Amor às causas perdidas

Amor às causas perdidas Paola Aleksandra

Resenhas - Amor às causas perdidas

Wilde.Maxssuziane 12/10/2023

Leitura que encanta
Eu já conhecia a Paola Aleksandra há alguns anos mas apenas via os vídeos do Youtube, ainda não tinha lido nenhum livro dela. Me surpreendi com “Amor às causas perdidas”. Acompanhar a história de Laura e Téo foi uma leitura muito agradável. Téo é um dos melhores protagonistas masculinos que já li. É um romance que deixa o coração quentinho, mas também que trata de assuntos relevantes como as diversas formas de maternidade e saúde mental. Me encantei com a leitura. Recomendo.

gabii47 14/10/2023

Emocionante e Tocante!
Eu me surpreendi bastante com esse livro, achava que ele ia ser bem "bobinho", mas me enganei. Ele já começa de um jeito tocante com frases que faz você se identificar. Gostei bastante de como a adoção foi colocada aqui, nunca paramos para pensar como pode ser doloroso e ao mesmo tempo uma ação linda. Ela conseguiu equilibrar o romance do livro com o esse assunto, para mim ficou perfeito. Nunca tinha lido um livro dela, e me emocionei bastante, ela escreve muito bem, vou recomendar a autora e esse livro para todo mundo.

Elizabete61 15/10/2023

Sobre escolhas, viver e as nuances do amor
Adorei a leitura. Temas familiares que tocam o coração da gente, com pílulas informativas sobre o cenário da adoção no Brasil - e parando para pensar no tanto de crianças que nunca serão adotadas por conta de suas características, abre-se a questão sobre essa vontade ser realmente é um desejo do coração ou apenas mais um item do checklist da vida?.
O fio condutor da narrativa é o perdão, é como se enxerga/sente o amor que extrapola a ponto de machucar. Laura - a protagonista - foi tão amada pelo avós que chega a se comportar de forma infantil (na minha opinião atual). Mas o tempo de reflexão foi importante para esse processo de cura. Compreender os motivos, pois não é certo mentir, mas não é razão para ?abandonar? uma relação de afeito puro por saber a verdade, por mais impactante o modo que ocorreu. Por isso, nota 5. Essa jornada foi muito bem trabalhada. Os poemas que passavam a fazer mais sentido com a evolução da leitura.
No quesito romance, o Theo nosso mocinho tem maturidade e uma visão de futuro muito bem concebida, mesmo sentindo angústia de tirar o nosso fôlego, é um personagem completo daquele tipo que buscamos nos heróis românticos.
Já sobre a química dele com Laura, senti faltou de um ?tcham?. Acho que foi pelas gírias mineiras e curitibanas, não consegui encontrar o tom certo do flerte e pra mim as conversas não pareciam ter fluidez, diferente de como senti entre os pais dele.
Uma ótima leitura, rápida e bem construída que super indico.

Fer.96 16/10/2023

Ficamos com o coração quentinho ao final.
Laura enfrenta um momento de caos ao descobrir que toda sua vida foi baseada em mentiras. Para ajudar, Tainá, melhor amiga de Laura, sugere que ambas morem juntas por um tempo, afinal, o quarto do irmão de Tainá está vago por tempo indeterminado. Para enfrentar o caos e curar as mágoas, Laura aceita a sugestão da amiga.
Téo é médico e faz residência em cidade distante a que a família dele mora, fato que o tem deixado desgostoso, pois sente muita saudade da família. Ele então resolve retornar à cidade dos pais, fazendo uma surpresa. O que ele não contava era que o apartamento teria uma nova integrante, precisamente morando em seu quarto.
Esse inusitado “aluguel” fará com que juntos, Laura e Téo, enfrentem seus fantasmas do passado e consigam seguir em frente.

O livro expõe temas sensíveis como adoção, maternar, ansiedade e velhice, porém abordados de uma forma respeitosa e leve. Paola Aleksandra mais uma vez nos encanta com sua escrita. Um livro bom de ler, com drama na medida certa e que no final nos deixa com um coração quentinho.

Naty 19/10/2023

Mais um livro da Paola que leio e adoro!
Ela é muito responsável com as questões psicológicas que ela aborda, os medos e anseios da Laura, o pq se sente traída, qual k segredo.. sem contar como o lugar, as paisagens são lindas, o teo é um fofo, amei amei!
As questões relacionadas à adoção, o que também é super legal, enfim da pra ver que ela faz uma boa pesquisa sobre os temas que quer abordar!

gilozinski 20/10/2023

Favoritado
Tanta coisa pra dizer e ao mesmo tempo sem palavras pra colocar tudo pra fora.

Esse livro fala sobre temas tão importantes com uma sutileza que, quando você se dá conta, está em lágrimas ou rindo feito bobo.

A história é completa, com personagens muito bem construídos e que tem uma trajetória linda. A escrita da Paola é perfeita e só queria dizer: ela não tinha o direito de criar um personagem tão incrível quanto o Téo, que faz a gente querer um igual na vida real.

A química dos personagens é de milhões, todos os personagens são relevantes para o enredo e foi uma das leituras mais fluídas que fiz nos últimos tempos.

Leve, necessário e que deixa com gostinho de quero mais! ??

Manu 09/03/2024

?Pessoas corajosas sabem que não precisam enfrentar a vida sozinhas.?

Esse livro foi um misto de sentimentos para mim. Quando li o prólogo acreditei que iria me apaixonar pelo livro, mas achei que a história ficou um pouco arrastada e isso me incomodou bastante.
A história é bonita, com muitos assuntos importantes e bem escritos (vale ressaltar isso, pq ficou evidente que a autora não explorou assuntos sem pesquisar, sem tem uma boa base).
Acho que vale a pena ler, não apenas pelo romance entre Teo e Laura, mas (principalmente) pela história de vida de cada um.

Mariana 27/10/2023

Para aquecer o coração
Como diz a própria autora, tem algumas histórias que aquecem o coração, trazem conforto e esperança. Essa foi a história de Amor às Causas Perdidas. Um livro que aborda adoção, maternagem, respeito à individualidade do outro, causa LGBTQIA+, e de forma geral, aborda o amor. Achei a história de Laura e Téo bonita e respeitosa, ambos conciliando suas carreiras profissionais, seus dilemas de infância, e outras problemáticas com a possibilidade de amar novamente. Achei bacana a história se passar em Curitiba e Morretes, trazendo um pouco do contexto nacional, pontos turísticos e comidas típicas para mais gente conhecer. O que mais ficou para mim é que não tem como cobrar sentimentos de alguém, tampouco de uma mãe. O sentimento vem, genuinamente, e quando ele vier, é melhor senti-lo, para que ele traga mais vida à própria vida.

Marta 30/03/2024

A felicidade não esta escondida no ponto final de uma história de contos de fadas. É o que vem depois das quedas e sorrisos partidos que define nossa capacidade de sermos ou não felizes.

andreia.crislainy 26/04/2024

Não gostei desta história e nem do romance .........
...............................................

Camila2071 16/04/2024

Profundo
" Só quem perdeu alguém sabe como a morte também leva a vida de quem fica para trás." Difícil leitura por conta dos gatilhos, mas muito profundo, por isso a nota.

Coruja.livros 30/04/2024

Temas sensíveis
Eu não sabia do que realmente se tratava esse livro. Como é de uma autora nacional, estava muito ansiosa para ler.
Alguns temas sensíveis à algumas pessoas surgiram, e eu nem esperava.
Os personagens demoraram a me pegar, no início não conseguia sentir verdade no romance deles. Mas com o passar das páginas eles foram me ganhando.

Naty l @so.maisumcapitulo_ 13/11/2023

Emocionante
"Em teoria, o amor deveria libertar e não aprisionar. Nossas partes feridas também são dignas de serem amadas."

Laura é uma jornalista de 29 anos que acabou de passar por uma grande perda. Além disso, ela cancelou seu casamento e está com problemas na família por conta de um segredo do passado. Tudo que ela quer é recomeçar e para isso vai dividir o apartamento com sua melhor amiga.

Teo é médico e está terminando sua residência em geriatria, longe de casa ele se questiona sobre as decisões acerca de sua vida e carreira. Sempre apegado a família e com um medo de perder os pais, ele decide voltar para perto daqueles que ama e traçar um novo caminho.Ele só não imaginava que seu quarto já estaria ocupado pela melhor amiga de sua irmã.

Laura precisa escrever uma matéria para a revista que trabalha, porém isso vai lhe custar muito mais do que apenas um bom texto, vai ser necessário revisitar seu passado e seus traumas.

Ambos os personagens precisam enfrentar seus medos e daí vemos nascer uma linda amizade com potencial para muito mais. Mas será que existe espaço para o amor em uma causa perdida?

Eu amei esse livro, a escrita da Paola está incrível. Me senti super conectada com os personagens porque eles são pessoas reais, gente como a gente, que lutam dia a dia para superar seus medos e a ansiedade. É muito mais do que um romance clichê, o livro é repleto de camadas que nos fazem refletir.

O livro é a mescla perfeita do clichê, drama e um pouco de comédia. Repleto de referências ao mundo Disney e também a história de Alice no país das maravilhas. Não poderia esquecer de mencionar a playlist maravilhosa.

Me senti imersa na leitura pois já visitei Curitiba e Morretes e foi incrível relembrar essa viagem com o livro.

Belinhaaaa 14/11/2023

Aí como eu ameiiii esse livro, meu novo favorito!!
É envolvente, emocionante e ainda me rendeu muitas risadas.

Os personagens foram muito bem construídos. É muito difícil de escolher um personagem favorito, mas o Teo é um amorzinho.

Laura e Téo tem uma química de milhões! Acompanhar a trajetória deles foi dolorida, transformadora e de deixar o coração quentinho.

Esse livro aborda temas como: abandono, perdas, adoção, família, amizade, recomeço.

Pah, você me encantou muito com esse livro ??