Café com Lichia

Café com Lichia Emery Lee

Resenhas - Café com Lichia

Maryna1 19/05/2024

Theomeu e Gablieta
Vi um rapaz dizer que "essa livro é capaz de tirar qualquer um da ressaca literária" e eu concordo plenamente, eu estava numa ressaca literária horrorosa e ele me tirou dela com certeza, devorei esse livro completamente, leiam essa obra prima

Bruno 18/01/2024

Que fofinhooooo
Amei. Amei acompanhar as aventuras de Theo e Gabi. Falando assim parece que estou falando de um filme leve sessão da tarde... pois bem é o que esse livro é.
Leve, divertido, emocionante e apaixonante. Como foi bom. A maneira como a história foi sendo finalizada, precisamos de histórias assim, felizes, esperançosa, precisamos disso. Precisamos de esperanças, merecemos sermos felizes, por mais histórias gays felizes kkkkkkkkkk
Café com Lichia foi mágico. O quanto o Gabi é incrível. Vi em uma resenha desse livro a pessoa dizer que não entendia porque o Theo odiava tanto o Gabi... lendo o livro eu até agora não entendi kkkkkk
Enfim leiam esse livro se querem sentir conforto, se querem acreditar que o amor genuíno e romântico/existe ?

nana who? 26/11/2023minha estante
me decepcionei também, jurava que o foco seria sobre a relação dos dois e o desenvolvimento como casal, ô tristeza

Marih Ferreira 15/11/2023

Você precisa conhecer a histórias desses Dois
Theo o astro do futebol, não suporta os tropeços de Gabi Moreno, seja pelos corredores do colégio ou durante as partidas de futebol. Já Gabi vive se no seu mundinho, tentando não ser o desastre no futebol, mas essa última parte ainda não deu muito certo. Os dois tem pais com cafeteria e a rivalidade sempre esta por ali, porém as coisas mudam quando surge uma nova cafeteria, totalmente diferente das da deles e com bebidas e comidas totalmente instagramáveis. Então, a melhor ideia para lidar com ela acaba sendo uma união para cafeteria dos pais de Theo e Gabi passar a ser mais notada.

O que eu achei: Sabe aquela leitura rapidinha que você faz e termina querendo ler mais, então, foi assim por aqui. Theo e Gabi me conquistaram, seja o Theo por todo seu jeito de ser impossível não notar ou por Gabi e seu jeito todo desastrado. Juro que eu acabei e fiquei: aff, queria mais momentos fofinhos dos dois! Então, se a autora quiser fazer um conto sobre algum acontecimento depois ou um capítulo extra futuramente, ficarei feliz.

Os pais são pais, passei por momentos de raiva com eles e depois nada que uma conversa sincera no final não tenha ajudado. Tenho que frizar os momentos engraçados e as cenas do Theo deixando de ser todo emburrado e começando a se tocar de que o Gabi não é tão ruim como ele achava, para ser mais específica, as cenas deles na cozinha fazendo receitas (essas foram minhas partes preferidas, sem dúvida❤).

Café com Lichia vai desde de uma história sobre lutar por sua família e por quem mais você ama, o quão somos muito mais do que as pessoas acham, autodescobertas, pertencimento (aquele sentimento que você está no lugar exatamente que você deveria estar), representativida (seja LGBT e de TDHA). Leitura perfeita para quem gostou de ler ou assistir Vermelho, Branco e Sangue Azul e Heartstopper.

Cyberguy0 07/04/2024

Café
Ahhh eu amei mto, demorei por falta de tempo mas a história é otima (tirando os personagens que desaparecerem) enfim mto bom mesmo!!

Yasmin1303 10/11/2023

Abraçados e acolhidos
Isso é tão filme da sessão da tarde, eu consegui imergir dentro do livro, consegui sentir o cheirinho de café durante a leitura, me estressei e fiquei feliz com os personagens, tudo isso durante a leitura desse livro.
É uma leitura muito gostosinha, rápida e fluida, a escrita do autor deixa tudo com um ar mais leve, mesmo abordando assuntos importantes, como a homofobia e o medo de rejeição dos pais.
Me senti impactada em muitos momentos da leitura, a história cutucou feiras que eu achei que já estavam cicatrizadas. Após muitas histórias foi com essa que eu consegui chorar, lendo. Acredito que não seja uma leitura que muitos vão gostar, pois conta a história de dois adolescentes passando por problemas de uma vida adulta, mas para aqueles que se sentirem representados por algum dos personagens se sintam abraçados e acolhidos.

Malle 12/06/2024

Esse livro me deu dor de barriga.
O que dizer sobre "Café com Lichia", de Emery Lee, o livro que me colocou em uma ressaca literária de semanas a fim? O primeiro romance queer ruim a gente nunca esquece.

Falando em poucas palavras sobre o que se trata: acompanhamos Theo, um rapaz assumidamente gay de família chinesa e japonesa cuja cafeteria tradicional dos pais não segue bem financeiramente e que concorre diretamente com a cafeteria dos pais de Gabi, um rapaz temeroso e que ainda não se assumiu, cujos pais porto-riquenhos lançam comentários homofóbicos e masculinidade forçada espontaneamente, sem saber que o filho não se encaixa em seus padrões heteronormativos.

Theo tem a sensação de que desde que se começou a ter problemas na escola com notas e se assumiu, os pais se decepcionaram com ele; Gabi tem um medo intenso de que seus pais descubram sobre sua sexualidade e hobby de dança. Ambos se encontram em ambiente certamente um tanto hostil: os pais de Theo exigem constantemente certos comportamentos dele de que o próprio, sendo um jovem autêntico e espontâneo, não se encaixa. Gabi passa por algo semelhante, constantemente mentindo e escondendo dos pais grande parte de sua personalidade.

De certa forma, acredito que Emery Lee passou com grande realidade as dores e sufocos da juventude queer como um todo, de uma forma um tanto realista. Se assuma e sua família te julgará e excluirá constantemente; não se assuma e sufoque por viver uma mentira para agradar pessoas que te machucam psicologicamente quase todo dia. Theo e Gabi vivem dois lados da mesma moeda, e não ajuda que Theo, que até onde sabemos é o único homem gay em toda Vermont (é a sensação que dá na história), odeia Gabi.

Odeia Gabi por motivos de "dane-se".

O meu maior problema com esse livro é que NÃO é um enemies-to-lovers. O único inimigo é o Gabi e o pobre coitado nem sabe o que fez para Theo odiá-lo constantemente, razão do qual temos cenas um pouco angustiante de Gabi se humilhando para conseguir a aprovação circunstancial de Theo. É algo doloroso de se testemunhar, tanto que me faz questionar totalmente a natureza dos sentimentos desenvolvidos entre os dois: eles realmente se gostam, ou é só porque, em uma comunidade completamente ausente de qualquer outro personagem queer (com exceção de um que surge no final), eles buscam consolo um no outro? Eles nem parecem ter tanto em comum, pois brigam constantemente por coisas idiotas e do qual Gabi não tem culpa e, da mesma forma, e magicamente se tornarem amigos após Theo descobrir que Gabi não é hétero. É uma coisa meio idiota que acontece de forma super artificial, como se deveríamos gostar porque são dois jovens gays e gay + gay = casal.

Outro ponto de grande disparate foi que, realmente, os pais de ambos se encaixam em estereótipos de suas respectivas comunidades. Os pais de Theo são tradicionais ao quadrado e os pais de Gabi seguem o conceito de machismo latino; estes fortemente desfavorecidos em relação a construção de personagem, deixando-os apenas com a sensação de que são porto-riquenhos homofóbicos e machistas, completamente alheios a vida do filho. E tudo isso ocorre porque, e vamos ao meu ponto final:

O Theo é o favorito da narrativa.

Ele é melhor construído do que Gabi, sua vida parece mais natural, suas reações orbitam ao redor de diferentes problemáticas: os pais, o novo concorrente, Gabi, o irmão que não liga mais, o tio insuportável, os problemas na escola, o futebol. Ele parece ser um personagem pensante dentro da história, enquanto que o pobre Gabi tem sua vida resumida a ajudar Theo em seu plano, deixando todas as suas outras responsabilidades (e compromissos com sua única amiga) de lado. Suas reações ocorrem em sua maioria por conta de Theo, seus pensamentos envolvem muito ao redor Theo. Aqui e ali vemos lampejos de sua amiga Melissa e o comitê da festa da escola, sua aula de dança... mas Theo vira o mundinho de Gabi. Pareado isso com a forma como Theo o trata no início da história, dá pra entender porque eu digo que é doloroso de se ver? Um adolescente já tão sufocado, deixado de lado pelos pais, buscar validação do único rapaz gay da escola que lhe trata como se fosse uma praga no começo do livro.

E quando colocamos a quantidade quase constante de pensamentos tristes e autodepreciativos dos dois que temos por 75% do livro, isso vira uma tortura.

O desenvolvimento do romance no geral é bem rápido e meio que é aquela coisa de pá-pum. O desfecho, por conta de como os pais dos rapazes são retratados e agem no livro (com exceção, é claro, dos pais do Theo, cujo desfecho é mais natural porque é bem melhor desenrolado no livro) é quase milagroso. E destoa muito com o tom melancólico do livro, de dois rapazes gays de famílias opressoras que tentam achar sentido em suas vidas, mas que no final para ficar tudo bem, foi só fazer uma dancinha do TikTok num trio-elétrico. O final feliz foi inesperado e estranho levando em consideração que em 50 páginas atrás, metade era "haha gays são péssimos e isso é coisa de menina" e a outra metade era "seja mais como o seu irmão, que é melhor que você".

Se vale a pena ler? Eu não sei. Sinceramente. Para mim foi mais um sufoco triste do que prazeroso. Eu acho que a sinopse não passa muito a vibe de sad gays que esse livro tem e a capa fofa não favorece. E a construção de personagem menos ainda. Leia por sua própria conta e risco.
Malle 12/06/2024minha estante
eu macetando esse livro e todo mundo adorando

Malle 12/06/2024minha estante
meu momento favorito: quando acabou

stchnard 12/06/2024minha estante
Passou de 2 linhas eu não leio

claywereads 16/05/2024

Pães gays ?
Que livro lindo! Fofo demais do começo ao fim.
Mas é claro que além da fofura, mensagens fortes e importantes sobre amizade, aceitação, homofobia, e companheirismo estao presentes nesse livro.
Theo é um menino com muitos problemas familiares por ser abertamente gay em uma familia bem conservadora e asiática. Age como um ogro aqui e ali mas isso nao é nada mais do que uma ferramenta de defesa, uma vez que ele é um amorzinho.
Gabi por outro lado não é assumido e tem uma relação boa com os pais (que infelizmente sao bem homofóbicos).
Confesso que não sou fã de Enemies to Lovers, mas esse aqui me derreteu de amores e me tirou varias risadas gostosas que só nós gays poderíamos entender!!!
Eu adorei e desde o primeiro capitulo fiquei muito interessado nos personagens e na história como um todo.
Acredito que a principal mensagem desse livro seja a total queda do Preconceito (nao apenas em questao de homofobia ou xenofobia e tudo mais) mas tambem aquele preconceito onde julgamos as pessoas sem conhece-las de verdade, tal qual um leitor fajuto julga um livro pela capa e perde todo o conteúdo maravilhoso contido nele.
Amo vocês Theomeo e Gablieta ? meus meninos!
Eu gostaria de um café com lichia por favor.

vulgofael 13/02/2024

Theo e gabi? theo e gabi! theo e gabi ?
Esse livro é MUITO bom, ele te prende pra caramba, é uma leitura rápida, leve e super descontraída.

aborda sentimentos reais de uma forma surpreendentemente f0da, faz você se identificar com os personagens em vários aspectos e etc.

esse livro com certeza é uma das minhas leituras favoritas de 2024, super recomendo caso você queira ler algo tranquilo e um enemies to lovers fofinho!

leticia2513 20/08/2023

Cinnamon Girl (Boy) and Radio.
Café con Lychee é um livro que fala sobre relacionamentos, aceitação e superação, tanto de situações internas quanto de preconceitos.

A leitura é rápida e fluida, o que no começo pode ser um tranco pra pegar, mas vale a pena do início ao fim.

Theo e Gabi são dois anjos que merecem o melhor para sempre, mas gostaria de ter visto mais sobre o relacionamento estabelecido deles (um 2° livro talvez?).

Pausa para Cinnamon Girl e Radio da Lana Del Rey que regaram esse livro como trilha sonora, assim como Born to Die (esse livro me fez chorar com a injustiça do mundo).

ps: (Queerteca, você sabe que é a maior)
ITZPADAWANBR 20/08/2023minha estante
MENGOOOO

Carlos531 19/01/2024

Muito bom!!
Achei o desenvolvimento bem decente, de certa forma quando se envolve sentimentos a visão em certas pessoas muda sim, então achei um pouco realista de certa forma.

Com certeza amei a parte do Theo e a família dele perto do final, quase chorei sinceramente, e foi simplesmente lindo.
Não sou muito fã de como os pais do Gabi lidaram com a situação mas talvez acabe por ser realista também.

Achei que certos conflitos poderiam ser mais prolongados, alguns foram beeem rushados. Era tipo: problema acontece -> discussão breve -> esqueceu
Fora isso gostei muito do livro!! Um enemies to lovers bem rápido e fofo, só queria que o casal tivesse mais tempo de tela depois de se oficializar ? mas tudo bem. Um ótimo livro

anna.5 14/01/2024

Comecei a ler de maneira despretensiosa, achando que seria uma história mais tranquila, e saí de olho inchado de choro e de coração muito aquecido!
theo e gabi são fáceis de se indentificar. eu lia e refletia sobre situações parecidas que acontecem e aconteceram comigo, então foi impossível impedir meus olhos de encherem de lágrimas

Laurabloom 27/11/2023

Eu não o odiava. A gente só tinha... diferenças respeitosas!
Só minha mãe sabe o quanto eu falei desse livro pra ela só hoje surtando com o meio e o final...eu juro que não coloquei tanta expectativa mas café com lichia simplesmente se superou. Esse livro me fez chorar, me fez socar meu travesseiro, me fez balançar minhas pernas no ar que nem uma pré adolescente conversando com o primeiro crush...ISSO É UM ÓTIMO SINAL, sinal que eu amei esse livro, recomendo LEIAM ?