Sal e Açúcar

Sal e Açúcar Rebecca Carvalho

Resenhas - Sal e Açúcar

leituras da Jaque 01/11/2023

Parece um filme da sessão da tarde!!
O tanto que eu amei esse livro!!!???
vibe de cidade pequena que passa conforto com drama e romance de deixar o coração quentinho ??

naclarafps 30/10/2023

Amo amo amo
Amo romancezinhos levinhos, mesmo que nesse tenha um mini enemies to lovers. Amei amei. Pedro e Lari mto fofos (victor, PC e cintia também)

Vitorlimaas 28/10/2023

Q fofinho
Achei o livro bem descontraído,fácil e rápido de se ler, uma vibe bem clichê porém interessante.
No começo não estava gostando muito,não estava me adaptando a alguns personagens, porém ao decorrer do livro eu mudei totalmente de opinião. Oq me deixa muito feliz, pois não gosto de não gostar de livros nacionais.
Achei que a Rebecca fez um trabalho excelente, e estou ansioso para a continuação?. Vai ter né?!

LenSa 25/10/2023

Romance leve e fofo que fala sobre dois adolescentes que estão trilhando o seu futuro no último ano do ensino médio. Eles são duas famílias rivais, tem uma vibe meio Romeu e Julieta de uma forma mais leve. A história se passa em Olinda e todas as comidas e sotaques descritos ao longo da história me deixaram nostálgica.
Sal e açúcar são duas padarias, uma de frente para outra, que são rivais há gerações. Ao longo da história vamos vendo os segredos sendo revelados e, também, todas as mágoas e tristezas que envolvem essas famílias. Mas, apesar de tudo isso, no fundo ambas as famílias sabem que as suas atitudes uma para com a outra não são corretas.
Até que Pedro e Larissa começam a conversar e se conhecer melhor na escola, a partir daí a história dessas famílias sofre muitas mudanças.

Ana Claudia 21/10/2023

A família de Larissa Ramires tem uma padaria chamada Sal. Do outro lado da rua existe uma outra padaria chamada Açúcar que pertença à família de Pedro Molina. As duas padarias ficam em Olinda, no Recife.

Há muitos e muitos anos existe uma rixa muito grande entre essas duas famílias. É uma briga que ultrapassa gerações e que Larissa e Pedro estão absorvendo sem nem saber o porquê.

Sempre que tem um evento, uma competição, as duas famílias tentam uma prejudicar a outra seja boicotando o trabalho ou disseminando boatos.

Quando a avó de Lari morre, a padaria Sal fica em uma situação financeira fragilizada. Na mesma época de sua morte, surge na mesma rua um novo supermercado, Pague menos, que com seus preços baixos está tirando a clientela da padaria.

Lari não tem nenhuma habilidade culinária, ela é um verdadeiro desastre na cozinha e, desta forma, não consegue ajudar seus pais a reerguer a padaria. Mas Lari não esmorece e está disposta a fazer qq coisa para ajudar a padaria que sua avó tanto amou.

Surge então um campeonato de culinária e ela se inscreve. Só que ela descobre que Pedro Molina também está participando e ela terá que estar com ele nessa competição. No início ela bate de frente com ele, assume as dores da sua família pela rixa existente até que ela passa a conhece-lo no dia a dia e percebe que ele não é o ?monstro? que a sua família pinta.
A convivência deles faz com que Lari passe a vê-lo com outros olhos e ele a ela. Aos poucos um amor surge, eles ficam escondendo esse sentimento de todos com medo de que suas famílias descubram. No entanto, chega uma hora que não da mais para esconder.

Que romance mais gostoso de ler. É bem adolescente, mas é divertido acompanhar como que um amor surge em meio a uma treta de família e como eles lidam com isso. Adorei a parte do campeonato de culinária e meio que fiquei com água na boca com as comidas que eles preparavam. Um romance leve, divertido, muito fluido e envolvente. Super vale a pena ler.

Raphiss 20/10/2023

Ramires e Molina
Ah se eu pudesse me teletransportar para esse livro, só pra comer todasssssssss as comidas e claro assistir de camarote a treta entre os Ramires e os Molinas ??

Lari é Ramires, Pedro é Molinas , e a treta tá garantida

Clássico Romeu e Julieta que as famílias se odeiam kkkk mas aqui eles foram mais espertos viu gente, não teve morte não

Amei a escrita, amei conhecer mais sobre Olinda, amei ler o sotaque dos personagens e as comidas meu povo? Q q foi isso, fiquei aguada

Recomendo muito a leitura ??

@srta.bookstan 19/10/2023

Amei!
Uma história leve, muito envolvente e com uma escrita super fluida a autora nos apresenta personagens apaixonantes, como Lari Ramires e Pedro Molina.

Além dos personagens a autora traz muitas referências à cultura nordestina, a história se passa em Olinda, Pernambuco. Com descrições de paisagens lindas, pontos turísticos e o sotaque carregadíssimo da região a autora nos faz ficar totalmente presos a história.

Lari e Pedro vem de uma geração de padeiros e o livro traz muitas receitas típicas brasileira, de dar água na boca, e todo um universo culinário. Impossível ler sem sentir desejo!

Os personagens secundários são encantadores também, alguns engraçados que nos proporciona boas risadas. Cada um traz muita representatividade. Os jovens estão na fase concluindo o ensino médio, estão decidindo qual caminho trilhar, traz indecisões, inseguranças, pressões e descobrimentos. Os adultos com muitos problemas a serem resolvidos precisam fazer escolhas maduras para o bem da família.

Um romance baseado em Romeu e Julieta, bem construído e desenvolvido, narrado na primeira pessoa, tem drama, muita rivalidade entre famílias, cenas divertidas, um romance fofinho e sonhos realizados. Recomendo super, muito bom!

Larissa Benevides 18/10/2023

Sal e Açúcar - Rebecca Carvalho
"Voinha me ensinou a enxergar cozinhas como lugares mágicos onde tudo se transforma em lembranças deliciosas."

Uma doçura.

A sensação durante a leitura desse livro foi realmente o de estar em uma padaria sentindo o cheiro de coisas gostosas e assistindo um bom filme da sessão da tarde.

O livro vai contar aquela história de famílias rivais que brigam por conta dos negócios. Apesar de clichê, a autora consegue prender a atenção do leitor para que acompanhe o jovem casal percebendo que a briga entre as famílias já passou do momento de acabar.

A protagonista é minha xará, Larissa, e confesso que apesar da narrativa ser exclusivamente dela ainda sim por diversos momentos foi por conta dela que ficava nervosa por deixar a situação da rixa ainda mais forte.

Mas relevando algumas situações por se tratar de adolescentes, a história é leve e cativante. As descrições das cenas na cozinha deixavam minha barriga roncando.

A cereja do bolo é aquele plus de livro nacional que se passa no Brasil, as descrições das cidades que conhecemos, as gírias e cultura do nosso nordeste retiraram sorrisos carinhosos enquanto lia.

Achei que o final foi bem corrido, a autora poderia ter soltado mais informações dos personagens no decorrer da história melhorando essa sensação de que todo o conteúdo foi liberado nas ultimas 100 páginas. Ou o livro poderia ser mais curto.

Uma leitura rápida e leve. Um romance adolescente enemies to lovers para distrair na sua TBR.

~Marce 14/10/2023

~
Sem sal e açúcar deveria ser o nome do livro
O livro de romance enemies to lovers NÃO tem nem enemies nem lover kkkk tudo acontece tão de repente, por isso não consegui gostar de nenhum personagem nem shippar o casal principal
O bom foi q escrita do livro é ótima, foi super fluido e gostosinho de ler
Mas o livro é muito paradooo

Andrea 14/10/2023

Que sabor!!!!
Esse romance é maravilhoso, tem o sotaque e o sabor do nordeste.
O que realmente faltou foi o livro das receitas que tem livro. E que fome o livro te dá, que vontade de conhecer Olinda...

gabis 12/10/2023

MUITOOOOO BOM!

Como boa pernambucana, saber que a história se passava aqui já me deixou morrendo de vontade de ler e o livro me tirou da ressaca literária.

A história é muito envolvente e te prende querendo saber mais sobre Lari e sobre Pedro, sobre os Ramires e os Molinas, torcer por eles, duvidar de algumas coisas?

Recomendo demaisss, muito muito bom!

grlm 10/10/2023

Sal e Açúcar
Pedro Molina e Larissa Ramires, dois adolescentes de 17 anos que possuem em comum o amor pela culinária e também uma rixa entre suas famílias que é passada de geração para geração.

Mas as coisas precisam mudar quando uma rede de  supermercados se instala em seu bairro derrubando pequenos negócios familiares da região. Mas, como dizem: tem males que vem para o bem. A vinda do supermercado fez crescer a preocupação de Pedro e Larissa, que deixam de lado as rixas familiares e se juntam para tentar manter os negócios de suas famílias de pé. Durante essa tentativa eles descobrem sentimentos mais profundos e um passado desconhecido por muitos.

Gostei muito da leitura. Livro nacional que se passa no nordeste, onde é sitado várias comidas típicas e linguagens específicas da região, além de um anemies to lovers que a gente ama, um romance que se encaixa e que não fugiu do habitual para um relacionamento entre adolescentes. Infelizmente não tem o ponto de vista dos dois personagens, mas, apesar disso, a autora tem uma escrita que flui bastante. Não gostei muito do final pois foi bem corrido e não teve tantos detalhes, acho que deixou um pouco a desejar.

"Nunca confie num Molina nem em frigideira de base fina!"

Bia 09/10/2023

Sal e açucar
Amei essa leitura! livro nacional de respeito esse, um enemies to lovers que realmente valoriza o enemies da história, tem várias paisagens nacionais e comidas típicas do nordeste me senti em uma viagem para a praia, o romance e a história se desenvolvem perfeitamente! Amei os personagens e a as histórias por traz deles!

Jess 30/09/2023

Duas padarias rivais. Uma rixa entre famílias que atravessa gerações. Dois adolescentes descobrindo que o amor fala mais alto que o ódio.

Lari Ramires foi criada sabendo que independente de qualquer coisa devia odiar todos os membros da família Molina e o que a padaria deles, a Açúcar, represantava: uma traição ocorrida há muito tempo. Mais do que meros concorrentes da Sal ? a padaria dos Ramires ? eles são o inimigo.

Mas após a morte da vó de Lari, a jovem se afunda no luto e as dificuldades de aprender a viver sem a sua pessoa favorita no mundo se somam aos problemas financeiros da Sal, à relação difícil com a mãe, e aos conflitos da vida escolar.

De alguma forma, ela se vê forçada a integrar um clube onde o presidente é ninguém mais, ninguém menos, que Pedro Molina, o seu inimigo desde a infância. E por mais que sinta que está traindo a sua família, muita coisa está em jogo para que ela possa simplesmente desistir da tarefa imposta.

Aos trancos e barrancos, Lari e Pedro vão convivendo e descobrindo que há muito mais entre eles que o ódio antigo arrastado por suas famílias.

"Sal e Açúcar" fala sobre o luto, sobre a descoberta do amor, sobre as dúvidas e conflitos que acompanham o Ensino Médio e sobre família. Tudo isso, ambientando a história no Nordeste, com um texto que reflete toda a brasilidade e características culturais e linguísticas típicas da região, o que é um refresco para o leitor. Realmente me deliciei com a forma de falar das personagens e os cenários apresentados. Se a trama não me empolgou tanto assim ? uma releitura de Romeu e Julieta, ? a escrita compensou a leitura.