Sal e Açúcar

Sal e Açúcar Rebecca Carvalho

Resenhas - Sal e Açúcar

ItaloRaphael 11/01/2024

Sal e Açúcar
Achei o livro um pouco cansativo e repetitivo principalmente com essa história da briga entre as famílias e etc?

A construção do casal foi muito baseada na briga da família que quando finalmente aconteceu de ficarem juntos achei bem chato.

Gostei da forma que a cultura nordestina é explorada, muito sotaque, comidas típicas e tal mas ainda sinto que a briga foi tão focada que faltou explorar algo mais importante.

Em resumo o livro é bom e chega a ser engraçado em muitos momentos, mas muito lentinho.

Alcântara 08/01/2024

Amei
No começo a leitura estava indo bem devagar mas depois eu entrei muito na história e li o que faltava (mais da metade do livro) em menos de 24 horas completamente obcecado nessa história os dois personagens principais são uns fofos muito bom, principalmente depois da bomba que li antes desse.

Elião 07/01/2024

Livro Maravilhoso!!!
É um livro cativante do início ao fim. A protagonista é uma fofa e muito engraçada.
Um livro de superação e de não dar ouvidos para a opinião alheia.

Matsufugi 06/01/2024

Enemies to lovers nacional!
Apesar de ter sido publicado originalmente no exterior, o livro maravilhoso criado pela autora brasileira é ambientado em Olinda, e conta a história de dois adolescentes de famílias rivais no meio gastronômico e, que por consequência também são inimigos.
Pedro e Lari carregam um legado mútuo de ressentimento passado entre gerações, até que são obrigados a trabalharem juntos na cozinha em uma tentativa de salvarem suas padarias da falência.
Quase um ?Romeu e Julieta? moderno, ?Sal e Açúcar? possui uma narrativa leve e envolvente que conecta o leitor à obra e também exalta a cultura nacional e o regionalismo, nos fazendo amar não somente os personagens mas também detalhes do nosso próprio país. Simplesmente fantástico!

lusandra 05/01/2024

Definitivamente um romancezinho água com açúcar.
Amei os personagens, todos eles tem seus defeitos e isso me ajuda muito a conseguir ver alguma humanidade neles, me ajuda a me apegar e torcer mais pela história.
Priscila.leitora 05/01/2024minha estante
Gosto desses!!

gigyxz 05/01/2024

Primeiro do ano, e já é meu favorito.

que livro espetacular, simplesmente amei, eu me envolvi na história, amei cada pedacinho.

Mary Light 03/01/2024

"Romário e Julieta"
Não me julguem mas a maioria das leituras que começo eu não espero muita coisa... com esse livro não foi diferente.
Não estava esperando nada mas foi uma leitura bem agradável.
Uma releitura do clássico "Romeu e Julieta" com um toque de Enemies to lovers.

Duas famílias inimigas donas de padarias, uma que só faz produtos salgados e a outra só produtos doces, enfrentam junto com outros pequenos negócios um supermercado que está acabando com as microempresas.
O problema é que essas famílias não se bicam de jeito nenhum, nem mesmo para se ajudar, maaaasss temos aí os herdeiros das famílias.
A Larissa e o Pedro, deixam o orgulho de lado para procurar acabar com isso é ajudar ambas padarias.

Perguntas que ficam: "será que isso vai dar certo?" "Será que eles vão conseguir salvar as padarias?" "O orgulho vai ser maior?" "Sal ou Açúcar?"

Particularmente, achei uma leitura fluida e interessante. Pra mim, começou muito bem, ficou um pouco tedioso no meio mas depois voltou com tudo.

É uma leitura cheia de dialeitos e sotaque nordestino já que se passa em Olinda, Recife.

iamluanamello 01/01/2024

Não consegui gostar desse livro. Achei a história extremamente repetitiva, a rixa das famílias é um saco, os personagens superficiais e infantis. A única coisa que me deixou satisfeita foi a riqueza cultural que a história carrega, de resto deixou muito a desejar.

Maria930 27/12/2023

Muito bom li super rápido me prendeu do início au fim senti um mix de emoções tristeza felicidade tudo super recomendo

¡sa 25/12/2023

Demorei, mas acabei e me apaixonei
"? Tu? tu me admira?
As orelhas de Pedro ficam vermelhas.
? É, admiro ? ele diz. ? Não dá pra evitar."
???????
Eu comecei esse livro quando estava em ressaca literária e durante meus 3 meses de k.u. grátis. O que aconteceu? Minha ressaca permaneceu, os três meses acabaram e não consegui nem ler 30% do livro kkkk. Nesse mês consegui mais 2 meses e finalmente continuei. E AMEI!!
Que história apaixonante, desenvolvida e gostosa de ler. Amei ler o romance da Lari e do Pedro, que são muito fofos juntos!
Ser uma história nacional e nordestina também me fez amar ainda mais!
Não sei se foi pela minha ressaca ou não, mas o livro começa a nos prender mas quando estamos mais perto da metade. Porém eu entendo que a Lari e sua mãe estavam passando por um momento difícil, uma tentativa de seguir em frente depois de perder uma pessoa muito importante para elas (e para muitas outras pessoas na história).
Recomendo demais a leitura!!?

Adriana1161 23/12/2023

Romance juvenil
Livro gostosinho de ler porém bem juvenil.
Rixa multigeracional.
Frases clichês dispensáveis
Romance estilo Romeu e Julieta.
Muito parado, porém com alguns pontos fortes como o regionalismo, o sotaque, as comidas. Também aborda o bullying.
Pega um ritmo mais pro final.
Personagens: Pedro, Lari, Alice, Victor, PC, Amandinha, Cintia, dona Eulalia, Isabel, dona Selma, dona Clara, seu Floriano, seu Romário, PC, professora Carla
Local: Olinda - atual
@driperini

Isabela- 22/12/2023

São e açúcar foi um dos melhores desse ano. A história é fofa, adorei que trata da luta entre pequenas e grandes empresas. O cenário nordestino com características muito bem trabalhadas é um toque especial nessa obra fantástica

Itla.Bezerra 20/12/2023

Agradável de ler.
Bom, tenho muito o que agradecer à esse livro por me conseguir tirar de uma ressaca literária de dois meses, mas mesmo assim não se tornou um livro que eu indicaria pra alguém.

A protagonista tem um desenvolvimento bom, o mocinho também! mas o desenvolvimento da família deles eu senti que foi feito nas pressas, tanto que pra um livro de 400 páginas, a família veio se "resolver" nas últimas 30 páginas.

As mães de ambos os protagonistas, mil vezes mais infantis do que eles próprios! Alice não queria ver Eulalia nem pintada de ouro na frente dela, e nas últimas 30 páginas elas começaram a se suportar? achei muito sem sentido. Uma relação de anos de ódio, mudar tão drasticamente. A autora deveria ter desenvolvido a relação delas, com no mínimo umas 100 páginas.

Ver a Lari se apaixonar pelo Pedro, e o Pedro se apaixonar pela Lari, é a coisa mais linda! acho que foi por eles que eu consegui ainda dar 3 estrelas.

Victor, Cintia e PC são os verdadeiros protagonistas! Lindos, incríveis, perfeitos!!! queria que tivessem aparecido mais. ?

O epílogo me incomodou muuuito! fiou muito cara de final de novela mexicana! uma coisa bem forçada.

A escrita da autora é perfeita, mas nos diálogos dos personagens ela deixa muito a desejar! muitas vezes eu tive que desligar o kindle por causa da vergonha alheia dos diálogos.

No geral, foi uma leitura agradável por ter me tirado de uma ressaca literária, e por causa do romance bem construído dos protagonistas.

Lya 18/12/2023

Amei
Esse livro é super bem escrito e eu amei a ambientação, quero conhecer olinda ainda mais!!
a história é super leve mas tem seus gatilhos, adorei a construção dos personagens e me tirou da ressaca, esse livro é ótimo e e precisa de mais reconhecimento

criadeapolo 16/12/2023

GENIAL, conquistou meu coração como livro nacional favorito
MUITO BOM! Um livro extremamente bem escrito, leve, divertido e envolvente. A autora retrata o nordeste brasileiro de forma esplêndida, explorando as comidas tradicionais da região como parte fundamental da história, genial.

Sal e Açúcar conta a história de Lari Ramires e Pedro Molina, dois adolescentes "inimigos" que se odeiam por conta de uma rixa que já dura gerações. Ambas as famílias são donas de padarias, que ficam de frente uma para a outra, mas a anos a Sal é brigada com a Açúcar. A rixa ultrapassa o ambiente do bairro e entra dentro da vida deles, mas na escola Lari e Pedro são forçados a trabalhar juntos, e assim percebem que talvez, o outra não seja tão ruim assim.

Essa história emocionante e bem escrita traz a cultura brasileira de forma exemplar, nos entrega um romance profundo, diálogos reais e adolescentes, que realmente agem como adolescentes, mas que dão o seu jeitinho. O tipo de história que te faz chorar, rir e sair dando pulinhos pela casa. Indico MUITO.