As Crônicas de Spiderwick

Tony DiTerlizzi

Resenhas - As Crônicas de Spiderwick

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Jemilly 19/02/2024

Não precisei de um cuspe no olho para enxergar a maravilha dessa edição
Quando a capa do livro já diz “edição completamente fantástica”, realmente não é para duvidar! Sério, essa edição de luxo de Volume Único das Crônicas é tão incrivelmente linda, que talvez tenha sido feita pelo próprio Arthur Spiderwick. As ilustrações do começo ao fim, até de artistas convidados no final, é muito chique. Precisava desabafar isso antes de começar realmente as minhas considerações da história.

"Na capa de couro marrom estava o título, que dizia: O guia de campo de Arthur Spiderwick para o mundo fantástico ao seu redor."

As Crônicas de Spiderwick é uma série de cinco livros que foi lançada agora em volume único, contendo “O Guia de Campo”, “A Pedra da Visão”, “O Segredo de Lucinda”, “A Árvore de Ferro” e “A Ira de Mulgaratho”, mas não deixou tão grande porque individualmente são livros bem curtos.

Ela vai contar a história dos irmãos Jared, Simon e Mallory, que depois de se mudarem para a casa de sua tia-avó, Jared encontra um livro misterioso, um guia de campo com relatos e desenhos de criaturas mágicas escrito por Arthur Spiderwick, ao mesmo tempo que começam a perceber que se tem no mundo mais que os olhos podem ver à primeira vista.

Posso confessar que não tinha expectativas altas relacionadas ao livro, apesar de já ter ouvido falar e ler a sinopse do livro 1, não foi uma série que havia despertado minha curiosidade, obviamente posso admitir que me precipitei, eu encontrei algo para ler que talvez não seja algo novo, mas deu a sensação de estar lendo algo antigo que é a referência para histórias do gênero, nem sei se dá para entender essa minha viagem (risos), o que posso dizer que foi um livro gostoso de ler.

"Ele era apenas uma criança. Como poderia encontrar uma saída disso tudo?"

Os irmãos foram personagens bem interessantes com suas personalidades bem pontuadas. Jared e Simon são gêmeos idênticos, e jeitos completamente diferentes, mas não vejo como opostos, mesmo Simon sendo mais quietinho e Jared mais briguento, acho que conseguem se complementar, a curiosidade de ambos, Simon principalmente por animais e Jared para descobrir mais sobre esse mundo fantástico, as brigas entre eles e Mallory foram bem coisas de irmãos, ao mesmo tempo que estavam se defendendo e confiando uns nos outros.

Não sei dizer qual dos três irmãos eu prefiro (o que é raro, eu sempre tenho um preferido nos livros), mas a dinâmica deles é tão boa, mesmo Jared tendo mais destaque, que para mim só eles juntos estava bom.

Tibério e Gritalhão foram destaque demais, o primeiro com suas falas em rimas e suas pegadinhas enquanto diabrete, e o segundo com suas conversas fiadas e autoestima, foi divertido ler os extras desse livro com histórias deles.

Eu indico muito, principalmente por ser um livro mais infantil, mas não tão infantilizado, é bem gostosinho de ler. As imagens dessa edição estão lindas, cada detalhe me encantou, e espero que encante vocês também.

site: http://www.clubedofarol.com/2024/01/resenha-as-cronicas-de-spiderwick.html

jmpearl 18/02/2024

Amava o filme das crônicas de spiderwick quando era pequena, então comprei o livro só pra ter na estante. sinceramente eu não tinha muita expectativa por ser livro infantil e por não ter gostado muito da escrita de holly black na trilogia do povo do ar, mas surpreendentemente é um livro muito bom, então ou a escrita mudou muito ou foi minha perspectiva em relação a ela. o universo é muito bem desenvolvido, jared é um personagem muito mais complexo sendo um menino de 9 anos em um livro infantil que outros personagens adolescentes/adultos em livros new adult e manter a simplicidade da narrativa foi essencial pra ser coerente

Yasmim 17/02/2024

Incrível
É um livro espetacular. Eu amo como a Holly Black consegue nos inserir naquele mundo mágico, adoro os livros dela por conta disso, a escrita dela é incrível, perfeita para quem ainda está começando.
O livro em si, tem uma história muito boa, cativante e bem trabalhada. Cada um dos irmãos tem sua personalidade e isso fica bem claro logo de início, e os meninos apesar de serem gêmeos são completamente diferentes.
Se você gosta de seres fantásticos e de uma leitura bem fluida, este livro é para você.

Ceifadora Potter 10/02/2024

Marcado no coração
"Agora, vemos que os seres encantados vão muito além do imaginário infantil."
Eu já sabia desse livro da minha autora favorita, a Holly Black, mas quando lançaram essa versão eu já pedi de amigo secreto de 2023 (e ganhei!). Não pensei que ia gostar tanto quanto eu amei, confesso. É um livro infanto juvenil (que não é tão infantil assim, tem umas partes bem macabras). Tem ensinamentos como o de confiança, cumplicidade e amizade, mas também o de cuidado e observar os pequenos detalhes que podem fazer diferença.
A história é muito bem desenvolvida, as ilustrações dão mais sentimento de pertencimento ao enredo e completa essa visão de mundo fantástico que os autores desenvolveram. Eu amo o mundo das fadas desde que tive o primeiro contato com ele por O Príncipe Cruel. A complexidade, os detalhes, os seres, que confesso que me conquistam muito. Mexe com o imaginário infantil e perpetua para a idade adolescente e adulta.
As personagens são variadas e cada uma tem suas características especiais que nos conquistam. Os humanos e as fadas se misturam, as vezes se dando bem, as vezes brigando por objetivos diferentes. Pensar que isso pode ser real nos deslumbra e nos assombra ao mesmo tempo, e isso deixa tudo mais interessante. Jared com sua curiosidade e intensidade, Simon com seu amor pelos animais e cuidado, Malorie com sua força e determinação, Tibério com suas falas que rimam e seus avisos, Gritalhão com seus apelidos maldosos e amor pelos gatos... Com certeza vai ser uma leitura para todos os outonos ?

castle1 08/02/2024

esse livro foi realmente uma viagem a minha infância, sempre fui totalmente viciado no filme, agora mais ainda, essa edição é linda com ilustrações maravilhosas. o livro, de fato, é infantil, mas isso não muda o fato dele ser divertido, amei demais
Leeth 09/02/2024minha estante
Pq deu 4 estrelas se amou? O que achou ruim?
Curiosidade mesmo.

castle1 18/02/2024minha estante
desculpa, não tinha visto teu comentário!!! não achei nada ruim, dei 4 estrelas pq esse livro é infantil e como já tenho 18 anos achei ele infantil Kkkk, mas, com certeza, se eu lesse na minha infância era 5 estrelas e favoritado

Leticia.Fantagussi 31/01/2024

O produto mágico de uma grande amizade
Como muitos que nasceram nos anos 2000, meu primeiro contato com As Crônicas de Spiderwick foi o filme de 2008, que me deixava com sentimentos bem conflitantes porque ao mesmo tempo em que eu amava as criaturas mágicas criadas por Holly e Tony, também tinha um certo medinho delas. Lendo a obra original agora, em 2024, eu entendo que era exatamente esse o tom que os autores queriam passar kkkkkk.

A história segue os irmãos Grace em sua jornada para uma nova casa, cheia de mistérios e segredos mágicos, enquanto também enfrentam suas próprias batalhas internas, como o abandono paterno e, no caso do pequeno Jared, como lidar com tanta raiva acumulada. A raiva do Jared e o jeito como Holly a desenvolve foi uma surpresa muito positiva pra mim (que só lembrava das criaturas mágicas e do final do filme kkkk). Foi muito bom ver uma criança aprendendo a lidar com esses sentimentos difíceis, vendo aos poucos como essa raiva podia faze-lo fazer e dizer coisas das quais logo se arrependia, mas também mostrando a sinceridade e a vulnerabilidade nesses sentimentos, uma vontade genuína de melhorar e só não saber como, tudo isso vindo de uma dor comum a tantas crianças, inclusive a mim: a separação dos pais, e principalmente, o desinteresse do pai em fazer parte da vida dos filhos. A magia e as criaturas mágicas do livro também fazem uma alusão à natureza do mundo real e em vários momentos a Holly e o Tony ressaltam como o ser humano fez e ainda faz mal às criaturas mágicas, como seu mundo está ameaçado por nossa causa e como é difícil e até perigoso para elas confiarem em nós. A única parte que me decepcionou um pouquinho foi a resolução do conflito final com o grande vilão, porque achei um pouco apressado demais.

Dito isso sobre a história em si, minha parte favorita (como ilustradora) foi ver o processo de desenvolvimento do livro no final! Eu amei ver os primeiros rascunhos do Tony e ver que muitas cenas surgiram primeiro de um desenho e depois foram escritas, além é claro, do próprio plot inteiro do livro ter vindo da vontade do Tony de escrever um guia de campo naturalista de criaturas mágicas (o que de alguma forma me lembrou de “Grimm, contos de terror”, uma das séries com a qual eu era mais obcecada na pré-adolescência, o que só aumentou ainda mais o sentimento de nostalgia rsrs). Minha maior e melhor surpresa logo no começo foi descobrir a quantidade IMENSA de ilustrações maravilhosas (praticamente uma a cada duas páginas) e esse “Caderno de esboços” no final esclarece muito bem porquê é assim. Então, em resumo, é um livro infantojuvenil bem rápido e gostosinho de ler, com muitas, muitas ilustrações lindas e uma coletânea de esboços ainda mais legal no final!

Aline221 26/01/2024

De fato, a indicação de idade da livraria estava certa.
O livro é ótimo, mas construção da narrativa é, de fato, bem básica. Há um universo de seres para ser explorado, mas aqui ele é deixado um pouco de lado justamente por ter uma classificação etária de 8 a 10 anos. As ilustrações são lindas e, quando lemos a descrição de um lugar ou cena, logo ficamos ansiosos para conhecer a ilustração e ver se faz sentido com o que desenhamos em nossa cabeça conforme lemos.
O livro explora todos os livros das Crônicas e tem uma leitura extremamente fácil e envolvente, sem deixar a diversão de lado.
Se pudesse dar uma nota, pensando na classificação etária e no gênero, daria um 7. A Aline de 11 anos de idade se apaixonaria perdidamente por essa leitura.

@Gabriela.gramuglia 21/01/2024

"Há um mundo invisível ao nosso redor"
As Crônicas de Spiderwick foi um filme que me marcou muito na infância, eu cheguei a ler os livros em pdf muitos anos atrás, mas agora pude revisitar esse universo fantástico.

Os irmãos Jared, Simon e Mallory se mudam com a mãe para a antiga casa de seu tio-bisavô, Arthur Spiderwick.
Jared encontra uma biblioteca secreta e um livro intitulado "Guia de Campo" escrito pelo próprio Arthur Spiderwick contendo informações sobre diversas criaturas fantásticas.
Jared e seus irmãos descobrem um universo do qual eles não faziam idéia. Gnomos, Elfos, Trolls, Ogros e Fadas são alguns dos seres que habitam as redondezas.
Mas nem tudo são flores, o terrível Ogro Mulgarath quer o Guia de Campo e usar as informações dele para dominar as outras criaturas.
Uma história simples, mas cheia de ação, aventura e companheirismo. Uma delícia.

Duda 19/01/2024

Eu aaaamo o filme e estava doida para ler o livro. Esse livro é perfeito, com ilustrações perfeitas. Adoro esse mundinho ?

LuanGabs 17/01/2024

Um prato cheio de deslumbre, curiosidade, encanto e aventura pra quem ama fantasias infanto-juvenis. Ricamente ilustrado e com capítulos curtinhos você nem sente a pagina virar.

É o tipo de leitura que agrada por passar a sensação relaxante e despretensiosa. Aqui nao existe a necessidade de plot twists mirabolantes ou personagens cinza com 300 camadas psicologicas e ta tudo bem.

Se existe algum propósito nessa leitura, seria somente divertir por si mesmo, e cumpre muito bem esse papel.

Gabriela.Griep 16/01/2024

O puro suco da fantasia
Finalmente li o livro que conta a história de um dos meus filmes prediletos da infância!
Agora vejo que a adaptação foi até bem fiel e não me decepcionei nem com o livro nem com o filme, os dois são maravilhosos!
Achei incrível o fim de Mulgarath, quebra todas as espectativas e me rendeu uma gostosa risada.
Simplesmente amo essa história! ??

Minnie_ 11/01/2024

Que livro bom! Em pensar que quando assisti ao filme fiquei encantada pelo universo que me foi apresentado e agora o mesmo sentimento com o livro. Digo, se não me engano está fiel.

Amei ler as aventuras dessa família, as ilustrações e como tudo foi criado. ?

maysabz 07/01/2024

"Jared Grace este lugar deixe"
Que experiência encantadora vislumbrar um dos meus filmes preferidos em seu formato original: as páginas. sou apaixonada por fantasia e fiquei feliz em ver que esse livro conta com a colaboração da Holly, uma escritora perfeita para o mundo fantástico.
Além disso, posso dizer que amei acompanhar as aventuras dos irmãos Grace, o Tibério, Gritalhão e todos esses personagens muito bem construídos. Também iria amar ler o próprio guia de campo de Arthur Spiderwick, objeto principal dessa história ??

Marinho 07/01/2024

Fantástico!!!
Há anos tenho vontade de ler As Crônicas de Spiderwick, então foi uma surpresa ter encontrado essa edição na livraria e descobrir que a Holly B. estava envolvida em todo o projeto. Eu realmente não sabia muito sobre a obra até ter o prazer de ler.

Me bateu uma nostalgia danada, pensei e lembrei do filme em muitos momentos, mas me surpreendi com outros desfechos. A magia não acabou, ela só se revelou ainda maior.

Essa edição da obra faz a experiência ser muito mais mágica, principalmente nas primeiras páginas. A carta me deixou muito empolgada para conhecer os irmãos Grace e suas aventuras. O Simon é um querido, é uma criança singular e adorável. A Mallory é muito espirituosa, forte e destemida, adoro o fato dela fazer Esgrima, combina com sua personalidade. E o Jared é uma criança sensível, mal compreendida, inteligente, ousada e de espírito tempestuoso, para mim é perfeito do jeitinho que é. No final das contas, mesmo com o medo e a certeza de que seria julgado, ele fez o que achou certo e salvou a família.

Enfim, leiam! As ilustrações são lindas e deixam a experiência mil vezes melhor. Futuramente pretendo ler outra vez.

astereads 07/01/2024

Um livro fantástico!
O que eu acho mais incrível das crônicas de Spiderwick é que é um livro que te entrega tudo e muito mais do que você espera no gênero. Lembro quando li pela primeira vez, ainda adolescente, que achei que seria apenas mais um livro de fantasia com goblins e fadas, e daí fui levado a uma história emocionante e, ainda assim, sensível sobre abandono e jeitos de lidar com isso. Pessoalmente, tendo um irmão mais novo muito parecido com o Jared, me senti acolhido e espero que um dia, se ele chegar a ler esse, também sinta o mesmo.

A edição em si também é uma obra de arte, com os extras sobre a criação visual do universo sendo jeitos incríveis de se aprofundar na lore. As histórias extras do Tibério e o Gritalhão também foram super divertidas de ler, mesmo quando foi algo sombrio. Enfim, meus livros favoritos do gênero, de verdade.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6