Designada ao Capo

Designada ao Capo M. Colchero

Resenhas - Designada ao Capo Omertá

kas maroni 23/10/2023

"Estou pronta para atear fogo no mundo e admirar com glória as chamas engolirem a todos que me queimaram"
"Eu sou o efeito borboleta e a minha promessa é o caos. Quem o salvará de mim quando eu precisar matá- lo?"

Monalisa Lucchesi nasceu dentro da máfia italiana, e desde de pequena é ensinada o seu papel de mulher; ser obediente e submissa aos homens de sua vida.
Vivendo dentro de uma casa onde seu pai é autoritario, Lisa carrega muitas dores por ter dificuldade de agir como era esperado e obrigado pelo seu pai.
Uma das suas atitudes acaba tendo um preço alto demais e ela aprende que seu silêncio pode ser sua maior arma.
Mandada á um internato para aprender ser uma "boa mulher", ela se ver presa e sem voz. Mas logo descobre que nem tudo é o que parece ser e as pessoas podem monstrar sua verdadeira face. Recebendo ajuda e apoio de pessoas imagináveis.
Lisa amadurece dentro do internado e se descobre uma mulher destemida e forte, que vai lutar pra salvar mulheres inocentes, mesmo que sua própria vida fique em risco.
Ettore Montanari é o futuro Don da Casa Nostra e desde de muito novo se dedicou a seu posto, e para passar mais confiança aos seus aliados um acordo de casamento é feito, e o Ettore torna-se noivo da filha do subchefe.
Mesmo não querendo esse casamento, Etorre sempre deixou muito claro que se casaria com Monalisa quando ela fosse adulta. Já que o acordo foi fechado quando Lisa era apenas uma criança.
Quando se encontra com Monalisa já adulta, Ettore logo se fascina por ela e o sentimento possessivo toma conta de si.

O casamento acontece e Ettore busca a confiança e parceria de sua esposa, enquanto Monalisa foca em cumprir o plano que foi designada a ela. Mas a própria se ver em um impasse quando Ettore se mostra ser um homem completamente diferente do que esperava.

"? Se você é a p?rra de uma traidora, vou f?der você ainda que te execute pela manhã.
? Você é o Don. Tente o que quiser e prometo chorar no seu enterro."

O livro foca muito na máfia e em como as coisas acontecem dentro. A autora fez um excelente trabalho criando todo esse universo dentro da máfia e toda hierarquia que tem.
Todo esse trabalho me fez ficar muito imersiva lendo a história, consegui entender cada parte e compreender o que tá acontecendo de forma muito clara. Foi algo que eu gostei e que me entreteu demais, consegui visualizar cada parte.
A autora simplesmente foi perfeita nesse quesito de narração que foca muito nos conflitos internos e externos, em planos e elaborações do que tá acontecendo. Parece que eu tava assistindo um filme, um documentário sobre a máfia italiana com muitas reviravoltas.
O universo é ligado em cada pequena coisa. Um acontecimento "pequeno" que eu não dava nada, virou algo enorme e que mudou completamente o rumo da história.
Cada reviravolta me deixava de queixo caído, porque foi impressionante como autora conseguiu me surpreender.
Mesmo eu lendo cada parte e entendendo, eu consegui ficar espantada com o que acontecia.

Porém, uma coisa que eu senti um pouco de falta foi o romance.
O romance entre o casal se apaixonando, se conhecendo e tals. Porque acontece o casamento e o Ettore deixa muito claro o que ele espera de uma mulher, ele não quer que a Monalisa seja submissa e que obedeça tudo que ele diz. Ele quer uma mulher para estar ao seu lado e não embaixo dele. E isso para mim foi sensacional ver ele tendo essa visão.
Em questão do romance, eu achei que não foi muito desenvolvido uma hora eles estão ali num casamento se conhecendo e depois já tão apaixonados, só que entre esse caminho acontece muita coisa que não tá ligada ao romance e sim a máfia e aos plots que acontece no decorrer da história. Então assim, o romance que era o que eu queria ler mesmo, ficou em segundo plano.
Mas o livro não ficou ruim, porque tudo o que acontece na máfia, todos os plot twist é muito cativante, mas o romance eu senti um pouco de falta porque eu acho que eles tinham assim um potencial enorme de ser p?ta casal, só que não focou tanto nisso.

"? Nossa aliança é selada a fogo, uccellino. Esteja pronta para ser consumida por ele."

Luciana764 22/05/2023

??????
Meu Deus que história foi essa
#amoraleituradivulgação

Difícil encontrar palavras para começar a descrever essa história,meu Deus até agora sem fôlego para tudo o que eu li aqui, tudo o que eu senti lendo, todos os sentimentos ,todas as dores,todas as angústias ,todos os medos ,os traumas que a Monalisa passou e também que muitas mulheres passam , é difícil ler essa história e não se envolver de alguma maneira, confesso que foi difícil conseguir terminar,foi difícil ,eu tive que parar e respirar para continuar a leitura, porque é difícil,ver tudo o que a Monalisa enfrentou ,presenciou ,sofreu e porque a vida dela não foi fácil,mais assim como uma fênix ,ela foi lá e renasceu das cinzas,mais essa jornada não foi fácil ,ela precisou se quebrar , quase morrer ,para conseguir renascer outra vez ,ela foi uma mulher guerreira,lutadora ,uma mulher que apreendeu da pior forma, na pior das dores , não deve ser fácil, tudo o que ela passou e fiquei muito orgulhosa do quanto ela foi uma mulher que não desistiu de seus sonhos,ela pegou para ela a missão de salvar as mulheres que não tinham com contar , nos piores momentos de sua vida , ela foi maravilhosa em sua jornada, mesmo que quase se perdeu no meio dessa luta ,mais ela foi mãos forte do que ela mesma nunca imaginou que conseguia , mais ela conseguiu e fiquei muito orgulhosa dela ??..
Meu Deus que história , é até difícil descrever tudo isso,mais a história é maravilhosa em todos os sentidos,eu me vi aqui apaixonada demais por esse gênero e por essa história ,meu Deus como se volta ao normal depois de ler essa história...
Eu amei e surtei também com tudo o que eu li e me apaixonei demais por Monalisa e toda sua força,toda sua garra ,toda sua luta para se encontrar ,para ser uma mulher livre , para ser quem sabe a fênix que ela sempre foi ??. Teve momentos que eu sofri junto dela e quis pagar ela no colo e dizer que tudo iria ficar bem ....
Parabéns a autora por essa história incrível e intensa do início ao fim, super vale muito a pena ler e conhecer Monalisa e toda sua história de luta e amor e entrega ??..
Pudimgostosin 10/07/2023minha estante
Vc leu onde?

Luciana764 10/07/2023minha estante
Amazon

Vann 20/07/2023minha estante
Sinceramente foi o melhor livro de mafia que li até agora achei tão bem construído enredo perfeito e a protagonista fora de série maravilhosa... amei do início ao fim

Luciana764 20/07/2023minha estante
Com certeza, também amei demais ??

Rosa206 25/07/2023minha estante
Foi emocionante do começo ao fim ,o caminho de cada personagem, a evolução de cada um, a forma como a monalisa acho seu caminho, seu lar ,foi perfeito!!!

duda :) 28/12/2023

Imediatamente tenho crise de ansiedade
Peguei esse livro no Kindle Unlimited com a esperança de ser aquele tipo de história que te deixa sem dormir, ansiosa para saber mais e mais a cada capítulo. A realidade foi que cheguei na metade e já não aguentava mais.

Apesar de ter tudo o que eu gosto (strangers to rivals to lovers, age gap, protagonista forte), o desenvolvimento foi péssimo. Eu acredito que a autora, apesar de ser nitidamente muito boa no que faz, tentou encher muita linguiça, colocando mil reviravoltas que só faziam a história ficar cansativa e floreando palavras. Às vezes, a narrativa e o diálogo só precisam ser simples e acessíveis, principalmente porque ninguém na vida real usa de tanta formalidade, mesmo em ambientes íntimos. Aprendi ao longo dos anos que, apesar de entender uma escrita, ela precisa ser universal. A forma de escrever aqui restringe e muito o público que ela poderia alcançar se fosse mais simplista, mas mantendo esse envolvimento gostoso das primeiras páginas. Como disse em um dos históricos de leitura, esse enredo foi um dos melhores do meu ano, com certeza - e um dos melhores dentro do contexto geral de romances na máfia. No entanto, essa necessidade de o tempo inteiro surpreender o leitor e enrolar, repetindo cenas e pensamentos não somente entre pontos de vista, mas dentro das próprias reflexões entre capítulos, fez com que se tornasse maçante. Além disso, a protagonista sofreu diversos traumas e alguns foram tratados como só mais um empecilho no cotidiano dela.

No final, eu pulei vários "lero-lero" para chegar ao que realmente importava: o crescimento da Monalisa, a rendição do Ettore e a salvação de Alexandra, Graziela, Siena e Mia.

Dessa / @Resenhas_dessa 16/08/2023

Favorito ?
Um dos livros mais fofas que já li, e provavelmente o melhor livro de máfia de todos. ((Tô ansiosa pra comprar o físico na bienal

Gostei muito do desenvolvimento da mocinha, é nítido desde o início que o livro é sobre ela e que a personagem será muito explorado.

O protagonista masculino ganha pontos por ser gostoso, maaas tbm é muito inteligente e me surpreendeu em alguns momentos.

Gosto muito da temática de mulheres fodas na máfia, então curti muito a pegada.

Eu indico se você gosta de dark romance, não tem receio de ler nada relacionado a tráfico de mulheres e que quer conhecer uma história bem construída
Cleo59 16/08/2023minha estante
Eu li esse livro semana passada e tbm amei .
Achei a história muito bem construída, perfeito

Jeh 17/08/2023minha estante
Ele tem algum antes ou é livro único?

Dessa / @Resenhas_dessa 17/08/2023minha estante
É único

Janise Martins 19/08/2023

Designada ao Capo

Nunca tirando de mente que é uma história de mafioso, ou seja, só bandido e gente que não presta. Tem uns mafiosos lindos, gostosos, machões, mas… mas tudo bandido do mal. Agora, pior que os mafiosos é feminista protagonista.🤮

Até gostei da história, mas tem muitos furos. É muito difícil encaixar uma feminista em um mundo da máfia. Ou seja, enquanto a autora não faz o mafioso se dobrar diante da mulher ela não termina o livro. Não é à toa que a feminista acaba fazendo terapia.😂😂😂😂

Mas… mas também tem uma virada interessante, onde a maldade vira em uma maldade maior 😂😂😂😂 e o mafioso lindo gostosão age feito uma besta perdida.

Foi uma viagem, um sonho de feminista na máfia.

E foi isso.
Bjoo.

site: https://janiselendo.blogspot.com/2023/08/designada-ao-capo.html
Celina 19/08/2023minha estante
Feminista na máfia é fora da curva kkkkk

Mila Sousa 20/08/2023minha estante
Deus me livre de um livro desse. Já não quero ler feminista nos livros normais, que dirá em máfia?

Naryanne.Garcia 27/06/2023

Nem sei ao certo o que dizer desse livro.
A história e as tramas muito bem desenvolvidas, assim como os personagens.
A autora consegue transbordar sentimentos nas páginas e acho que poucos livros me foram tão arrebatadores nesse sentido. Eu sorri, chorei, senti esperança, medo, dor, sofrimento,confusão, desespero, desesperança, amor e tudo o mais que a autora se propões a transmitir em cada cena.
A profundidade e detalhamento que ela coloca na história é fenomenal, em diversos momentos tive que fechar o livro para respirar ou simplesmente pular alguma cena pois era muito real.

Realmente é uma história maravilhosa. Nunca havia lido um livro de máfia que me parecesse tão real nos sentimentos transmitidos, então realmente, prestem atenção aos gatilhos indicados na história.

daddypool 06/06/2023

Livro pesado, detalhado mas viciante e intrigante
Resumindo um pouco o livro: conhecemos o Ettore capo da Casa Nostra, que se viu tendo que escolher uma esposa que ainda era uma criança, vulgo Monalisa que cresceu e na sua adolescência já nos mostra que tem uma personalidade forte e por isso é enviada para um internato para ser moldada e ser a futura esposa perfeita.

Só que ela não desiste de salvar as garotas do tráfico humano feito pelo próprio pai, para isso, ela treina intensamente e se alia a algumas pessoas para ajudar nesse plano contra tráfico.

Gosto que o faz que Ettore ser atraído para Monalisa é que ela sempre foi um espírito livre da natureza e ele nunca quis uma esposa submissa a ele.

O livro é cheio de tramas que me fez surtar a cada trama desenrolada ao decorrer da leitura, os personagens são bem construídos e cheio de personagens fortes que carregam suas dores e sofrimentos. Além da força e carisma que a Monalisa carrega, impossível não sofrer com ela e torcer para que ela consiga seguir em frente depois de tudo o que ela passou ? e passa ? durante o livro.

A M. Colchero simplesmente arrasou nesse livro e com certeza recomendo a leitura para quem gosta de dark/máfia romance.

Natylla_ 28/03/2024

Eu fiquei impressionada quando descobri que a autora era brasileira. Eu gistei muito do livro, da história , dos personagens! Tudo muito explicado, as pontas amarradas!! Parabens!!

Desmonbel 04/01/2024

Designada ao Capô: Ómerta
Se busca sentir raiva e ao mesmo tempo amor por um livro, está buscando o livro certo. Pois muitas vezes ao longo da história ele é como uma montanha russa, ele pode estar no ápice da felicidade mas uma hora cai e você cai junto, não se preocupe, você irá se reerguer como a Monalisa fez em todo o livro, ela é a representação de uma mulher extremamente forte, resistente, decidida e persistente em seus ideais. E se o livro fosse só mil maravilhas, qual seria a graça, não é mesmo? E isso vale igualmente para nossa vida.
Monalisa é a representação de uma Fênix desde a primeira foto retratada dessa mulher, que se aprimora ao longo da história, e questiona sempre sobre a posição das mulheres naquela máfia, seu pai, Dante Luchesi, tenta a todo momento enfraquecer, cortar as asas dessa "uccellino" para que se torne a esposa obediente para seu futuro esposo, que está prometida desde os 7 anos. No entanto, é surpreendido pelo seu futuro genro, Ettore Montanari, que não quer uma simples e doméstica mulher ao seu lado e sim uma "Mulher de Coragem" que lutará com ele sempre que necessário.
Ettore é um homem que tem sua existência em volta da Famiglia e da Ómerta e tem sua vida virada de cabeça para baixo após a entrada de Monalisa, aos seus 23 anos, pois ela é a chama em pessoa, ela fará ele ter uma nova perspectiva sobre a atuação das mulheres na máfia e só talvez iniciar uma guerra contra todos aqueles que vão contra seu objetivo, ela é simplesmente, nada mais e nada menos, que a Fênix que ressurgiu com toda força ao passar pelo fogo do inferno de Dante Luchesi.

Ixxmille 13/06/2023

Fênix
Muito bom e inspirador! Além do tema de máfia e romance esse livro também fala muito sobre sororidade, força feminina e apoio. Achei incrível a forma que a autora retratou isso, é realmente importante falarmos, lermos, discutirmos sobre.
Nessa história aqui, claramente temos a nossa protagonista que tá longe de ser uma mocinha indefesa, mas tá lá pra defender todas que não conseguem fazer isso sozinhas. Que personalidade incrível dessa mulher, assim que eu li os primeiros capítulos eu já pensei ?aí droga, ela é o tipo de mulher que eu gosto?. Não aceita ser menos por ser mulher, sabe muito bem o que ela é capaz ou não de fazer e não deixa ninguém diminuir ela. Uma fênix, que apesar de tudo, renasce das cinzas.
Apesar de ser um romance, a parte política da máfia está muito presente aqui, quase como um personagem. E é muito bem desenvolvida, tanto que em uma boa parte do livro eu esqueci que era romance. E isso é bom e ruim ao mesmo tempo. Pra mim, a parte da máfia ficou superior ao romance desenvolvido.
Não que o casal seja ruim, porque não é. Mas também não consegui me apegar tanto assim neles, não houve acontecimentos entre os dois que se tornasse inesquecível pra mim. Não sei o que faltou pra dar essa liga, mas sim, faltou algo na minha visão.
Gostei bastante dos personagens secundários e com certeza lerei os próximos livros que vierem. É um livro muito bom, bem desenvolvido, com uma trama interessante como centro e um casal de fogo junto.
Recomendo sim, mas você precisa estar ciente que tem muitos gatilhos aqui, de estupro, violência, tráfico de pessoas e alguns outros.

Ana 23/08/2023

Quem gosta de personagem forte,esse livro é para você!
Com certeza, é um dos melhores livros que envolve máfia e diferente que eu já li, que se tornou um dos meus favoritos. Fiquei apaixonada na história,pois a escrita da m colchero é maravilhosa e bem fluida.
Além disso, Foi muito bem desenvolvido e me fez sentir todos os sentimentos possíveis. Teve alguns momentos que tive que parar a leitura para respirar e digerir certos acontecimentos.
Os personagens são maravilhosos!!!
Monaliza foi uma menina que nasceu dentro da máfia e que teve que amadurecer muito cedo, após um acontecimento ela teve um motivo que a fez lutar,ou seja, se tornou sua maior motivação. diante os olhos das outras ela é inocente mas no fundo ela é uma pessoa forte,que irá fazer de tudo para alcançar a sua motivação. ela realmente é como uma fênix, pois Ressurgiu das cinzas; e desde criança foi prometida em casamento,para se casar com o futuro capo da cosa nostra,Ettore, que é 13 anos mais velho.
Ela é uma mulher forte. Determinada. E não abaixa a cabeça para qualquer pessoa,apenas se seu objetivo a impõe que faça.
e posso dizer que é uma personagem mais bem desenvolvida e intrigante que eu já li. Fiquei apaixonada por ela,além de focar na força feminina.
Já Ettore, por ser o futuro capo da cosa nostra é um homem honrado e preza muito a sua famiglia e não importa, se alguém de seu sangue fizer algo/ trair a cosa mostra terá punição pois ela sempre estará em primeiro lugar. Ao se reencontrar com Monaliza tudo muda e o faz ficar incerto em determinados momentos e sem saber o que fazer.
E não posso deixar de falar sobre os irmãos do Ettore.
Arturo e Francis são incríveis e com personalidades distintas. Francis é racional e sempre pensa em todas as possibilidades o mais “ controlado”; Arturo é conhecido como açougueiro e um pouco estourado hehehe. Estou ansiosa para o livro dele.
Atenção:
Leia a nota da autora pois se os assuntos abordados te desagradar, ou, gerar algum gatilho. Não leia!

Le Mendes 03/01/2024

"O silêncio pode ser arma e escudo, se bem utilizados."
A forma como me senti representada pela Monalisa é surreal. A sua luta de dar voz às mulheres é algo imprescindível para a história, que não é apenas um romance, e sim uma busca por si mesma em meio ao mundo caótico e injusto no qual vivemos.

É sobre ir, para se deixar voltar; é sobre confiar, acima de tudo; é sobre amar incondicionalmente ao ponto de deixar o parceiro ser livre para se encontrar e, quem sabe, um dia voltar ao ninho.

O livro não retrata o romance entre Ettore e Monalisa como trama principal. O livro retrata sobre a Lisa se descobrindo, tomando as rédeas da própria vida, apenas porque lhe disseram a vida toda que não poderia ter suas próprias escolhas, por todos, mas majoritariamente pelo seu pai.

O amor de Ettore e de Monalisa é apenas um detalhe, que sequer era importante para a história, em meio ao mundo misógino e machista da sociedade e, principalmente, da máfia, no qual Monalisa tenta sobreviver. A questão é que: a mudança nos comportamentos dos homens mudou em razão do Ettore, também, que aderiu a luta.

Monalisa é fogo ardente, o tempo todo; mas Ettore é tanto o combustível que inflama as chamas da Fênix, quanto a água que o faz apagar, quando ela precisa, mas jamais sem a sua autorização.

Carol 23/06/2023

As donas da P* toda
Mulher, se você tem uma veia feminista esse livro vai é mais te inspirar.
Mesmo nesse universo mafioso com caras maus, dominadores, intransigentes, loucos pelo poder.. Elas podem brilhar! E brilharam ao meu ver, pois a autora colocou a luz dos holofotes sobre elas, suas dores, força, estados e crescimento.
Foram mais de 900 páginas de uma trama crescente, muitas vezes dolorosa, outras mais quentes e algumas surpresas.
Não sei se a intensão era mesmo esse poder feminino, mas eu senti falta daquele amor doido, quente de enlouquecer, até achei que ia começar a rolar mais não sei, depois ficou bem morninho, e só foi.
Tirando isso a experiência da leitura foi bacana.
Karina 14/09/2023minha estante
Faltou romance e intensidade entre o casal..e o protagonista foi bem mais ou menos na minha opinião.

Carol 14/09/2023minha estante
Eu tmb achei tudo isso..

Kayene Sobral 23/12/2023

Dedicatória!!????
" Para você, amiga, que se lembra da primeira vez que roubaram a sua voz.
Grite, pois eles nunca poderão vencê-la. "