E foi assim que tudo mudou

E foi assim que tudo mudou Thais Bergmann

Resenhas - E foi assim que tudo mudou

Umlivrouma.isa 28/12/2023

Necessário para os jovens de hoje! Tira da ressaca
Um livro com temas muito importantes!

• Adolescentes
• Nudes
• Bullying
• Recomeços
• Pais e Filhos
• Escola
• Pedofilia
• Posição escolar sobre os temas

✨ Tem romance, amizades, festa do pijama, teatro…

Uma jovem, no auge da paixão, manda um nude para o namorado, que por sua vez, jovem popular, irritado com o fim do namoro, espalha a Foto em todos os grupos e redes da escola.

✨ O que você faria?

Após um longo sofrimento, os pais de Nina resolvem mudar de Cidade, para a filha recomeçar a vida! A importância pra mim de um diálogo aberto com os pais! Não que ela tenha passado impune do erro dela tá.

• Nova escola, novos amigos, tudo de novo, só que com a amiga! Nina se revolta e comete grande erros para “julgar o erro do ex namorado da amiga”. Aqui aprendemos como vingança não faz bem e trás mais prejuízo que recompensa.

✅ O livro tem tema necessário, principalmente para a juventude de hoje, a escrita é excelente tanto que li em 2 dias digamos assim. Achei super adolescente, e recomendo para uma fugida da ressaca literária ou simplesmente para ler em dia tranquilo.

Moonalexz 03/03/2024

Bom? Maturidade? Afinal, o que isso importa?
Como explica esse livro? Ele foi bom até. Peguei o ritmo rápido dele e foi bom lê -lo. Me lembrou um pouco minha época de colégio. Abordou um assunto muito importante, sobre fotos íntimas vazadas por homens. Literalmente é isso e não estou zuando, já que acontece duas vezes. É um assunto muito bem trabalhado e aprecio isso.

Mas eu não sei. A Nina ela é uma personagem bem trabalhada no livro, tem a evolução dela e tudo mais depois de tudo que aconteceu. Mas aos poucos fui pegando certa raiva dessa personagens com ações e pensamentos que tem. Principalmente pelo fato de ser narrado do ponto de vista dela.

Além de criar uma grande confusão que não envolve só ela e as amigas, ela lida de uma maneira sonsa e irresponsável. Eu sei que ela é só uma aluna do ensino médio e não devo esperar uma atitude tão madura, mas ela não é uma criança. Todo o desenvolvimento dela foi baseado de superar um trauma que causou e como ela quis lidar com aquilo, sendo que agora, ela não eram envolvida, acabou envolvendo. E as amigas que ao invés de parar isso, até porque uma pelo menos tinha que tentar, não. Só criar ainda mais a bola de neve até ela explodir.

Fico besta que de três garotas,o cara é mais sensato. Tipo???? Mas vou relevar, porque ele é um fofo, maravilhoso que roubou o protagonismo.

A história é boa, tem um tema abordado MUITO importante e fecho desenvolvido. Além de um casal feito que não é a "cura" pros problemas como vários autores fazem.

folklala. 22/09/2023

???
Q livro bom, mds.
Dei 3,5 porque não achei nada muito ?PA?mas gostei. (Tô tentando parar de dar nota alta pra todos q eu leio)
Foi bem levinha a leitura, o romance foi lindo, as meninas todas divas, o lance da gossip girl da Santa foi muito legal.
Além de ter sido muito divertido de ler, tem um valor enorme pra mim. Comprei o livro diretamente com a Thaís(autografado).
Cecilia136 27/09/2023minha estante
Acho que tenho que parar de fazer isso tbm... sobre as notas

Fernanda.Crotti 11/10/2023

Fofo ?
Procurando um romance leve, que aborda temas importantes de uma forma tranquila, segue essa indicação!! A escrita da Thaís é muuuito gostosinha de ler e você se apaixona logo de início pela trama ?

Jova_Park 22/09/2023

Conforto
O livro foi uma experiência muito gostosinha, além de eu ter conhecido a escritora pessoalmente e a simpatia dela que me vendeu o livro, afinal ela tinha um brilho no olhar com cada pessoa que tirava foto com ela.
O livro em si tem uma escrita leve e envolvente, eu o trouxe para uma viagem e ler ele na praia deixou a leitura ainda mais aconchegante. O romance não é o foco do livro mas eu leria facilmente um livro 2 focado nos personagens Nina e Vini!!!
Eu amei o livro e é um nacional que vale o hype! Super indico e já indiquei na minha conta pessoal no Kwai @Jova_Akinori ???

ViviGreg. 10/11/2023

Mais um da melhor ??
Como sempre, a Thais arrasa demais na escrita, ela tem um dom magnífico de cruar narrativas e personagens incríveis. Eu amo a facilidade que é ler as histórias dela, é tudo tão redondinho e leve, não dá nem para sentir as páginas passando.
Esse livro aborda sobre recomeços, a importância das amizades, sobre um tema sensível (de forma super madura, dando a devida importância e explicando tudo da melhor forma possível) e, é claro, sobre um romance bem fofo e gostosinho de ler. Eu amei, como sempre a Thais nunca erra.

Tecotheo 30/03/2024

PAREM DE FAZER CAPAS SAFICAS PRA LIVROS HETEROS!!!
Como eu falei no título, parem de fazer capas saficas para livros héteros, a capa simplesmente me enganou! Comprei achando que era safico e no fim é hétero, talvez por causa disso a leitura foi bem chata e arrastada (mesmo eu terminando em dois dias).

Bom, vou começar a falar sobre a protagonista, no começo ela é legal e confortável, mas depois que acontece de vazarem a foto da amiga dela, ela fica bem chata e desconfortável, a todo momento ela queria passar por cima da amiga dela, fez uma coisa muito nada a ver, sem pedir permissão ou até CONVERSAR com a amiga dela, sabe? Foi bem chato essa situação toda que aconteceu com as duas, mas cara, você não pode fazer o que quiser sobre um assunto que nem é da sua conta (primeiro que elas tinham ""acabado"" de se conhecerem). Ela teve um desenvolvimento muito bom no final, ela viu que errou em algumas situações (mesmo sendo situações bem b4b4c4 da outra parte).

Outro assunto são as amigas dela, cara, que amigas são essas? Se esse livro era pra ser sobre amizade, passou bem longe. Elas chamavam a protagonista (que eu já até esqueci o nome) pra festas e no final deixava a menina SOZINHA, e em algumas partes a protagonista até percebe isso, mas no fim ela ignorava e focava no Vinícius, eu até tentei passar pano pra isso sabe, deixar baixo, mas sempre me incomodava. E tem outra parte que (spoiler) a protagonista ia contar a verdade sobre o perfil de fofocas pra diretora e as amigas delas simplesmente tacaram o fod44-s3, tipo, elas literalmente se envolveram, foram elas que incentivou a protagonista a fazer aquele perfil ser sobre fofocas, foram elas que postaram a fofoca sobre o professor e a aluna, a todo momento a protagonista falava que não queria postar pois tinha medo, mas elas foram lá e fez a cabeça da menina pra ela concordar e elas postarem aquela fofoca. Então, sinceramente, que amizade m3rd44!

E tem o romance entre a protagonista e o Vinícius, que romance mais fraco, não vi química, não vi nada! O Vinícius só está ali pra ser o par romântico dela e ser um idiota, ele não agregou em nada, até foi bem b4b4c4 (spoiler) falando pra diretora que foi ele, e dps culpando a protagonista sendo que ELE QUE QUIS LEVAR A CULPA, em nenhum momento a protagonista forçou ele a assumir a culpa, ou qualquer coisa, então pra mim ele foi b4b4c4 nesse quesito.

Acho que já falei muito, mas eu queria falar que em nenhum momento eu apaguei o passado da protagonista, ela foi sim a vítima, ela sofreu sim, mas não era assunto dela ?.

Leiam e tiram suas próprias conclusões ?!
Duda Santos 011 30/03/2024minha estante
??

VictAria 01/04/2024minha estante
Nossa SIM, jurava que ela faria casal com quem ela tá abraçada e no fim ela faz casal com o garoto que tá com a outra na capa KKKKKK

algumabookstan 26/05/2024

Leitura foi bem fluida
Mas se criou muita expectativa em cima do que aconteceu com a Nina mas isso pouco foi abordado. Queria muito que ela pudesse ter introduzido mais do passado da Nina de quando realmente aconteceu.

Queria mais respostas mas não obtive.

Mas no mais eu amei. Senti dificuldade de criar laços com os personagens. Mas a história foi bem legal.

Eduarda 16/03/2024

Bom e emocionante!
"A Catarina de meses atrás se mudou pronta para começar uma vida nova. Só que ela não achava, não de verdade, que seria capaz de recomeçar depois de tudo que aconteceu."

Chorei

Andrea 16/03/2024

Primeira coisa a ser dita; que escrita gostosa, que leitura boa.
Esse livro traz um assunto necessário, ele trata de um crime previsto na Lei Caroline Dieckmann; publicação de fotos e vídeos íntimos de outra pessoa.
Depois de ter a vida devastada, Catarina busca um novo recomeço.
O livro traz o crime e suas perversas consequências. Da hipocrisia das pessoas que reagem a essas publicações.
Traz também a mais puro suco da adolescência, inconsequência, ingenuidade e erros bem intencionados. Ah... e a paixão adolescente... fofo demais.

Gabi1509 20/08/2023

Me senti jovenzinha
Me apaixonei pelas escrita da Thais. O tema desse livro é bem delicado e sensível, mas a autora conseguiu equilibrar a temática central (vazamento de foto íntima) com o cotidiano da protagonista com suas nova amizades, o crush e problemas normais de uma aluna do ensino médio.

Bell 24/05/2024

Nunca é tarde para recomeçar
Adorei a forma como a autora escreve, o livro me prendeu bastante e deu vontade de passar o dia lendo.

Fiquei com raiva em algumas partes da personagem principal, mas terminando o livro agora entendo que tudo era só um mecanismo de defesa dela (a coitada já sofreu muito, não merece passar tudo dnv)

Gostei dos personagens e principalmente da forma como retratam o ensino médio, me deu uma baita nostalgia a questão do perfil de fofocas e o como as pessoas pensam que qualquer problema é o fim do mundo.

Enfim, acho que é isso. Não é muito o tipo de livro que eu leio, mas eu gostei bastante!

Tami 23/03/2024

E foi assim que tudo mudou
Acho que se você tem 14 anos ou não tem nada muito legal pra ler ele é uma boa escolha. Mas no meu caso não me agradou muito, bem sem sal

Leticia.Machado 21/08/2023

Fofissímo
"E foi assim que tudo mudou" é uma ótima indicação de leitura infanto-juvenil. Assuntos sérios, que podem acabar fazendo parte da vida dos jovens são trazidos para a narrativa, e por mais que as questões legais não sejam aprofundadas, a complexidade emocional que essas situações trazem e a importância da família para lidar com as dificuldade e obstáculos da adolescência, são tratados com cuidado e carinho ao longo da trama.
Mas o livro também é um romance fofo que consegue cativar ao longo da leitura, tanto com a aproximação do casal, e também com os laços de amizade que a protagonista desenvolve ao longo da história.