Babel (eBook)

R.F. Kuang

Resenhas - Babel

Cassiana.paula 27/04/2024

Revolucionário
Me senti dentro da revolução com esse grupo de alunos.
É como estar nas aulas de história e geografia, as ideias expostas no livro mostram movimentos políticos e econômicos.
Uma história com muita emoção eu diria, apesar do começo ser lento, mas creio que para entender por completo a ideia do livro não teria como ser diferente.
Um dos livros mais inteligentes que eu já li, genial as explicações por trás do funcionamento da prata.
Indico com certeza.

Julia5048 26/04/2024

Melhor leitura do ano até agora
Como descrever Babel? Eu não sei como eu poderia passar em uma resenha tudo que eu senti com esse livro. primeiro que ele tem MUITAS camadas, e se torna delicioso entrar dentro de cada uma delas e entender sobre o passado do robin (como era o cantão, os pais, as raizes), entender o passado de cada personagem, suas motivações pessoais e o que as moldou, também é muito incrível o sistema de magia, achei genial como a autora construiu, como a universidade funciona, o desenvolvimento dos personagens, como eles amadurecem ao longo da história, enfim, acredito que para entender só lendo mesmo.
Os personagens são sim imperfeitos e odiáveis, suas visões de mundo são muito questionáveis e várias vezes pensamos ao longo da história como eles são nojentos. Acho que isso traz um toque real na história, porque geralmente fantasias tendem a colocar o personagem principal como herói que nunca erra, mas a R.F. Kuang teve maestria em transformar todos em seres humanos.
outro aspecto perfeito é toda carga cultural e linguística que o livro tem. todas as traduções, palavras em outra língua ou citações do livro são muito bem contextualizados em notas de rodapé, o que mostra o cuidado com a tradução em um livro que fala basicamente sobre as questões da tradução.
O universo é muito perfeito. ela cria coisas que não precisariam ser criadas, contextos de guerras fictícias, imperadores, governantes que te imergem dentro da história de forma absurda.
Amei a experiência, recomendo demais pra qualquer pessoa que queira uma fantasia adulta densa, porém perfeita

Kamili19 24/04/2024

Amei a história, cultura e a pesquisa por trás do livro.
Adorei, rica em cultura, história e o fato de muitas coisas serem fatos reais me cativou. Me surpreendeu muito o decorrer da história, e não esperava por este final, mas o final foi digno, em minha opinião, de uma realidade. Apaixonei nos personagens e nas suas lutas e no que lhes move, seus desejos e esperança.
Estou ansiosa para ler mais da autora , e sinto que ela vai ser uma das minhas favoritas

Helo 23/04/2024

A necessidade da violência
Que livro. Arrebatador. Sensível. Cruel.
Me fez pensar e ser crítica a respeito de coisas que, por ignorância, optava não entender.
O poder da linguagem na construção do poder, o colonialismo em sua faceta mais real, crua, sincera- e os massacres em seu nome.
Não é uma leitura fácil, mas cada página é uma reflexão.

patriciamarilene 21/04/2024

A empatia devia ser lei, devia ser uma aula obrigatória
Se achamos que temos problemas, como vemos a posição de outra pessoa? Como nos sentimos felizes em nosso conforto sem analisar o sofrimento do outro? Muitas vezes escolhemos ignorar, para ser mais fácil viver. Afinal, a dor do mundo é insuportável se analisarmos, de cabo a rabo. Uma história pra lá de bem ambientada, bem escrita, este livro é surpreendente em tantos quesitos, não há como não favoritar um livro tão bem escrito. O enredo é de longe um dos mais ricos que já li.

ocnthusiast 20/04/2024

Viva os entusiastas!
Eles jamais vão entender. o que essa história valoriza o potencial de que se poder fazer muito mais do que ficar à tona é incrível. que atmosfera, que imersão. parabéns, kuang!

Roberto501 19/04/2024

Amei Babel
Uma leitura que surpreendeu-me, leitura que traz diversas citações históricas, é um livro deveras interessante

missbex 19/04/2024

A necessidade de violência
Que livro insano!!
Parece que tudo nele foi muito bem pensado e a critica as vezes sutil as vezes na sua cara.
Eu não consigo expressar o quanto esse livro me mostrou uma visão diferente das colonização e como um mundo até hoje segue o mesmo principio de capitalismo.
Vc termina o livro destruido e, no meu caso, demorando para processar tudo o que foi entregue para vc e foi meu primeiro livro da autora e estou louca para ler os outros!

caterina 18/04/2024

R.F Kuang entregando tudo que a de melhor como sempre. Demorei pra começar a leitura pq achei que seria densa, mas a escrita da autora é extremamente fluida, como em Guerra da Papoula.
O jeito que Kuang fala sobre o colonialismo é tão verdadeiro que chega a ser cruel, a história não é mirabolante tem pouca ação e o sistema de magia é bem discreto mas nem por isso algo deixou de ser entregue, o livro compriu exatamente o que propôs e amei muito

Tatiana.Rondelli 18/04/2024

Que história BOA
Deus sabe como que estava NECESSITADA de um livro bom depois de ter passado por uma ressaca literaria das brabas e ter lido dois livros 2?? em sequência, e esse livro foi tudo o que eu tinha pedido.
Historia bem construída, escrita impecavel, plot necessário e super relevante, personagens relacionaveis, até o "vilão" eu achei muito bom. A minha nota só não foi 5?? porque eu tive um período de ressaca no meio do livro e ele é bem lento nos primeiros 60%, mas eu entendo que é o propósito do livro. Minha única crítica real é as explicações etimológicas a todo o momento, tipo, faz sentido enquanto eles estão no meio da aula ou conversando num momento tranquilo, mas tem momentos de ação/perigo em que sei lá eles estão fugindo correndo e o Griffin começa a explicar o par de equivalentes dele no meio do role, isso me cansou um pouco.
Mas acho que é uma leitura incrível e devia ser obrigatória.

Bruna.Caroline 16/04/2024

As palavras nem sempre são ouvidas?
Esse é o primeiro livro que leio da autora e me surpreendeu muito.

Como licenciada em letras espanhol, ter estudado as teorias da tradução e encontrá-las foi muito gostoso - mostrar para o mundo que não é ?só traduzir?.

A história é muito bem narrada, com uma linguagem fluida e envolvente. A autoria soube amarrar bem a história e nos prender.

O livro traz uma grande carga de conhecimento e acredito que para absorver bem a leitura seja necessário ler novamente, pois é denso de conteúdo, além da crítica política.

Gai 16/04/2024

Palavras são poder. Mas as vezes, não são ouvidas.
Eu definitivamente precisarei reler Babel para conseguir filtrar e entender cada conceito e cada coisa que é colocada no livro. Eu acredito que nunca li uma fantasia com tanta informação para ser digerida e eu adorei!

Infelizmente, não me apeguei tanto aos personagens - apesar de ter adorado a história deles, pra mim ela ficou de plano de fundo pra um mundo fantástico e uma crítica genial ao colonialismo.

A forma que a Kuang utiliza das palavras para passar sua mensagem e como utiliza da violência para dizer que nem sempre as palavras são ouvidas.

Eu achei incrível e até hoje dias depois de ler sinto que estou digerindo a história.

Silver.Clara 15/04/2024

Uma forma interessante de fazer uma crítica. A escrita da R.F Kuang é uma delicinha e, assim como a Guerra da Papoula, esse livro se surpreendeu. Te faz refletir, se apegar pelos personagens e ficar chocada com o andamento e conclusão da história. Vc toma porrada o livro inteiro, de forma que vc não se cansa dele nunca, pq sempre vai ter algo novo (e coerente) acontecendo.