O Garoto no Alto da Torre

O Garoto no Alto da Torre Vinicius Fernandes

Resenhas - O Garoto no Alto da Torre

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Tati Freitas 15/11/2023

A leitura foi bem fluida e os personagens são bem construídos. O que me fez querer ler esse livro, foi o fato de ser um romance aquileano ambientado na Petrópolis dos anos 50, já que sou nascida e criada nessa cidade. Apesar de alguns lugares da cidade serem descritos, tive que usar bastante minha imaginação pra visualizar. A escrita do autor é muito boa, me envolvi bastante na história, e com os personagens, senti todos os sentimentos possíveis, e o final me destruiu.

GustavoSaboia 12/11/2023

Decepção
Pra mim é triste vir fazer essa resenha e dar essa nota, mas pra mim esse livro não funcionou mesmo. Eu conheci ele direto com o autor, na bienal, e comprei ele junto do "Não Quero Ser Como Você". Eu li esse outro primeiro e curti, então vim pra cá com uma expectativa maior, já que era um livro mais novo e o principal que estava sendo divulgado. Porém, não deu certo.

Pra mim poucas coisas funcionaram nesse livro. Eu achei o romance dos personagens muito instantâneo, eles mal tinham se falado e já pareciam apaixonados e fazendo altos planos, pra mim não colou muito. Me parece que em alguns momentos o autor preferiu descrever o cenário que eles estavam do que aprofundar a relação dos dois.

O segundo ponto que pra mim foi ruim é a ambientação. O livro é muuuuito descritivo, mas ao mesmo tempo a ambientação não funciona pra mim. O livro é situado nos anos 50 em Petrópolis, mas boa parte dos cenários lembram pouco a cidade, enquanto a escrita é muito atual. A impressão que fica é que a história poderia facilmente se passar nos anos 2000. Alguns termos narrativos, como o "loop infinito", quebraram totalmente essa ambientação dos anos 50.

Por fim, teve a questão do ritmo. Esse foi um dos livros que eu mais demorei pra ler nesse ano, a história pra mim simplesmente não fluía. Fiquei quase 20 dias pra ler a primeira metade do livro porque a impressão é que nada acontecia, apenas alguns diálogos soltos, alguns encontros aleatórios entre os personagens etc... Eu me forcei a ler a segunda metade pra poder ir pra outro livro, inclusive.

Como já li o outro livro do autor, sei que ele tem um potencial muito bom e que é capaz de escrever boas histórias. Se alguém quiser começar a conhecê-lo, não começaria por essa obra.

Rodrigo.Gorsani 18/10/2023

Eu estou simplesmente chocado e impactado. Que história minha gente. Que história!
Vinicius é aquele autor que sabe te prender na histpória, várias pequenas reviravoltas e o final enlouquecedor e meio trágico. Uma obra a lá óperas de Verdi, drama, paixão e tragicidade. Simplesmente aquele autor para acompanhar e aguardar ansioso as histórias.

Uma história linda, recheada de momentos perfeitos da descoberta do amor puro e verdadeiro e da paixão alucinante e revigorante. Mas pelo contexto temporal e o local onde se passa você já fica aguardando algo ruim acontecer. E suas expectativas vão se alterando a cada novo acontecimento na história até o final alucinante e muito mais trágico que suas piores expectativas. Fiquei arrasado ao final, não o esperava, mas acho que foi simplesmente estrelar. A magia de sempre necessitava se enternizar daquela forma.
Para finalizar precisava falar dos momentos emocionantes, o maior de todos, em minha humilde opinião, com um personagem secundário mas muito lindo e especial para Rafael.

SIMPLESMENTE leia. É NECESSÁRIO para qualquer pessoa, especialmente para a comunidade LGBTQIAPN+.
Andre350 18/10/2023minha estante
Eu não sei se me recuperei até hoje hehe

MillaBook 14/10/2023

Não tenho muito o que falar, na maior parte do livro eu achei a história monótona e meio morna, mas blz, não gostei de um bilhão de personagens e achei que o romance se desenvolveu MUITO rápido, deu tempo nem de respirar e tudo já tava acontecendo.
O que me fez aumentar a minha avaliação e o que eu estava achando do livro foi esse final, que ei definitivamente não estava esperando, não cheguei a chorar, mas com certeza é bem...sabe? Vibe depressão.

Acho que você ler ou não cabe do seu gosto por livros desse estilo, é isso?

Margarida.Marcos 09/10/2023

Viny, te odeio, 5 estrelas kkkkkk Esse livro é a perfeição
Mais um livro maravilhoso do Viny!
Amei a história desse livro por toda essa temática de anos 50 e Petrópolis.
A história de amor entre Rafael e Pietro é tão linda, tão preciosa.
O livro prendeu minha atenção do início ao fim, me fazendo criar mil teorias e torcer pelo casal.
Nunca vou perdoar o Viny por uma certa cena ?
E o final fechou essa história com chave de ouro.
Viny, te odeio, 5 estrelas kkkkkk

Smith 06/10/2023

O garoto no alto da torre
Vinícius sempre perfeito nas suas histórias.
Me surpreendendo a casa página, que história incrível, eu simplesmente amei do começo ao fim, muito apaixonante, intrigante, as aventuras e o romance são perfeitos, o final ... inesperado, eu fiquei de queijo caído, foi uma das melhores leituras do ano

Andre350 28/09/2023

É lindo mas arranca seu coração!
Eu terminei esse livro 30 minutos antes de escrever essa resenha, porém as lágrimas ainda escorrem pelo meu rosto?essa história é tão bonita, tem uma pureza tão gostosa, um amor tão encantador, os desafios que eles enfrentam podem ser entendidos por todos nós que já sofreram pressões por sermos diferentes?recomendo muito essa leitura, mas prepare-se pra chorar!

@nicobaladore 28/09/2023

Meu.deus.
O começo é tão bonito e leve que você se sente numa novela, e isso é uma sensação que eu realmente gosto quando estou lendo um romance de época ? o tom da escrita casa bastante com a história e os personagens, que têm um desenvolvimento um tanto rápido, mas ainda bonito (e eu não sou ninguém pra julgar pessoas emocionadas). nas últimas 70 páginas, eu senti que estava lendo uma história completamente diferente, num tom completamente diferente. entendi a proposta do autor, mas foi uma reviravolta tão chocante, violenta e pesada que poderia ter adequado a história um pouco melhor, desde o início. pra quem gosta de reviravoltas assim, é muito bom. pra quem procura um romance gostosinho como eu procurava, talvez não. vai de leitor pra leitor, então isso não é uma crítica totalmente ao autor ? embora, no lugar dele, eu escreveria diferente, não significa que tem um jeito certo de finalizar o livro. ainda gostei demais do início e meio da história, tanto que devorei em pouquíssimo tempo. o final me pegou de surpresa de uma forma ruim, infelizmente, e acho que destoou completamente do resto que o autor havia apresentado, mas há quem possa gostar muito dessa técnica dele.

tom reis 24/09/2023

Uma Petrópolis diferente
A boa escrita do autor consegue prender o leitor de forma mágica. Da criação dos enigmas, o romance surgindo, às emoções afloradas das mais variadas formas. Personagens fortes, com emblemas desvelados com o decorrer das páginas. Um livro especial para a comunidade LGBT+ que pode se ver nas reviravoltas, nos segredos e nos sonhos.

joaoost 21/09/2023

Os que vieram antes de nós
"Vamos ser eternos"...

Confesso que desde que terminei essa história, tudo que eu consigo fazer é chorar. Me apaixonei por esses dois personagens: Pietro e Rafael.

É desolador imaginar quantas pessoas passaram por essas dificuldades, e que de alguma maneira, ainda passam... poder amar quem você quiser sem medo, é um privilégio que precisa sempre ser lembrado.

Que a história do Pietro e Rafael viva eternamente para nos lembrar da importância de sermos livres em todos os sentidos. Estou muito triste pelo final de ambos, mas irei carregar seus sonhos comigo a partir desse momento.

Jessica Pereira 20/08/2023

O final destrói qualquer um
Ahh eu amo temas que envolvem romance proibido, eu me apaixonei pelo casal Rafael e Pietro logo de cara! Eles têm química e o amor deles é lindo! Mas embora já imaginasse o final, ele me destruiu :/
Andre350 29/09/2023minha estante
Eu tô até agora sem saber oq fazer com tudo q tô sentindo

Jessica Pereira 09/10/2023minha estante
O autor destruiu a gente kkkk

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6