O Gato Brasileiro

O Gato Brasileiro Sir Arthur Conan Doyle

Resenhas - O Gato Brasileiro

@deize6 22/02/2023

Miau
Graças a cultura pop não há quem não conheça o Arthur Conan Doyle, mas admito que nunca tinha lido nada dele. Esse conto apesar de curto é bem imersivo e por ter elementos que conhecemos bem isso torna tudo mais interessante, a história te deixa tensa e indignada, o desfecho não foi uma surpresa pois eu já esperava algo assim, mas o porquê de tudo aquilo...a ganância sempre fala mais alto, né?!

@deize6 22/02/2023

Miau

Tainá.J 21/02/2023

Meu primeiro 5 estrelas do ano!
Um conto assustador, e que, apesar de curto, daria um ótimo roteiro para um filme de terror.

Prova também, de que, um bom autor (um excelente, nesse caso!) é capaz de fazer uma história genial e bem amarrada, em poucas páginas!
Essa habilidade sempre me encanta!

A revisão deixou a desejar, com erros de concordância e palavras repetidas; o que foi decepcionante, levando em conta a editora e o projeto em questão, que admiro muito.

De qualquer forma, isso não ofuscou a qualidade da história e por isso não descontei na avaliação.

Indico pra quem curte um suspense. Se lido na madrugada, como fiz, e se estiver chovendo, a imersão na história é maior!

No momento, a versão digital, encontra-se gratuita na Amazon.

Gostou da resenha? Me siga também no Instagram: @autorando.se

Rosana Miyata 19/02/2023

Adorei ler um conto que menciona o Brasil.
A escrita é ótima e no meio do conto eu já estava curiosa para saber como ia se desenrolar.
Adorei como tudo foi elucidado no final.

Michelle.Goulart 18/02/2023

Leitura rápida e gostosa
Um conto muito agradável de ler. Um pouco previsível, mas mesmo assim uma leitura muito gostosa.
Fiquei curiosa demais para saber como os problemas com o ? seriam resolvidas. Confesso que adorei.

Consumidora de Histórias 21/01/2023

Adorei!
Arthur Conan Doyle é o criador de Sherlock Holmes, além de produzir algumas boas histórias de suspense e terror. Durante o café da manhã, eu resolvi começar a leitura do conto O Gato Brasileiro, segundo conto do projeto Sociedade das Relíquias Literárias e diverti bastante com a história.

Publicado originalmente em 1898 na revista The Strand, O Gato Brasileiro conta a história de Marshall King, um provável herdeiro do Lorde Southerton, que está com grandes problemas financeiros. Achando que Marshall herdaria alguma fortuna dos parentes ricos e principalmente do Lorde Southerton, o pai de Marshall não se importou com o futuro do filho. Completamente endividado e sem nenhum dinheiro para eliminar as dividas, Marshall decide tentar a sorte com o primo Everard King para ajudá-lo nas questões financeiras.

Everard havia chegado recentemente do Brasil e consigo trouxe vários animais e plantas exóticas, incluindo um felino de pelos negros que tinha sido capturado durante sua viagem ao Brasil. O puma negro era o animal mais querido de Everard que fez questão de mostrar para Marshall assim que chegou a sua casa. Apesar de ser um dos animais mais sanguinários e traiçoeiros, Tom era considerado manso e aceitava a presença de Everard numa jaula de ambiente natural. A estadia na casa do primo estava bem agradável para Marshall, mesmo achando a esposa de Everard um pouco grosseira e por algum motivo, não queria a presença dele em sua casa. No entanto Everard alegava que sua esposa era uma brasileira pouco receptiva e logo acostumaria com a presença de Marshall.

Na véspera de retornar para casa, Marshall ainda achava a esposa de Everard fria perante sua presença, contudo não podia ir embora sem conversar com o primo e ter uma resposta positiva para seus problemas financeiros. Após uma longa conversa onde Marshall explicou claramente todos os seus problemas financeiros, Everard prometeu em ajudá-lo no dia seguinte, pois era madrugada e desejava ver seu animalzinho de estimação antes de deitar. E Marshall acompanhou Everard até a jaula de Tom.

Não imaginava que Arthur Conan Doyle manteria o suspense até o final da história. Durante a leitura de O Gato Brasileiro, o escritor entrega várias informações ao ponto de vista de Marshall para serem desvendadas quase no final da história. Com isso Conan Doyle consegue brincar com a angustia do leitor até encontrar o desfecho da história entre Everard e Marshall. A escrita é muito fácil de compreender e por ser um conto bem curto, com poucas páginas, dá para lê-lo em poucas horas.

Vou terminando minha opinião por aqui mesmo, para não estragar a experiência do leitor que ainda não leu. Mas posso dizer que é um conto maravilhoso, bem desenvolvido onde mostra discussões morais e principalmente sobre a ambição. Até onde uma pessoa tem coragem de ir para conquistar seus objetivos. Com certeza foi mais um conto que a Wish resgatou que vale a pena ler.

site: https://consumidoradehistorias.blogspot.com/2023/01/o-gato-brasileiro-arthur-conan-doyle.html

Bela 15/01/2023

O gato brasileiro
Que escrita! O conto vai se encaminhando pra um ápice aterrorizante e pra raiva do pobre gato ter morrido nas mãos dos humanos.

Incrível ver nossa fauna representada e escrita por um inglês em 1898, trazendo bem aquela ideia de local fantástico e mágico que deveria ser às Américas para eles. Mas confesso que meu coração ativista se doeu com os animais sendo levados a um local completamente diferente do que eles deveriam estar, por puro capricho humano. Mas, era algo comum na época, e não precisamos ir muito longe para ver atividades como essa ainda hoje.

O Gato Brasileiro revela o lado mais ganancioso de um ser humano que se vira contra outro apenas pelo dinheiro. Arthur Conan Doyle novamente impressiona pela escrita e ambientação, fazendo o coração acelerar no seu ápice assombroso! Incrível!

Dri 31/12/2022

Assustador
Conto muito bem ambientado, narra a visita do falido Marshall ao seu primo Everard, que viveu muito tempo no Brasil, e agora reside numa propriedade inglesa rural. O conto vai se tornando assustador aos poucos, até chegar ao ápice quase no final. Excelente.

dudínea. 13/12/2022

Apenas um gatinho
Gostei bastante da história e da escrita do autor. A reviravolta do conto é bem interessante e até me deu vontade de ler mais coisas do autor.

laviekei 02/11/2022

Eu sou rata do Brasil, vejo qualquer coisa relacionada ao meu país e já me interesso, então assim que eu vi o título precisava ler na hora e eu não me arrependi. Logo no começo já gostei da escrita do autor que até então só tinha ouvido falar, e ainda senti uma pontinha do Jules Verne (ou talvez seja saudade deste), aí me conquistou de vez. Além da história ser muito interessante e bem contada, o final é uma loucura, me surpreendeu demais

Michele Alberton 18/07/2022

Um conto muito bom!
É interessante ver a fauna do Brasil ser retratada pela visão de um inglês no ano de 1898!!! Fica tão fantasioso... Mas enfim, o conto é muito bem escrito, a virada é divertida e a escrita do Doyle é aquele primor de sempre...

Marina.Castro.F 06/05/2022

O gato brasileiro
Gostei muito desse conto. O plot é muito legal e a trama é envolvente; além disso o conto me deixou muito curiosa para saber o final. Recomendo !

Luciano 20/03/2022

História simples mas com uma ótima mensagem. Do que o ser humano é capaz em nome da ganância e quais as consequências disso.
Muito bom!

Mayara 10/01/2022

É um conto que te prende a atenção desde o início, o narrador é bem carismático, nesse sentido. Tem muitos elementos legais na história que é envolta de mistério junto com um contexto de família/herança... além do gato brasileiro, que sinceramente queria ver pessoalmente hahahaha
Muito ruim escrever resenha sem contar um pouco do conto, mas por ser um conto tão pequeno, melhor não dar spoiler