O Garoto no Alto da Torre

O Garoto no Alto da Torre Vinicius Fernandes

Resenhas - O Garoto no Alto da Torre

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Bia 17/08/2023

Romance que ultrapassa as classes sociais e os preconceitos do tempo
🫰🏻Recebi em primeira mão os 3 primeiros capítulos e claro que fui correndo ler e matar minha curiosidade.

🗼Ah, 1950 no Rio de Janeiro . Rafael está no alto de uma torre, quando ve Pietro da janela de seu quarto.

💰Filho da família mais rica de Petrópolis, Rafael entende que seu lugar não é ali, visto que seu pai lhe arrumou um casamento com Mariana.

⚒️ Enquanto, Pietro é filho de marceneiro e ajuda o seu pai. Com sua vida simples, ele deseja mudar os rumos de sua vida e construir algo, mas longe daquela cidade.

❤️‍🔥Enquanto um está no alto e o outro embaixo, Rafael e Pietro, cujos olhares cruzam de vez em quando, enfrentaram seus dias e estarão prestes a vivenciar uma história digna de ser repassada para as próximas gerações.

A história de Rafael e Pietro tem tudo para ser dramática e reflexiva, sem contar que mesmo sendo escrita no século XX, é identificável e conectiva hoje em dia. O desenrolar depois dos primeiros capítulos foi emocionante , por mais que fosse um romance simples, sem muitos arrodeios.

Afinal, são garotos de origens distintas, enfrentando o preconceito por serem quem são. Combatendo a homofobia,o preconceito de classes e os desafios para viver essa relação.

Há dias bons e dias ruins e isso é semelhante a nossa vida. Traz uma roleta russa de emoções com uma boa dose de drama familiar em uma história LGBTQIA.

site: https://www.instagram.com/meus2literario/

Mary - @mundo_literario.mary 13/08/2023

Muito bom ??
? Rafael Albuquerque é filho do homem mais rico de Petrópolis, herdeiro de um patrimônio enorme ele está noivo da filha do prefeito, Mariana é a jovem mais cobiçada da cidade e para todos na cidade Rafael é o rapaz mais sortudo de Petrópolis. Só que para ele esse casamento é uma algo horrível pois ele não ama Mariana.

? Pietro Soares é um jovem humilde, desde pequeno ele aprendeu a ajudar o seu pai na pequena marcenaria da família, o sonho de Pietro é poder sair de Petrópolis e trilhar novos caminhos, longe da submissão de deu pai.

? A vida dos dois se cruza de forma inesperada, e esse encontro muda a vida dos dois para sempre, pois eles acabam notando um sentimento diferente surgir entre eles. E por viverem na década de 50 as coisas são bem diferentes e eles possuem medo de se assumir.

? Eu gostei muito do livro, a leitura é bem fluida e envolvente, Rafael e Pietro são personagens bem escritos e super fofos (quando estão juntos). Com a obra podemos ver como a nossa sociedade era bastante complicada nos anos 50 e como a homofobia reinava o final me deixou um pouco chateada, mas ele é muito bom, recomendo super a leitura.

Rosália - @piclivros 11/08/2023

Um livro para sentir. Rafael e Pietro são dois adolescentes de classes sociais totalmente diferentes. Enquanto Rafael é de uma família poderosa de Petrópolis, Pietro vem de uma família humilde e ajuda o pai em uma marcenaria. Apesar disso, eles são bem parecidos. Ambos foram criados por pais rígidos, que traçaram seus destinos. Rafael estava noivo da filha do Prefeito contra sua vontade, e Pietro teria que assumir a marcenaria da família no futuro.

Eles se conhecem e algo muda. Sentimentos e dúvidas surgem sempre que eles se vêem, e partir disso, eles vão fazendo autodescobertas enquanto se envolvem. Só que como se a vida deles já não tivesse conflitos suficiente, a coisa toda piora quando eles são descobertos.

Esse livro é bem envolvente, temos personagens para amar e alguns para odiar. O enredo desperta reflexões e revolta também. O desfecho foi totalmente diferente do que eu esperava, me surpreendendo e deixando o coração apertado. O mais triste dessa leitura foi constatar que, apesar da história ter se passado em 1950, algumas situações vividas por Pietro e Rafael, não são tão diferentes das de pessoas reais da atualidade.

Sem dúvidas, é um livro que marca bastante e que dificilmente será esquecido.

liolio 06/08/2023

"O amor merece uma chance."
Eu tô simplesmente em choque, tipo sério, esse livro definitivamente é o melhor livro q eu li esse ano, quase não tenho palavras pra descrever ele mas vou tentar.

Sendo totalmente sincero, não teve uma parte onde eu ache que o livro/o autor tenha pecado em algo com a história, tudo parece se encaixar nessa história gay Shakespeariana.

Os personagens tem um ótimo desenvolvimento, não acontece nada forçado ou que você não esperaria que tal personagem fizesse, todos são muito fieis as suas "facetas".

A escrita do Vinícius com certeza foi um charme a mais nessa história, não imagino outro escritor tendo o cuidado que ele teve e a dedicação em detalhar cada sentimento dos personagens, mesmo que sem utilizar o POV do Rafael ou do Pietro.

Simplesmente perfeito, simplesmente 5 estrelas.
Andre350 09/08/2023minha estante
Tá na minha lista da Amazon haha vou comprar então

Andre350 29/09/2023minha estante
Terminei de ler?nossa eu tô arrasado

Priscilla 05/08/2023

No Topo do Mundo
Nesse novo livro do Vinicius ele nos leva até o ano de 1950 onde conhecemos dois meninos de coração mais puro, o Pietro e Rafael que vão lutar contra tudo para poder viver esse grande amor, mergulhamos de cabeça em cada capitulo torcendo e sofrendo com eles. E um livro tão intenso que assim que começa não tem como parar, vale a pena cada momento. Se você quer ter a sensação terminar um livro e dizer é por isso que eu amo tanto ler, pode ter certeza que esse é o livro pra você.

Renan 05/08/2023

Amei
Gostei muito de ler "O garoto no alto da torre". Os dois protagonistas são apaixonantes e não tem como não gostar deles e não torcer pelo casal até o fim. Ao longo da narrativa, foi muito bom ler os momentos que eles viveram juntos e o quanto foram felizes na companhia um do outro, sentindo que podiam finalmente ser eles mesmos e experienciar esse amor puro quando estavam longe dos olhos do resto da população de Petrópolis. O cenário da cidade foi uma escolha perfeita para o desenvolvimento dessa história e, se passando em 1950, o autor consegue transportar o leitor para dentro desse universo meio Romeu e Julieta. Há personagens para odiar, mas também personagens incríveis para amar. Além deles, os elementos da natureza são um grande destaque e o jardim do casarão só contribuiu para a beleza dessa obra. O final é muito emocionante e o epílogo traz um novo ar para o livro. Vale muito a pena ler esse e os outros livros do Vinícius Fernandes, que traz histórias capazes de promover a identificação com as angústias vividas pelas personagens e também a reflexão sobre a nossa sociedade e as relações da comunidade LGBTQIAPN+.

Luan.Santos 05/08/2023

O preço da liberdade
A história do Pietro e do Rafael nos mostra o quanto a sociedade e a família podem ser os maiores vilões na vida de jovens como eles. O espaço e tempo em que "O garoto no alto da torre" colabora muito para todo esse sentimento mas é nas palavras e analogias que realmente entendemos o que está passando na vida deles. Ótimo livro, ótima leitura.

Delduque.Avelino 03/08/2023

Um excelente e lindo marco na literatura LGBTQIAPN+ ??
Vinícius Fernandes, mais uma vez, escreve tão bem e com uma escrita envolvente e emocional. "O garoto no alto da torre" é um livro para se ler e pensar, a narrativa mergulha bem nas profundezas, vulnerabilidade e anseios de cada personagem. É genuíno, passional, comovente e até irritante, tudo ao mesmo tempo. O relacionamento entre Rafael e Pietro é encantador, cativante e acontece, aos nossos olhos, e isso é tão impactante para nós leitor. E o final, que é surpreendente e inesperado, dilacera nossos corações (preparem-se!). O autor nos coloca, numa montanha-russa emocional e, depois de ler a palavra "fim", a gente ainda agradece por isso!

Rodrigo 31/07/2023

Haja coração!
Rafael e Pietro, dois jovens de realidades diferentes, mas com as cobranças dos pais para uma vida que não era o que ambos queriam. Uma história que vai além do amor proibido e de famílias rivais, mas também de descobertas e esperança, apesar de tudo. São muitas emoções ao longo da leitura, não tem como não se envolver e torcer para que fique tudo bem. Assim como o desprezo por alguns personagens é inevitável.
Os capítulos finais são bem intensos, haja coração! Infelizmente o livro não vem com terapia inclusa.

Dondoca Literária 31/07/2023

Romeu e Julieta - SQN
#DondocaResenha.

Rafael e Pietro, são jovens de origem distintas, mas moram na belíssima Petrópolis, na década de 50, no entanto, suas semelhanças vão além da cidade que compartilham.

Rafael Albuquerque é o filho do prefeito da cidade, herdeiro de um imenso patrimônio e como tal, está noivo de uma bela jovem, cuja origem pode se igualar a dele, afinal ambos são de família tradicional. Contudo, a última vontade de Rafael é seguir com esse acordo.

Pietro Soares, aprendeu desde cedo a trabalhar no pequeno comércio da família. Guiado pelo pai, um homem rígido e uma submissa, Pietro sonha em um dia poder trilhar o próprio caminho em busca de novos horizontes.

Porém, o destino tinha outros planos para Rafael e Pietro, que, de forma inesperada eles acabam se vendo, de maneira furtiva e sem grandes apresentações, mas com um impacto que promete mudar para sempre a história dos dois.

Bom, que sou uma romântica incurável, todos já sabem, então, quando surgiu a oportunidade de conhecer o novo trabalho Viny, fiquei eufórica e orgulhosa, afinal, amo todas as formas de romances.

Em, O Garoto no Alto da Torre, vamos embarcar numa aventura de novas descobertas, reconhecimento e amadurecimentos de dois jovens, que de forma única conquistaram meu coração. Mas também, me emocionou em vários momentos, pois, estamos falando de dois jovens que ousaram olhar para dentro si e reconhecer o amor que sentiam.

Como já era esperado, o autor, com muita sensibilidade e respeito trouxe questões que fazem parte da nossa rotina e, embora o enredo seja no ano de 1950, uma sociedade homofobia e a disparidade das classes, ainda refletem de forma negativa em pleno século XXI.

A leitura é fluida, a escrita é extremamente envolvente e emocionante, e os personagens são tão bem desenvolvidos que me vi torcendo a cada página, e meus amigos se preparem, pois, o final foi e fenomenal. Recomendo muitíssimo!

Att. Alda!

Ray 27/07/2023

Lindíssimo!
Foram tantas emoções que senti nesse livro, que fica até difícil achar palavras pra descrever isso. Rafael e Pietro me conquistaram de um jeito, amei os dois profundamente, me envolvi com a história deles, chorei horrores com eles... O jeito como eles se apaixonaram foi tão lindo, mesmo com todos os desafios do mundo, ainda assim eles se envolveram.

E a história é realmente uau. Intenso. Definitivamente intenso define bem esses dois. Tudo nesse livro é maravilhoso. Te faz chorar horrores? Com certeza. Mas a partir de hoje vou recomendar ele com mais força ainda!!!

E sim... A história de Rafael e Pietro está eternizada em meu coração ?????

@emcadacapa 26/07/2023

UAU!!!!!!
Se tem um autor que gosta de uma reviravolta que faz o leitor ficar sem chão, esse é o Vinícius Fernandes, nossa!

O Garoto no Alto da Torre é daquelas leituras que te levam em uma trama dificil, mas que você entende por conta do período onde a história se passa. Porém você vai pensar que sabe exatamente onde tudo vai dar, mas quando chego ali nos 85 ~ 90% da história tudo vira de cabeça pra baixo e você terminha o livro sem saber o que te atingiu.

O livro é ambientado em Petrópolis na década de 1950, com isso em mente você já pode imaginar o que esperar de uma história de amor entre dois jovens, afinal sabemos bem como era ser LGBTQIAP+ nesse período (ainda não é nada fácil, mas era pior). Além desse fator, ainda temos a rivalidade entre as famílias de Rafael, de família rica, e Pietro, de família pobre. Rafael está sendo obrigado a casar com a filha do prefeito para aumentar a influência de sua família, mas então conhece Pietro e tudo vai mudar. Essa narrativa segue com encontros as escondidas, desafios parmomentos tensos na dinâmica familiar de ambos os personagens , planos para o futuro e então vem o momento onde tudo muda, onde a históraeu sei q... Vinícius soube muito bem encaixar a reviravolta e com um ritmo frenético que não deixa o leitor respirar, é incrível.

Aqui temos personagens apaixonantes, mas também temos aqueles que são piuro ranço a primeira lida. No início algumas descrições de personalidade ou acontecimentos se tornam um tanto repetitivas, mas nada que estrague a experiência de leitura.

isa.tsantos 24/07/2023

Leiam esse livro, sério
A história desde o início prende de uma forma inexplicável e a cada novo desenrolar de tudo, fica mais difícil parar de ler.
O romance leve dos protagonistas em meio a tantos desafios e provações é simplesmente tão confortável.
O final, inesperado, mas a leitura vale muito a pena, sensacional.

"Mal podia acreditar que estava deitado ao lado de Pietro e que o tinha beijado.
Tinha beijado outro garoto."
Ray 26/07/2023minha estante
Aí tô na metade dele e tô com medo do final ???

isa.tsantos 26/07/2023minha estante
se prepare bem pro final viu kkkkkkk

Gabi1509 18/07/2023

Uma história fofa, mas com ressalvas
Rafael e Pietro é aquele casal que foi feito para ficar junto. Eles são fofos, respeitosos e se completam.

MAS

Nem tudo são as maravilhosas flores do jardim de Rafael. Os pais, extremamente preconceituosos e egoístas, controlam o futuro dos filhos. Rafael irá se casar com Mariana e Pietro é manipulado a continuar sua rotina de escola - casa - trabalho.

Mas o amor é uma força poderosa, capaz de mover montanhas. E os dois garotos vão lutar contra tudo e todos pelo seu amor.

As últimas 40 páginas são de tirar o fôlego. Gostei da ousadia e virada de chave do autor. Deu um novo significado pra essa história. Incrível!

Vince 18/07/2023

Resenha @pudimliterario_
O GAROTO NO ALTO DA TORRE | @ASTRAL @VINICIUS

Olá, queridos leitores. Tudo bem com vocês ? Espero que sim. Hoje vamos conversar um pouco sobre o novo lançamento da Astral que está arrasando corações. E minha gente, para ler algo do Vinícius, vocês sabem, né!? Tem que preparar o lencinho pois esse autor gosta de fazer a gente sofrer e dessa vez não foi diferente, vamos conhecer nessa jornada uma história conturbada de amor entre dois garotos.

A trama gira em torno de Pietro e Rafael, duas pessoas completamente diferentes social e economicamente falando. Pietro é um garoto pobre, e filho de um marceneiro, ele tem todos os motivos para odiar o Rafael Albuquerque, pois o pai do garoto deu um golpe no marceneiro quando eram mais novos. Contudo, Pietro resolve dar uma chance e conhecer um pouco mais Rafa, mas eles só não esperavam acabarem se apaixonando. O garoto Albuquerque já está com a data do casamento marcado e vive em um lar homofóbico, será que ele vai conseguir se livrar de seu compromisso? Além de um casamento, o pai de Rafa tenta controlar cada passo e decisão do garoto. Em uma vida infeliz, o resto de luz que lhe sobrou foi ter conhecido Pietro, que apesar de ser pobre não vive uma vida diferente, repleta de homofobia e preconceitos enraizados. Ambientado em Petrópolis, em 1950 esses garotos farão de tudo para conseguir viver esse romance, mesmo que as pessoas ao redor tentem impedi-los.

Leitores, que leitura mais emocionante, de início nos deparamos com um romance simples e clichê entre dois garotos de classes sociais diferentes, mas isso vai evoluindo e chega a um ponto onde a ficção se assemelha ao real. Em uma das cenas dentro da narrativa os garotos chegam a receber ovadas ao sair de uma boate lgbt, e isso acontece constantemente nos dias de hoje. Vinícius, realmente trouxe um pouco da realidade à tona dentro dessa obra, que chega a ser um protesto vivo contra a homofobia através da literatura, pude sentir isso desde que li (Não) Quero Ser Como Você, do autor. Esta é uma história sobre loucura, paixão e uma busca por aceitação de ser quem você é. E no meio disso tudo esses jovens vão, aos poucos, descobrindo quem eles são de verdade e vão viver juntos os piores e melhores dias de suas vidas.

Outrossim, pude sentir um misto de emoções lendo e me vi bastante devastado com o final, que só lendo vocês vão saber do que estou falando. Para aqueles que gostam de dramas familiares e a questão lgbt tenho certeza que farão uma ótima leitura. Estou indo nessa, mas antes comenta o que achou dessa resenha, quero saber de tudo, tá!? Até a próxima e abraços.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6