Oração para Desaparecer

Oração para Desaparecer Socorro Acioli

Resenhas - Oração para desaparecer

Aline.Guimaraes 07/06/2024

Se você gosta de histórias mágicas tem grandes chances de gostar desta aqui!
Ressurrectos.

Desde criança Jorge ouve histórias sobre as “pessoas que iam morrer, mas por um triz escaparam e voltaram à vida em outro lugar”. Quando tinha dez anos ouviu uma conversa em sua casa, de que uma brasileira ressurgiria em Portugal - a última dos ressurrectos - e nunca se esqueceu disso. Vinte e cinco anos depois eis que surge Cida, resgatada pela família dele em Almofala, depois de ter “brotado” do solo.
Cida chega sem memória, machucada, sem cabelos e sem entender nada do fenômeno que está vivendo – seu nome aliás foi inventado, já que ela também não se lembra dele. Tudo o que tem são sonhos fragmentados, com praia, búzios, cavalos marinhos... e o acolhimento da família de Jorge. Aos poucos os dois se aproximam e vivem uma história de amor, mas Cida tem medo de que as lembranças represadas possam prejudicar a vida dos dois.
A partir daqui não vou dizer mais nada sobre essa história, já que o suspense foi para mim uma parte importante de Oração para desaparecer, da escritora e jornalista cearense Socorro Acioli. É uma narrativa que combina realismo mágico, lendas indígenas brasileiras e tradições portuguesas.
O livro tem três partes, narradas por personagens diferentes. Ao longo da história tudo o que aconteceu com Cida fica bem esclarecido - embora eu ache que não eram necessárias tantas explicações. Para mim o mais bonito que há aqui são as histórias de amor e as cenas em que Cida descreve seus sonhos, todas de um lirismo absolutamente encantador.
Além disso também fui arrebatada pela força dos personagens que compõe essa narrativa, cada um muito interessante a seu modo. Um deles inclusive – Félix Ventura, o vendedor de passados – é emprestado da obra de José Eduardo Agualusa. Gostei especialmente das cenas em que ele aparece, mesmo à distância. Também gostei muitos das cenas que se passam na casa da família de Jorge, do acolhimento que há ali e do senso de dever da família para com os ressurrectos.
Oração para desaparecer é um livro magnífico, encantador e surpreendente. Se você gosta de histórias mágicas tem grandes chances de gostar desta aqui!

Nico 06/06/2024

LINDO
Que livro incrível!! Ler esse livro é como estar entendendo a vida de alguém por inteiro, é uma obra sobre fé, ancestralidade e amor.

Dani 05/06/2024

Tão mágico quanto sua história
Toda vez que leio um livro de Socorro eu me sinto abençoada por ser brasileira e viver na mesma época que essa mulher, que livro? que história?

Simplesmente te prende do começo ao vim você fica se questionando pelo fato da personagem não lembrar tanto quanto ela se pergunta, difícil não se envolver com o livro e não se apaixonar pela história de vida da Cida e família que acolhe ela

Daniela620 05/06/2024

Maravilhoso
Daquelas histórias que te laçam logo no início. Temos curiosidade, sustos, encantamento, romance, auto descoberta. Daqueles livros para serem sempre revisitados.

isabellebessaa 04/06/2024

O segundo livro de Socorro Acioli que eu li, também partindo de um fato histórico para criar uma narrativa regado a muito realismo fantástico e religiosidade.

Aqui há uma perspectiva onírica, viagem do tempo, romance... É um estilo totalmente diferente do primeiro romance, mas ainda traz a essência da escrita da autora.

Tive a oportunidade de participar de um evento de Psicanálise e Literatura onde a própria Socorro participou, falando como foi o processo de construção do livro. Foi incrível. Já estou ansiosa pelo próximo livro que ela está escrevendo ?

Só leiam esta mulher ?

Mariana 03/06/2024

Como eu amei esse livro! (aliás, Socorro nunca decepciona). que coisa maravilhosa foi entrar nesse universo, saber de tantas histórias e em lugares que existem mesmo, com o toque fantástico necessário pra tudo ficar muito mais incrível. não vejo a hora de ver esses filmes!

Natalia1709 02/06/2024

Assim não é meu tipo de leitura favorita, logo não teve nada que me deixasse assim surpreendida até por que é um romance. É bastante descritivo em detalhes e sensações.

Catarina 02/06/2024

Oração para desaparecer foi uma grata leitura, com a escrita impecável e fluída, Acioli me prendeu em cada linha. O mistério do reaparecimento da personagem me guiou até o final. É um livro muito bonito e poético, com personagens fortes e encantadores. Ainda muito forte em mim, a forma como é descrito o amor. Intenso, cheio de paixão e vida, que guiaram Joana do começo ao fim.

Eufrasio0 01/06/2024

Oração Para Desaparecer
Livro incrível, consegue trazer a literatura fantástica do Ceará, com sabores sertanejos e notas de uma leitura que, para mim, muito se aproxima de Saramago. Talvez pelo ritmo da leitura, talvez por algumas inspirações da autora, mas foi prazeroso ter essa sensação em um livro de nossa terrinha.
Para aqueles que tiveram o prazer de escutar as ?Histórias de Trancoso? de seus avós, o livro tem outro sabor.

Amanda 01/06/2024

Escrita Lenta
Acabei de ler "Oração para Desaparecer" e, apesar de ter gostado, confesso que a história não me cativou tanto quanto esperava. A escrita é impecável e a narrativa é envolvente, mas achei o ritmo um pouco arrastado em algumas partes.
Franciele.Cirino 01/06/2024minha estante
Concordo, tive essa mesma sensação

Krol.Veras 01/06/2024

Émouvant
Depois de ler A Cabeça do Santo, fiquei curiosa para ler mais dos escritos de Acioli. Me deparei com Oração para desaparecer e logo no primeiro capítulo me arrepiei toda, era aquilo que eu estava procurando!
A cada página a curiosidade aumentava e a história me enredava de um jeito que eu queria saber mais, mas ao mesmo tempo ler devagar para não acabar e continuar nessa busca pelo desconhecido. A história é extremamente rica, cheia de aspectos históricos, culturais, sociais, religiosos, brasileiros... Tudo se constrói de forma muito bem pensada, fluida e emocionante.
É uma leitura forte, poderosa, mágica, emocionante, simboliza fé, destino, resistência e sobretudo amor, pois "O amor, o fogo mais antigo. A única força que dissolve e recria o tempo."

Desse livro eu li até os agradecimentos, hábito que eu tinha perdido. Obrigada Socorro, espero te conhecer dia 16/06 no salipi/Teresina ????

jess queiroz 01/06/2024

Ahhh, o amor
Que delícia de história. Uma narrativa incrível e envolvente! Gostei dela todinha e ainda mais da oração para desaparecer no final. O amor também me guia em tudo que faço. Esse livro foi incrível.

Thaís 31/05/2024

Oração para Desaparecer - Socorro Acioli
Aos 11 anos eu li "A Bailarina Fantasma", um livro que me impactou de tal forma que nunca esqueci, mesmo depois de mais de uma década. Me recordo da ambientação, dos personagens, das descrições e diálogos. Lembro de ficar encantada com aquela atmosfera criada.

Quando vi pessoas indicando a leitura de "Oração para Desaparecer" o nome da autora não me parecia estranho. Para a minha surpresa, era a mesma pessoa.

Por isso, eu já sabia que amaria a leitura, que seria fluida e provavelmente eu não fosse largar o livro até concluir. E foi o que aconteceu.

Mas não é só isso, essa é uma narrativa sensível, poética, lírica. Por vezes dolorida. Enraizada. Com personagens bem desenvolvidos a quem nos apegamos, com lugares tão bem descritos que a vontade é estar lá.

A vontade é abraçar essa mulher sobre quem o livro gira em torno e acalmar seu coração.

Eu já sabia que ia amar, só não esperava que fosse me impactar tanto. Um dos favoritos do ano, com certeza.

Vou seguir para a leitura de "A Cabeça do Santo", e espero que seja tão bom quanto.

E para quem estiver em dúvida, só leia, sem ir atrás de muitas informações. Essa é uma experiência que precisa ser lida.

Pietra 31/05/2024

Que leitura sensível e poética! acho que eu nunca tinha lido nada igual. Ao mesmo tempo que tem personagens bem construídos, ambientações precisas e um enredo cheio de mistérios, é sensível num nível? eu tô até meio baqueada. É lírico, lindo! fiquei arrepiada demais no final (principalmente, mas não só rs). Pra mim, a escrita funcionou, devorei - é um livro de cabeceira, sabe? pra você voltar pra umas reflexões de vez em quando.

ahhh, e tem poucas coisas mais gostosas do que ler livros de mulheres brasileiras

Daniela.Lopes 30/05/2024

É maravilhoso ler um livro de um autor incrível pela primeira vez.
?A cabeça do santo? me prendeu do início ao fim.
É mais fantástico quando o segundo livro do autor é ainda melhor.
?Oração para desaparecer? é só amor.
Acabei suspirando, o que não me ocorria há tempos.