Sal e Açúcar

Sal e Açúcar Rebecca Carvalho

Resenhas - Sal e Açúcar

Laura 03/04/2024

Ramires e Molina
Uma leitura de dar água na boca e de se sentir em casa, lindo demais ver uma cidade pertinho de mim retratatada tão lindamente e com personagens tão cativantes. impossível não se sentir adolescente acompanhando o romance da lari e do pedro, o desenvolvimento das famílias foi com um abraço na hora que a gente mais precisa, amei!??

Nicole764 31/03/2024

Livro apaixonante e emocionante.
História que te prende e contagia do começo ao fim e que te faz se apaixonar pelos personagens e ambientação, passando se em cidade brasileira e nordestina expressando a cultura muito bem. Me emocionei com as reflexões e conflitos ao longo do livro, recomendo.

Bia Brito 17/03/2024

Romeu e Julieta em meio a doces e salgados
?Estou tão feliz que me dá até vontade de abraçar ele. E isso é? esquisito?

Os personagens são adolescentes e estão no final do ensino médio, com toda aquela pressão para decidir o futuro, ter uma vida melhor e agradar o que a família acha que é melhor pra eles. O romance é bem no estilo Romeu e Julieta só que no início de tudo eles se odeiam ?. Mas acaba sendo muito legal ver esse romance se desenvolvendo e ver eles quebrando as tradições de briga entre as famílias em prol do amor e de um bem maior. Super fofo.

juliagslopes 10/03/2024

Simplesmente lindo, amei demais essa leitura!! foi um livro super aconchegante e divertido.. amei o modo como foi explorado a vida de cada um dos personagens mesmo que sob a visão de Lari, conhecer um pouco sobre Victor, Cintia, PC e Pedro.. amei a construção da história de Lari e Pedro e como aos poucos eles foram se redescobrindo, deixando a rixa familiar de lado e vendo eles por eles mesmos.. achei incrível a ambientação e a forma como a autora nos situou muito bem no nordeste, amei as girias e falas locais, elas deram um toque mais que especial a leitura.. enfim, o livro é sim um cliche, mas esses pequenos detalhes o diferenciam e o torna especial.. é um livro que no final vai te deixar de coração quentinho e com gostinho de quero mais..

Hannah 06/03/2024

O Romeu e Julieta da modernidade; duas padarias rivais de gerações estão na decadência, e neste momento infortúnio surge um mercado querendo comprar seus estabelecimentos, porém, nossos protagonistas inimigos decidem trabalhar juntos para impedir isso. Inicialmente, a história tem muitos expressões e palavras nordestinas, ademais mostrando um pouco sobre a realidade nordestina, o que eu adorei essa representatividade. A trama é muito bem organizada e fechada, tendo momentos de climax, tensão, fofura e dar risadas. Os personagens são muito divertidos, a Lari e o Pedro, são geniais, e hilários sua dinâmica, além, do seu romance maravilhosamente construído. Porém, quero ressaltar algo que me decepcionou um pouco - a falta de relevância dos personagens secundários, como se fosse que sua única função é ser apoio dos protagonistas e impulsionar seu romance - acho que deveria ter trabalhado mais nesse ponto, embora em geral valha muito a pena esse livro.
?Ele é só um garoto.?
?Tu só precisa preencher e enviar o formulário.?
?O importante agora é o próximo passo.?
?Não dá as costas para o mar, voinha dizia. Tu nunca sabe quando uma onda vai vir até você e te dar uma rasteira.?
?-Sei que é difícil ouvir que a pessoa que tu mais ama tem defeitos, mas, falando sério??

Naty l @so.maisumcapitulo_ 06/03/2024

Esse livro deu fome
Larissa Ramires cresceu escutando esse lema da boca de sua avó, e não era à toa, durante gerações os Molina e os Ramires vivem em pé de guerr@. Duas famílias nordestinas que têm suas padarias uma de frente para a outra mas não conseguem viver em harmonia.

Mas uma ameaça maior chega pra mexer com as duas famílias. Uma grande rede de supermercados está tomando conta das vendas na região e obrigando os comerciantes locais a fecharem as portas. Lari e Pedro, os mais novos de sua geração, precisam tomar uma atitude para salvar as padarias, mas será que é possível confiar de verdade no seu maior concorrente?

Essa foi uma história deliciosa de ler e primeiro quero enaltecer o cenário em que ela se passa, as padarias ficam em Olinda e durante toda a leitura temos descrições da cidade e de suas comidas típicas, a famosa festa de são João e também da capital Recife. Eu não sou nordestina, mas já tive a oportunidade de visitar a cidade e fiquei apaixonada, inclusive esse livro me deixou com muita vontade de comer novamente um bolo de rolo. Alguém do nordeste me manda um por favor?! Kkk

O livro tem uma vibe Romeu e Julieta numa versão brasileira, duas famílias que não se suportam e dois adolescentes que vão acabar apaixonados. A escrita da autora é bem fluida e os capítulos curtos, adorei toda a regionalidade que a autora trouxe na escrita do livro também.

Além do clima cão e gato, o livro também aborda o tema do luto de forma leve, pois Lari perdeu a avó recentemente. Outro tema que está presente é a pressão dos pais em estabelecer sonhos e carreiras para a vida dos filhos em vez de deixar que os jovens façam suas escolhas. Gostei dessa abordagem porque de fato muitos adolescentes carregam esse peso na vida real.

É um livro bem jovem e em certos momentos achei um pouco cansativo a questão das brigas entre as famílias, mas mesmo assim foi uma boa leitura. Excelente escolha pra quem quiser algo leve para sair de uma ressaca literária.

livia 03/03/2024

Novela das 6
Eu amei!! sou a pessoa mais suspeita pra falar porque eu vou puxar sardinha sim pra livro nacional, mas eu de fato gostei muito

tiveram algumas partes que me irritaram bastante e até me deixaram constrangida, como pode alguém ser tão inteligente ser tão burra? mas, houveram coisas que me distrairam um pouco dos pontos negativos, a escrita é muito boa, ambientação e abordagem que vai além do romance é algo que realmente me prenderam na leitura, na reta final quando o romance ganha mais espaço tive a sensação que o livro me ganhou, o que é raro pra mim quando os enemies/haters chegam no lovers é geralmente a parte que eu mais acho sem graça, mas não consigo achar isso, pedro é lari são um casal fofissimo.
o final é muito novela das 6, como todas as pontas se fecham, tudo dá certo pra todos os núcleos, ao julgar meu humor agora era o tipo de coisa que eu estava querendo ler por esses tempos, um final mais leve meio otimista demais

ana lu 01/03/2024

Não sou muito de ler livros nacionais mas adorei esse. no começo estranhava um pouco os personagens smp falando mainha, voinha, etc por não ser comum no meu dia a dia, mas dps comecei a gostar bastante

Lívia 27/02/2024

Simples, mas deixa o coração alegre
O livro é fofinho! Foca em um romance entre adolescentes que, a princípio, são inimigos. Com o tempo, vão descobrindo o amor entre si e pela cozinha. Além do mais, traz a tona temas importantes como a importância do comércio familiar para a cultura de um lugar.

Mille Reis 26/02/2024

É bonzinho, mas a parte da briga entre as famílias é repetitivo.
E algumas coisas ficaram sem explicação.
Em algum momento a Lari simplesmente deixa de ser atrapalhada, não curti isso.

Nordeste meu país.

Alice1666 22/02/2024

Romário e Julieta
Fiquei muito na dúvida em que título botar, acho que saudades também seria um bom título kkkk. Amei a história e principalmente que se passa pertinho da minha terrinha, amei as referências e eu acho que esse é o livro responsável por me fazer abrir os olhos para a literatura brasileira, mais especificamente nordestina, o bolo de rolo e a festa junina aqueceram meu coração. Tem personagens maravilhosos, Victor, Pc e o seu Romário ganharam meu coração. Assumo que odiei um pouco a Lari e o Pedro ( principalmente o Pedro) no começo mas eles ganham nosso coração ??. Tô louca para ler mais livros dessa autora e adoraria um continuação com ele juntos.

Bela 17/02/2024

Fofinhos demais, fazia tempo que não lia algo inspirado em Romeu e Julieta. Confesso que no início não queria os dois juntos, mas no final torcia para tudo dar certo

Ally 17/02/2024

Tocante, envolvente e me tirou muitas lágrimas.
Tenho uma dificuldade muito grande com duas coisas que permeiam esse livro: protagonistas adolescentes e releitura de clichês. Normalmente, esses tipo de personagens jovens me cansam, me estressam e tiram muito do brilhantismo da trama, o que leva as releituras de clássicos, é bem fácil cair na previsibilidade ou no absurdo.

Mas aí entra o primeiro encanto de Sal e Açúcar, o livro utiliza de maneira encantadora o fundo de rivalidade e todos os nomes e questões de Romeu e Julieta. É muito fácil entrar nesse universo, imaginar as diferenças entre as padarias, entender as picuinhas, se jogar nessa disputa, e sendo honesta, como filha de confeiteira, eu sei bem como esse ambiente é cheio de pressões e como brigas pequenas viram grandes coisas, boatos correm solto e fofoca é uma pragaaaaa

Esse fato, o da minha mãe ser da área, foi o que inicialmente me levou a abrir o livro, mas foi o modo sensível de carregar o luto, a relação cheia de percassos e consentimentos entre mãe e filha que me fizeram ficar. Foi a maneira fofa e simples que Pedro e Lari se apaixonam que me deixaram encantada e torcendo por esse amor. Os diálogos fluidos entre amigos, a maturidade com deslizes pela idade, os sonhos, os medos, tudo isso me fez submergir no universo do livro, me fez querer passar uma tarde no Vozes e depois ir lanchar na Sal, pegar um docinho na açúcar antes de ir para casa.

Eu chorei tanto, não haviam soluços nem algo escandaloso, mas constantemente meus olhos faziam cair lágrimas e mais lágrimas, há tantos momentos sensíveis e tocantes, em certo momento me perguntei se estava chorando já por osmose, essa história me tocou muito, em vários sentidos, lembrei da minha avó, várias coisas me trouxeram para minha própria família e acho que não há nada que eu tenha desgostado.

Virou um favorito, obrigada por trazer ao mundo Sal e Açúcar!

Karoline.Nadaline 17/02/2024

Sal e açúcar
O primeiro romance que eu li, (sou mais acostumada com livros de mistérios), achei muito fofo, deveria ter mais livros sobre a histórias de outros personagens e meu Deus, me deu muita fome e muita vontade de viajar para Olinda ??

Beatriz 16/02/2024

Agridoces
Livro leve, fofo e com muitaaa comida !! E comida brasileira! Nosso Tweet cute nacional ! Muito gostoso de ler. É fluida