Entre Naipes

Entre Naipes Mari Lucioli

Resenhas - Entre Naipes

isapoirot 13/11/2022

era tudo mentira? ah era, era tudo mentira ?
simplesmente leiam esse livro.
eu fiquei totalmente imersa na história, nunca vi tantos personagens interessantes num lugar só! sem contar as referências ao universo da alice original que ficaram impecáveis. sério, leiam.

Isa 30/09/2022

Amei!
Amei cada pedacinho desse livro.
Esse reconto de Alice foi incrível, a história da Ragni ao decorrer do livro perfeito.
Achei a história muito bem contada.

Eu esperava um romance no final do livro, minha dúvida é: se ouvesse um romance com quem a Ragni ficaria? Com a Yuna ou com a Edda?

A escrita da Mari é tão perfeitinha, os personagens são incríveis e as história são mais incríveis aínda.

Li esse livro sem nem ter visto a sinopse ?.Amei cada pedacinho desse livro.

ramss 06/11/2022

Acho que poderia ter sido diferente...
Eu aprendi a gostar muito de releituras de uns tempos para cá. Elas dão um novo ar a algo que você achou que estaria enjoado de ouvir/assistir/ler. Entre Naipes veio com a proposta de reinventar Alice no País das Maravilhas, um dos meus clássicos favoritos. A autora até mesmo panfletou como uma versão dark da história (mas acho que, nesse caso, não colou muito).
O livro tem problemas, sim. Alguns mais fáceis de resolver e outros estruturais. Um dos mais simples é a mudança constante de tempo verbal da narrativa. Numa hora ela está no passado e do nada ela vai para o presente. Acontece em alguns trechos. Também tem hora que a narrativa vira uma espécie de narrador em segunda pessoa, pq começa a se dirigir ao leitor em frases tipo "chega uma hora que você está cansado de correr" ou sei lá "temos que mudar isso". É fácil de arrumar, anyway.
Agora, temos problemas estruturais: narrativa lenta e personagens. Na minha experiência, o livro estava arrastado e desinteressante até metade dele. Alguns comportamentos da protagonista são bem incoerentes, como aquela cena com a rainha e o comportamento desconfiado da Yuna do nada. Enfim.
Queria que a caracterização da Edda tivesse sido mais presente. Se não me engano, ela foi inspirada no coelho branco, mas em 90% do livro eu mal lembrava que ela tinha alguma relação com a história original da alice.
Acho que se o livro tivesse focado na coisa dos venenos e na alienação de toda corte da rainha, talvez a história fosse mais interessante para mim. Venderia melhor essa vibe "dark".
A melhor cena é aquela que a rainha finalmente confronta a Ragni no jantar. Gostei muito da criatividade ao criar aquela rainha das portas e tudo que tem a ver com esses caminhos. Foi uma das partes que definitivamente superou o conceito original pra mim (que nem era tao claro).
A leitura não fez meu tipo, demorei muuuito pra terminar. Queria ter tido mais cenas da Yuna, por exemplo. Ela foi minha personagem preferida do livro, mas não teve "tempo de tela" sufuciente para causar impacto maior.
Não foi para mim, e tudo bem! Todo sucesso para a autora. Espero que funcione para outras pessoas.

Luiza 29/09/2022

Vi a divulgação do livro no Tweeter e me interessei logo na sinopse. Absolutamente incrível como a autora consegue criar essa nova história a partir do País das Maravilhas.

titia laura 02/02/2023

Não dava pra surpreender mais
SIMPLESMENTE LINDO!!! Eu poderia jurar que não tinha como ter mais reviravoltas nessa história, mas aí eu piscava e boom, olha lá o plot. É um releitura sim, mas muito melhor do que eu poderia imaginar já que me prometeram uma reescrita sáfica de Alice no País das Maravilhas, e me entregaram um dos enredos mais viciantes que eu já li. A Ragni é o ser mais impulsivo que eu já conheci, mas ao mesmo tempo um dos mais ardilosos, a Edda é simplesmente a maior de todas e o Chess tem o meu coração todinho para ele

biiaaa_nunesss 01/04/2023

"A rainha de copas está morta"
Fazia muito tempo que eu não lia um livro baseado em Alice no país das maravilhas e foi a primeira vez que li sobre o ponto de vista do chapeleiro (chapeleira, no caso)
O livro vai contar sobre a história de Ragni, uma chapeleira que foi obrigada a trabalhar para a rainha de Ouros.
Nessa trajetória envolvendo biscoitos, fugas, amor, amizade, morte e sangue, Ragni traça seu caminho em busca da liberdade.
Eu amei este livro, amo a autora e amei a releitura.
O final foi muito maravilhoso e eu ri muito com os nomes dos capítulos.
JoAo366 08/04/2023minha estante
sim sim disse tudo limda

meowjess 17/01/2023

Uma leitura boa
Caso você goste de Alice in Wonderland como eu vai amaaar as referências desse, simplesmente bem gostoso de ler ??

kamylism 02/10/2022

Eu amei a escrita do livro, o seu densenrolar... Devorei em pouco tempo de tão fluída que é a leitura. Recomendo!

Alisson 26/10/2022

ESSE LIVRO É SIMPLESMENTE INCRÍVEL, PERFEITO ELE SIMPLESMENTE MDS SEM PALAVRAS, MSM MUITAS VEZES SENDO UM POUCO RAPIDO (por isso demorei 92920303 anos) ELE TBM VAI NO RITMO CERTO MDS SERIO OS PERSONAGENS SAO TAO INCRÍVEL, A HISTORIA É TAO BOA SIMPLESMENTE INCRÍVEL
eelis 15/11/2022minha estante
EU TÔ LITERALMENTE ASSIM ESSE LIVRO É MARAVILHOSO

Manu 08/10/2022

esse livro superou minhas expectativas de uma forma, tem uma construção dos reinos maravilhosa, a história te prende fácil, os capítulos são pequenos o que deixa a leitura mais gostosinha, não foca no romance então para aqueles que só lê se tiver muito romance vai acabar não gostando, mas o principal de tudo, que plot twist vei, perfeito.
isso sem contar a representatividade né

Mdu_S 01/04/2023

É todo mundo maluco aqui
Tem gays, tem mulheres bonitas, tem drogas, tem confusão política e tem monarcas se ferrando... o que mais você precisa pra te convencer?
A escrita é muito boa e a leitura fluiu muito bem, a construção de mundo é muito legal e criativa e o plot é meio pra tudo quanto é lado mas quando tudo acontece da um click na cabeça e você se sente a pessoa mais estúpida de não ter feito aquelas ligações antes. Adorei a interação entre as personagens e a forma com que o sentimento de cada personagem é bem claro mesmo tendo uma narração pelo ponto de vista de uma personagem só.

DominicSReynaldo 22/11/2022

Bom, mas o final foi tão corrido
A "grande vilã" teve mais desenvolvimento que o a grande heroína no final .
Por mais que eu tenha amado toda a ambientação no castelo dos horrores, isso rendeu páginas demais e o final ficou largado.
Yuna e Ragni se apaixonaram em 1 noite? O bastante pra Ragni contar o grande plano final???? Não ficou verossímil
Ragni teve diversas noites seja na cadeia, seja prisioneira no quarto, pra chorar pelo pai, mas pareceu que ele só era citado pra lembrar que a Rainha podeira usar ele em algum momento.

A passagem pelos outros reinos foi tão rápida,que se tivesse cortado 2 e trabalhado melhor o final em copas, seria perfeito.

Toda a mitologia, construção de mundo e ambientação foi perfeita, mas eu acho que a história deveria acompanhe isso.

KRG 30/09/2022

Uma pequena nostalgia
Bom... eu gostei da história me trouxe emoções e velhas emoções em quanto lia o livro, mas senti falta de algumas coisas tipo - mais loucura do chapelaria por exemplo - eu sei que esse livro é uma inspiração ao livro original mais queria essa loucura a mais, a mesma loucura que você consegue sentir ao assistir ao filme. Mais deixando essa falta que senti de um personagem em si, a história é boa bem detalhada com partes de te deixar ansiosa sem saber o que está por vim.
O personagem que mais amei nessa história foi o Cheshire, intrigante, impaciente e provocador, queria mais da presença dele.

O final da história foi um pouco corrido? Não sei se essa é a palavra que eu gostaria de usar, mas pra mim é o melhor jeito de expressar o que senti no final os acontecimentos foram rápidos, o que me fez ficar um pouco perdida do que tinha acontecido e ter que voltar uns parágrafos. Mais de resto é sim uma história que te prende e que tes faz "cruzar a pernas" em umas partes, te deixando com um gostinho de quero mais daquela sensação - se vocês me entendem kk - então é isso, gostei sim da história e indico uma boa leitura pra sair da ressaca! Aaah e ressaltando - quase que esqueci na realidade - amei a escrita da autora, simples fluida, ajudou muito a leitura fluir.