Oração para Desaparecer

Oração para Desaparecer Socorro Acioli




Resenhas - Oração para desaparecer


435 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Natalie.Boscato 25/05/2024

Oração para desaparecer Socorro Acioli
Um livro de fala de amor
Que fala de fé
A história de uma mulher que pela fé e amor renasce.
Joana é uma mulher linda, livre e feliz que renasce em outra cidade..outro país, sem memória. Reconhece o amor e ainda assim vai atras do seu passado, que foi marcado por "magia".

Esperava um pouco mais do livro. Esperei que algo mtooo intrigante acontecesse, pelas resenhas que li e videos que li.

3 estrelas.
comentários(0)comente



Dani 23/05/2024

Amei o universo criado pela Socorro, principalmente na primeira parte do livro. É criativo e misterioso. Quando a história saiu de Portugal pro Brasil, ao meu ver, perde-se a força magnética que me prendia ao livro. Finalizei a leitura querendo um pouco mais.
comentários(0)comente



Judeneve 23/05/2024

Estava pronta para uma coisa e fui surpreendida
Tentando absorver ainda. Fui preparada para muitas coisas e no fim, foi uma historia de amor?
Comecei com estranheza de tanta ode à portugal, mas depois aceitei, entendi e abracei a historia. Especialmente com relação a questão dos nomes iguais dos locais. Achei um toque muito especial. Tambem nao fui com a cara de um dos personagens no inicio (J), mas tambem fui convencida ao final. A forma com a qual socorro fala sobre amor é muito linda. Me trouxe algumas lembranças. Em conclusão, excelente livro.
comentários(0)comente



Day Malze 23/05/2024

Socorro continua ótima
Livro lindo, conseguiu inserir temas importantes sem perder o enredo. É muito ruim ler um livro que o autor quer lacrar e esquece a história. Que amor lindo o dos cavalinhos, como bióloga, foi bem legal essa parte.
comentários(0)comente



nat 23/05/2024

O grande erro da vida é perguntar para onde vamos!
... o certo é decidir com quem."

confesso que, depois de descobrir "a cabeça do santo", meu primeiro instinto foi procurar mais sobre a autora. quando vi "oração para desaparecer" e li a sinopse, eu quis muito que a história fosse no mesmo tom do primeiro que li. e não foi. foi completamente diferente, mas digo isso com muita felicidade.

até o fim da primeira de três partes da história, eu estava mais curiosa do que apegada ao que aconteceu de fato com Cida. a chegada da segunda parte, o ponto de vista de Miguel, rumou a história para um lado inesperado, pelo menos por mim. daí foi ladeira abaixo! eu já estava chorando e destacando as falas dele, pensando em como seria se fosse eu e o meu amor nessa situação, dei a luta de Miguel com o luto como perdida e então a parte três chegou. foi tudo muito bem encaixado, não senti que o enredo foi apressado, muito pelo contrário - muito rico em detalhes. aliás, toda a história é lindamente rica em detalhes. nos agradecimentos Socorro conta que essa história surgiu em 2006 em Portugal! dá pra ver que a pesquisa sobre TUDO foi intensa e muito bem recompensada.

estou muito feliz por ter lido sem me aprofundar muito na sinopse e nem em resenhas sobre a história. fico, novamente, ansiosa por mais Socorro Acioli! :')
Isabelly.Godoy 24/05/2024minha estante
Já estou ansiosa pra ler esse tbm!


nat 24/05/2024minha estante
prometo que vai te impactar ???




Priscilla 21/05/2024

Razoável
Esse é o segundo livro de Socorro Acioli que leio. Comecei com A Cabeça do Santo.
Gosto da autora, da sua simplicidade, leveza e bom humor em entrevistas. Admiro o fato de ser cearense, nordestina, escritora. Considero a ideia do texto muito interessante, principalmente em A Cabeça do Santo, inspirada na história real da cabeça de Santo Antonio na cidade de Caridade. Mas, assim como naquele livro, Oração para Desaparecer não me convenceu.
Ainda penso que a história podia ser melhor desenvolvida, com mais contexto, com mais correlação entre os fatos e as informações. Tenho a impressão de que os nomes, os fatos, as subtramas são jogadas no texto sem muita conexão.
É uma leitura fácil, fluida, leve, simples, interessante também, pela criatividade da ideia dos Ressurectos, mas a ligação com os indígenas tremembés não me pegou, me pareceu algo colocado ali pra impressionar, mas sem conexão real com a personagem. O questionamento da personagem sobre "ser brasileira" também me parece sem contexto, desconectado, parece feito pra agradar, pra criar uma ideia que, ao final, não se consolida. A história tem base no realismo mágico, no absurdo, em algo fora da lógica racional, alguma frases são interessantes, a ideia é boa, mas, na minha opinião, o desenrolar da história não convence totalmente. Talvez o problema esteja em mim, como leitora. Desconfio que não gosto de histórias de "realismo mágico". Mas é isso. Queria muito gostar mais, assim como em A Cabeça do Santo.

Fazendo pesquisa enquanto escrevo essa resenha, percebo que a história é totalmente baseada numa história real sobre Almofala, no interior do Ceará, a igreja que foi soterrada pelas dunas e Joana Camelo, uma prostituta que arremessou um tamanco no padre que ia fechar a igreja que estava sendo soterrada enquanto levava seus objetos sacros. Essa capacidade de Socorro Acioli de encontrar histórias reais incríveis é bem valiosa e leva pro mundo as histórias que só acontecem no interior do Ceará!
comentários(0)comente



Blue10 21/05/2024

Um dos melhores livros que li nos últimos tempos. de uma escrita tão potente que me deixava sem ar em alguns pontos. por vezes tive que parar para respirar com o que me estava sendo tocado. uma mistura tão linda entre o que queremos e o que aprendemos a lidar. com entender que a vida não segue nossas vontades e que, por vezes, precisamos aprender a reescrever essa história. uma narrativa sobre o poder do afeto, a potência de se permitir sentir. sobre como ele nos atravessa e é o motor e o fogo que nos mantém aquecidos nessas situações tão assustadoras. de uma força que nem sei. nem tenho palavras para descrever, mas sinto que é daqueles livros que você termina diferente de como começou
comentários(0)comente



Chimango 21/05/2024

É só no profundo de tudo que se esconde a verdade
"Não sabemos nada mesmo sobre o mundo, olhamos o mar na mais ignorância, enxergando as ondas nada mais porque há sempre muito mais nas profundezas de tudo, mas só o tempo e a coragem nos levam até lá. É só no profundo de tudo que se esconde a verdade. E a verdade do mar é que não há vida sem perigo."
comentários(0)comente



Livrelady 20/05/2024

Incrível mergulhar no mundo de Socorro Acioli! Senti falta das marcas de oralidade, principalmente do Brasil.
comentários(0)comente



Vanessa 20/05/2024

Orar para desaparecer... Quando precisar
Segundo livro dessa autora e ainda prefiro o primeiro. Esse não é ruim, mas o outro é melhor. Eu gosto bastante da escrita dela, a forma lírica e suave como ela tece a história, é muito agradável.
comentários(0)comente



Fernando1422 20/05/2024

Não gosto de como esse livro funciona! Eu acho que a Socorro teve boas intenções, mas o livro é um amontoado de histórias conectadas por uma trilha narrativa frágil e, muitas vezes, confusa!
Cabeça de Santo funciona melhor, embora também tenha problemas com o final!
comentários(0)comente



Pamela 20/05/2024

"Viver e sempre isso, fazer o que se pode."
É lindo. De verdade mesmo, é lindo demais.
Sendo bem sincera, a leitura começa meio lenta e engessada, fazendo até um comparação com o estado da protagonista no "começo" de tudo. De uma maneira boa e fazendo outra comparação honrosa, me lembrou muito "Torto Arado"- no quesito simbologia - a mistura de cultura e religião aqui é linda e muito bem aproveitada.
Ps: Gente essa mulher, como pode essa mulher. Meu Deus do céu.
Ps 2.0: "Aprender que sou forte. Esquecer que sofri. Ter coragem. Entender que as vezes a única coisa que podemos fazer é o melhor possível, mesmo que pouco, dentro do dia que estamos vivendo."
comentários(0)comente



Egberto Vital 19/05/2024

"Oração para desaparecer", de Socorro Acioli, é uma obra que surpreende do início ao fim. Este romance, meu primeiro contato com a obra da autora, despertou em mim uma vontade imediata de explorar outros dos seus trabalhos, com certeza lerei "A Cabeça do Santo".

"Oração para desaparecer" é, sem dúvidas, uma narrativa que abre novas possibilidades para a literatura fantástica contemporânea brasileira. É ágil e envolvente, com um enredo tecido com as linhas do mistério e a potência oralizante dos contadores de histórias. Lembrou-me, em diversos momentos, dos causos e assombrações que ouvíamos na casa de minha avó quando faltava energia, antes da inauguração da subestação da antiga Saelpa.

Socorro Acioli consegue, com ofício de artesã, criar personagens potentes e profundamente humanos, os quais flertam habilmente com a ficção científica, incorporando elementos de fantasia de uma maneira que oxigena o gênero e inscreve uma assinatura marcadamente brasileira no fantástico contemporâneo. Acioli utiliza a rica tapeçaria cultural do Brasil, trazendo à tona elementos dos povos originários e integrando os Encantados em uma trama insólita permeada de brasilidade.

A temática da memória é explorada no campo simbólico. A personagem central é confrontada com a complexa tarefa de lidar com as lembranças de duas vidas em uma mesma existência. Este fenômeno, descobrimos ao longo do enredo, é algo que - ao que se dá a entender - ocorre em todo o mundo, e é mediado por personagens específicas, que têm a função de guiar a trajetória dos chamados "Ressurrectos", o que adiciona camadas de mistério à trama, aproximando-a de uma narrativa investigativa (mas, acrescento, com uma singularidade muito própria da autora). O tratamento dado à memória e à identidade no romance é particularmente notável. Acioli brinca com a ideia de memória de uma forma que é ao mesmo tempo filosófica, misteriosa e imprevisível.

Socorro Acioli é, de fato, uma contadora de histórias hábil, capaz de entrelaçar fantasia e realidade de forma a criar um universo que é ao mesmo tempo familiar e extraordinário. Mas, mais surpreendente, é como a autora rompe com as expectativas do leitor. Inicialmente, pode-se pensar que estamos diante de uma narrativa de caráter regionalista, mas Acioli desconstrói essa chave de leitura, entregando reviravoltas que mantêm a história fresca, ao mesmo tempo que é urbana e lida com questões universais.
comentários(0)comente



Fred.Linhares 19/05/2024

Socorro tem uma escrita fluida e interessante demais. A mim fascina a entrega de cada capítulo ao que virá. Uma excelente contadora de histórias. Havia ligo e gostado muito de A cabeça do Santo. Não imaginei que Oração para desaparecer fosse superar a leitura anterior. Superou. Esse livrinho azul é um encanto! A frase final do romance é sublime.
comentários(0)comente



Nathan 19/05/2024

Razoável
Fiquei com a mesma impressão de outras pessoas, de que o livro explicou demais e assim tolheu minha imaginação. Suponho que quem tem agonia de mistério, perguntas sem resposta vai gostar disso. Deve ser dos poucos livros de realismo fantástico que diz os porquês e os comos. Pra mim, que até gosto de acompanhar uma história com inexplicados, foi demais e até fez umas partes ficarem forçadas, pois fica visível o esforço pra criar situações de explicação. Sabe naqueles filmes Hollywoodianos quando o bandido para tudo que tá fazendo pra sabe lá porque explicar pro protagonista sua trama? Pois é...

De pontos fortes, a história da Almofala cearense é uma boa sacada, coisas que aprendi sobre os tremembés, e alguns momentos inspirados. O livro tem seus méritos... mas não gostei tanto da escrita
comentários(0)comente



435 encontrados | exibindo 46 a 61
4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR