Café com Lichia

Café com Lichia Emery Lee

Resenhas - Café com Lichia

Anna Júlia 23/09/2023

Me senti em um verdadeiro drama adolescente.
Durante toda a leitura eu só conseguia lembrar de rumores da cidade, sério, ambos focam mais na história e é tão gostoso, fiquei viciada, eu devorei o livro.

Eu preciso dizer, comecei o livro odiando o Theo por ele odiar o Gabi de graça, não gostava da maneira que ele tratava o nosso moreno, enfim, a evolução dele foi nítida, queria ter tido mais da relação deles, queria muito ver um pouco mais de romance, da evolução deles como casal, cara isso faria uma tremenda diferença, estou de coração partido porque não vou poder acompanhar o desenvolvimento deles como casal.

O Gabi é fofo, tive um pouco de raiva porque ele meio desastrado, mas também não dá para culpar ele, já que ele jogava só por conta dos pais, mas enfim, ele começando a ser desenvolvido e pude finalmente ver ele sem ser através dos olhos do Theo, e ele é super fofo, não gostei muito de como a personalidade dele foi descrita no início, somente com olhos pidões, olhando para baixo, só faltou encostar as pontas do dedos e parecer a Hinata, enfim, mas gostei da forma quando falavam como ele realmente era, inteligente, forte, humilde... sério, eu gostei mais do Theo, mas o Gabi ganhou um espacinho no meu coração.

Achei que foi um final apropriado, adorei porque temos que vizualizar futuros assim, não é muito a nossa realidade no Brasil, mas um dia vai ser, pais como eles existem e fico contente que muitos pais se esforçem e tentem entender os lados de seus filhos.

Adorei o Justin, gostaria de ter um amigo como ele, a Meli apesar de tudo é uma boa amiga mesmo tendo errado feio com o Gabi, e a Vivi, tadinha kkkk, enfim, adorei a escrita do autor o enredo foi sensacional, amei cada pedacinho com certeza leria mais deles.

10 de 10.
Maryna1 18/05/2024minha estante
MDS alguem que leu Rumores da cidade ?? eu adoro esse liveo

Anna Júlia 18/05/2024minha estante
Ele é perfeito, eu comprei você tem a vida inteira só porque é do mesmo autor

Borboletário 22/01/2024

Fofo porém as vezes é muito irritante
Theo é muito chato, mas tô sendo muito cruel com um adolescente de 16/17 anos, acho KKKKKKKKKKK porém o Gabi é um fofo, queria ser amiga dele!!!

Luvale 07/05/2024

Esse é um romancinho aquilieano "enemies to lovers", leve e despretensioso, que traz situações e problemas reais. Eu li esse livro quase de uma vez só e me diverti com esses personagens, apesar de querer mais cenas e desenvolvimento.

Theo e Gabi são de famílias rivais, onde cada uma comanda uma cafeteria única e que disputam clientes entre si. Esse fato fez com que os garotos desgostassem um do outro ao longo dos anos de escola. Tudo isso muda quando uma nova cafeteria surge na cidade, atraindo muitos clientes e ameaçando as duas lojas, o que leva Theo e Gabi a unirem forças para tentar salvar os empreendimentos de suas famílias.

Esse livro me agradou por ter personagens adolescentes muito verdadeiros, onde me vi muitas vezes nos dilemas deles quando tinha a mesma idade. Theo é assumido, confiante e decidido, porém enfrenta problemas com as expectativas familiares e tenta lidar com isso da melhor maneira que consegue, apesar da pressão que isso traz. Gabi ainda está no armário e vive em uma família que reproduz muitas falas homofóbicas, o que faz com que viva com um medo constante de se assumir e da reação de seus pais. Duas realidades diferentes mas muito comuns para pessoas LGBTQ+, o que torna esse livro bem relacionável.

Foca bastante no amadurecimento e nas relações familiares, onde o laço entre os personagens é construído aos poucos.Theo e Gabi se ajudam nesse crescimento pessoal, cada um à sua maneira, deixando aquela sensação de quentinho no coração, desejando que cada um seja feliz em suas próprias realidades e que funcionem como casal.

O livro alterna os pontos de vista entre os garotos, com uma escrita bem leve e fluida, que permite entender bem os dilemas de cada um e trabalhar várias questões. Gostei mais de Gabi, que sempre foi muito fofo, empático e sonhador e me estranhei com a rispidez de Theo, porém ambos evoluíram muito e no final, a mudança neles foi certamente para melhor. É um livro simples e muito bem trabalhado dentro da proposta. Uma leitura pra quem busca uma história curta, leve, com temas adolescentes, mas que vai agradar a todos os públicos.

Dudadinha 19/03/2024

Gays, cafe , fofocas e ensino medio
OTIMO PARA TIRAR DA RESSACA LITERÁRIA, so digo isso, quando comprei n botei mt expectativa mas adorei pela facilidade da leitura e como ela vai se aprofundando
Amei q veio brindezinhos e marca pagina personalizados

esquisiticespacial 02/05/2024

? Eu amo meus pais, mesmo que? ? Mesmo que eles não te amem.
Honestamente, eu não dei a mínima pra história do livro em si, o que me fez gostar dele de verdade foram os personagens e o relacionamentos entre eles ? principalmente o relacionamento pais e filhos.
Eu ia dar duas estrelas pro livro, mas esse desenvolvimento familiar realmente vale mais do que isso.
Os personagens mais jovens (da minha idade) me fizeram passar o livro inteiro pensando "meu deus! como pode adolescente ser tão dramático?" (me identifiquei com os dois protagonistas de formas diferentes).
Gostei muito de como tudo de desenvolvimento e de como a história cresceu pra ser, sem contar com os DIÁLOGOS que os protagonistas tinham um com o outro (!!!!!). Esses diálogos são seriamente umas das coisas mais legais que li em tanto tempo e me deixaram taaao feliz. Coisas tipo:

?? Meus pais me amam.
? Condicionalmente, certo? Tipo, enquanto você continuar fazendo o que eles querem, eles te amam."

Ou ainda quando eles pensam algo assim:

"Eu olho para todas as pessoas aceleradas ao nosso redor e parece inútil. Não é nem desânimo, mas uma sensação de que tudo isso é irrelevante, como se eu fosse uma criança chorando porque ralei o joelho enquanto o restante do mundo tem que lidar com um tsunami. Todo mundo tem problemas."

e eu penso "caraca! ele entende o que eu sinto!"

Enfim, em conclusão: é um livro muito legal, não pela história e sim pelo o que os personagens tem a oferecer.

Cisquinhole 31/12/2023

Amor e Contratempo: A Busca de Theo e Gabi
O que você faria para salvar o restaurante da sua família? Ou melhor, até onde iria?

Theo e Gabi são os personagens principais do livro. Eu juro que odiava o Theo no primeiro capítulo, mas logo depois já comecei a gostar dele e entender todo seu jeito. Ambos têm o objetivo de salvar o comércio da família e estão prontos até mesmo para quebrar regras da escola. Além disso, Theo não suporta Gabi por conta da rivalidade das famílias no comércio, o que a gente sabe que vai mudar, afinal, é enemies to lovers hahaha, mesmo Gabi não sendo inimigo de Theo em nenhum momento ?.

A diversidade cultural na obra é incrível e mostra muito do preconceito existente, a luta das ?minorias? para manter sua cultura e não precisar mudar como são para atrair clientela.

O desenvolvimento dos personagens foi muito bom, nenhum deles foi o mocinho e nenhum foi o vilão, apenas foram se desenrolando. Os outros personagens foram essenciais para a obra e foram muito bem colocados, mais um ponto positivo. ?

O final me surpreendeu demais. Eu não esperava aquilo, mas acho que algumas coisas não precisavam ter sido resolvidas tão rápido, afinal, não acontecem assim na realidade. No mais, gostei muito da obra. Foi uma leitura muito rápida e que sempre me fazia querer ler mais.

itsveveti 10/11/2023

Super leve
Quando eu comprei, eu já tinha noção que o livro iria ser mega tranquilo. A história realmente não tem grandes reviravoltas e é uma leitura bem fácil.

O livro aborda muito a relação que o Theo e o Gabi tem com os seus pais, inclusive várias vezes deixou o romance deles em segundo plano para dar mais foco nisso. Não posso dizer que fiquei incomoda com essa questão porque isso serviu para a evolução dos personagens, mas pra quem quer ler achando que vai focar na relação deles 100% do tempo se enganou bastante.

Gostei de como os Pais do Gabi mesmo sendo homofobicos decidiram aceitar ele e tentar mudar, porque na verdade eu achei que seria bem pior.

No fim, deu tudo certo e ambos saíram bem felizes, meio que já esperava então realmente gostei do livro.

Floquinho 20/02/2024

Café com lichia e um abraço quentinho
Eu fiquei sabendo da existência desse livro em um vídeo do Theago Neiva, eu sabia que ia ser bom porquê se ele indicou um romance é porquê é bom.
O livro conta a história no ponto de vista dos dois protagonista o Theo e o Mori, os dois são filhos de donos de "cafeterias" típicas de dois países, China para a família do Theo e Porto riquenha (eu acho) para a família do Gabi, a história se desenrola porque, uma nova cafeteria chega na cidade, atrapalhando a venda das duas famílias, sobre uma ameaça das duas lojas fecharem e muito desespero, os dois inimigos Theo e Gabi se juntam para um plano, e tentam a todo custo fazer as lojas voltarem ao normal.
Em resumo essa é a primeira camada da história, e eu não sei COMO mas, o livro de só 320 páginas consegue ter muito mais muito mais camadas, principalmente quando se trata do Theo e do Gabi, Theo já assumido, Gabi é filho da típica família latina preconceituosa, que inclusive eu me identifiquei muito, eu lia as partes do Gabriel me vendo, vendo a minha história, eu senti o mesmo desespero lendo o Gabi se assumir de quando eu me assumi, foi idêntico, e foi uma leitura muito humana, os personagens tinham sentimentos muito mais muito bem trabalhados, também me vi em Theo já que o mesmo tem TDAH, e tem muita expectativa em cima do coitado.
Num geral eu amei a história ele é um livro quentinho provavelmente vai virar meu confort para dias frios e triste, 5 estrelas favoritado.

Felipe Ogawa 14/09/2023

Café com clichê!
A obra conta a história de dois personagens, um latino e outro asiático, que são inimigos jurados por conta dos comércios rivais de seus pais. O começo do livro é bem divertido, mas depois de cem páginas a história se desenrola BEM MAIS e daí eu AMEI cada capítulo! O livro intercala entre os dois protagonistas em capítulos curtos e envolventes. Sim, é muito clichê (adoro), desde o enemies to lovers até os problemas familiares, e essa é justamente a magia da história. Me lembrou MUITO Elementos da Pixar, um filme fofo sobre ancestralidade, família e o amor proíbido. Não sou de ler o gênero, mas amei sair da minha zona de conforto. Café com Lichia, de Emery Lee, já me ganhou nos personagens! É visível o quão únicas são as vozes dos personagens. Cada um dos meninos tem sua profundidade distinta, e apesar do Theo ser um babaca no começo da história, tem sua redenção bem escrita. Se você gosta de romance LGBT+ clichê, essa leitura é perfeita para você. Amei!

Eishilustt0 23/04/2024

Que livro FOFO, adorei cada pedacinho dele. Demorou um pouco pra eu engatar na leitura mas depois nada me parou, li 300 páginas em 4 horas e foi maravilhoso.

O livro tem uma história bem clichê (só q versão gays), mas não tãooo convencional. Tem uma leitura muito gostosinha, coisa de ler em uma tarde mesmo e ficar satisfeito, tipo aquele sentimento de acabar de mandar pra dentro um almoção e dps dar uma sonequinha.

No geral: uma gracinha!! Não é o livro mais incrível e inovador do mundo mas é muitooo bom (e me fez chorar, isso dá uns pontos a mais pelo apego emocional)

Leiam café e lichia!!!

joaoost 20/12/2023

Pao Bao
Sério, que balde de água fria. Não consegui me conectar em NADA com essa história. Eu pensei bastante em fazer ou não essa resenha, mas acredito que seja válido também, sei lá.

Toda a trama é extremamente mal desenvolvida, nada é explicado de maneira coerente. Só é jogada a informação e você que lide com isso. Os personagens tiram ideias e habilidades do nada, meia página depois de descreverem como não possuem ideia ou habilidade nenhuma.

Passei a ter certa tolerância pelo casal principal bemmmm lá no final do livro e até isso é motivo de reclamação: eles simplesmente mudam de personalidade sem construção pra isso. O Théo é um poço de grosseria e trata o Gabi como um lixo metade do livro, e esse outro não tem boca pra nada além de pedir desculpa. Os amigos são PÉSSIMOS (Sim Meli, estou falando de você) salvo o Justin, que começa bem, mas vai ficando um chato.

Pontos positivos: a capa é belíssima e tem algumas partes engraçadas que me deram certa esperança. De resto, tristeza total.
Marcos Martins 31/12/2023minha estante
MDS sim! Sim e sim, concordo em tudo... Como o Theo é um cara odiavel e o Gabi um bananão chato e vitimista... E a Meli, que menina insuportável, chata e má com todo mundo!

joaoost 31/12/2023minha estante
Intragável

Fabi @entrepaginaslinhas 19/10/2023

Café e confusão
? Livro: Café com lichia
?? Autora Emery Lee
?? Editora @astralcultural
?? Publicado em 2023
?? Theo Mori não vê a hora de sair de Vermont, fazer sua faculdade bem longe da sua cidade, onde acha que finalmente irá ganhar sua liberdade e que nunca mais vai ouvir falar do Gabi, já que ele tem afundado o time da escola a cada vez mais.
?? Gabriel Moreno ainda não achou uma forma de ?sair do armário?, tendo que jogar futebol pois não pode mostrar seu amor pela dança, rejeitado pelo Theo, que é o único gay abertamente na escola, Gabi só pensa em assumir a doceria porto-riquenha da família após sua formatura.
?? Maaaaas, uma cafeteria hipster chega na cidade, e os dois meninos veem seus sonhos ameaçados. Então Theo tem a brilhante ideia de vender clandestinamente comidas instagramaveis na escola para reconquistar a clientela. Mas o que eles não contavam é que um novo sentimento surge entre eles, e tudo pode ir por água abaixo.

?? Eu ADOREI o Gabi, um menino gentil, prestativo, educado. Já o Theo me irritou profundamente. Até na metade, eu não suportava ele (me julguem). Depois foi melhorando. A escrita da autora é bem fluida, adorei que os personagens são atípicos (Theo tem TDAH).
Já conheciam esse livro? Ficaram interessados?

Andre350 27/01/2024

Uma boa ideia, desperdiçada
A sinopse desse livro é muito atraente, até pq eu amo um enemies to lovers e a ideia do livro de fazer os filhos de famílias rivais se apaixonarem é ótima. Mas aí vc vai ler o livro e é um saco, a rivalidade da família não aparece diante de nós nenhuma vez, só é referenciada no passado. Outro problema é como esse livro enche linguiça toda hora?tem livros que pecam por pouco contexto, esse peca por contexto demais, sempre, incessantemente?tem diálogos que, entre cada fala, tem as vezes 4 parágrafos só dos pensamentos dos personagens?a história se desenrola em algo como 2 meses, d mesmo assim o livro tem mais de 300 páginas, socorro! Tudo isso pra no fim as coisas se resolverem magicamente e personagens q até foram bem construídos terem encerramentos que não tiveram nada de desenvolvimento?enfim?
joaoost 27/01/2024minha estante
Pavoroso

Andre350 27/01/2024minha estante
Uma pena! Pq a ideia realmente é boa!