Aos prantos no mercado

Aos prantos no mercado Michelle Zauner

Resenhas - Aos prantos no mercado

Aninha 28/02/2023

Misto de várias coisas
Esse definitivamente nao é um livro fácil de ler, mas ele também não será uma leitura esquecível. Que força da autora pra escrever a própria história jogando tanta realidade, tanta dor, mas ao mesmo tempo tanto amor ali. Não tenho ideia porque por ventura esqueci que isso é uma história autobiográfica, isso só deixa o tudo que é lido ainda mais profundo.

Mariana113 31/03/2024

Não consegui me identificar com a leitura, apenas algumas partes me pegaram. A leitura não é fluida, achei meio confuso.

Yee 21/02/2023

Sobre a vida como ela é?
Aos prantos no mercado me emocionou do começo ao fim ele fala principalmente da difícil relação entre mãe e filha é apaixonante cru e triste.Uma bela biografia de duas vidas que entrelaçam outras e permanecem unidas até o fim,pois o que é a vida senão os conflitos,as pessoas,os prantos no mercado a música que faz lembrar do outro é lindo e poético,mas simples como a vida é.

vick 22/11/2023

Potente. Uma linda história sobre uma filha lidando com o luto da morte da mãe ao reexaminar a história cheia de nuances das duas.

Bia 25/09/2023

Um dos livros favoritos do ano. A ligação entre a perda, cultura e culinária, são extremamente profundas. As expectativas altas em relação a história, definitivamente foram supridas.

nathalicess 29/06/2023

Literalmente aos prantos.
Neste livro, a autora escreve de forma sensível e emocionante como foi superar o luto pela morte de sua mãe quando ambas era bem jovens.

Filha de uma mãe sul-coreana e um pai americano. O livro perpassa pela relação conflituosa com seus pais, porém Michelle ainda possuía uma relação mais próxima com a mãe.

A perda da mãe para michelle era bem mais que a perda de algo físico, era perder a sua identidade.

Para que a autora não se sentisse perdida de sua identidade, ela resolve cozinhar pratos que sua mãe já cozinhava durante sua vida para que se sentisse mais perto dela.

É um livro escrito de forma leve e sensível, daqueles que você ler bem rapidinho e fica triste quando acaba?

christian.andriola 31/05/2024

Be sweet to me, baby
De que maneira a saudade de alguém querido chega até você? Para a autora, a saudade de sua mãe vem através da culinária. Nesse intenso relato, Michelle Zauner conta o processo do luto e como a íntima relação com a cozinha que ela e sua mãe tinham foram responsáveis por desencadear uma sequência de memórias que sempre ficarão guardadas em seu coração.

Michelle consegue descrever tão bem o interior e o exterior de sua vida e das lembranças com sua mãe, que me senti pertencente à história. É intenso demais.

Ju Harue 25/03/2024

Uma leitura cheia de gatilhos pessoais, que devorei basicamente em um dia, porque sabia que sofreria na leitura. E assim foi, chorei de ficar entupida, com dor ao ver situações bem próximas de experiências pessoais.
A forma como a autora intercala as memórias com a conexão com a comida, foi incrível. Tocantemente profunda, desnuda e totalmente real, sem florear as memórias e situações vividas. Um livro pra guardar e levar por muito tempo.

jaque103 25/06/2023

Mercado
Esse livro é muito cansativo. mas não é algo ruim, falar sobre a perda é algo bem doloroso. no decorrer da história os detalhes tomam conta do todo. e mesmo assim ainda é bastante dolorido

Yasmim 16/01/2023

Guarde suas lágrimas para quando sua mãe morrer
"Ninguém nesse mundo jamais me amaria como a minha mãe, e ela nunca permitiria que eu me esquecesse disso."

Não tenho nem como dar menos que cinco estrelas pra esse livro, chega a ser desrespeitoso dar nota, avaliar, um relato tão pessoal e lindo quanto esse.

Isso é um relato extremamente pessoal de um coração enlutado. Em muitos momentos cheguei a me sentir como se tivesse lendo algo que não deveria, algo que a Michelle escreveu em seu diário mais pra si mesma, do que pra um grande público.

Mas esse não é um livro sobre morte, é muito mais do que isso: é sobre vida. Michelle conseguiu apresentar a sua jornada e a de sua família de uma maneira linda, honesta e reflexiva. Esse livro é uma viagem por toda a vida de Michelle e sua mãe.

Sem dúvidas, uma homenagem maravilhosa pra sua mãe, que com certeza está muito orgulhosa dela.

Passei boa parte do livro chorando, porque 1) o assunto mãe sempre me pega e 2) minha mãe está lutando contra um câncer (mas ela está bem e está prestes a encerrar o tratamento pq já está curada).

Então, mesmo que a minha história seja distinta, ainda foi impossível não me colocar no lugar da Michelle em alguns momentos. Afinal, eu sei como é passar noites em claro pensando em como as coisas iriam ser, como é chorar até dormir pensando em como eu faria qualquer coisa pra trocar de lugar com a minha mãe, como é sentir o medo do futuro incerto dessa doença e de perder a pessoa que mais amo no mundo pra ela. Além de que, nada mais me assombra do que esse fato: minha mãe é mortal.

Me senti conectada com a Michelle e vi meus medos nos dela.

A Michelle é muito forte e eu a admiro muito por ter descoberto o que ama e conseguido transformar o seu luto em arte e em uma bela homenagem pra sua mãe. Também a admiro muito por ter se encontrado e abraçado as suas origens coreanas.

Aos Prantos no Mercado é uma leitura que valeu a pena cada página, saio com muitas reflexões, aprendizagens e lágrimas derrubadas. Mas acima de tudo saio com meu coração explodindo de amor pela minha mãe e com uma jura de dar todo meu amor a ela a cada segundo até o fim dos tempos.
letty biachi 16/01/2023minha estante
aff da onde vc tira esses livros desconhecidos que me da vontade de ler

Suzana 25/01/2024

Gostei mas não amei
A leitura valeu porque conheci uma nova cultura, através de sua gastronomia. No entanto, achei que as vezes a autora fica descrevendo receitas enquanto poderia estar aprofundando sua cura. Os sentimentos dela em relação a mãe são muito complexos, com uma grande parcela de culpa por não ter correspondido as expectativas. Fica claro que a comida e a aproximação com a família coreana aliviam esse sentimento, ao ponto de aumentar a capacidade criativa de Michelle. Isso eu gostei bastante.

Adriana854 17/01/2024

Aos Prantos No Mercado
Estou inteiramente apaixonada por esse livro. Impossível descrever em palavras o quanto ele me emocionou. O livro fala sobre o luto da autora ao perder sua mãe, vítima de câncer. Foi muito difícil não sentir uma empatia pela protagonista, pois, assim como ela, também perdi minha mãe para o câncer. E um livro belíssimo e que merece muito todo o sucesso que está fazendo.

TÍTULO: Aos Prantos No Mercado

AUTORA: Michelle Zauner

TRADUÇÃO: Ana Ban

EDITORA: Fósforo

NÚMERO DE PÁGINAS: 288 páginas

SINOPSE EXTRAIDA DO SITE DA AMAZON: Não é preciso conhecer nada de gastronomia para saber que a comida é uma das bases de nossa educação sentimental. Os ingredientes, os modos de preparo, a combinação de aromas, cores e sabores com as quais aprendemos a nos familiarizar compõem o repertório íntimo de cada um de nós. E é justamente esse poder de mobilizar o afeto que é evocado desde o primeiro parágrafo de Aos prantos no mercado. Nele, vemos a protagonista, que atravessa o luto pela morte precoce da mãe, liberando o pranto represado ao percorrer as prateleiras do mercado coreano H Mart em Nova York.

Enquanto a saudade da mãe coloca em perspectiva as antigas rebeliões da adolescência e atenua o rigor do julgamento das escolhas feitas pelos pais, a comida representa uma espécie de tábua de salvação na qual Zauner navega os descaminhos dos últimos e dolorosos momentos da mãe. Nessas memórias, a autora relembra a culinária afetiva a fim de não se perder de si ao atravessar o luto.

Ela passa horas assistindo aos vídeos de uma youtuber, compenetrada em reproduzir a alquimia das receitas coreanas. Isso atenua a angústia íntima de que seus traços caucasianos vão apagar a origem coreana, antes legitimada pela existência da mãe. E entre os expedientes da vida adulta, a protagonista descobre que o luto, a festa e a criação artística podem conviver intimamente na difícil tarefa de encontrar um lugar no mundo.

Sabrina757 20/01/2024

Emocionante! Eu chorei umas 3 ou 4 vezes com esse livro. A única coisa que não gostei foi o fato de se explicar com riqueza de detalhes sobre as comidas, sim eu sei que é a forma como a autora e a mãe se conectavam, mas isso é uma particularidade minha ter ficado levemente entediada quando se focava muito em ingredientes e preparo de pratos, quase um livro de receitas nesses trechos kkkk Mas é um livro ótimo, gostoso de ler, leitura fluída, me prendeu bastante e recomendo

impurodialogo 24/06/2023

Reserve dez por cento de você sempre
De início, eu tinha decidido não avaliar com nota por se tratar de uma memoir, mas é ritualístico ler essa tentativa de registro que é principalmente a busca da presença dessa mãe no mundo e em si mesma, mas também de um pertencimento que significa sentido, sonho e conexão, inclusive com o inusitado.

É emocionante a maneira que ela aborda a memória como uma celebração da mãe e também de quem ela foi, é e quer ser.
pitypooralfie 04/03/2024minha estante
que resenha bonita

yoshii 23/03/2023

O afeto por meio da comida
Como em muitos lares asiáticos, vemos a comida como demonstração de afeto e de conforto.
Pelo livro, acompanhamos os relatos da autora sobre a morte de sua mãe causada pelo câncer.
São relatos sinceros e gráficos, difíceis de serem lidos em alguns momentos.
Além do luto, temos a busca da conexão com a ancestralidade por meio da comida. É uma relação muito bonita e emocionante.

"Falei sobre como o amor era uma ação, um instinto, uma reação suscitada por momentos não planejados e pequenos gestos, uma inconveniência a favor de outra pessoa."