.
apesar de eu achar casas vazias muito melhor, é um ótimo livro.

Erica.Barone 20/02/2024

Embora o livro aborde questões importantes, como traumas familiares, pertencimento, solidão, migração, entre outros, não consegui me conectar ao livro. Sem seguir uma linha do tempo, a narrativa da autora me pareceu cheia de voltas, sem chegar a lugar nenhum.

jegrandini 22/10/2023

Cinzas na boca
Gostei bastante! Apesar da ausência de parágrafos estruturados, o livro traz a impressão e sensação de que alguém te conta a história, e essa uma característica da narração em primeira pessoa, e como temos apenas a perspectiva dela dos acontecimentos, tudo se torna possível ou não! Porém eu achei que o grande centro da história é a reflexão em torno do luto, mas não sobre seu irmão, mas sobre todo o resto, todo o luto que a personagem passa ao longo da história, começando pela sua infância invalidada e todas as pessoas, que apesar de vivas, ela seguia perdendo dentro da narrativa.

Contudo, o livro aborda temas cruciais para reflexão, uma vez que todos são atuais e reais no mundo! Recomendo a leitura!

Eu gostei bastante, achei muito boa a história, as reflexões, as construções dos personagens e todo o enredo e as reviravoltas!

Vinder 13/01/2024

Excelente! Escritora mexicana conta a história, nem um pouco fácil, de uma família de imigrantes mexicanos, na Espanha?preconceito, xenofobia, subempregos e suicídio?

1 | 2 | 3 | 4 | 5