E foi assim que tudo mudou

E foi assim que tudo mudou Thais Bergmann

Resenhas - E foi assim que tudo mudou

Ray 17/08/2023

Emocionante.
Foi a primeira vez que leio algo da Thais e tenho que dizer que já me tornei fã! Muito bom mesmo! É um livro sensível, que fala com uma delicadeza enorme, sobre temas que merecem ser falado sim... E que principalmente, a vítima não é a culpada.

Foi impossível não se emocionar com a trajetória de Nina, de como ela era, até o trauma que passou, para se tornar a garota que se tornou no final. Estou muito orgulhosa dela, passou por maus bocados, tentou fazer o correto em sua cabecinha e diversas vezes eu só queria a abraçar forte e chorar junto com ela. Joana e Lari foram amigas perfeitas... E fiquei com muita dó por todo que uma delas passam também... O que falar do mocinho? Apaixonante! Me encantei com ele desde o início.

Esse livro merece muito a nota máxima. Amei e super rápido de ler!

Solidade. 28/03/2024

Gostei desse livro.

Passei um pouco de raiva com a Nina, mas me identifiquei com muitos pensamentos dela.

Achei alguns acontecimentos desnecessários.

Acredito que no lugar dela eu teria feito a mesma coisa, mesmo julgando as atitudes dela (Hipocrisia? Sim. Acontece).

Recomendo que leiam.

Leticia.Machado 21/08/2023

Fofissímo
"E foi assim que tudo mudou" é uma ótima indicação de leitura infanto-juvenil. Assuntos sérios, que podem acabar fazendo parte da vida dos jovens são trazidos para a narrativa, e por mais que as questões legais não sejam aprofundadas, a complexidade emocional que essas situações trazem e a importância da família para lidar com as dificuldade e obstáculos da adolescência, são tratados com cuidado e carinho ao longo da trama.
Mas o livro também é um romance fofo que consegue cativar ao longo da leitura, tanto com a aproximação do casal, e também com os laços de amizade que a protagonista desenvolve ao longo da história.

taisriello 22/08/2023

Nina é uma adolescente que tem um nude vazado na internet pelo ex namorado, sua vida muda completamente depois disso, os pais deixam de confiar nela, mudam de cidade pra ver se a exposição da filha diminui e a colocam em um colégio de freiras, aos poucos vai conseguindo recuperar a confiança dos pais e até fica mais próxima deles, faz novas amigas e se mete em algumas confusões.
No começo fiquei triste pela Nina, pelo que ela passou, depois achei ela muito burra fazendo as merdas e mostrando que não tinha aprendido nada com o que passou, mas por fim ela cresceu, evoluiu e aprendeu muito sobre a vida.

S.S.S.A 11/05/2024

É um ok, foi bom
É uma leitura leve, divertida e curtinha, considero uma leitura perfeita para se fazer para sair da ressaca literária. Contudo, embora goste da temática que foi trazida e sua abordagem, não sei, fiquei com o sentimento de que faltou algo. Porém isso não anula que é uma boa história de se ler e que vale pena a leitura. Não acredito que fui enganada de novo pela capa.

Mary 03/10/2023

Um tema delicado abordado de forma leve, responsável, amei o apoio da família da nina, é essencial esse apoio de pessoas próximas em quem se confia.

Laura 10/02/2024

Leitura muito leve mas tema muito relevante. Acompanhamos o processo e os sentimentos de uma menina que teve sua intimidade exposta. Gostei.

Edu (Luckyficious) 19/11/2023

A autora entregou MUITO, perfeito!
Fazia algum tempo que eu não lia nada da Thais e, tudo que li dela anteriormente, amei.
Não podia ser diferente neste novo livro.

É inegável que a escrita da autora é incrível e impecável, e mesmo em um livro adolescente, ela consegue equilibrar maturidade e diversão na forma de contar sua história.

Ler E Foi Assim Que Tudo Mudou me fez ouvir a voz da Thais, como se fosse ela mesma narrando cada palavra da história de Catarina (Nina para os íntimos).

Fui esperando apenas um livro sobre um recomeço de uma personagem que sofreu, e recebi uma história muito mais completa e complexa do que poderia imaginar.

Os personagens são bem interessantes, a autora traz diversidade étnica e representatividade para a história, tudo de uma forma natural e fluida.

E por fim, devo dizer que o melhor da história são todas as lições e aprendizados que Nina tem durante o livro. Penso em como eu teria amadurecido e tido outra visão de mundo na adolescência se tivesse tido contato com algum livro como E Foi Assim Que Tudo Mudou. Teria me ajudado demais!

Impossível não dar 5 estrelas. Fechei o livro totalmente satisfeito e ainda por cima chorei ao ler os agradecimentos, vê se pode!

E gostaria de dar um último destaque à edição, que está lindíssima, com detalhes muito fofos e ótima diagramação, sem contar a revisão, que está impecável! Sou bem chato com isso e não encontrei NENHUM errinho sequer. Thais e a equipe da Astral Cultural arrasaram demais!
??????????

annadorony 30/03/2024

Apesar de não ter sido uma leitura tão fluida pra mim, o ponto forte desse livro é a mensagem que ele traz, mas não consegui me apegar ao casal principal e nem as amigas da protagonista, me apeguei a mensagem que ele trouxe e como me fez ver uma nova perspectiva sobre o bullying, a exposição social e os danos que isso traz para as vítimas.

Mihbooks_ 13/04/2024

E foi assim que tudo mudou.
Aaaah gente, que livro lindo ?.
A forma como a Thaís conseguiu pegar assuntos tão delicados e lidar com eles, encaixar eles em uma história juvenil de maneira tão cuidadosa e respeitosa me encantou muito ?

Eu fui com outras expectativas para esse livro, mas mesmo assim me surpreendeu demais. Recomendo muito, em breve resenha no @booksmihh ?

Duda Santos 011 28/08/2023

Thais fazendo tudo!
Gente... Meu primeiro contato com a autora e eu SEMPRE quis ler algo dela. A acompanho a muito tempo e este é o seu primeiro livro publicado por uma editora. Eu simplesmente amei! Como quem me acompanhou aqui na leitura pelo meu perfil, devorei o livro em 2 dias! Sério. Eu amei as personagens, como ela lidou com a problemática... O desenrolar! Tudo me cativou de uma maneira... Eu não sei explicar! Só sei dizer que amei demais e virou um favorito para mim!
Obrigada por escrever essa obra de arte ??
Li no momento certo da minha vida. Thais e suas mãos de fada ???

tal_kless 18/03/2024

Uma boa leitura para voltar a ler
Livro rápido e gostoso de ler, com certeza instigou o meu ânimo pela leitura de novo (tem sido meio complicado nesses últimos meses, mas estou tentando não me cobrar muito).

Gostei de como o tema foi tratado com delicadeza, mas mesmo assim apresenta efetividade.

Amei como a personagem foi retratada e como ela cresceu e percebeu os seus erros, além de todo o clima de juventude pairando em toda a obra.

Gostaria que as outras personagens tivessem mais desenvolvimento, mas percebo que houve algo mesmo fora de cena.

Recomendo para quem está meio empacado nas leituras!

b.menezes18 17/11/2023

Me causou emoções
Gente, eu chorei com esse livro, eu não tava esperando uma leitura tão maravilhosa quanto essa, comecei ontem a noite e terminei agora a noite, eu nem sei como explicar essa leitura, pq fez eu me lembrar dos meus 15 anos, a leitura é fluida e o livro é tão rápido que quando eu terminei, eu nem acreditei que já tinha acabado, enfim, leiam esse livro, eu poderia ficar falando por horas dele e do que ele me fez sentir, mas ninguém entenderia pq é uma coisa que eu passei, se eu tivesse lido com 15 anos, não teria gostado, mas esse livro simplesmente foi um tapa na minha cara, um tapa na cara pra brenda que tinha 15 anos.
Eu realmente achei que não iria gostar, pq no começo achei meio devagar, mas eu amei, os assuntos, achei bem importantes, pois a gente não vê muito essas coisas nos livros, foi uma das melhores leituras desse ano, eu simplesmente estou sem palavras pra explicar o que foi isso que eu li.